Prova de Fogo

Prova de Fogo James Dashner

Resenhas - Prova de Fogo

thaisquecida 25/04/2024

Uma prova para o leitor
Estava ansiosa para ler o segundo, mas me decepcionei. A história no inicio te faz ficar curiosa e interessada no futuro deles, depois parece que o autor ficou perdido no que fazer agora que eles estavam fora da clareira, fazendo que o livro ficasse entediante ate.
Alguns personagens foram desenvolvidos e até deram um certo destaque, mas o Thomas esta insuportável nesse, me deixando até irritada. O final não me deixou com gostinho de quero mais, mas vou continuar porque tenho o box.

Renata 06/11/2015

Prova de Fogo - James Dashner
À primeira vista a trilogia Maze Runner poderia se tratar apenas de um experimento maluco no qual decidiram jogar alguns garotos dentro de um labirinto e estudar seus comportamentos frente ao perigo e ao desejo de escapar dessa prisão. Pois é, o que se delineava apenas como um thriller psicológico mostra que na verdade é uma distopia bem construída, e se os elementos que a caracterizavam como tal eram apenas sugestões, em Prova de Fogo os garotos são lançados nesse pouco admirável mundo novo e são confrontados com o mal terrível que acabou acarretando a construção do Labirinto.

A Terra da qual eles ainda não se lembram, foi atingida há algum tempo por fortes tempestades solares, que além de terem desolado vastas regiões do planeta ainda provocaram o surgimento de uma doença. O Fulgor, também chamada por alguns de Fúria transformou o planeta em um filme de terror tipo B, porque essa doença não mata silenciosamente, ela ataca o sistema nervoso e em seus estágios avançados transforma humanos em bestas, chamadas Cranks, que se esquecem de suas vidas passadas e comem uns aos outros quando são totalmente dominados por seus instintos animais. E é contra ela que os garotos serão confrontados, porque quando escapam do Labirinto eles descobrem que ele era apenas o experimento inicial, que testes espelhados foram feitos só que com garotas e que tudo faz parte de um plano maior que tem por objetivo encontrar a cura para essa doença. E o pior é que o CRUEL, instituição intergovernamental criada para combater esse mal, ainda não terminou com eles, porque mais estudos são necessários e eles ainda não estão prontos para libertar suas cobaias. E a segunda fase desse experimento promete momentos realmente difíceis.

É assim que Thomas, os Clareanos que conseguiram sair com vida do Labirinto e as outras garotas que escaparam de um lugar similar são lançados na região desértica que se tornaram os trópicos. A região desértica que se tornou o local de despejo dos humanos afetados pelo Fulgor e que por isso mesmo exibe altos níveis de contaminação e se tornou um campo minado de Cranks perigosos e incontroláveis. A missão deles? Atravessar essa região em direção a um refúgio localizado no norte e sobreviver durante duas semanas. A promessa da vez? A cura do Fulgor para a humanidade e para eles e quem sabe a tal sonhada liberdade. Para dificultar essa jornada, o CRUEL revela que pode manipular seus cérebros e fazê-los acreditar no impossível ou agir conforme eles quiserem e que não há regras, logo tudo pode acontecer. Mas, dessa vez eles terão alguma ajuda, porque ainda existem por ali alguns Cranks lúcidos e que estão dispostos a ajuda-los nessa empreitada em troca de conseguir a cura para si. E em meio a isso tudo, Thomas começa a ter estranhos sonhos que parecem estar relacionados com sua antiga vida e o surgimento do CRUEL e se no primeiro livro ele já tinha forte suspeitas de estar envolvido nessas experiências, agora ele lembra e nos apresenta outras facetas dessa época. O fato é que depois de tanta maldade e tantas experiências está cada vez mais difícil acreditar que o CRUEL é bom, mesmo que seu objetivo seja encontrar a cura para o Fulgor ou que Teresa tenha se apegado tanto a essa crença quando chegou à Clareira. Enfim, o segundo volume da série começa eletrizante e não perde o ritmo que já se tornou característica da série, ao contrário do livro anterior e talvez ajudado por seus acontecimentos, é impossível largar a leitura, mesmo que já esperemos muitas mortes, traições e o medo pairando no ar. Uma trilogia para quem tem nervos de aço, ou pelo menos um estômago um pouquinho mais forte

Carol 27/11/2015

ESPERAVA MAIS
Depois de ler o primeiro livro, esperava mais desse. O livro é bom a continuidade é ok, mas acaba se tonando maçante, o livro empolga no final e te deixa com vontade de ler o próximo, mas é difícil de engrenar a leitura.

Isadora 10/12/2015

Muitas emoções
Gosto muito da escrita desse autor, acho que ele é bem dinâmico e nos leva a ler sem conseguir parar, Ao contrário de muitas distopias que só enrolam, essa, pelo menos, é cheia de aventuras e reviravoltas. Fiquei meio triste com a Teresa neste livro... não sei como será o desfecho... Mas é um livro recomendadíssimo... Emocionante.

hel. 11/12/2015

Maze Runner ou Novela Mexicana?
(...) ''Tirando um ponto aqui e um ali, eu amei o livro. Dei 4.5 estrelas (tirei uma meia estrela por alguns motivos que eu citei aqui), mesmo de doendo um pouco o coração. Estou muito ansiosa para ver o filme, mas o único problema é que dizem que é muito diferente do livro. Já estou vendo que vou me irritar um pouco, haha''

site: http://literaturament.blogspot.com.br/2015/11/maze-runner-prova-de-fogo-james-dashner.html

Lu 16/12/2015

Meu favorito
Após os Clareados terem conseguido sair do labirinto, se sentem seguros e acolhidos. Mas isso não é por muito tempo, é só mais uma armadilha do CRUEL, e a segunda fase dos experimentos só estão começando. Thomas, Newt, Minho e os outros vão ter que passar por muitas coisas ainda, talvez bem piores do que teriam passado. O labirinto foi só o começo..
O CRUEL não fornece ajuda nenhuma aos Clareados como recebiam quando estavam na Clareira, agora eles vão passar por fome, e sede, sol e os Cranks (humanos que perderam a sanidade mental após terem contraído ao Fulgor).
Thomas e os Clareanos agora se encontram no deserto, terão que suportar o calor, sede, fome e as tempestades para conseguir a cura já que estão infectados pelo Fulgor.

Eu gostei muito da mudança do cenário que Dashner criou. Nesse segundo volume também podemos ver que os personagens estão mais próximos, mais amigos, como por exemplo Minho, Thomas e Newt, adorei a amizade deles.
Na busca da cura os Clareanos conseguem novos aliados, Brenda e Jorge que são Cranks que não perderam a sanidade ainda.
Prova de fogo tem mais ação e suspense que o primeiro, e pra mim conseguiu ser melhor que o volume anterior. A Obra é cheia de ação e muito suspense, e algumas cenas me deixaram bem tensas.
Entre os personagens, Brenda se tornou uma das minhas favoritas. Minho tem mais destaque nesse livro, eu gostei mais ainda dele. Mas Newt tem poucas aparições e poucas falas, mesmo assim continuo gostando dele. E Teresa eu ainda estou confusa, com raiva e com o pé atras como Thomas ficou, não sei ainda de que lado ela está, dos Clareanos ou contra eles, ela foi a personagem que mais me surpreendeu.
A obra continua sendo narrado em ter terceira pessoa.
James Dashner sabe como prender o leitor. Estou com vontade de ler todos os livros dele, se tornou um dos meus favoritos.

Douglas.Augusto 29/12/2015

Incrivel
achei muito bom esse livro, melhor que o primeiro, mas achei o filme uma droga não vi UMA CENA igual ao livro, o livro e incrível, fantástico e até mesmo engraçado, vale muito a pena ler

Juliana Madna 30/12/2015

Prova de fogo
Thomás e seus amigos saíram da clareira, mas isso não é o fim desse mistério, após a sumiço de Teresa, eles viverão uma nova aventura em mundo pós-apocalíptico.

Maria Clara 11/01/2016

Resenha em Vídeo: Maze Runner Prova de Fogo
Maze Runner, uma das minhas séries favoritas que infelizmente os filmes não são fiéis e para mim, não são tão bons quanto os livros.
Mas hoje é dia de falar sobre o LIVRO então pra saber mais clica no link para ver mais!
Também tenho a comparação que fiz do Livro com o Filme, se quiserem o link está aqui em baixo

site: Vídeo Livro:http://www.espelhodomundo.com/2014/09/resenha-do-livro-maze-runner-prova-de.html#.VpPeFrYrKM8 Comparação Livro x Filme http://www.espelhodomundo.com/2015/09/comparacao-maze-runner-prova-de-fogo.html#.VpPeJ7YrKM8

Caio Chaves 13/01/2016

Então, eu li Maze Runner no início de 2015 antes de assistir ao filme, que estava sendo bem divulgado e todo mundo falando como a saga era incrível, moderna e altamente diferente das outras distopias young adults da época. Como tinha amado a trilogia Divergente, dei uma chance pra essa série e a minha decepção foi instantânea. O primeiro livro foi rápido de ler, mas a história confusa aliado ao Thomas ser um protagonista fraco, raso, bobo e totalmente sem personalidade alguma, muitos mistérios forçados e nenhuma clareza sobre que rumo a história seguiria, além da única personagem realmente interessante aparecer pouco e ser apenas um enfeite (estou olhando para você Tereza), decidi largar de ver a saga, era mais do mesmo, apenas escrita de maneira infantil e sem muita originalidade.
Há histórias clichês que são muito bem contadas e os personagens te conquistam, mesmo você sabendo o que ia acontecer.
Bem, no caso, passaram um meses e cá fui eu insistir de novo na série, pra não ter aquela certeza de dinheiro perdido(comprei o box na Black Friday de 2014).
Bom, eu consegui gostar desse livro, ele alterna entre momentos de pura ação, como várias cenas entediantes, o ritmo é bem ágil, só achei os diálogos bem ruins, porém melhores que no primeiro da saga. Na metade do livro entendi finalmente o que eles estavam vivendo e até a página final há breves flashbacks que me ajudaram a mais ou menos decifrar esse quebra cabeça. Estou longe do fim ainda, porém ansioso para saber o que é realmente a CRUEL.
Thomas continua chato, porém suportável durante essas quase 400 páginas, Tereza apenas uma figurante, quando ela aparece e parece que história engrena, o livro acaba.
Gostei da Brenda e das cenas de perseguição, a história segue bem o que se propõe em ser pura ação. Não há maior desenvolvimento dos outros personagens e toda vez que eles falam algo é pura bobagem. O Minho como líder é vergonhoso, quem levaria alguém assim a sério?
No fim fica a certeza de que Maze Runner podia ser muito melhor desenvolvida como série, mas se perde na descrição infantil e falta de desenvoltura ao desenvolver a trama.

12/02/2016

Ação e Suspense
Diferentemente do primeiro livro (que me causou uma certa decepção apesar de ter me prendido no final), Prova de Fogo conseguiu me surpreender quando me vi completamente envolvida na trama.
__
Depois de acreditar que todas as suas aventuras e perdas passadas no Labirinto haviam acabado, os Clareanos percebem que, na verdade, o Labirinto foi apenas uma parte dos testes e avaliações a que estavam sendo submetidos.
__
Uma série de coisas estranhas estão acontecendo e os personagens encontram-se trancados, sem comida, cercados por Cranks e sem saber o que o futuro reserva e sem imaginar aonde tudo aquilo vai levar.
__
É quando finalmente eles recebem a visita de um estranho que informa que eles estão prestes a participar da segunda fase dos testes, mas agora há uma coisa em jogo: a Cura para o vírus que todos eles já contraíram.
__
Agora os nossos meninos estão prestes a passar por provações e situações ainda mais aterradoras.
__
Envolvente com ação do início ao fim e aquele toque de suspense que nos leva a querer saber qual será o destino dos personagens, essa é uma leitura que vale a pena e que não deixa o tédio dominar em momento algum.

Sheyla 06/03/2016

PROVA DE FOGO
Assim como o original, “Maze Runner: Prova de Fogo” é um livro que envolve muito mistério. O livro retoma a história exatamente a partir do ponto em que o primeiro se encerrou, e então começa a desenvolver uma trama parecida e igualmente complexa que desta vez traz os clareanos enfrentando novas criaturas num novo teste experimental, que explora um cenário ainda pior e mais violento que o primeiro.

Se o livro anterior já tinha deixado muitas perguntas em aberto e sem respostas, este, ao invés de começar a respondê-las, cria novas perguntas e gera ainda mais dúvidas. A pergunta que fica em mente é: será o terceiro livro capaz de responder todas as perguntas e ainda dar um desfecho digno à saga?

Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes, os Cranks que ameaçam devorá-los vivos. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, um deserto um tanto peculiar sem água, comida ou abrigo.

Seguindo a fórmula do primeiro livro, Prova de Fogo consegue intensificar ainda mais o mistério, as reviravoltas e a violência da história. Os personagens aqui sofrem ainda mais, passando por situações de terror psicológico e enfrentando criaturas extremamente violentas. Com isso, os mistérios que giram em torno da história começam a intrigar ainda mais o leitor fazendo com que a narrativa tenha um ritmo rápido e intenso, que consegue prender a atenção e fazer com que a leitura flua de forma bem rápida.

A perspectiva de Thomas é ainda mais aprofundada, nos mostrando o quão perturbadoras são suas dúvidas em relação a si mesmo, à CRUEL e aos seus sentimentos por Teresa, que começam a se intensificar cada vez mais. Sim, Teresa é uma personagem muito mais intrigante neste livro do que no primeiro, e embora continue estando ausente em boa parte da história, suas atitudes aqui são muito mais intensas, fazendo com que Thomas e principalmente os leitores comecem a se perguntar se realmente conhecem sua personalidade.

O mistério aqui continua intenso e perturbador, com novas perguntas sendo criadas a todo instante e poucas respostas sendo dadas. Aliás, o impacto das reviravoltas de Prova de Fogo não consegue ter o mesmo peso que as presentes no primeiro livro. Algumas explicações podem até soar sem sentido ou fazem apitar na cabeça do leitor: “Será que isso era mesmo necessário?”.

A história também dará maior destaque aos personagens secundários, principalmente para o Minho (meu queridinho da história ♥), que se tornará uma espécie de líder do grupo (e desculpas, desculpas, e mais desculpas mas, não vou resistir!.... - O Minho é capturado pela CRUEL no filme e eu quase morri de indignação por isso no cinema, agora estou louca pra assistir o terceiro e ver o que vai acontecer com ele #Tadinho... - Mais fica só entre a gente tá?).

O livro se encerra com um intenso mas não muito imprevisível ato final. A ação presente nas últimas 50 páginas é de tirar o fôlego e muitas vezes me peguei imaginando o quanto seria legal ver aquilo presente em telas de cinema. As criaturas, os clareanos, ambiente, tudo converge para garantir um clímax intenso e eletrizante.

No geral, Prova de Fogo é um pequeno passo para trás de Correr ou Morrer. Embora siga uma fórmula parecida, as reviravoltas já não têm o mesmo impacto e são muitas as perguntas abertas e que merecem ter boas explicações. Sendo assim, é bom que o terceiro livro comece a nos apresentar respostas que vão além de apenas variáveis.

site: http://navibeblog.blogspot.com.br/

Everton Furtado 06/03/2016

Só os trolhos não gostaram
Diferente da 1° parte (correr ou morrer) prova de fogo cumpre o que na minha opinião o 1° livro não cumpriu, não...não...não insistam...não. Não achei um livro tão empolgante correr ou morrer, mas prova de fogo, ahhhh esse sim... a ação come solta desde o começo, até a ultima página, são 400 páginas de adrenalina em forma de palavras bem escritas, deixando o leitor na ansiedade para saber o que vai acontecer nos próximos capítulos, com a inserção de novos personagens o livro ficou mais dinâmico e versátil com personalidades bem elaboradas, resumidamente, correr ou morrer foi um esboço para que a obra prima fosse concluída aqui.