O Primeiro-Ministro

Resenhas - As Crônicas da Terra do Lago

1 | 2 | 3 | 4

Heitor144 20/12/2023

Achei criativo e envolvente
Eu simplesmente amo livros de fantasia, e esse trouxe magia, disputa de reinos e uma trama gostosa de se ler.
Muito bem elaborado, leve, leitura fluida e rápida.
Recomendo muito e já quero ler o próximo.

Mayzinha 15/06/2023minha estante
onde tu leu ele?????

Nayane15 23/07/2023minha estante
Eu tenho ele...

Lela Tiemi 08/04/2018

O reino da Terra do Lago era um lugar que prosperava: rico em nascentes, com belas florestas e abundante em minérios, como ouro e platina, e que vivia em tranquilidade sob o reinado de Darel. Mas tudo estava prestes a mudar. Magnus era um guerreiro e monarca ambicioso das Terras de Sevaste, que nos últimos dez anos dominara diversos territórios e agora estava prestes a invadir o reino de Darel.
O primeiro-ministro Quíron, que fora conselheiro outrora de o pai de Darel, e que por muitos anos fora também conselheiro do próprio rei tinha o dom da visão. Certa vez previu que a rainha morreria ao dar a luz a um herdeiro, e por isto foi banido do reino por muitos anos. Quando sua visão mostrou-se verdadeira, o rei Darel o perdoou e o aceitou de volta como conselheiro em sua corte.
Agora, com a invasão iminente do exército inimigo, o rei só confia em Quíron para salvar e proteger a única herdeira da Terra do Lago, sua pequena Diana. O primeiro-ministro lhe promete protege-la com sua própria vida, e junto com sua filha Selene de apenas 15 anos, os três fogem do reino da Terra do Lago antes da invasão.
Por anos permanecem escondidos, mas as coisas estão prestes a mudar. E, Selene terá grandes responsabilidades para enfrentar.

Eu me sinto orgulhosa cada vez que tenho a honra de ler uma obra cedida de todo coração por um autor nacional. Eu só descubro mais e mais escritores talentosos e Iracy Araújo é sem dúvida um destes talentos.

“O primeiro-ministro” se trata de uma literatura fantástica cujo maior defeito, em minha opinião, é possuir tão poucas páginas. Contudo, nestas 141 páginas a autora demonstra todo sua capacidade, não há dúvida.
E, por se tratar uma história curta, mas que possui um enredo cativante – especialmente para quem aprecia o gênero -, em apenas algumas horas se finaliza a leitura. Apesar do desfecho previsível, a sensação de ainda há tanto por acontecer quando se termina a leitura, deixou-me instigada pela continuação. Quero mais!
Também gostei do gancho para uma história de amor que a autora deixou nesta primeira trama.

Enfim, este é mais um livro nacional recomendado!

Vanessa Vieira 27/04/2016

As Crônicas da Terra do Lago - Iracy Araújo
O livro As Crônicas da Terra do Lago, obra de estreia da pernambucana Iracy Araújo, nos traz uma fantasia criativa e envolvente. Mesclando magia, batalhas sangrentas e reinos a serem conquistados, a trama possui um ritmo muito gostoso e eletrizante e mesmo possuindo poucas páginas, consegue prender e cativar o leitor.

O primeiro-ministro da Terra do Lago, Quíron, sempre se mostrou fiel ao seu reino e faz de tudo para mantê-lo em equilíbrio e prosperidade, tendo renunciado até mesmo ao chamado da magia para exercer o seu cargo. Enquanto isso, o rei Darel está emocionado com o nascimento de sua única filha e herdeira, Diana e lamenta profundamente ter perdido sua amada esposa durante o parto.

A paz da Terra do Lago está ameaçada por Magnus, um líder ambicioso e sanguinário que juntamente com o seu exército avança contra o reino, querendo conquistar suas terras, nem que pra isso tenha que derramar muito sangue.

Apavorado e temendo pela segurança da única filha, o rei Darel incumbe Quíron de fugir do palácio com a princesa e com Selene, filha do ministro. Mas proteger Diana da tirania de Magnus se mostra uma tarefa extremamente árdua e perigosa...

As Crônicas da Terra do Lago nos trouxe uma fantasia bem escrita e cativante. A escrita de Iracy Araújo é quase que mágica e pouco a pouco nos vemos envolvidos em sua trama e submersos pelos perigos que a rodeiam. Seus personagens são fortes, corajosos e leais, o que só enriqueceu o enredo ainda mais. Narrado em terceira pessoa, de forma leve e fluída, o livro conseguiu me encantar por dar vazão a magia de modo vigoroso e por trazer protagonistas guerreiros e determinados.

A lealdade de Quíron é indescritível e ele é capaz de ceder a própria vida para manter a promessa feita ao rei Darel. Por ser um homem honrado e de princípios, ele logo conseguiu despertar a minha admiração. Selene, sua filha, herdou as mesmas qualidades do pai e se mostra uma guerreira nata e corajosa. Sua incursão no mundo da magia foi muito especial e rendeu a jovem aprendizado e sabedoria. Magnus, como era de se supor, se mostrou uma figura detestável e impiedosa, movido por cobiça e violência e capaz dos atos mais inescrupulosos para realizar os seus propósitos.

Em síntese, As Crônicas da Terra do Lago se mostrou um livro mágico e muito bem elaborado. Apreciei bastante o universo criado por Iracy Araújo e mal posso esperar para conhecer a continuação desta trama, que terminou repleta de adrenalina. A capa é incrivelmente bonita e a diagramação está favorável, com fonte em bom tamanho e poucos erros de digitação. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2016/04/resenha-as-cronicas-da-terra-do-lago.html

Khrys Anjos 08/12/2015

A pulsação da magia
Neste primeiro livro da saga somos levados a conhecer a Terra do Lago. Um reino regido pela magia.

Quíron, o primeiro-ministro, é obrigado a fugir do castelo levando sua filha Selene e a princesa Diana quando este é invadido pelo exército de Magnus.

E assim começa uma longa jornada para proteger a princesa.
Selene é escolhida para seguir o mesmo caminho do pai: se tornar uma maga. Para isso ela deixou seu pai tomando conta de Diana e partiu com seu mestre Gabriel.

Ela precisou ser treinada na arte da magia e na arte da guerra para assim se tornar a nova Senhora de Alvendir, a Dama da Floresta.
No decorrer da trama vamos acompanhando a evolução da Selene como pessoa. Ela começa como uma adolescente birrenta e se transforma numa mulher guerreira, forte.

E esta mudança pela qual ela foi “forçada” a passar nos faz refletir sobre as mudanças que temos que fazer em nós mesmos.

A Iracy tem um jeito mágico para escrever. É uma leitura rápida pois são poucas páginas, flui de uma maneira tão gostosa que quando você percebe já acabou o livro. E sendo uma pessoa curiosa e ansiosa como eu, é claro que fica louca para ter aceso ao próximo livro da saga para saber o que acontece com a Selene.

Tem uma pessoa que conquistou minha simpatia nesta história, Hamal, o capitão da guarda que acompanha a Selena na sua missão de resgatar a princesa.

Acredito que esta saga tem todos os elementos necessários para conquistar os leitores.

A expectativa de saber como será a personalidade da princesa Diana e principalmente como será seu relacionamento com a Selene após tantos anos separadas é instigante.

Vemos neste livro a superação dos medos e das fraquezas pelas quais a Selene teve que passar.

Num mundo onde a magia é real ter que aprender a lutar com a espada foi a parte mais interessante. Sempre se imagina que um mago só precise saber usar a magia para vencer o inimigo mas aqui é mostrado que a realidade não é bem assim.

Um verdadeiro guerreiro tem que aprender a lutar tanto no plano astral da magia como no plano físico da guerra tendo uma espada nas mãos.

É exatamente daí que vem a Luz da Selene. Desta força interior que vem para o exterior e a faz senhora não apenas do castelo de Alvendir mas a senhora do próprio Destino.

Quando ela aceita sua origem deixa que a magia vibre por cada parte do seu corpo e se expanda. E a união com o treinamento de guerra forjou uma guerreira com uma armadura extra.

Agora é segurar a ansiedade pelo próximo volume. E torcer pelo Hamal.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2013/10/resenha-as-cronicas-da-terra-do-lago.html
Iracy 23/03/2017minha estante
obrigada, o segundo livro está quase pronto, um abraço
Iracy

Van Tourinho 27/11/2015

Quando Quíron, o velho conselheiro do rei, Darel, da Terra do Lago, prevê a morte da rainha, é expulso do reino. Não demora muito até que o rei perceba que o velho conselheiro é um homem fiel ao reino, lhe devolvendo o cargo de primeiro-ministro.
Quando a paz da Terra do Lago é quebrada com a ameaça de uma invasão do reino de Sevaste, Quíron foge com sua filha Selene e com Diana, a única herdeira do reino da Terra do Lago, para tentar manter a salvo a pequena princesa, a única pessoa que poderá livrar o reino do temível invasor.
Narrado em terceira pessoa, o foco principal é mantido no primeiro-ministro, mas que logo vira personagem secundário, cedendo espaço para sua filha, Selene que tem uma parte muito importante na história.
Devo confessar que senti raiva de Selene muitas vezes. Muuuitas vezes, mas aí me lembrava de que ela era apenas uma adolescente e me acalmava.
A descrição dos locais foi perfeita, me fazendo acreditar que tudo ali era real.
O livro é curto, e a passagem dos anos é rápida, mas sempre muito bem explicada.
Quem costuma consumir livros em excesso, como yo, sabe que depois de um tempo fica difícil se surpreender. E difícil encontrar aquele livro que irá ficar em sua cabeça por um tempo.
Fiquei muito feliz pelas “Crônicas da Terra do Lago” me surpreender positivamente, pois esse livro permaneceu ali, em minha cabeça, por um bom tempo.
Me emocionei, ri, senti raiva e me surpreendi a cada página. E sem dúvida é um livro que eu recomendo.

Vincent Law 03/12/2014

Ainda lendo o livro...
Ainda me perguntando quando será o lançamento do próximo livro.

Ana Crisinah 17/01/2014

Resenha - As Crônicas da Terra do Lago
O livro tem como foco a missão do primeiro-ministro, assim como fica bem claro na sinopse e na capa do livro. Começa contando do nascimento de Diana, onde o primeiro-ministro há algum tempo antes teve uma visão onde assim disse para o rei que sua mulher viria a falecer, assim sendo expulso do castelo, mas devido alguns acontecimento relatados bem no início do livro o primeiro-ministro volta para o castelo.

Com o desenrolar da história, vamos descobrindo coisas que acabam envolvendo magia acabamos conhecendo outras pessoas como, por exemplo, Gabriel que era um mago e foi mestre de Quíron. Selene acaba assim tendo um papel importante na história também...

Acho que não posso estar falando muito porque se não vou acabar revelando toda a história, mas enfim...

Magia, princesa, rei, guerra, bem e mal... Algumas das coisas que mais chamam minha atenção em um livro reunidos assim. Posso dizer que a leitura foi bem fácil e nada cansativa. A autora conseguiu descrever bem partes importantes da história, e o melhor descreveu bem sem precisar ficar enrolando, mas apenas com poucas palavras ela foi direto ao assunto.

Agora eu só vou ficar esperando para ler a continuação da história, afinal eu preciso saber como tudo isso vai acabar. E espero realmente que a continuação seja da mesma maneira está leitura fácil e adorável que eu tive.

site: http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2013/12/resenha-as-cronicas-da-terra-do-lago.html

Felipe Miranda 10/01/2014

As Crônicas da Terra do Lago - Iracy Araujo por Oh My Dog estol com Bigods
A Terra do lago era governada pelo rei Darel.
Quíron um de seus ministros de alta confiança tem uma visão.
A Rainha iria morrer.
O Rei não acreditando em seu ministro,o afasta do castelo e de suas funções.
A Rainha morre dando a luz a herdeira do trono,Diana.
Magnus e suas tropas vem se aproximando da Terra do lago,Darel sabe que não tem um exército numeroso e forte o suficiente para salvar seu reino.
Só há uma coisa a se fazer,salvar Diana.A única esperança de conquistar o reino de volta no futuro.

O Rei então,arrependido de não ter acreditado em Quíron,o confia a vida de sua filha,herdeira legítima do trono.
Quíron então,foge com Diana para as montanhas,junto com Selene sua filha e juntos criam Diana como parte da família,a escondendo e protegendo das mãos do terrível Magnus.
O reino da Terra do lago é conquistado por Magnus.
Tropas de soldados buscam Diana por anos.

Quíron era um aprendiz de Gabriel,um velho mago,e largou os treinamentos de magia para trabalhar para o rei.Selene sua filha herda o dom da magia e com isso pode salvar o reino e livrar todos da tirania de Magnus.
Mas para isso ela tem que abandonar o pai e a pequena Diana,para ir até Alvendir com o Mestre Gabriel e começar um longo treinamento,desenvolvendo suas habilidades mágicas.No fim de tudo,Selene se tornaria a Senhora do Castelo de Alvendir,a Dama da floresta,Líder do conselho dos magos.E com a ajuda dos nobres,derrotaria Magnus.

Mas nada disso será fácil,nem para Selene,nem para Quíron e Diana.
Será que Selene consegue completar seu treinamento?
Será que Magnus será derrotado?
Quíron conseguirá manter Diana segura durante tanto tempo sem chamar a atenção?
A Terra do lago retornará aos dias de paz?
Selene tinha uma missão a cumprir.
Desde que vi a capa do livro pela primeira vez,eu sabia que ia adorar.

Fechei parceria com a autora Iracy e ela me enviou um exemplar do livro.Tenho que confessar que achei a capa bem mais linda pessoalmente.
O livro é bem fininho,poucas páginas,mas o que importa é o conteúdo,certo?
O desenrolar da trama é bem interessante,me envolveu bastante.Se tivesse tido mais tempo durante a leitura,teria o terminado em algumas horas.
O livro é detalhado,o que ajuda a imaginar perfeitamente todo o "universo" do livro,bem criativo até.
A autora escreve de maneira rápida e direta,sem muitas enrolações,me prendeu do início ao fim.
Me apeguei profundamente a Madeleine,que cuidava de Selene no castelo.Gente,a Selene se machuca demais.A cada duas páginas do livro,em três a Selene tá machucada,cortada,de cama,com febre,hahaha.
Exagerei.
Impressão minha ou senti um clima de romance no ar entre Selene e Hamal?Me contem nos comentários.
O final do livro deixa um gancho para continuações,e como já sabemos que terão continuações,é só felicidade gente! Obrigado Iracy,parabéns pelo livro e espero ansiosamente pela continuação.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.com/2011/11/as-cronicas-da-terra-do-lago-iracy.html

Inst de Leitura 28/11/2013

O primeiro romance de Iracy é narrado em terceira pessoa sob o ponto de vista de vários personagens. Os que predominam são Quiron, o conselheiro do Rei, e Selene, sua filha. Eu diria que, dentro do livro, existem duas histórias principais: a fuga de Quíron e a vida de Selene. Embora ambas coexistam e sejam igualmente importantes para o desfecho principal, cada uma delas me agradou de um modo particular, quase como se fossem contos separados.

O livro é bem pequeno e assim que você o fecha, fica aquele desespero pela continuação, que a autora garantiu que será maior! Uma coisa que me deixou impressionada, foi o quanto a autora conseguiu contar nessas 144 páginas. Acho que eu estou tão acostumada com as fantasias que “enrolam” um pouco de vez em quanto, que me surpreendi com o modo que ela conseguiu criar uma trama criativa e que toma rumos inesperados, em tão poucas páginas.

Apenas duas coisas não me agradaram muito no livro: a falha na revisão — é engraçado como esse descaso é bem mais comum nos livros nacionais, né? — e a Selene. Cada um dos personagens tinha uma personalidade própria e a maioria deles me agradou a seu próprio modo. Mas Selene não conseguiu me convencer de jeito nenhum, o que é um problema já que além de ser principal, é narradora de boa parte do livro. Ela me pareceu muito mimada várias vezes, e esse seu temperamento explosivo me irritou, sem contar o jeito dela de querer tudo a seu modo. Cada vez que ela se irritava com algo, eu tinha vontade de entrar na história e bater nela, explicar que ela não tinha a menor razão e que precisava deixar de ser mimada!

Tirando essas duas coisas, o livro é realmente ótimo e um nacional com muito potencial.

site: http://instintodeleitura.com/2011/12/14/resenha-as-cronicas-da-terra-do-lago-iracy-araujo/

Blog PL 02/02/2013

Postado em : http://palaciodelivros.blogspot.com.br/2012/12/resenha-o-primeiro-ministro-iracy-araujo.html

Um reino próspero e sereno sangrou depois da chegada da tropa de Magnus, um sanguinário homem que ansiava violentamente ter seu poder ampliado. Darel, o generoso rei, ordenou à seu fiel ministro que levasse e escondesse a única herdeira do trono, Diana, – que não passava de uma criança – enquanto aguardava seu inimigo, sem que deixasse a covardia tomar-lhe conta.
O reino da Terra do Lago foi dominado por Magnus, não podendo sequer defender-se. O generoso e leal rei foi morto pelo conquistador, porém a herdeira que inspirava resistência aos nobres vassalos do reino, nunca foi encontrada.
Descontente com o desaparecimento de Diana, última de sua linhagem, Magnus ordenou grandes grupos a fim de procurá-la pela redondeza. Mas os anos se passaram e Diana se mantinha sã e salva, refugiada com o primeiro ministro, Quíron, e sua filha, Selene, em um abrigo simples localizado na floresta. Contudo, os seguidores de Magnus estavam muito mais perto, e o dia em que seriam descobertos estava cada vez mais próximo.
Selene, a filha do ministro, encontrou um velho sábio chamado Gabriel, que prometeu-lhe poderes caso escolhesse torna-se sua aprendiz em magia e defendesse – futuramente – a herdeira da Terra do Lago. Foi por esse motivo que Selene partiu, e concedeu à seu pai a esperança de que, talvez um dia, tudo fosse próspero e sereno novamente.

Esse livro me conquistou desde a primeira vez que o vi na internet. Foi algo em sua capa – que chama muito a atenção – e seu título, que me lembrou histórias medievais, as quais nutro uma grande paixão. Mas sua sinopse revelou uma história fascinante para mim, e por esse motivo, coloquei em minha mente que precisava resenhar tal obra.
O Primeiro-Ministro é um livro sério, com uma narração acessível à todos, porém, culta e bem planejada. Os personagens são únicos e extremamente curiosos, de modo que, prever suas atitudes, é uma tarefa um tanto difícil de realizar.
Repleto de fundamentais clichês – os quais não conseguem incomodar nenhum leitor – e surpresas bem arquitetadas, o livro tem um equilíbrio respeitável. Assim como, uma ordem de acontecimentos bem construída e uma história que segue à risca o estilo de histórias que envolvem reinos, princesas, guerreiros e feiticeiros.
Selene e o mago, Gabriel, são os personagens admiráveis, que não falharam em deixar sua marca nos ansiosos leitores. Quíron, o primeiro-ministro, é um personagem honroso que tem inúmeras virtudes e o poder de passá-las para o próximo. Como esquecer seu discurso sobre o bem e o mau? E as lições que o livro nos trouxe à todo momento?
O livro foi totalmente satisfatório, não deixou, em nenhum momento, à desejar. Achar algum defeito é quase impossível, pois O Primeiro-Ministro não nos incomoda em nenhum sentido. Entretanto, os erros de pontuações e ortográficos são evidentes, erro atribuído, é claro, à editora responsável pela publicação.
Indico à leitura aos que gostam de histórias medievais, que envolvem reinos, mas um pouco de magia. O Primeiro-Ministro tem poucas páginas, mas uma rede de acontecimentos muito extensa, que lhe deixa cada vez mais curioso para saber o que poderá ocorrer à seguir.

Primeiro Parágrafo:
Era um tempo de paz. A lua iniciava seu arco no céu, iluminando o bosque e as águas do lago. Por toda a parte reinava o silêncio – exceto na pequena cabana do velho mestre. Seus olhos cansados e seu coração ansioso aguardavam a tão esperada noticia.

Melhor Quote: [...] Somos nós que permitimos que um ou outro prevaleça.Vai depender de ti se ouvirão de tua boca o canto do pássaro ou o rugido do lobo. Isso é uma escolha somente tua, por isso a necessidade de estares sempre alerta, com teu espírito sempre preparado [...]”

Por Letícia Lançanova / Palácio de Livros

Jéssica 12/01/2013

As Crônicas da Terra do Lago - O primeiro-ministro nos envolve em uma trama de poder,guerra e confiança.Apesar de o livro ter poucas páginas foi uma leitura prazerosa e eu li em apenas algumas horas.

O primeiro-ministro é Quíron, um homem de confiança do Rei Darel, que ajuda a manter o reino em tranquilidade e prósperidade.Um Terra que há muito tempo tem paz e tranquilidade.

Mas quando o vingativo e cruel Magnus invade a cidade da Terra do Lago o rei pede que Quíron parta imediatamente com sua filha Diana,para que a princesa possa ficar em segurança.O rei fica longe de sua amada filha e não tem medo da morte,pois está feliz que sua princesa não terá a morte certa.
- Tens minha vida em suas mãos, mas não terás a de minha filha." (Rei Darel para Magnus)
Quíron,Selene(filha de Quíron) e Diana passam a vida fugindo e se escondendo do exército de Magnus, que nunca desisti de encontrar a princesa fugida.

Eles passam fome,frio,mas não se deixam abater diante das dificuldades e logo Selene decide ir para Alvenir com Gabriel.Essa terra é protegida pela magia e Selene tem o dom da magia e será aprendiz do mago Gabriel.

O livro apesar de mostrar a fuga de Quíron, se concentra na maior parte no aprendizado de Selene,já que ela terá que proteger Diana dos terríveis soldados de Magnus.E a princesa é a única herdeira da família e assim poderá salvar seu reino na luta contra Magnus.

Selene ao longo da estória vai amadurecendo e isso a torna uma pessoa melhor.Quando adolescente ela é muito teimosa e não confia muito nas pessoas,mas depois com o decorrer dos anos ela vai aprendendo mais sobre a vida e seus desafios, e assim, entende qual é seu destino.

Eu adoro estória que contém magia e em As Crônicas da Terra do lago pude conhecer novos métodos para a magia, e creio que no decorrer dos próximos livros a autora irá abordar mais os poderes de Selene.

Todos os personagens são guerreiros, e isso me deixou muito feliz.Como alguns já sabem eu gosto de protagonista que seja corajosa,destemida,que faça tudo para proteger que ama.E nesse livro todos os personagens são corajosos.Eles vivem em meio de uma guerra, e até mesmo os personagens maus não tinha medo de defender aquilo que eles achavam ser o certo.Então fiquei absolutamente ANIMADA com os personagens,mas é claro sempre torcendo pelos bons.

Um livro que mostra que o amor,a confiança,a sabedoria pode trazer esperança,e que essa esperança é a única salvação para aqueles que não acreditam mais nisso.E que todos temos um propósito na vida,apenas precisamos aceitar e tentar conquistar esse objetivo.

As Crônicas da Terra do Lago também mostra a guerra,a crueldade,a violência.E que a busca pelo poder,pela riqueza faz o ser humano se tornar um monstro.

A autora traz uma narrativa leve,dinâmica e rápida.Quando menos imaginando já acabamos o livro e fica apenas o desejo por ler mais.

O próximo livro tem o nome intitulado de O Castelo da Floresta.Ainda não tem previsão de lançamento,mas vou aguardar com expectativa a continuação da saga de Selene e Diana.

"Saber julgar o que é certo e errado porque o bem e o mal convivem juntos, dentro de nós. Somos nós que permitimos que um ou o outro prevaleça. Vai depender de ti se ouvirão da tua boca o canto do pássaro ou o rugido do lobo.''

"No entanto, nem Darel muito menos Quíron eram guerreiros. O reino, acostumado com a paz, não possuía um grande exército. Seu povo era pacato assim como seu monarca e não perceberam a ameaça que se formava ao leste e, como uma nuvem negra, avançava sobre eles."

"Os nobres da corte te reconhecerão como a princesa Diana D'Reins, filha única de Darel e Yllana. É teu direito e teu destino."

BLOG: Leitora Sempre http://leitorasempre.blogspot.com.br/2013/01/resenha-as-cronicas-da-terra-do-lago.html#more

Camis 24/11/2012

As Crônicas da Terra do Lago - O primeiro ministro, escrito pela autora parceira do blog Iracy Araujo, conseguiu reunir em um único enredo um pouco de tudo: magia, guerreiros e realeza. E tudo de forma tão bem elaborada que não te deixa brecha alguma pra dizer: “Não, isso aqui não tinha que estar aqui”.

O reino do rei Darell, a bela Terra do Lago, sempre foi próspera e abençoada com justos e sábios soberanos, e Darell era um desses. Quando tropas inimigas do rei Magnus ameaçam invadir seu território, o governante sabe que não poderá vencê-las, e que só há um jeito de tentar salvar a Terra do Lago: salvando a pequena herdeira do trono, Diana.

Quíron, seu fiel conselheiro, fica encarregado de proteger a princesa que ainda é apenas uma criança. Para isso ele terá de fugir antes que as tropas ataquem o reino, e se esconder junto com sua filha, Selene, e a herdeira Diana, até que, no momento certo, possam voltar, reunir o povo da Terra do Lago e tomar o trono de volta.

Escondidos em uma caverna o mais longe possível do reino, Quíron terá que proteger a inquieta princesa enquanto Selene se decida ao seu aprendizado de magia em Alvendir, a terra dos magos.

Mesmo o livro tendo como o tema principal a fuga da princesa com Quíron, grande parte do enredo se foca em Selene e seus aprendizados em Alvendir. Todo o clima do livro é de Contos de Fadas, longe de serem infantis, mas sim com personagens marcantes.

Por ser fino e leve, As Crônicas da Terra do Lago pode ser lido em poucas horas, mas pra mim esse foi um ponto negativo. Por o livro ser curto a estória se desenrolou rápida demais, o que algumas vezes me fez me perder no tempo em que se passava, com os “vai e volta” do enredo. Mas depois que eu me situei na narrativa, não consegui mais largar do livro até o final. Principalmente devido aos personagens ‘do mal’ que foram muito bem construídos.

O próximo volume da série, O Castelo da Floresta, será lançado em breve, entre o final deste ano e o início do ano que vem, e de forma alguma quero perder a continuação dessa estória depois do final eletrizante de O primeiro-ministro. Recomendo o livro pra todos que gostam de livros leves, rápidos e o principal: bons.

"Não havia nenhum lorde com apoio o bastante para requisitar o trono para si, logo a menina, com o sangue real dos D’Reins, seria a única opção viável para uni-los. (Página 36)"

"Saber julgar o que é certo e errado porque o bem e o mal convivem juntos, dentro de nós. Somos nós que permitimos que um ou o outro prevaleça. Vai depender de ti se ouvirão da tua boca o canto do pássaro ou o rugido do lobo. (Páginas 50/51)"

LilianSinfronio 20/10/2012

Uma delícia de nacional...
Postado em :

Será que sempre terei que me apaixonar assim e sofrer por continuações de livros de autores nacionais. Até quando, eim?

Quando tive esse livro nas mãos a primeira reação foi ‘mas é tão pequeno’, e relacionamentos passageiros com livros nunca foram meu forte. Sempre preferi paixões arrebatadoras com aqueles tijolos, que passam a semana comigo e tem um texto ‘fechadinho’. Mas como não gostar do que a Iracy Araujo criou?

Começando que amo histórias de reis e rainhas, reinos conquistados e grandes batalhas, quando acrescenta um toque de magia eu gamo o livro me ganha na hora.

No primeiro livro somos apresentados ao reino da Terra do Lago, que tem Darel como soberano justo e centrado, e a felicidade está tomando o reino com a chegada da princesa Diana. Mas as emoções só estão no inicio, pois a rainha morreu ao dar a luz e a única herdeira do trono esta correndo perigo com os desejos de poder de Magnus (o malvado já se percebe pelo nome), que deseja tomar o reino para se aproveitar das reservas naturais do lugar. Quíron, o primeiro-ministro, é encarregado de proteger a princesa e se refugia com ela e sua filha – Selene – em local seguro, garantindo assim a chance do povo em voltar à calmaria de outros tempos.

O livro tem uma leitura muito rápida – que como já descrevi não é das minhas favoritas – mas o que tem de curto tem de agradável. Não que seja inovador, mas é tão carregado de magia e incentivo que não tem como largar ou não ficar pensando nele quando termina um capitulo e se tem que descer do ônibus tem que abandoná-lo por algum tempo.

O aprendizado pelo qual os personagens passam e as provações parecem comungar com o andamento do livro. Eu amei e quando estava acabando as páginas fui ficando deprimida por não ter em mãos o segundo livro, quero pra ontem.

1 | 2 | 3 | 4