O Guarani

O Guarani José de Alencar

Resenhas - O Guarani em Quadrinhos

eu_lucasx 28/03/2023

Foi uma experiência boa, os desenhos do livro são muito bem feitos e a escrita foi fluída, apesar de ser um clássico.
Apesar de também ter sido uma leitura escolar, foi uma das melhores que fizeram-me ler, a adaptação foi muito bem feita.
Quem puder ler, leia, pois é uma leitura agradável.

Joan Maas 06/11/2022

li por fins escolares
eu entendo 100% a importância de livros clássicos, mas é impossível defender o quando é chato. eu senti sono em toda essa leitura, ainda bem que peguei os quadrinhos, assim pelo menos terminou mais rápido.

edwarda79 04/10/2022

"Peri nos salvou!"
Li o Guarani em alguns minutos, no finalzinho da aula.

"Tu não pode sair da escola sem deixar de ler esse livro."

Concordo.

"TUDO ERA ÁGUA E CÉU, A LENDA INDÍGENA CONTAVA QUE TAMANDARÉ, O NOÉ DOS ÍNDIOS, ESCAPARA DO DILUVIO COM SUA COMPANHEIRA AGARRANDO-SE AO GALHO DE UMA PALMEIRA E. DEPOIS, POVOARA A TERRA..."

Laina 02/03/2021

Sempre irei recomendar José de Alencar e por ser em quadrinhos, se tornar uma leitura super fácil e convidativa, apesar de não ter um final bem explicado, eu gosto muito desse livro.

Emi 14/06/2019

Adaptação bem ruim
Eu gosto de adaptações em quadrinhos, mas essa ficou bem ruim. Acho que eles poderiam ter expandido mais, sem medo de aumentar o número de páginas e organizar melhor a cronologia, o enredo. Perdeu muito da essência do livro. Não deu gosto de ler.

z..... 18/04/2015

Gosto de adaptações em quadrinhos e coleciono esse segmento, que tem seu valor e importância histórica como recurso pedagógico em sala de aula (só lembrar da antológica editora EBAL e suas publicações a partir da década de 1940). Devo a elas também as primeiras descobertas e encanto pelo mundo da leitura.
Não foi a primeira HQ que li do romance e mostrou-se a mais resumida, até demais. Algumas partes não poderiam ficar de fora ou parecerem pouco enfáticas, como a captura da onça (emblemático no contexto do romance) e o clima de romance entre Peri e Ceci (a capa já mostra isso, pois as personagens deveriam estar "olho no olho" em admiração - um observador notará que a ação não se encontra em toda a obra). A presença desses pontos valorizaria mais a HQ.
As tonalidades ressaltam o vermelho e a arte caracteriza bem os tipos representados, em desenhos de agradável impressão visual.
A HQ direciona-se principalmente ao publico infantojuvenil e, em termos gerais, é uma discreta introdução a grandiosa obra do Alencar. Não conta tudo, mas planta uma curiosidade para descobertas.
z..... 18/04/2015minha estante
A HQ foi adaptada por Walter Vetillo (roteiro) e Eduardo Vetillo (ilustrações), que também tem outros interessantes trabalhos na editora Cortez.

z..... 20/04/2015minha estante
A leitura também foi motivada pelo dia 19/04

Mateus 14/11/2011

É preguiçoso e não gosta de ler? Não suporta a linguagem difícil dos clássicos brasileiros? Ou simplesmente tem dezenas de outros livros melhores para ler mas se sente na obrigação de saber a história dos clássicos da literatura? Seus problemas acabaram. Com as novas versões em quadrinhos da maioria dos clássicos brasileiros, agora você pode saber toda a história em quinze minutos e se dar bem nas provas e no vestibular. Será?

Ao ler O Guarani em Quadrinhos, tive a impressão de que tudo estava sendo contado em marcha acelerada. Nada de detalhes, nada de personagens secundários e tudo preto no branco. Poderia até ser algo bom, mas a beleza e o preciosismo que é a obra-prima de José de Alencar acaba se tornando um completo vazio. Se em um momento eu esperava ler o livro em quadrinhos para não ter que ler a obra completa, ao terminá-lo é que fiquei imensamente curioso para ler o original, pois agora quero saber o quão infiel foi esta versão.

Pode até ajudar bastante nas provas, pois é a versão mais que resumida de O Guarani. Mas sinceramente não gostei nem um pouco e nem pretendo voltar a ler clássicos em quadrinhos. Prefiro enfrentar a obra difícil e complexa que é a original do que uma pobre e vazia de espírito como essa. Uma criança que ler o livro ficará mais perdida depois da leitura do que antes de começar a ler.
Ariadne 14/11/2011minha estante
Sinceramente, Mateus...
Apesar de "O Guarani" ser uma das obras clássicas do Romantismo obedecendo assim todos os critérios da época, a história nos prende de maneira impressionante. Vale a pena ser lido. Embora eu tenha achado no começo a Ceci meio fútil e o Peri demasiadamente idealizado pelo autor, posso dizer que este é um dos melhores romances regionalistas de José de Alencar.

Mateus 14/11/2011minha estante
Confesso que tenho um certo receio quanto à literatura clássica brasileira, mas depois dessa versão em quadrinhos de O Guarani me deu uma baita vontade de ler o livro, como falei na resenha. E depois de suas palavras, Ariadne, agora que estou com vontade mesmo ^^

Ariane 20/11/2011minha estante
Então, Mateus...
Sou professora de Literatura e vivencio esta dificuldade, e um pouco de aversão, que os jovens possuem com relação aos livros, ainda mais se estes livros são os grandes clássicos da literatura. Tento despertar o interesse deles de todas as formas ... mas ainda é complicado.

Mas a questão é o livro em quadrinhos... claro que nada substitui os clássicos, que acrescentam muito mais ao leitor. Só que agora, ferramentas como estas, ajudam na divulgação das obras. Vi neste livro uma forma de auxílio... "Scanneei" e passei no data show. Todos os alunos participaram, faziam de conta que eram os personagens e no final das contas... foi uma grande diversão.

Volto a ressaltar, nada disso substitui a obra original, só acho que elas trazem a oportunidade de conhecimento para jovens que jamais sonharam tomar contato com determinada leitura.