O ser de Deus e suas obras

O ser de Deus e suas obras Heber Carlos de Campos

Resenhas - O Ser de Deus e suas Obras

Léo_Martins 04/09/2022

O Ser de Deus e Suas Obras
O enfoque deste livro é explicitamente reformado. O autor demonstra como o tema da providência é parte importante e necessária do sistema teológico conhecido como calvinismo, com sua ênfase primordial sobre a majestosa realidade da soberania divina. Ao mesmo tempo, a argumentação é intensamente bíblica, pois é na Escritura, vista em seu conjunto e em sua coerência interna, que os reformados encontram os fundamentos das suas convicções doutrinárias. - Dr. Alderi Souza de Matos, do Prefácio Quando comecei a trabalhar no capítulo sobre a providência, percebi que não poderia simplesmente escrever aquilo que anteriormente planejara. O assunto se me tornou apaixonante e eu descobri quão ampla é a doutrina da obra providencial de Deus da forma como a Escritura a apresenta. A Palavra de Deus é recheada das ações providenciais de Deus e acabei mergulhando no assunto e me deliciando com ele. - Da Apresentação pelo autor .

marcelinho 20/07/2021

O doutor Héber Campos, é um dos maiores teólogos sistemáticos que a igreja brasileira tem. Nessa tão importante, Héber trata com muita maestria e cuidado essa doutrina tão cara para a teologia reformada.

Héber Campos dá uma definição um tanto polêmica, porém bíblica do que seja a doutrina da providência de Deus:" Podemos definir a proficiência divina como a atividade do Deus triúno por meio da qual ele a provê as necessidades de suas criaturas, preserva todo o universo criado, dirige todos os caminhos individualmente, governa toda a obra de suas mãos, retribui todas as obras más e concorre em todos os atos de suas criaturas racionais, sejam atos bons ou maus, de modo que nada escapa ao seu controle."

Héber nos mostra, através da progressão bíblica, Deus preservando sua criação e criaturas, providenciando as básicas para a vida das pessoas de forma natural ou sobrenatural, dirigindo as suas criaturas, como ele conduz cada uma, governado todas as coisas, para o cumprimento dos propósitos previamente determinados, retribuindo e punindo os atos dos humanos, sejam justos ou injustos, e efetuando o concursus providencial, colocando em evidência que ele não está ausente dos acontecimentos do universo, ele participa de todas as coisas, em cooperação com as causas secundárias, que são os seres criados.

Doutor Héber também não foge das polêmicas sobre o problema do mal no mundo e Deus ser soberano. Héber da respostas bíblicas para as perguntas que assolam a humanidade. Por isso vale muito a pena ler esse livro sobre a doutrina da soberania. E lembre-se: Deus é soberano, e nada foge do seu controle providencial.

Billy 17/09/2013

Você não pode passar dessa vida para a outra sem ler este livro!