Perda total

Perda total Ivan Sant'Anna

Resenhas - Perda Total

Leandro 13/05/2024

Pra quem gosta de livro reportagem como eu, esse livro de Ivan sant'anna não deixou nada a desejar. Aqui o autor nos conta a historia de 3 dos maiores acidentes da aviação brasileira.

Dados técnicos dos acidentes, entrevistas com parentes das vítimas e muitas outras informações sobre esse desastre aéreos. otimo livro!

Edson.Fully 14/03/2024

Quem me conhece sabe que eu sou fascinado por Aviões. E também curto saber detalhes do que aconteceu nesses acidentes do Vôo Tam 402, Gol 1907 e Tam 3054. Livro muito interessante e bem detalhado! Narrado em primeira pessoa, eu me senti em cada um desses voos, tendo noção do que os pilotos e passageiros sentiram. Pra mim o mais triste foi o do Gol 1907, onde o Gol não teve culpa de nada, estava seguindo seu voo normal quando o Legacy cortou sua asa em pleno voo. Lendo esse livro, pude recordar de alguns nomes que vi no memorial no vôo 3054 da Tam que fica no mesmo lugar onde o Avião colidiu com o prédio da própria Tam em 2007 quando estive em São Paulo ano passado. Livro muito interessante, quem gosta desse tipo de leitura, vale muito a pena comprar.

VinAcius49 12/08/2023

"Perda Total", de Ivan Sant'Anna (Análise, SEM SPOILERS)
O livro possui três histórias principais, que são dos acidentes com mais vítimas de toda a aviação brasileira: TAM 402 (Fokker-100), GOL 1907 (Boeing 737-800) e TAM 3054 (A320-233).

Ivan Sant'Anna trabalhou arduamente no desenvolvimento e na veracidade dos fatos, já que cada estudo dos acidentes tem a participação da ANAC e CENIPA, além das mais diversas testemunhas (sendo familiares ou funcionários), ajudando a chegar na verdade por trás dessas tragédias.

Outra característica marcante da obra são os jargões aeronáuticos, que sem dúvidas atraiem os entusiastas da aviação e trazem algo novo e autêntico de se aprender.

Vale afirmar que cada história tem a presença da fala dos pilotos (que no caso, são as falas reais deles captados pelas caixas-pretas das aeronaves), trazendo uma imersão aos leitores.

O livro ainda tem um toque emocional, onde em cada capítulo veremos como alguns parentes das vítimas se sentiram e como seguiram suas vidas após as tragédias de seus entes queridos.

Desta forma, a obra "Perda Total" será riquíssima em conhecimento, emoção e indignação. Provando que uma séries de fatores é necessário para desencadear em um acidente aéreo. E que mesmo houvendo o profissionalismo dos pilotos, às vezes será impossível de reverter qualquer situação.

LiteraBruna 08/04/2023

Bem técnico
Apesar de se tratar de três acidentes aéreos com centenas de vítimas, o autor aqui opta por uma linguagem mais técnica e detalhada, e não foca tanto nas vítimas (mas a história de algumas é contada com detalhes), o que não é necessariamente ruim pois é apenas uma escolha de abordagem. Entretanto, em alguns momentos eu senti que o autor pesou a mão nos termos técnicos de aviação, principalmente no caso Gol 1907.

Confesso que eu conheço as três histórias de "cabo a rabo" por ser meio obcecada por tragédias num geral (soa mórbido, mas eu juro que não é pela violência gratuita, é porque acho interesante ver a corrente de erros se formando), então muitas coisas eu já sabia, mas valeu a pena.

Gio soares 08/08/2022

Emocionante
Li esse livro em busca de entender melhor esses acidentes, e me emocionei a cada página, não fala apenas sobre a parte técnica dos acidentes, fala também sobre as vítimas, cada uma delas tinha uma história, uma família, e ele vai atrás disso para contar com detalhes no livro, um dos melhores livros que já li, me fez pensar com outros olhos sobre a profissão que quero seguir e sobre sua responsabilidade

OssosDePapel - Instagram 07/07/2022

O autor se apega muito a elementos técnicos, mas consegue explicá-los de uma maneira que mesmo os leigos compreendem. Ele realmente não poderia deixar essas questões de fora, já que várias delas tiveram relevância ou provocaram os acidentes tratados no livro. Todavia, eu esperava mais informações sobre as vítimas. Tinha em mente o livro Todo dia a mesma noite, de Daniela Arbex, sobre o incêndio na boate Kiss. Prefiro textos mais voltados para o aspecto humano, porém gostei da obra. Achei interessante a perspectiva do escritor.

Loko 13/05/2022

Impactante, angustiante, estarrecedor
Senti falta da riqueza de detalhes que encontrei no primeiro livro (Caixa Preta), mas fui recompensado com várias ilustrações e imagens que, sem dúvidas, ajudaram muito a esclarecer os acontecimentos tão complexos. Embora eu tenha sentido falta de muitos detalhes, especialmente no caso do Tam 3054, percebi que Ivan deu o seu melhor Notei ainda que ele pareceu profundamente tocado pela história da torcedora do Grêmio, terminado sua narrativa de maneira tão melancólica. Eu adorei e recomendo.

Dessa 07/02/2022

À saber
Amo os relatos do Ivan, sempre aprofundados e com muita humanidade. Sou fã de saber sobre os acontecimentos por várias frentes.

Priscila Bennati Santana 16/01/2022

Finalizei agora a leitura de Perda Total, quarto livro do Ivan Sant'Anna que leio, e mais uma vez fico encantada por sua escrita fluida e sua sensibilidade ao descrever eventos tão traumáticos e mostrar um pouquinho sobre a vida de alguns destes personagens que nunca serão esquecidos por aqueles que os amam. Neste livro, Ivan traz as histórias de 3 dos acidentes aéreos mais marcantes de nossa história: a queda do Fokker 100 da TAM no bairro do Jabaquara, a colisão do voo da Gol contra um Legacy e a maior tragédia da aviação brasileira: o voo 354 da TAM que se chocou contra um prédio da empresa, após atravessar a pista e a Avenida Washington Luís e destruir um posto de gasolina.
Cada evento desses ficou gravado na memória de todos que acompanharam. Digo por experiência própria, mesmo tendo apenas 9 anos, jamais me esqueci das reportagens sobre o Fokker 100.
Com sua habilidade ímpar para explicar, Ivan conta em detalhes a cadeia de eventos que desencadearam cada tragédia e nos traz uma visão única através da história de tripulantes e passageiros que estiveram a bordo.
Leitura imperdível para quem ama aviação!!

Aline 12/09/2021

Melhor livro de 2021
Sem dúvidas foi a minha leitura favorita de 2021 até agora. Ivan consegue contextualizar perfeitamente a linguagem técnica da aviação de maneira acessível para quem é leigo. Além disso, os relatos dos familiares e como todas as entrevistas são transcritas, trazem uma imensa carga emocional ao leitor. Foram incontáveis as vezes que precisei parar para respirar e lidar com o sofrimento e angústia de alguns familiares.

Lorena 08/06/2021

O livro fala sobre três desastres aéreos brasileiros: o voo 402, da TAM, que caiu logo depois da decolagem em Congonhas em 1996. O voo 1907 da Gol que caiu depois de colidir com um jatinho Legacy e o voo JJ3054 da TAM que não freou não aterrissagem e invadiu um prédio da própria TAM ao lado do aeroporto de Congonhas.

VOO 402
O autor fez um resgate até da história de vida de alguns passageiros e, inclusive, li que o pai do levantador da seleção brasileira de vôlei, o Willian, foi uma das vítimas desse acidente :(
Fiquei presa na leitura, mesmo se tratando de termos técnicos de aviação, é uma leitura muito interessante
Esse acidente aconteceu devido a uma falha no reversor da turbina, fazendo com que, na decolagem, um motor acelerasse e o outro "freasse", o que fez com o que o avião perdesse sustentação e caísse.

VOO 1907
O voo 1907 da Gol, aquele que caiu depois de “colidir” no ar com o jatinho Legacy pilotado por dois americanos. Uma sucessão de falhas humanas cara… que absurdo

Essa história acho que doeu mais do que a primeira. Não desmerecendo todo o sofrimento da anterior, longe disso. Mas ler sobre o que aconteceu e que resultou nesse tragédia, me revoltou.

Foi uma sucessão interminável de falhas humanas que, sei que não tenho conhecimento algum de aeronáutica, mas foram na minha opinião, falhas amadoras demais. Os pilotos falharam por andar com o avião com o transponder desligado (se de propósito ou desligado acidentalmente, acho que só eles sabem), logo, o avião não detectaria outro no ar e nem seria detectado.

Isso somado às cagadas colossais de controladores de voo que não perceberam que o Legacy voava com o aparelho desligado e “na contra-mão”: numa altitude utilizada por aviões que iam sentido sul, quando o Legacy ia sentido norte.

Fiquei chocada com as transcrições de caixa preta, porque entendo que era uma tragédia altamente “evitável”
Que tristeza 😢

VOO JJ3054
A última história: o avião da TAM que derrapou na pista de Congonhas e acabou invadindo um prédio da própria TAM

Esse também se deu por uma série de falhas humanas associada a uma falha mecânica no avião (um tipo de falha que a TAM “permitia” que o avião andasse com ela), a recém reformada pista de Congonhas que ainda não estava 100% pronta, muito menos pra dias de chuva (que era o caso), a pressão da TAM em seus pilotos para que não fizerem aterrissagem em aeroportos que não o programado

Enfim, a receita pro desastre

Achei o livro muito bom, explica de forma clara como aconteceram os acidentes, sem deixar de ser insensível com as vítimas, muito pelo contrário: há relatos fortes e que me emocionaram várias vezes durante a leitura

Recomendo

Ana 02/06/2021

Angustiante
É difícil ler o livro sem se emocionar com as histórias dos passageiros. Embora sejam acidentes que foram exaustivamente expostos na mídia, a obra relata, de forma angustiante, a linha do tempo dos erros responsáveis pelas tragédias.
Gostei bastante, porém a ressalva que eu faço é em relação a algumas passagens em que são usados muitos termos específicos. Mas nada que desabone o livro, fundamental para quem quer se aprofundar nesses fatos que marcaram a história da aviação brasileira.

Gabriele 27/02/2021

Muito triste!
A escrita do Ivan em poucos momentos é técnica (o que é muito bom), traz humanidade para o livro, não é um relatório do CENIPA ele explica o acidente tecnicamente e também faz com que a gente sinta cada palavra como se fosse o familiar de alguém.

Chorei com sucesso, principalmente no último TAM JJ3054, lembro como se fosse hoje deste dia, triste demais, até hoje quando passo em Congonhas só consigo lembrar desta tragédia.

thisilva2001 02/11/2020

Detalhes da tragédia!
O livro é muito bom, claro, é um livro e por isto que o autor precisou inventar a história de alguns passageiros que estavam na lista para render páginas e mais páginas, simplesmente jogar o laudo técnico no livro não seria o bastante, seria entediante para quem não entende, portanto misturar o técnico com a história, foi o que fez o livro vender bastante e ser tão bem elogiado. Recomendo para aqueles que se interessam na tragédia que mudou o destino da aviação brasileira e a cidade de São Paulo, que passou a ver com outros olhos o aeroporto mais movimentado do Brasil!

Vic 03/10/2020

Apenas uma palavras que define o que senti lendo este livro: angústia.