Carta ao Pai

Carta ao Pai Franz Kafka

Resenhas - Carta ao Pai

Keisebooks 15/05/2024

ÍNTIMO E SINCERO
Sem dúvida, Carta ao pai é uma das obras mais íntimas que li. Kafka tinha muitos anseios, angústias e inseguranças e tudo isso era transposto para a escrita, onde encontrava refúgio e prazer. Lendo essa carta sinto que pude entender um pouco da dinâmica conflituosa que se estabelecia entre ele e o pai.

Uma leitura muito rápida e fluída. Vale a pena para aqueles que se interessam não só pela escrita do autor, como ainda por entender um pouco mais sobre o íntimo do mesmo.

Euclides23 14/05/2024

Creio que nunca me relacionei com um livro e suas palavras como foi com este. E as histórias e acontecimentos de minha vida não tenham sido iguais, mas como não me ver naquelas páginas e não me emocionar com a similaridade de pensamentos de raiva, revolta, inferioridade, medo, e mais, mas ainda amor que se pode sentir por uma figura tão imponente?

teka. 09/05/2024

"Eu teria sido feliz por tê-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim"

nesta carta, kafka expõe ao pai tudo que este lhe causou e como esses fatores prejudicaram sua vida. senti como se estivesse invadindo a privacidade dos dois, pois é um livro extremamente pessoal e, em diversos momentos, me perguntei se deveria mesmo estar lendo isso.
aqui, vemos uma relação muito tóxica e pai e filho, o que nos faz entender um pouco mais da profundidade e o reflexo dos sentimentos de kafka por meio de seus livros. além de conhecer um pouco mais sobre o próprio autor.
é uma leitura um pouco diferente e pesada, mas que vale muito a pena.

Renan.Bagatini 09/05/2024

Kakfa vivia à frente do seu tempo!!
Esse mini-livro (e gigantesca carta) do kafka é muito bom. apesar de achar a escrita um pouquinho complexa muitas vezes pela falta de contexto, gostei demais. o comportamento abusivo do pai do autor o influenciou em suas obras literárias, como ele mesmo disse.
acredito que, atualmente, kafka seria famosíssimo no twitter. em algumas falas em específico é possível notar que ele estava muito à frente de seu tempo.
"...me sentia miserável e na realidade não só diante de você, mas do mundo inteiro, pois para mim você era a medida de todas as coisas".

Kkreitu 08/05/2024

Algumas pessoas não deveriam ser pais
achei meio desrespeitoso pegarem algo tão íntimo do autor e transformarem em algo público. a forma como kafka escreve oque sente pelo pai no presente e recorre ao seu passado é alusória, algo que pode ser visto em toda relação de pai pra filho e em qualquer século que seja analisado.

obs: fiquei meio confuso no final, sei que era a resposta do pai para o filho, mas será que quem estava certo? era duas perspectivas de pessoas diferentes, uma culpando a outra e mesmo assim insentando-os da culpa, não acredito nisso de que os dois são inocentes diante da realidade que viveram, nem que o pai seja o monstro que foi descrito -mesmo que suavizado-, mas kafka era uma criança, e precisava do apoio -mesmo que negativo- do pai.

eliza.strege 08/05/2024

"tu me ameaçavas com o fracasso, entao o respeito pela tua opniao era tao grande que com ele o fracasso era inevitavel"

carta ao pai é realmente verdadeiro.

Zbr 06/05/2024

Não era para ser um livro
É uma carta (meio óbvio) íntima a seu pai acredito que deveria ter continuado dessa forma e não se tornado livro. Esse livro serve para pessoas que querem entender melhor o autor, muito o que tem nesse livro da para observar nas suas outras obras e como sua relação com o pai aparece em vários aspectos de várias das suas obras.

Gabrielazsy 03/05/2024

Pai! (voz do fiuk)
Faltou terapia! Só força meu mano Kafka. Não sei o que dizer, fiquei o livro todo pensando na minha relação com o meu pai e agora tô numa baita crise existencial

TainA.Baracho 03/05/2024

" Eu teria sido feliz por tê-lo como amigo, chefe, tio, avô, até mesmo (embora mais hesitante) como sogro. Mas justo como pai você era forte demais para mim."

mars 02/05/2024

Carta ao Pai de Franz Kafka
Primeiramente, ler Kafka é sempre uma experiência única! Todos os livros desse perturbado acabam comigo, e essa carta pra o pai dele foi onde ele mais me tocou.
Eu estou simplesmente sem palavras, me senti tão representada que em alguns momentos eu só conseguia fechar o livro, respirar fundo, deixar as lágrimas rolarem pelo meu rosto e dizer: wait, this is fucking playing about us?
Apesar de tudo, foi uma leitura rápida e fácil pra mim, e eu gostei em todos os sentidos. Só me senti deprimida lendo, mas normal sendo Kafka.

Ps: Se o pai e ele fizessem uma terapia, nada disso teria acontecido

Alex 01/05/2024

Daddy issues
Um livro pessoal e sensível, que toca não só a mente, mas, o coração. "Desde que comecei a pensar, tive uma preocupação tão profunda com a afirmação espiritual da minha existência que tudo o mais me foi indiferença"

Frizzo 01/05/2024

Não há como avaliar
Não se tem como avaliar essa imensa carta onde, o autor revê as feridas de sua existência, cujas quais, o progenitor foi responsável de causar.
É sensível, é um filho que buscou os olhos do pai a vida toda mas a única coisa que o pai lhe deu foram temores ao impor uma criação hostil.
Avaliei com 5 estrelas pq isso é realmente algo que qualquer um jamais poderia avaliar, são sentimentos expostos de maneira nua e crua!

Mayane.Ribeiro 01/05/2024

Livro que toca bastante, principalmente para quem tem ou teve uma relação complicada com o pai. É uma carta intima, cheia de desabafos e descontentamento. É difícil deixar uma opinião sobre as atitudes do autor, uma vez que trata-se de fatos verídicos, em que uma simples opinião não abrangeria as suas motivações e razões. Poderia facilmente tecer muitas críticas, mas não cabe a mim, pois trata-se de uma trajetória de vida e não de um simples enredo comercial.

Maria14190 01/05/2024

Gostei muito da leitura, que também foi recomendada por uma amiga. Ler sobre a relação que o Franz teve com o pai, ajuda o leitor a entender a forma como ele relata a instituição familiar nas obras seguintes.