O Primeiro-Ministro

Resenhas - As Crônicas da Terra do Lago

1 | 2 | 3 | 4

Pabline 07/02/2012

Resenha: As Crônicas da Terra do Lago

Já vou começar essa resenha reclamando desse livro e da autora também. Iracy... Diga-me... Como você pode fazer isso comigo? Ter me feito ficar totalmente apaixonada pela estória e pela sua narrativa e anda fazer aquele final de roer as unhas? Por quê?... Por quê?
Você é muito malvada!
PORQUEEEEEEEEEEEEEEEEEEE?

Queria muito agradecer a autora pela parceria. De antemão queria dizer que amei o livro, e lhe agradecer muito por me proporcionar essa maravilhosa leitura.
O reino estava pacifico, o rei Darel estava muito feliz pelo nascimento de seu futuro herdeiro. Porém Quíron, seu conselheiro e Primeiro-Ministro, teve uma visão da rainha morrendo no parto. A sua visão se tornou real, e do parto nasce seu herdeiro... Uma menina. Diana.
Apesar do falecimento da Rainha a vida possuía uma certa beleza, até que Magnus, um inimigo impiedoso, decide tomar o reino, pois além da terras serem muito ricas em madeira e minérios, se mostra como um ponto estratégico para a conquista de outros reinos. Numa única batalha, os homens de Magnus conseguiram destruir as defesas da bela cidade de Esferal e com o cruel assassinato do rei Darel a Terra do Lago foi jogada nas mãos do sanguinário invasor.
Porém, o rei temendo pela vida de sua filha e única herdeira, pede para Quíron, juntamente com sua filha Selene, fugir para um lugar onde possa manter a pequena princesa segura.
Quíron promete protegê-la, com sua vida se for preciso.
Em meio a perseguições a mando do impiedoso Magnus e corridas contra o tempo para se protegerem e garantir a salvação da princesa para que um dia ela possa tomar o seu lugar de direito, que agora estar sendo ocupado pelo déspota, Iracy nos deleita com uma escrita totalmente envolvente e com um mundo de tirar o fôlego.
Desde que vi as resenhas sobre o livro, fiquei naquela que ele seria ótimo, pois além de ser um dos meus gêneros favoritos, a estória me cativou. E para mim, o livro se tornou melhor do que eu esperava. Sinceramente, amei a estória. Uma das coisas que me atrai mais e consequentemente, fico mais atenta, é a narração. E a Iracy me encantou completamente com sua narração. Nada cansativa, detalhes na medida certa... Simplesmente me apaixonei. Para mim, com certeza esse foi um dos pontos mais forte no livro.
Amo esse mundo de princesas, guerras entre reinos, magia, e ainda por cima uma pitada de romance... Então me identifiquei completamente.
O incrível foi que apesar do livro ser curtinho, desses de que se ler em uma “sentada”, ao meu ver, a autora estruturou os acontecimentos direitinho, não deixando nada ter acontecido rápido demais. Ela se utilizou de detalhes de uma maneira não tão aprofundada, mas que me satisfizeram. Claro, muita coisa ainda pode ser desenvolvida a partir do que ele nos mostrou nesse primeiro livro, e a graça está nisso, já que sendo uma serie, ela nos apresentará os acontecimento ao longo. O que só me faz ficar mais desesperada pela continuação. (EU QUEEEEEEEEEEEEEEEERO!!!)

Amei mesmo o livro, eu sei que me derreti em elogios... Mas não podia ser diferente, pois sem exagero nenhum... Fiquei encantada.

PS: E a capa é um encanto por si só *.*

Swan 06/02/2012

A Terra do Lago era um reino onde se podia viver em paz. O rei Darel D'Reins governava de forma justa e sábia e assim o reino prosperava. Darel acabara de ganhar uma linda filha, a quem chamou de Diana, felicidade que só não foi maior porque, ao dar a luz à princesa, a rainha Yllana acabou morrendo.
Mesmo assim o rei criava sua da melhor maneira possível, com muito amor e dedicação. Mas a tranquilidade de seu reino estava abalada. Magnus, o perverso soberano de Savaste, ambicionava conquistar a Terra do Lago e apoderar-se de suas riquezas. Visando a segurança de sua amada filha, Darel pede a seu mais confiável conselheiro, o primeiro-ministro Quíron, que tire Diana do reino, que a eduque e cuide dela até que a princesa esteja apta a assumir o trono.
Sempre muito fiel e dedicado ao seu rei, Quíron faz o que lhe é pedido e foge da Terra do Lago com sua filha Selene e a pequena princesa. Mas Magnus está furioso e não descansará enquanto não conseguir destruir, de uma vez por todas, a linhagem D'Reins.

Minha opinião? Uma estória bem construída de leitura fluida, fácil e prazerosa. Uma personagem que ganha muito destaque, além, é claro, do primeiro-ministro Quíron, é a filha deste, Selene, que durante a fuga da Terra do Lago acaba descobrindo-se apta a praticar magia e sua vida toma um rumo totalmente inesperado. Como disse anteriormente este é o primeiro volume da série, é um livro bem pequeno, dá para ler super rápido e, ao final, deixa-nos com um gostinho de quero mais. Ótima leitura!

Literatura 26/01/2012

Uma viagem agradável
Quando recebi este livro, imaginei uma leitura rápida, sem grandes envolvimentos. Engano meu, Crônicas da Terra do Lago ( 142 páginas, Selo Novos Talentos) me surpreendeu em suas poucas páginas.

Iracy Araújo nos apresenta um novo mundo, A Terrado Lago, um Reino próspero governado pelo Rei Darel. Entretanto, pouco depois do nascimento de Diana, a herdeira ao trono, o reino é invadido e uma guerra inicia-se. Resta ao primeiro-ministro e conselheiro do rei, Quíron, partir com a criança numa tentativa de protegê-la.
Particularmente sou fã de aventuras com um toque medieval fantástico, repletas de magia, batalhas e honra. A autora soube reunir muito bem estes elementos na obra, mantendo uma narrativa em terceira pessoa simples e clara.

Os personagens foram criados com esmero, com personalidades bem delineadas. Adorei Selene, a filha de Quiron, uma garoto voluntariosa, que acaba crescendo no livro e desempenhando um papel fundamental na história.
A trama em si não é tão original. O rei que manda a herdeira para longe num período de perigo, o reino dominado por um ditador maligno. Mas a autora, através de seus personagens e escrita consegue nos prender por toda a obra.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Pollyanna Reis 28/12/2011

A Terra do Lago
Localizado na península do mar de Rigel, logo após as montanhas Teofal, a Terra do Lago administrado pelo Rei Darel e sua familía, viviam em tempos de paz. Quíron, o primeiro-ministro, braço direito do rei, prevê a morte da rainha, ao dar a luz ao herdeiro do trono, mas o Rei Darel desconfia dele, e o exila do reino.
Tempos depois, toda a corte aguardava a hora em que nasceria o herdeiro do trono, mas para a supresa de todos, a visão de Quíron era verdadeira, e após o nascimento da princesa Diana, a rainha morre, deixando o Rei Darel atônito. Logo após a morte da rainha, O Rei manda chamar Quíron, e o convida para voltar ao conselho.

- Meu rei, minha lealdade e de minha filha sempre estarão contigo.

Passado os dias do luto, a princesa, recebe como de costume o símbolo real, um pequeno lírio entrelaçado em uma espada, tatuado no ombro direito. A Terra do Lago estava com os dias de paz contados, acostumados com a paz e sem possuir um grande exército, o rei Darel não percebia a ameaça que vinha, pois o poderoso exército de Magnus estava preste a atacar o reino. Magnus era forte, alto, de olhos escuros, parecia mais um guerreiro, acostumado a batalhas, sangue e morte. Em dez anos ele já havia dobrado o tamanho de seus domínios, e era conhecido por sua crueldade e desprezo, sendo odiado até mesmo por seus súbitos.
O Rei Darel, sabia que o exército de Magnus era muito mais numeroso, e que não tinha muita chance, mas iria defender e se possível morrer pelo seu reino, mas sua preocupação maior era a herdeira, a princesa Diana, que já tinha 3 anos de idade. O Rei pede a Quíron que leve a princesa do castelo, para um lugar seguro, acreditando que dessa forma um dia ela podesse recuperar o reino. Sem pensar Quíron promente defendê-la com a própria vida, e viaja com a princesa Diana e sua filha Selene.
O exército de Magnus invade a Terra do Lago com toda força, e logo Magnus estava na sala do trono com Darel, os dois estavam frente a frente, o rei já tinha ferimentos mas mantinha-se de pé. Magnus sabia da existencia da princesa, e queria que o rei a entregasse, Darel simplismente respondeu:

- Tens minha vida em suas mãos, mas não terás a de minha fillha.

Nesse momento Augusto, braço direito de Magnus, entra na sala e diz não encontrar a princesa em nenhum local do castelo. Furioso com a situação, Magnus é convidado para uma batalha com Darel, que mesmo sabendo que não tinha chance, não se importava, queria ao menos provocar algum ferimento naquele terrível homem. Darel corta fora a mão de Magnus em um só golpe, vendo seu rei ferido, Augustus corta a cabeça de Darel, finalizando assim a batalha. Magnus não aceita a situação, aquela humilhação de perder a mão, e quer encontrar a princesa a todo custo, para matá-la.
Em uma caverna longe dali, esconderijo de seu antigo mestre gabriel, Quíron acorda assustado já sabendo da morte do rei. Sabia que sua promessa agora teria que dar certo, que a princesa teria que crescer em segurança, pois só ela poderia recuperar o reino.
Com o tempo ali escondidos, Selene começa a ler os pergaminhos deixando pelo mestre na caverna, e acaba descobrindo que tem um dom para magia. Gabriel a convida para ser sua aprendiz, de ínicio ela não aceita, fica irritada e com medo do mestre, mas acaba entedendo que é preciso, que este é seu destino, e que depois de aprender ela voltará para buscar a princesa e combater o exécito de Magnus. Sendo assim, ela e Gabriel viajam para a floresta de Avandir, deixando a princesa Diana e seu pai na caverna.
Selene vai estudar sobre magia, vai aprender a se dominar, para se tornar a Dama da Floresta. Mas será que ela vai conseguir?

Esse livro é pura magia! Me encantei com ele, é uma leitura leve e contagiante. A autora Iracy Araujo conseguiu em poucas páginas fazer um trabalho excelente. Quando o livro chegou pra mim, fiquei muito feliz, adorei a capa, muito linda, chama à atenção da gente. A história termina de um jeito que deixa a gente ansiosa para o próximo volume, isso mesmo, esse livro faz parte de uma trilogia, mas os outros dois livros ainda não foram publicados.
O engraçado do livro é que quando a gente ler a sinopse, a gente pensa que o personagem principal vai ser a princesa Diana, mas com o decorrer da leitura você se supreende, e se apaixona por Selene a filha de Quíron, moça de 15 anos que passava a maior parte do dia estudando na biblioteca real. Mas ela se transforma em uma garota forte, corajosa e determinada.
As Crônicas da Terra do Lago é narrado em terceira pessoa, o livro é bem fino, acredito que a autora poderia ter explorado mais os acontecimentos, mas creio também que por se tratar de uma trilogia, a estória seja mais explorada nos próximos volumes. O que posso dizer pra vocês é que recomendo o livro, pois ele é fabuloso. É uma ótima dica de presente de Natal, até mesmo para você que não vai viajar nessas férias. (Viaje para a Terra do Lago, e se encante com essa estória).

Eli 26/12/2011

Fazer resenha é sempre algo deveras preocupante para mim! Apesar de ter feito um curso que exigia isso constantemente, nunca deixei de sentir aquela angústia comum dos alunos "caxias": será que essa bagaça ficou legal? Na época da facu, quanto mais distante você se colocasse do objeto do seu estudo, melhor para você. Sempre achei que eu deveria sentir "nojo" do meu objeto de pesquisa. "Que negócio é esse de fazer parte e se inserir no contexto do seu trabalho". Graças aos Deuses que minha orientadora tinha uma ideia diferente da maioria e me incentivou a falar da minha experiência junto aos livros e aos romances que haviam me levado até ali.

Na ultima quinta-feira, eu perdi um livro. Perdi um livro e não chorei por causa disso. Não esperneei, não gritei, não xinguei e não culpei ninguém. Perdi um livro e fiquei com o coração leve, com a mente cheia de bons fluidos e pensamentos libertadores. Perdi um livro e passei a acreditar novamente que a humanidade tem jeito, e que é através da leitura e dos leitores que se constrói um mundo melhor.

Recebi o livro "As Crônicas da Terra do Lago" da autora Iracy Araújo. Uma trama leve, com uma história tão mágica que me fez querer estar na Terra do Lago, apesar de tantas desventuras acontecendo por lá. Como o ano letivo ainda não foi encerrado, alguns alunos aparecem ainda na escola, para pegar resultado ou fazer recuperação. Eduardo* é um deles. Com 15 anos, é o mais velho de uma família de cinco irmãos. A mãe, que ainda não fez 30 anos, trabalha o dia todo e viu na escola integral uma chance de passar o dia no trabalho mais tranqüila, pois sabe que os filhos estarão sob os nossos cuidados, por assim dizer. Eduardo é um garoto alegre e divertido. Paquerador, desperta o ciúme das meninas e a inveja dos meninos. Esforçado, sempre mostrou muita dificuldade na hora de ler, o que para mim era um grande problema, visto que no 8° ano, essa deveria ser uma fase já superada, visto que sou professora de História, e não de Língua Portuguesa. Ao longo do ano letivo, os professores de todas as disciplinas "massacraram" Eduardo: textos de vários tipos, jornais e revistas. Tínhamos que colocar o moleque para ler. Ele gaguejava, tremia, suava, mas nunca desistia... Quando terminava, a impressão que tínhamos é que ele havia corrido uma maratona. E tinha mesmo! Ler tentando fazer com que o texto ganhe um sentido para você não é somente exaustivo: em alguns casos, é desencorajador. Mas Eduardo continua sua jornada, sem esmorecer. A poucos dias, corrigindo provas enquanto eles batiam um papo, já que não tinha mais nada para fazer, Eduardo viu o livro em cima da minha mesa, o que é extremamente comum, já que estou sempre com um livro diferente. Ele pediu para "dar uma olhadinha", e é claro que eu deixei, visto que tinha acabado de ler ainda no ônibus, antes de chegar na escola. Entrei na sala às 7:30 e quando estava saindo, as 10:00, Eduardo ainda lia o livro. No final do dia, Eduardo me pediu o livro emprestado. Quem me conhece, sabe que eu não gosto de emprestar livros, mas nesse caso, é claro que fiz uma exceção. No meu próximo dia nessa escola, Eduardo me disse que não tinha terminado de ler o livro, e como era o último dia de aula, ele havia anotado o nome do livro, e pediria para a mãe comprar quando tivesse dinheiro. Foi aí que eu perdi o livro. Como não perdê-lo? Ouvir Eduardo me contando todo entusiasmado a trajetória de Selene, uma jovem que se vê envolvida em um mundo mágico que não procurou, mas serviu para que ela encontrasse a si mesma através do afastamento e da perda é no mínimo um privilégio para mim. Sentir a vibração através das palavras quando ele explanava sobre Quíron e os sacrifícios que fez para salvar a filha de seu monarca e amigo, carregando consigo um grande legado. Uma trama singela, encantadora e cheia de simbologia sobre amizade, amor, sacrifício e força de espírito.

Eduardo começou sua doce e dura jornada rumo aos livros. Será o primeiro, de muitos outros que virão. Isso é o que desejo para ele. Que ele entre de cabeça nesse universo tão vasto e rico. Com certeza, ele nunca vai esquecer o nome do primeiro livro que leu: "As Crônicas da Terra do Lago". E por isso, para mim, essa parceria valeu...

Luh Figueiredos 21/12/2011

As Crônicas da Terra do Lago - By Biblioteca da Luh
Oi gentens…

Vim lhes postar a resenha do livro de nossa autora parceira, Iracy Araujo e esta será também a primeira do Desafio Literário de Férias… =D

E vim contar que adorei o livro!

E esta capa? É muito bonita! Todos que me viram com o livro na mão, pediam para vê-lo, pois a capa chama muita atenção…

O livro é na medida certa! Ou melhor, queria que fosse maior, mais longo…

É um livro de aventura que vale muito a pena lê-lo…

Ele, desde o inicio flui com facilidade, não vem com descrições demais e nem de menos, sabem como?
Os personagens são descritos muito bem, demonstrando a personalidade deles e o amadurecimento deles no decorrer da estória. A autora, Iracy Araujo, soube mesclar a magia, que tanto nos encanta, com aventura, que não nos deixa soltá-lo até termina-lo… O que é rápido, pois o livro tem 142 páginas apenas, dá para lê-lo em uma pegada só rsrs… #EuQueriaMais

A história acontece no reino da Terra do Lago. Quíron, o Primeiro-ministro é o responsável por praticamente tudo no reino, é o homem de confiança do Rei Darel, e depois de acertar em sua previsão sobre a Rainha, fica mais próximo ainda do Rei.

Magnus, é o vilão. Está invadindo e guerreando com todo o reino da Península, e cresce os olhos para a Terra do Lago, pois é rica em minério e outras matérias-primas que lhe interessa para continuar suas invasões nas terras alheias.

Quando o Rei Darel percebe que não terá escapatória e terá que enfrentar Magnus, entra na guerra para defender o seu povo, mesmo sabendo que não teria chances de sair vitorioso. E para manter sua filha em segurança, o Rei recorre a seu homem de confiança, Quíron, pedindo que fugisse com a princesa, a única herdeira de todo o reino.

Então Quíron, que é o mais fiel ao Rei, faz o que ele lhe pediu e foge com sua filha, Selene, e a princesa Diana, para protegê-las.

Quíron consegue um abrigo seguro, na casa de seu antigo mestre, o Mago Gabriel, pois antes de ser Ministro no reino, Quíron foi aprendiz de mago, e foi o ultimo aprendiz de todo o reino, mas não concluiu o seu treinamento e então não se tornou um mago, mas ainda assim ele tinha uns dons, por exemplo de profetizar por meio de sonhos.

Selene, filha do Primeiro-ministro se torna a nova aprendiz de Gabriel, e com isso ela passa a viver em um castelo com o mago e longe de seu pai Quíron e de Diana… Gente, não vou contar mais, se não vocês saberão toda a historia sem lerem o livro… Então leiam ao livro, pois vale muito apena…

Este e o primeiro volume de uma trilogia, o segundo, O Castelo da Floresta, só sera lançado no ano que vem, sem data confirmada…

Eu só tenho a agradecer a Iracy, por escrever essa história ótima e me dar a oportunidade de lê-lo, muito obrigada por sua parceria, e parabéns pelo livro, esta realmente ótimo, não vejo a hora do lançamento do segundo volume… ;D

Yasmin 20/12/2011

Uma Ótima Surpresa

Recebi o livro pela parceria com a autora e li em uma tacada só. É um gênero de que gosto muito e foi muito bom. Sendo sincera sempre fui muito desconfiada com fantasias brasileiras, mas a história não só me conquistou como estou ansiosa para ler os próximos capítulos dessa história. Não encontrei lugar nenhum que falasse em série, mas pelo fim presume-se que é uma série. Não pode terminar ali!

A história começa com o nascimento da princesa e a morte da rainha assim como previsto por Quíron. Os anos mal passam e a ameaça de guerra eminente faz o rei Darel tomar uma medida drástica: Quíron e sua Selene fugiriam do castelo levando a princesa em proteção. A trama ganha ritmo quando os três partem do castelo e muda de rumo com a vida da caverna. Toda a trama de Selene foi muito inesperada, eu sabia que o livro não ia resolver a história toda da princesa, mas não podia imaginar que ia ser como foi. Adorei toda a descrição do castelo de Alvendir e da floresta. O modo como a magia foi descrita também me agradou e principalmente o fato de ter passados anos antes que Selene pudesse usar seus poderes e não da noite para o dia como em alguns livros.

Uma coisa que senti falta é um pouco mais de detalhes sobre o mundo, os lugares e tudo mais. Talvez seja o fato de eu estar acostumada com fantasias com muita descrição. A maioria dos livros desse gênero gasta metade das páginas contando a história dos lugares e costumes. Quem sabe no próximo a autora não nos dá mais um pouco sobre esse mundo. Apesar disso todos os cenários e lugares foram bem descritos, por ex. Alvendir e a história do lugar. A princípio achei Selene um pouco boba, mas depois gostei. Ela se provou forte, mas não perfeita, qualidades que em minha opinião fazem uma boa personagem. Nada mais irreal do que personagens que nunca erram, sempre perfeitos e cheios de habilidades.

Uma narrativa que fluí bem e não se esgota em longas descrições, o livro ganha ritmo a partir de certo ponto e o mantêm até o final sem perder o fio. Um ponto que já ia esquecendo. A partir do momento que Quíron se vê cercado na montanha e as buscas começam eu esperava pelo menos um capítulo ali, mas o foco se manteve em Alvendir o tempo todo. Não foi de todo ruim, mas senti que o livro poderia ter mais umas 200, 250 páginas fáceis.

Termina em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/12/resenha-as-cronicas-da-terra-do-lago.html

brendasnb 19/12/2011

As Crônicas da Terra do Lago
Quem me conhece sabe que nunca fui fã de literatura brasileira, mas desde que dei chance pros novos escritores nacionais estou mudando de opinião! Espero um dia poder fazer parte desse super time também!

"As Crônicas da Terra do Lago - O primeiro-ministro" conta a história de um reino que foi atacado por um inimigo impiedoso e sanguinário. O Rei da Terra do Lago era um homem muito bom e corajoso, e temia perder seu reino eternamente para o tirano Magnus, assim, ele pede ao seu primeiro-ministro (Quíron) que leve embora sua filha, a princesa Diana, para que um dia ela pudesse retornar à Terra do Lago e recuperar seu reino.

" - Meu caro Darel, saiba que sou condescendente e que lhe darei uma morte digna, mas preciso que me entregue a princesa - disse Magnus com um sorriso.

- Tens minha vida em suas mãos, mas não terás a de minha filha."

Com uma escrita super interessante e uma história envolvente com um toque de magia e ação, Iracy Araújo me conquistou completamente, já estou ansiosa pelo próximo volume.

Continue lendo em: http://migre.me/7dhXc
Leandro Souza 10/07/2012minha estante
Poxa, os autores brasileiros realmente estão com tudo. Orgulho! ;D
Achei a história fantástico. Essas, bem fantasiosas, geralmente me fascinam.

Bacil 17/07/2012minha estante
também não sou fã assíduo de autores brasileiros, preconceito bobo o meu.
Mas comecei "abrir portas" para eles na minha estante, e sabe que estou curtindo? :D

Ju 01/09/2012minha estante
Ah, parece muito bom o livro!! Personagens corajosas e teimosas são as minhas preferidas! rs... Eu amo ler literatura nacional, me apaixono mais por ela a cada dia.

Rainy Girl 19/12/2011

As Crônicas da Terra do Lago
Olá Amores!!!
Resenha disponível no Blog Sook >>> http://the-sook.blogspot.com/

A narrativa bem conduzida te faz imaginar um mundo surpreendente e te transporta para cenários lindos e mágicos. No primeiro livro de “As Crônicas da Terra do Lago” a autora Iracy Araujo constrói uma estória com bons personagens, cenários de tirar o fôlego e recheada de magia.
Quíron um ex-mago que pode prever o futuro, e agora primeiro-ministro da Terra do Lago assume a missão de cuidar de Diana, a herdeira do trono, juntamente com sua filha Selene devido à ameaça de invasão das tropas inimigas. O terrível Magnus invade a até então pacífica Terra do Lago e mata o rei Darel, este que defende o seu trono até o último milésimo e morre sabendo que sua amada filha está a salvo.
Quíron passa a viver em uma montanha, onde treinava antigamente com Gabriel, um mago muito importante e seu ex-mestre. Para a surpresa de Quíron, sua filha Selene se mostra propensa à magia e acaba partindo com Gabriel para o castelo de Alvendir, lá ele treinará e aprenderá a controlar sua magia e também seu temperamento. Selene parte, mas sabendo que um dia retornará para buscar o pai e a princesinha.
O livro é surpreendente e o final vai te deixar morrendo de curiosidade para ler o próximo livro. São poucas páginas, mas todas com bom conteúdo e repletas de fantasia, aventura e magia. Amei a estória e indico com toda confiança e carinho, pois vale a pena ler!!!

Amy 14/12/2011

[Introdução]
Iracy é parceria aqui do Macchiato e já foi devidamente apresentada aqui no post dos novos parceiros e recebi exemplar autografado pela autora (adoro isso) e um exemplar para sorteio para vocês, queridos leitores! A capa do livro chama muitíssima atenção pela qualidade da imagem e pelo cuidado com a mesma.

[Narrativa]
É um livro bem curto como podem ver, mas isso não impede de dizer que ele foi bem escrito e muito bem detalhado pela autora.
O único “defeito” na narrativa – eu não o considero como falha, afinal é o primeiro livro da autora – foi o tempo das ações que não batiam com o ritmo que a trama deveria ter. A passagem entre um ambiente e outro não davam o tempo suficiente para saber se as coisas aconteciam ao mesmo tempo ou aconteciam logo após – apenas presume se que – sendo assim, a linearidade dos fatos fica comprometida.
Sendo o primeiro livro da autora, mas que com certeza em seus próximos livros pode surpreender e se aperfeiçoar ainda mais. O gênero é bem construído, ele percorre um caminho intrigante e mágico. Proporcionando ao leitor, uma descrição bem grandiosa e majestosa que o lugar ao qual os personagens estão inseridos e que acompanhamos durante a passagem e momentos de emoção que saltam os olhos como a crueldade de Magnus.

[Momento Macchiato]
“- Eras muito jovem para saber – disse simplesmente. – Agora, porém, saber a verdade é mais seguro para ti. Sei que estás com raiva, mas tens que crescer, Diana, e aceitar os fatos como eles são. Nesse momento, a verdade é a tua maior proteção. Diana não conseguiu mais segurar as lágrimas.” - pág 37

[Considerações Finais]
É um livro de fácil contato, quando as páginas vão sendo viradas mais rápido é seu final (dando assim um gostinho de quero mais em todos que leem).
Iracy possuí um potencial incrível e com certeza irá trazer aos leitores muitos outros momentos de magia e fantasia. Esses são meus sinceros votos para sua carreira, que mesmo que inicial irá proporcionar muito para a nossa literatura nacional. Estou ansiosa pela continuação *-*.

LINK DA POSTAGEM: http://thislovebug.net/macchiato/eu-li-as-cronicas-da-terra-do-lago-o-primeiro-ministro-iracy-araujo-sorteio

Rafa 14/12/2011

Resenha - As Crônicas da Terra do Lago - Iracy Araujo

Giulia143 10/12/2011

Quíron é o Primeiro-Ministro da Terra do Lago. Um dia fora mago, e às vezes tem sonhos que mostram-lhe o futuro. Num destes sonhos, vê que a rainha, logo após ter sua filha, herdeira do trono, morrerá. Darel, rei da Terra do Lago, acha tudo isso um absurdo e bane Quíron do reino. Porém, meses depois, a visão torna-se real e Quíron é chamado de volta para o castelo por Darel.

Tropas inimigas do terrível Magnus se aproximam, e Darel é forçado à deixar sua filha, Diana, aos cuidados de Quíron, para poder defender o reino. Darel acaba morrendo orgulhoso por ter defendido seu trono. Quíron já estava num vilarejo um tanto distante dali, vivendo sobre o nome de Perlagos, junto com sua filha Selene e Diana.

Após algum tempo ter se passado, Selene descobre o mundo da magia e vai com Gabriel, mago importante, para o castelo de Alvendir aprender mais sobre o mundo da magia. A partir dessa parte do livro, você realmente acha que o livro vai se tornar apenas sobre Selene, pois depois que ela parte, a estória para de se focar em Quíron e na princesa Diana, e o foco está inteiramente em Selene aprendendo magia em Alvendir. Foi muito legal essa parte dela, o primeiro contato dela com o mundo mágico, e devo dizer que o Gabriel me lembrou o Dumbledore, mas não tem comparação, né.

A estória foi bem construída, bem escrita e a narração apesar de não ter me prendido completamente no livro no início, é muito boa e não chega a ser cansativa.

Os personagens são muito legais. Gostei da Selene, ela não é aquele personagem sem-graça das estórias. Ao contrário, ela era rebeldezinha no começo e aí já percebi que ela tinha atitude. Quíron foi só o pai da Selene e o "avô" de Diana, nada demais pra falar sobre ele. Agora sobre a Diana é que não temos muito para se falar, pois na parte da estória onde ela era o maior foco, não pude conhecê-la muito já que ela era nova e quase não aparecia, apesar de ser importante na estória.

O final dos deixa a desejar o próximo livro, já que o assunto fica bem aberto e com gostinho de quero mais, pois a estória ainda não terminou.

Recomendo à quem gosta de livros que falem sobre magia e realeza, brigas pelo trono e etc.

Ique 06/12/2011

As Crônicas da Terra do Lago O Primeiro-Ministro EPL
A Terra do Lago é um local acostumado com a paz e o bem, localizado na península do mar de Rigel. Possui montanhas ricas em minério, e cordilheiras, e é administrada pelo Rei Darel e sua família. O rei tinha total confiança em seu primeiro-ministro, que se chamara Quíron. Com conhecimentos em magia, ele prevê a morte mãe da herdeira do trono, filha do rei Darel e da rainha. Após essa visão, Quíron conta para Darel que o exila do reino. Mas os problemas só estão começando.

A visão de Quíron era verdadeira, pois após o nascimento da princesa Diana, a rainha morreu. Após esse acontecimento, o rei convida o ex-primeiro-ministro de volta ao reino. Porém os dias de paz da Terra do lago estavam terminando, pois o poderoso exército de Magnus (um grande tirano) estavam prestes a atacar o reino. Em consequência, a vida de todos os habitantes da Terra do Lago correm um grande perigo, principalmente a do Rei e a da Princesa. Com isso Darel não tem outra opção a não ser colocar a pequena herdeira aos cuidados de Quíron.

Não é muito difícil para Magnus tomar o trono de Darel, pois ele tinha um grande exército muito poderoso, e anteriormente já havia conseguido vencer todas as batalhas sem ser ferido e havia tomado o reino de muitas terras. Com a Terra do Lago não foi diferente, mas ao chegar lá, não havia encontrado a princesa e não consegue a localização dela através do Rei, que não o revela nada. Convidado a uma batalha com Darel, Magnus vence mas acaba perdendo a mão. Agora rei daquele reino, o grande tirano quer encontrar a princesa a todo o custo.

Com a difícil tarefa de proteger Diana, Quíron viaja juntamente com sua filha Selene e a rainha para um esconderijo em uma caverna de seu antigo mestre, Gabriel, um mago muito poderoso que acaba descobrindo que Selene tinha um dom para magia. Ele a convida para ser sua aprendiz, sendo que após conhecer grande parte da magia, a menina voltaria para combater as tropas de Magnus. A menina aceita esse desafio e é levada para a floresta de Avandir para seu treinamento. Enquanto isso o primeiro-ministro e a rainha contam o tempo para a volta de Selene.

Esse livro é ótimo, como vocês puderam ver um pouco acima. Porém não pude deixar de perceber alguns detalhes na edição, como alguns erros ortográficos, mas com certeza é culpa da editora, já que vi erros como esses em outros livros da Novo Século. Mas se tratando da história ficou ótima, o enredo foi bem bolado pela autora, que usou todos os ingredientes na medida certa. Os personagens são muito legais, é bem fácil nos identificar com eles, que são muito bem descritos assim como o cenário. Acho que a autora fez um excelente trabalho e conseguiu por meio de poucas páginas contar uma magnífica história. A única coisa que não achei muito legal foi o tempo em que as coisas aconteceram, acho que a autora podia explorar mais os acontecimentos do livro, que em algumas partes passa ''voando'', mas é impossível julgar esse detalhe sem ler os outros livros da série.

Não sou muito de julgar um livro pela capa por achar isso uma coisa bem relativa, mas confesso que gostei muito da capa desse livro, ela que já é bonita em foto se torna maravilhosa diante de nossos olhos. Possui um azul muito bonito e detalhes em segundo plano, muito legal mesmo.

Todo o enredo é narrado muito bem em 3° pessoa, e a leitura é viciante e rápida, indico a todos essa bela história, que nos faz praticamente xingar a autora (no bem sentido) por não conseguir largar o livro até o término da leitura. Espero ansiosamente pela continuação das crônicas da terra do lago.

Zilda Peixoto 05/12/2011

As Crônicas da Terra do Lago - o primeiro ministro
Quando comecei a ler As crônicas da Terra do Lago- o primeiro ministro tive a impressão de que estava lendo uma adaptação daqueles filmes que falam sobre o reinado de Arthur. Logo de início a capa me fez lembrar do lago em que Morgana transitava em As Brumas de Avalon. Talvez, tenha sido por esse motivo que decidi ler o livro. Sou muita fã de estória que se passam em florestas encantadas,onde sempre existe alguém querendo usurpar o poder de um rei, entre outras coisas que embarcam nesse tipo de enredo.
É exatamente um pouquinho de cada um desses elementos que encontraremos no livro de Iracy. Em relação a minha errônea visão, de que seria uma estória previsível, devo dizer que me arrependo de ter pensado como tal. Pois, quando estava lendo os primeiros parágrafos do livro me recordei de filmes que falavam sobre o mesmo enredo. Enfim, ainda bem que deixei de lado as comparações.
Iracy nos conta uma estória fantástica. Onde um reino está sendo ameaçado por Magnus, um tirano que em busca de poder,avança sobre os territórios alheios causando-lhes desgraças com sua ganância e tirania.
A Terra do Lago é administrada por Quíron, o primeiro-ministro, fiel conselheiro do rei Darel. Magnus fará de tudo para conquistar a Terra do Lago, sua cobiça e crueldade sem limites farão com que avance sobre o reino de Darel sem medir esforços. Ele utilizará da sua habilidade de guerreiro para tomar o reino de Darel. Nesse momento,Iracy escreve brilhantemente o diálogo de Magnus e Darel. Foi magnífico tal passagem...não vou falar mais nada!!!Vocês tem que ler o livro!
Darel confiará a Quíron a vida de Diana, a única herdeira do trono. Logo, Quíron sairá da cidade juntamente com sua filha Selene, pois será confiado a ele a vida da princesa Diana.
A personalidade de Selene fora muito marcante. Será para mim,ela que sustentará toda a narrativa. Com seu temperamento arredio e impulsivo, Selene passará por muitas provações que fará com que ela amadureça.
Enfim, o livro é muito bom. Ele está repleto de elementos mágicos, que fazem com que sua leitura seja muito prazerosa. O livro é bem curto, sendo assim,sua leitura é bem rápida. Sua diagramação é simples e os erros são quase que imperceptíveis, como a falta de pontuação em alguns trechos.
Mas, gostaria de atentar ao capricho que toda a narrativa nos é contada. A imagem da capa contendo uma espada ornada em lírios,é lindíssima. Percebe-se o trabalho criterioso de Iracy em todo o livro. Desde o comportamento dos personagens, o enredo, a preocupação de retratar uma época onde reis,magos e princesas destacam-se maravilhosamente bem.
Quero agradecer muitíssimo a Iracy por me proporcionar tamanha alegria em ler uma obra tão magnífica quanto a sua. Estou ansiosa para ler o próximo livro, pois esse livro faz parte de uma trilogia.Iracy nos deixa aflitos,pois fica uma deixa para sua continuação. O fim é maravilhoso,aliás,o livro como um todo!
As crônicas da Terra do Lago- o primeiro ministro é um livro repleto de encantos, magia, aventuras onde o leitor se transportará para uma terra cheia de fantasia.
Eu recomendo muito esse livro!

jacdeoliveira 03/12/2011

Quando comecei a ler esse livro espera um mundo menos fantasioso, mas independente disso adorei conhecer a Terra do Lago.

A Rainha da Terra do Lago estava dando a luz ao primeiro herdeiro do trono, mas quando Diana nasceu a rainha acabou morrendo, então Diana ficou com seu pai o Rei Darel até a Terra do Lago ser ameaçado por Magnus.
Quiron sempre foi o primeiro ministro e um homem de confiança do rei, e quando os ataques começam Rei Darel mandou Quiron levar Diana do reino e mantê-la em segurança, já que ele não poderia fazer isso pois tinha que cumprir com a sua palavra, proteger a Terra do Lago.
Então Quiron pega Diana e sua filha Selene e as leva até a caverna do mago Gabriel.
Quiron sempre teve visões em seus sonhos e certo dia ele e Selene tiveram uma visão de que Diana não deveria ser a protegida de Quiron e sim de Selene. Após isso Selene vira aprendiz do mago Gabriel para que possa proteger a vida de Diana e mantê-la em segurança. Como essa aventura termina é algo que não posso contar, mas digo que é emocionante.

Esse não é um livro grande, é bem fino e com uma história bem fantasiosa. Segundo a autora será uma trilogia, então terá muita história pela frente. Confesso que estou curiosa para saber como a história de Diana termina.
Selene não é minha personagem preferida por mais que o foco tenha sido mais nela nesse livro, acho que pelo fato de Diana ser uma princesa me atraiu mais.
Esse não é um livro de contos de fadas, mas sim um livro de aventuras e fantasia.
Sempre gostei de livros fantasiosos mas de uns tempos para cá deixei de apreciar tanto quanto eu apreciava antes, mas isso não afetou minha leitura. Gostei bastante da história e da escrita da autora, a história fui bem rápido o que ajudou bastante.
Quatro estrelas para esse livro, e espero que Diana cresça logo e se torne uma ótima guerreira para combater Magnus. rs

1 | 2 | 3 | 4