O Diário de Tati

O Diário de Tati Heloísa Périssé

Resenhas - O Diário de Tati

1 | 2 | 3 | 4

Luuh 09/01/2010

Dá valor a uma boa leitura? NAO LEIA!
Não sei se todos lembram de um quadro no Fantástico que se chamava "A vida de Tati" ou "O Diário de Tati" alguma merdinha do gênero. O quadro era até engraçadinho, uma típica adolescente vivendo problemas de adolescente, tendo que suportar um mundo de adolescentes maus e sem imaginação. Até aí, algumas piadionha e exageros eram até engraçados. Mas o livro foi a pior coisa que eu já li na minha vida. Não é engraçado, não é envolvente, é uma droga! é apenas a tal da Tati escrevendo em seu "Di" (o apelido ridículo que ela deu para seu diário) falando sobre como a vida dela é difícil porque algum retardado aí não quer ficar com ela. E no último capítulo, é a volta dela porque ela esqueceu totalmente o diário pra ficar dando pros moleques do livro e ela volta só para falar que conseguiu pegar o retaradado que nem dava bola para ela. triste, muito triste.
Carol Moreira 24/04/2011minha estante
Luuh respeito sua opinião, mas ao começar a ler o livro você esperava mais que uma menina escrevendo em seu diário? nas suas palavras: "é apenas a tal da Tati escrevendo em seu "Di" Como poderia ser mais do que isso se o nome do livro é O DIÁRIO DE TATI? Gosto não se discuti mas os pontos que você abordou são muito superficiais.
Agora que visitei o seu perfil vi que você leu apenas 6 livros, não é por mal, mas acho que você deveria expandir seu conhecimento literário antes de criticar um livro que visível sucesso.

Eicross 07/03/2021

Problemático
Aprendi com o livro que a boa literatura não tem época ou linguagem, mas que algumas pessoas se aproveitam da fama para vender aberrações como este livro. A história escrita por Heloísa Périssé abusa de gírias quase como uma sátira ao jovem descolado que quer curtir a vida e está pouco se lixando para a escola. Fala sério.

Logo nas primeiras páginas antipatizei com a protagonista que maltrata animais, trata mal as pessoas baseado em suas aparências e ainda se acha um máximo, fala sério! Tati reclama da mãe por não fazer suas vontades e ainda tenta colocar a culpa nela por seus problemas psicológicos, fala mal do pai por não ter dinheiro, bate cachorro da tia todos os dias e depois começa a amar ele porque ele come alguma coisa da qual ela quer se livrar (tipo o boletim), tira notas péssimas mesmo tendo professor particular. Um lixo de ser humano.

Mesmo que muitas pessoas possam ter achado um máximo enquanto jovens, o meu Eu de 11 anos odiaria esse livro que só vim a conhecer depois de adulto. Achei um reflexo caricato de metas de uma adolescente dos anos 2000 querendo curtir sem ligar para o futuro. Não recomendo, fala sério!
Eicross 07/03/2021minha estante
tipo assim, fala sério né

Heloísa Aymê 29/03/2015

Diário de Tati
Escrito por Heloísa Périssé em 2006, o livro Diário de Tati Rio de Janeiro, conta a vida de uma garota chamada Tati que esta sempre irritada com a mãe dela. Ela pegou recuperação em matemática e não quer mostrar o boletim para a mãe dela, pois sabe que a mãe irá colocá-la de castigo, então ela tenta esconder a situação. A menina está gostando de um garoto chamado Zeca. Zeca é o mais popular da escola e ele é muito gato. Está prestes a chegar as férias de verão e Tati não quer ir mais para escola, mas precisa fazer a recuperação; Tati não entendeu nada sobre o assunto então o pai paga um professor particular para ela. Quando vai à casa do pai, a primeira coisa que ela pergunta é se ainda está tudo mal, pois o pai vive reclamando da falta de dinheiro e não consegue pagar as contas. A garota sempre quer se livrar da pressão toda da mãe, mas quando ela vai para casa do pai ela tem que confessar que sente saudades da mãe. A mãe de Tati está com dor-de-cotovelo e ela tem que ficar cuidando da mãe a noite toda, a garota faz de tudo para agradar a mãe e mesmo assim ela não deixa Tati sair do castigo. Tati foi convidada para uma festa e não poderá ir, pois ainda está de castigo, então ela fica muito estressada com a mãe. De tanto Tati pedir a mãe resolve deixar ela ir. Tati fica toda feliz porque o Zeca vai estar também na festa. Tati vai para um camping com os amigos e na frente tem uma praia, Tati diz que o Maurinho (amigo dela) surfa muito bem. Tati passa uns dias lá e volta para casa toda mordida de mosquito e ela não tinha levado repelente, mas fora isso foi uma noite bem tranquila, Tati conta. Tati e Maurinho são melhores amigos, então ela descobre que a Rita e a Su (amigas de Tati) gostam do Maurinho e ela fica com ciúmes. As férias já estão quase acabando e as aulas nem começaram ainda e a mãe de Tati já está mandando ela estudar.
O tema do livro fala da vida de uma adolescente engraçada, que se mete em várias confusões e tem alguns probleminhas com a mãe, mas apesar de tudo ama ela.
Achei bem interessante o livro. Ele é escrito como se fosse um diário de verdade e chama a atenção. Cada página que era lida me deixava ansiosa para saber a continuação da história. Além disso, me chamou muito a atenção as paginas onde Tati escrevia várias vezes a mesma coisa ou trechos em letra maiúscula que mostram os sentimentos da menina como raiva e surpresa.
A linguagem é bem fácil de entender também é um ponto positivo. Eu não achei nenhum ponto negativo, e quando eu li eu fiquei muito ansiosa para ver os próximos dias. Eu vi o filme também, achei o filme mais engraçado do que o livro, ate porque tem coisas que o filme conta que no livro não mostra.
Luis.Felipe 03/04/2018minha estante
Muito bom!!!!

Deka 29/01/2009

Depende do ponto de vista
Profundamente fútil. Mas era essa a proposta. A personagem representada pela autora é isso mesmo: a demonstração de uma realidade. Esta realidade de "cinco-tipo-assim-por-minuto-eu-só-me-importo-comigo" existe e rejeitá-la, não a fará desaparecer. O livro cumpriu bem sua proposta e por se tratar de 'comportamento humano', eu o acho muito bom.

Adry 16/02/2009

Adorei!
Muito bom, principalmente para os adolescentes! Ja faz alguns anos que li, mas não esqueci, adorava assisti tbm quando passava no Fantastico. Muitas das duvidas de Tati eram as minhas duvidas tbm!

Raquel T Moura 24/10/2009

MUITO engraçado !

kessy 22/09/2009

E uma história muito incrível fala de um grupo de meninas que pretendiam morar juntas.

Aninha S.R 30/04/2009

morri de rir com as peripécias dessa adolescente que se parece tanto com todas as adolecentes espalhadas por aí...

Mônica 10/06/2009

Adorei
é muito engraçado, muito divertido e, conta realmente o que acontece hoje em dia com as adolescentes, cada situação!

emília 15/06/2009

questão de ponto de vista msm
a intenção da heloísa era justamente essa... não de que fosse um clássico da literatura nem nada, e sim, mostrar os pensamentos de muitas adolescentes de hoje em dia,e com aqueele toque de humor que ela sabe! muito bom,gostei bastante.

*** Nin@!! *** 11/09/2009

Adorei!!
Rachei de rir!!!
Muito engraçado,,, e o mais "sinistro" rsrsrs que fui lendo,, e relembrando de quando eu tinha 12 anos de idade,,, acredito que todo mundo já viviu seu momento "Tati",, e o meu, foi com 12 anos!
Táh bom, a Heloísa exagerou nas gírias,,, ela simplesmente encheu o livro de "fala sério" "cara",,, mas o livro é ótimo.
Claro,, uma pessoa que está acostumada a ler grandes obras literárias, irá achar este livro no mínimo estúpido, mas tem que saber diferenciar, é um livro direcionado totalmente aos adolescentes, e para eles, é um bom livro.
Não acrescenta muitas coisas, mas faz nós vermos que todo mundo passa por essa tão terrível fase, a adolescencia!
Recomendo! Ele é pequeno! =]

Luiza Machado 16/01/2010

Se eu lesse esse livro hoje, acharia horrível. Mas lembro de ter gostado quando tinha 11 ou 12 anos.

sarah com h 15/05/2024

Fala sério, tipo assim, demorou
Eu vi o filme quando era pequena e depois que eu vi eu adorei e decidi ir ler o livro. Eu gostei muito de ter lido e fiquei entretida, pq na época apesar de eu ter começado a ler com mais frequência eu ainda não gostava 100% e a história me prendeu. Amei veyr

Carol Moreira 24/04/2011

Engraçado
Em "O Diário de Tati", Heloísa Périssé narra o cotidiano de uma adolescente que com os mesmos "draminhas diários" de qualquer outra menina de classe média, como conquistar Aquele menino, lidar com a menina "mala" da escola, passar de ano, a viagem com a turma e mais alguns temas típicos dessa fase.
O livro não aborda nenhum tema sério e não traz nenhuma lição de vida ou coisa do tipo, portanto leia-o sem pretensão nessa área.
Apesar de não ser nenhum clássico da literatura, o livro é ótimo. É daqueles que você lê em umas duas horas de tão leve e divertido.
Espero que gostem e assim como eu deem boas risadas com esse livro queridíssimo!

1 | 2 | 3 | 4