A Ilíada (Adaptação de Nestor de Holanda)

A Ilíada (Adaptação de Nestor de Holanda) Homero...




Resenhas - Ilíada


447 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Joao.Alessandre 31/07/2023

*****5*****
***** Grande satisfação em completar essa leitura. Projeto antigo, intimidador. Ao fim fui capturado por um sentimento próximo à doce sensação de trafegar por vias paradisíacas onde gerações diversas, pessoas de momentos históricos variados, grandes pensadores e curiosos medianos (como eu?) usufruíram ao longo dessas dúzias de cantos. Homero ou muitos Homeros gravaram na rocha do tempo uma história maravilhosa onde encontramos tudo. Momentos de sublimação e grandeza humanas. Passagens cruéis, avassaladoras. Mediocridade e defesa de uma causa. Tudo acontece. Aquiles irascível, orgulhoso, tolo, egoísta... dotado de força impossível de antagonizar. Heitor imenso, forte, bruto e disposto às mais torpes vilanias pra impor vitória aos Aqueus de "belas cnêmides". Deuses menores assumindo lado e interferindo em momentos capitais do conflito. Zeus decidindo o destino de todos. Personas "secundários" tocantes. Como não se emocionar com o sofrimento dos pais de Heitor ou com a devastação desencadeada pelo desenlace de Pátroclo?
Amigos que estão em dúvidas.... Homero entrega muito! VALE A PENA ler este clássico!!! *****
TaAs7 01/08/2023minha estante
Que resenha maravilhosa. ??


Joao.Alessandre 01/08/2023minha estante
Obrigado Taís ????. Ler Ilíada foi uma das melhores experiências literárias desse ano.




Filipe 28/07/2023

Uma obra grandiosa e que exige muita atenção e foco, vista a quantidade de personagens e desenrolamentos a todo momento.

O que mais me atraiu em Ilíada foi o mesmo que me atraiu em Percy Jackson uma década atrás: observar os diálogos entre deuses e entre deuses e mortais, a dinâmica do divino em falas. Aqui, claro, há um texto mais maduro, há a fonte de tantos outros que vieram depois de Homero.

A edição é ótima, como todas da Penguin. As introduções realmente fazem a diferente na experiência desta obra.
comentários(0)comente



Wilson 26/07/2023

A origem da literatura ocidental
Inicialmente, é importante lembrar que a literatura ocidental iniciou-se pela Ilíada de Homero e, por conseguinte tal obra influenciou diversas obras vindouras.
Homero é um gênio, tem o dom da palavra. A tradução da penguin companhia é fluida e com uma linguagem acessível.
Por fim, esse clássico tem que ser lido ao menos uma vez na vida por quem se interessa por literatura.
comentários(0)comente



Emmily 25/07/2023

Muito bom acompanhar a guerra de troia, o que me deixou intrigada foi a leitura, a forma da escrita. Por ser um livro antigo, a leitura seria antiga, quase não entendia nada, mas foi uma leitura boa.
comentários(0)comente



Leticia276 19/07/2023

Bom
Gostei da ideia da editora de trazer os livros clássicos de forma mais fácil de ser lido. Consegui entender e contribuiu com conhecimentos que uso na faculdade
comentários(0)comente



cod3hunter 17/07/2023

"Você me esqueceu. Não foi em vida que você me negligenciou, mas na morte."
Ilíada foi meu "primeiro contato" com a literatura grega clássica, e simplesmente me apaixonei em como essa narrativa me transportou para essa época. Imaginar a cidade de Troia, as naus gregas preenchendo o horizonte, as couraças de bronze, e perceber as influências daquela época nos dias de hoje foi algo que me fez sorrir lendo o livro.
Único problema é que a escrita pode acabar sendo cansativa as vezes, se repetindo muito.

Indispensável para quem quer conhecer melhor sobre a cultura grega, ou até mesmo para quem tem interesse em ciências sociais.
comentários(0)comente



Asdfg8 16/07/2023

É um poema épico que trata da guerra de troia - favor esquecer o filme com o Brad Pitt - desencadeada pelo rapto de Helena, esposa do rei de Esparta Meneleu. Achei com um ritmo frenético difícil de acompanhar. Há muito ação em batalhas e uma presença abundante de heróis e deuses da Mitologia Grega. A autoria da obra é um assunto controverso. Esta edição tem cerca de 500 páginas e daria uma longo seriado no streaming que com um bom investimento seria algo impressionante.
comentários(0)comente



Thiaguinho 14/07/2023

Incrível
Não vou fazer um resumo porque a história já é conhecida. Mas eu adorei os personagens, gostei muito de Aquiles e Heitor neste livro.
comentários(0)comente



Lorenna Lara 12/07/2023

Não leria de novo
Li o livro pra escola e achei um livro bem confuso, cheio de mortes o tempo todo, mas a aparência é que ele é pequeno e as páginas são um pouco diferentes do convencional, além das ilustrações nas páginas que me animaram um pouco na leitura, mas o livro em si é mio chato. Eu não recomendaria lerem e não leria de novo..
comentários(0)comente



hobbitusille 11/07/2023

Canta, ó deusa
Nem sei direito como fazer uma resenha de um livro tão gigante como esse aqui.

eu já tinha lido uma versão resumida para a escola, mas fazia tanto tempo que eu não lembrava de muita coisa, então resolvi ler na íntegra e foi a melhor coisa que eu fiz

obrigado musas por darem inspiração pra homero quando ele pediu
comentários(0)comente



Fernanda 07/07/2023

É uma boa história, no sentido de ser um registro histórico dos costumes, armas, instrumentos, contos e modo de guerrear dos povos antigos. Sinto que muitas partes de capítulos são desnecessárias, e que a história pode ir mais ao ponto, mas entendo também que isso é em razão de ser uma história oral passada para a forma escrita.
O que eu mais gostei foram os conflitos humanos e entre os deuses. Essas cenas sempre deixavam com vontade de ler mais, principalmente as cenas com o deuses. Em relação às cenas de guerra, apesar de bem descritas, não são minhas preferidas, e eu só torcia pra que acabassem logo (e olha que são muitas!). É uma história pró-gregos, mas, pra mim, Heitor e outros troianos, como Príamo e Andrômaca, saíram como os melhores personagens, ao contrário do lado grego, principalmente Aquiles, por quem nutri profunda antipatia pelos atos e descrição.
comentários(0)comente



Gabriella440 06/07/2023

Homero dispensa apresentações.
Iliada narra a história da ira de Aquiles, durante alguns dias da guerra de Tróia, portanto não espere ver o famoso Cavalo de Tróia, pois o fim da guerra não é retratado no poema épico.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



m.dalri 01/07/2023

É incrível. Prende logo no começo, é super legal de ir acompanhando o desenrolar da história.

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
comentários(0)comente



Gustavo.Neves 01/07/2023

Clássico atemporal
É difícil falar sobre a Ilíada. É a epopeia definitiva da literatura ocidental, o maior poema épico já escrito e foi a maior base da nossa literatura.
Então, o que dizer sobre essa obra?
Bem, posso começar alegando que já sinto que preciso reler tudo novamente, pois a Ilíada é, claramente, uma obra onde sempre poderemos encontrar novos detalhes, especialmente quando se expande o estudo acerca dos mitos gregos e até mesmo da sociedade e cultura heleníca como um todo.
Ou seja, ler e conhecer os gregos é conhecer nossas bases culturais. E a Ilíada encontra-se no centro de tudo isso.
É lindamemte escrita, riquíssima em detalhes, poderosa e, acima de tudo, atemporal. Leituta imersiva, marcante e, outrossim, imprescindível para amantes da literatura.
Uma experiência incrível que pretendo reviver quantas vezes puder, aprofundando-me mais em tanta riqueza de palavras que Homero deixou para a posteridade.
comentários(0)comente



447 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR