Perda total

Perda total Ivan Sant'Anna

Resenhas - Perda Total

Priscila Bennati Santana 16/01/2022

Finalizei agora a leitura de Perda Total, quarto livro do Ivan Sant'Anna que leio, e mais uma vez fico encantada por sua escrita fluida e sua sensibilidade ao descrever eventos tão traumáticos e mostrar um pouquinho sobre a vida de alguns destes personagens que nunca serão esquecidos por aqueles que os amam. Neste livro, Ivan traz as histórias de 3 dos acidentes aéreos mais marcantes de nossa história: a queda do Fokker 100 da TAM no bairro do Jabaquara, a colisão do voo da Gol contra um Legacy e a maior tragédia da aviação brasileira: o voo 354 da TAM que se chocou contra um prédio da empresa, após atravessar a pista e a Avenida Washington Luís e destruir um posto de gasolina.
Cada evento desses ficou gravado na memória de todos que acompanharam. Digo por experiência própria, mesmo tendo apenas 9 anos, jamais me esqueci das reportagens sobre o Fokker 100.
Com sua habilidade ímpar para explicar, Ivan conta em detalhes a cadeia de eventos que desencadearam cada tragédia e nos traz uma visão única através da história de tripulantes e passageiros que estiveram a bordo.
Leitura imperdível para quem ama aviação!!

Aline 12/09/2021

Melhor livro de 2021
Sem dúvidas foi a minha leitura favorita de 2021 até agora. Ivan consegue contextualizar perfeitamente a linguagem técnica da aviação de maneira acessível para quem é leigo. Além disso, os relatos dos familiares e como todas as entrevistas são transcritas, trazem uma imensa carga emocional ao leitor. Foram incontáveis as vezes que precisei parar para respirar e lidar com o sofrimento e angústia de alguns familiares.

thisilva2001 02/11/2020

Detalhes da tragédia!
O livro é muito bom, claro, é um livro e por isto que o autor precisou inventar a história de alguns passageiros que estavam na lista para render páginas e mais páginas, simplesmente jogar o laudo técnico no livro não seria o bastante, seria entediante para quem não entende, portanto misturar o técnico com a história, foi o que fez o livro vender bastante e ser tão bem elogiado. Recomendo para aqueles que se interessam na tragédia que mudou o destino da aviação brasileira e a cidade de São Paulo, que passou a ver com outros olhos o aeroporto mais movimentado do Brasil!

Daniel432 29/11/2012

Trágico ... mas muito bem escrito
Começo esta resenha por seu final. Se você não gosto de voar, tem medo de avião ou se somente voa em casos de extrema necessidade, não leia este livro!!

Agora, se você não tem problemas com aviões e altura e gostaria de saber quais os riscos (muitos deles omitidos pelas empresas) que você corre ao embarcar para um voo ... leia este livro!!

A leitura do livro é fácil, agradável (apesar do tema) e consegue prender o interesse do leitor que, ao acabar um capítulo, quer continuar lendo para ver o desenlace de toda a história. Mesmo sabendo que sempre o final não será feliz.

Em cada um dos três acidentes relatados (todos no Brasil), o autor apresenta alguns personagens (pilotos, tripulantes, passageiros comuns e seus parentes), mostra-nos um pouco da vida de cada um e como se despediram de seus familiares sem saber que nunca mais os veriam. Depois, ele detalha o acidente em si, o encadeamento de falhas (mecânicas, humanas, das companhias aéreas e dos fabricantes), que resultaram nos acidentes para, finalmente, voltar aos parentes das vítimas, desta vez, para mostrar como reagiram à triste notícia.

Entretanto, em nenhum momento, o autor extrapola ou apela para o sentimentalismo das perdas ocorridas. Suas descrições são sempre breves, suscintas, claras. Não há exageros por parte do autor.

07/01/2020

Diferente do Caixa Preta, no Perda Total eu conhecia todos os casos relatados: o voo TAM 402, que caiu num bairro no Jabaquara – pertinho de onde eu morava – em 1996; o voo GOL 1907, que se chocou contra um jatinho que voava na contramão em 2006, e o mais mortal de todos, o TAM 3054, que saiu da pista em Congonhas e bateu no armazém de carga da própria empresa, matando 187 pessoas em 2007.

Da mesma forma que narrado no Caixa Preta, o autor vai explicar não somente o que aconteceu em cada caso e como a tragédia poderia ter sido evitada, como mostrar que em todos os casos haviam precedentes. O Fokker 100, do voo TAM 402, por exemplo, já havia apresentado o problema do reverso em outros voos, mas nada foi feito até acontecer o pior.

Talvez o mais chocante seja o GOL 1907, e acredito que muitos brasileiros tenham a mesma percepção que eu tinha antes de ler o livro: a de que os culpados eram os pilotos do Legacy. Falo brasileiros, porque a versão nacional (CENIPA) é diferente da versão internacional (NTSB) sobre as causas do acidente. Com essa leitura entendi que foi uma série de fatores – aliás, quase sempre é -, sendo a mais grave a falta de informação precisa dos controladores de trafego aéreo brasileiro. Só que isentar os pilotos de culpa é no mínimo bizarro, porque para mim o maior mistério permanece: porque os pilotos desligaram o transponder? Não engoli essa de “esbarrei sem querer”. Aliás, porque raios há a opção de desligar um negócio tão importante como esse? Esse é um daqueles casos que você lê revoltado do começo ao fim.

Quando entramos no capítulo sobre o Airbus, o autor faz uma comparação rápida entre ele e o Boeing, e devo dizer que fiquei com um pouco de medo de voar num Airbus novamente. Segundo ele, o Airbus é uma máquina que opera praticamente sozinha, enquanto o Boeing “depende” mais de seus pilotos. Deveria ser algo bom um avião assim tão mecanizado, certo? Errado. Se ele entender que você está arremetendo quando na verdade deveria pousar, imagina o problema? Foi mais ou menos isso que aconteceu com o Airbus 320 da TAM em 2007. Para piorar, a pista em Congonhas estava com poças d’água, resultado de uma forte chuva no dia. Se isso não bastasse, era a época do Apagão Aéreo, ou seja, um verdadeiro caos que com certeza deve ter impactado a tripulação psicologicamente.

Os casos são interessantes por si só, mas o autor humaniza esses acontecimentos ao relatar a vida de alguns passageiros, da tripulação e dos familiares. A leitura é viciante e me vi torcendo para que o final fosse diferente diversas vezes, mesmo já sabendo o desfecho de cada caso.

LiteraBruna 08/04/2023

Bem técnico
Apesar de se tratar de três acidentes aéreos com centenas de vítimas, o autor aqui opta por uma linguagem mais técnica e detalhada, e não foca tanto nas vítimas (mas a história de algumas é contada com detalhes), o que não é necessariamente ruim pois é apenas uma escolha de abordagem. Entretanto, em alguns momentos eu senti que o autor pesou a mão nos termos técnicos de aviação, principalmente no caso Gol 1907.

Confesso que eu conheço as três histórias de "cabo a rabo" por ser meio obcecada por tragédias num geral (soa mórbido, mas eu juro que não é pela violência gratuita, é porque acho interesante ver a corrente de erros se formando), então muitas coisas eu já sabia, mas valeu a pena.

Edson.Fully 14/03/2024

Quem me conhece sabe que eu sou fascinado por Aviões. E também curto saber detalhes do que aconteceu nesses acidentes do Vôo Tam 402, Gol 1907 e Tam 3054. Livro muito interessante e bem detalhado! Narrado em primeira pessoa, eu me senti em cada um desses voos, tendo noção do que os pilotos e passageiros sentiram. Pra mim o mais triste foi o do Gol 1907, onde o Gol não teve culpa de nada, estava seguindo seu voo normal quando o Legacy cortou sua asa em pleno voo. Lendo esse livro, pude recordar de alguns nomes que vi no memorial no vôo 3054 da Tam que fica no mesmo lugar onde o Avião colidiu com o prédio da própria Tam em 2007 quando estive em São Paulo ano passado. Livro muito interessante, quem gosta desse tipo de leitura, vale muito a pena comprar.

WellingtoNescau 10/11/2011

esclarecedor
Com um texto simples, claro e objetivo 'perda total' assim como 'caixa preta' esclarece muitas duvidas que eu tinha em relação aos acidentes aqui descritos, principalmente o voo 1907 e o 3054.
O diferêncial de Ivan Sant'Anna é que ele não aborda só os relatos que estão planejados, mas aborda também estorias curiosas sobre acidentes que poderiam ser evitados(como é o caso do acidente de tenerife).

Gabriele 27/02/2021

Muito triste!
A escrita do Ivan em poucos momentos é técnica (o que é muito bom), traz humanidade para o livro, não é um relatório do CENIPA ele explica o acidente tecnicamente e também faz com que a gente sinta cada palavra como se fosse o familiar de alguém.

Chorei com sucesso, principalmente no último TAM JJ3054, lembro como se fosse hoje deste dia, triste demais, até hoje quando passo em Congonhas só consigo lembrar desta tragédia.

Dessa 07/02/2022

À saber
Amo os relatos do Ivan, sempre aprofundados e com muita humanidade. Sou fã de saber sobre os acontecimentos por várias frentes.

TSC 17/10/2013

Errou a mão
Ivan Sant'Anna tentou dar prosseguimento ao excelente "Caixa-Preta", mas errou a mão ao apelar para sentimentalismo demais. Uma pena.

Kamila 28/07/2018

Uma leitura angustiante
Em "Perda Total", o autor Ivan Sant'anna nos relata as histórias por trás de três acidentes aéreos recentes da história do Brasil: a do vôo 402 da TAM, em 1996; a do vôo 1907 da Gol, em 2006; e a do vôo 3054, da TAM, em 2007. Apoiado num excelente trabalho investigativo e em depoimento dos familiares e dos envolvidos diretamente nas tragédias, está é uma leitura, em certos momentos, angustiante. Nos sentimos dentro de cada avião e de cada história, experimentando de todos aqueles sentimentos. Nos envolvemos tanto no relato, que é impossível não derramar lágrimas em alguns momentos. Um livro excelente, de leitura bastante fluida.

Wendell 06/12/2015

Sensacional
Até então nunca li uma obra que me prendesse tanto ao livro. Ivan Sant´anna conseguiu fazer isso em Perda Total e Caixa Preta. Em Perda Total, do início ao fim, o autor nos brinda com informações que possuem uma riqueza de detalhes e emociona os leitores acerca da vida de passageiros e tripulantes. Nesta obra, diferente de Caixa Preta, não existem sobreviventes dos três acidentes narrados.Para quem se interessa por aviação e detalhes específicos, o livro é bem completo. Vale a pena a leitura. Recomendo.

Douglas Coloma 29/01/2015

P ler a bordo apenas
Li esse apenas dentro de aviões viajando pelo Brasil a trabalho. Da uma dimensão totalmente diferente. Quem puder, LEIA ENQUANTO DENTRO DE UM AVIÃO !!!

John Snow 30/09/2014

Esse livro confirma aquilo que é sabido no meio aeronáutico: avião não cai, é derrubado!

São absurdos os acontecimentos que levaram ao atropelamento em pleno ar do avião da GOL!

E não foram menos caprichosamente entrelaçados os fatos que resultaram nos 02 acidentes envolvendo os aviões da TAM.

A leitura é envolvente e rápida, mas talvez não recomendável para não iniciados no assunto e que tenham medo de voar.