Carta ao pai

Carta ao pai Franz Kafka




Resenhas - Carta ao Pai


706 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Milton 15/04/2024

Como pai você foi muito forte para mim
Eu te entendo, kafka, eu te entendo...

(fiquei me perguntando se nao era anti-ético ler algo tão íntimo e confidencial, mas que c f0da, franz, vc tinha razão)
comentários(0)comente



molivvv 14/04/2024

Narrativa com a temática que persegue as obras de kafka dando um novo olhar para a metamorfose, por exemplo. é meio chato saber que algo tão íntimo foi publicado contra as vontades do autor, mas não posso negar, suas escritas e histórias são absurdas ao ponto de nunca esquecê-las
comentários(0)comente



Ju_allencar 11/04/2024

Relação conturbada
A relação do Kafka com o pai era bem complicada visto que os dois tinham visões de mundo muito diferentes.
comentários(0)comente



Ana Paula Avila 11/04/2024

As mágoas de Kafka
Leitura difícil quando pensamos que o autor pediu que esta carta, junto com todos os seus manuscritos fossem queimados, mas que o amigo não acatou e ainda os publicou (melhor para nós).
Kafka escreve esta carta para o pai e fala de todas as mágoas que tem dele, de como cada atitude sua o prejudicou e de como o pai é culpado por todos os seus problemas.
Mas será que realmente o pai é culpado por tudo, ou temos aqui um filho que não conseguia se encontrar no mundo e que precisava escolher um bode espiatório para justificar isso?
Essa leitura vale a pena para podermos entender as obras de Kafka obras por um outro ângulo, fazendo com que personagens como o Gregor do livro A metamorfose, fosse interpretado por mim de uma nova forma.
comentários(0)comente



Querida Leitora 09/04/2024

Uma mistura de sentimentos
Sabe aquele livro que você fica pensando e pensando por dias, bem aconteceu comigo. Carta ao pai não é uma leitura suave, ela é carregada de remorso, culpa, medo, ressentimento e muitos outros sentimentos pesados, porém não devemos deixar de ler uma carta de certa forma necessária, acredito que o Kafka precisava tirar isso dele e escrever era o mais próximo que poderia de se livrar/aliviar, o resultado do tratamento que ele recebeu do pai foi tão profundo como uma ferida que nunca se cura, que se torna incômoda. No decorrer comecei até me questionar, porque foram tantos questionamentos que convenhamos nenhuma vivência paternal é 100%, sempre terá uma porcentagem de desentendimento, sabemos como é difícil, enfim fiquei sentida pelo Kafka, pela vida dele em si, como ele deixou a sombra dos seus medos o abalaram. Recomendo muito o livro.
comentários(0)comente



luisahmenezes 08/04/2024

Doloroso e sincero
Carta ao pai estava na minha estante desde o ano passado. Evitei a leitura por um tempo porque não tenho o costume de ler sinopse e, então, não estava muito interessada no livro.

Esse ano decidi começar despretensiosamente? e foi um dos livros mais importantes da minha vida. Tendemos a acreditar que a relação de nossos familiares conosco é natural, que todo pai e filho se relaciona de forma semelhante. Portanto, é difícil aceitar que aspectos da sua criação foram tão ?fora da curva? que alteraram profundamente sua leitura de mundo.

Ler esse livro me provou, página por página, que nenhuma experiência é individual. Épocas diferentes, continentes distantes, pessoas distintas? e ainda assim eu sabia exatamente do que o escritor estava falando. Foi pesado na mesma medida que foi importante!
comentários(0)comente



Elouizez 07/04/2024

Isso é como conhecer Kafka e uma pequena parte de sua criação, como isso deu influência às suas obras, não só a elas mas tbm ao seu ser como todo, o que ele pensava a respeito do mundo, das pessoas e a dele mesmo, tudo pelo autoritarismo de seu pai.
comentários(0)comente



Davi Teixeira 04/04/2024

Muito íntimo.
Apesar de curta, essa não é uma leitura fácil. É um texto muito íntimo e carregado de mágoas. É impossível não se sensibilizar com Kafka, que desde a infância foi totalmente oprimido pela figura insensível e inabalável do pai. Para quem já leu outras obras de Kafka, ficará nítido como os temas delas tem muito de sua vida pessoal e conturbada.
comentários(0)comente



Cintia295 03/04/2024

"Eu teria sido feliz por te-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo (embora mais hesitante) como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim, principalmente porque meus irmãos morreram pequenos, minhas irmãs só vieram muito depois e eu tive, portanto, de suportar inteiramente só o primeiro golpe, e para isso eu era fraco demais"

"Previno-me outra vez de afirmar que me tornei assim só por sua causa; você apenas reforçou o que existia, mas reforçou muito, justamente porque diante de mim você era muito poderoso e aplicou nisso todo o seu poder".

"É fato que você nunca me bateu de verdade. Mas os gritos, o enrubescimento do seu rosto, o gesto de tirar a cinta e deixá-la pronta para espaldar da cadeira para mim eram quase piores".
comentários(0)comente



renara1 31/03/2024

Kafka não tem erro!!
Ler kafka é sempre uma experiência surreal e dessa vez não foi diferente, esse livro tava na minha lista algum tempo e revolvi, finalmente, ler cartas ao pai e, sinceramente, não me arrependo. Na obra o kafka narra sua relação conturbada com o pai e, querendo ou não, todos nós identificamos com ele em algum ponto.
comentários(0)comente



Vicz_ 28/03/2024

"Sou o resultado da tua educação e da minha obediência."
Todos nós, filhos, também achamos que de alguma forma. Somos resultado de nossa educação e obediência.
comentários(0)comente



Sthefany211 28/03/2024

Cru
"Seja como for, éramos tão diferentes e nessa diferença tão perigosos um para o outro, que se alguém por acaso quisesse calcular por antecipação como eu, o filho que se desenvolvia devagar, e tu, o homem feito, se comportariam um em relação ao outro, poderia supor que tu simplesmente me esmagarias sob os pés, a ponto de não sobrar nada de mim?

"Às vezes imagino o mapa-múndi aberto e tu estendido transversalmente sobre ele. Então tenho a sensação de que para mim entrariam em consideração apenas as regiões que tu não cobres ou que não estão ao teu alcance."

"Entre nós não houve propriamente uma luta, fui logo liquidado; o que sobrou foi fuga, amargura, luto, luta interior."
comentários(0)comente



JAlia372 26/03/2024

Carta ao pai
Livro que trouxe inúmeras reflexões sobre minha própria relação com a figura paterna.
?Da tua poltrona tu regias o mundo?
?Pelo contrário: se eu tivesse obedecido menos, tu por certo estarias muito mais satisfeito comigo?
?Transformou-se dentro de mim em desconfiança contra mim mesmo e em medo permanente diante dos outros?
comentários(0)comente



amandocao 25/03/2024

"Não é pouco para quem se considerava um fracasso"
Ler Kafka é uma experiência avassaladora, e dessa vez não foi muito diferente. Sua escrita crua e cruel me faz pensar como que ele mantinha todos esses sentimentos dentro de si, apenas expressando-os com palavras.
A sua honestidade e a sua sensibilidade é colocada em suas cartas de forma precisa, fazendo-me espectar as cenas mais lacerantes de sua vida.
Que experiência.
comentários(0)comente



Julia4928 25/03/2024

" por que ele não me deixou viver no mundo, no seu mundo "
Que vontade de dar um abraço no kafka, se não fosse essa relação conflituosa que o kafka tinha com o seu pai suas obras não existiriam, " minha atividade de escritor tratava de ti, nela eu apenas me queixava daquilo que não podia me queixar junto ao teu peito ". Suas obras ficam mais claras depois da leitura de carta ao pai, kafka sempre será um autor importante não importa o quanto tentem reduzir as suas obras, afinal para kafka " tudo aquilo que não tem a ver com literatura o aborrecia ".
comentários(0)comente



706 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR