Tortura Cor-de-Rosa

Tortura Cor-de-Rosa Lycia Barros

Resenhas - Tortura cor de rosa

Janaina Vieira - Escritora 05/08/2011

Perseguidos x perseguidores: existe solução?
Cá estou eu, de novo. Suspeita, suspeitíssima... Para escrever sobre a história de Ava.

Bem, Ava é uma personagem empolgante! Sim, ela sofre bullying e passa por tormentos terríveis nas mãos de sua perseguidora. Ela tem medo,claro. Ela se encolhe, se perde,se acha, se perde... Mas Ava é corajosa, é íntegra, é uma jovem como muitas que conhecemos. E passamos o livro todo torcendo por ela, nos imaginando em seu lugar, torcendo para que ela se liberte.

Quanto à perseguidora... Bem, EU DESENVOLVI UMA RAIVA GIGANTESCA da criatura, juro! Olha, dá uma raiva dela, das coisas bizarras, cruéis e absurdas que ela faz contra Ava... Eu nem sei o que faria se encontrasse com ela pessoalmente! O que eu faria? Talvez, o mesmo que ela faz contra Ava logo no começo do livro. Sim, isso seria bom...

E Yoshie? O que é Yoshie? Yoshie é tudo de bom! É amiga de verdade, é engraçada, é inteligente e muito sagaz. Yoshie é responsável, depois de Ava e também junto com ela, por grandes momentos da história.

E a história de Lucas e Ava? Ahhhhhhh.... é uma história de amor tão linda e tão fofa... O meu lado romântico sempre fala MUITO alto quando há espaço para curtir e sonhar. E, neste livro, curti muito a relação deles dois.

Este é um livro para jovens, mas nem por isso é menos sério. Bullying é algo terrível e pode causar danos irreparáveis, às vezes até mesmo a morte. Os exemplos estão aí, no mundo todo, acontecendo a todo momento. E a responsabilidade sobre os abusos cometidos — tantas vezes impunemente — é de todos nós: pais, professores, dos próprios jovens e de quem quer que desconfie, saiba ou presencie situações assim. Espero que a história de Ava, que somente na aparência é uma narrativa para jovens, desperte muitas pessoas para este problema tão real, mas ainda tão disfarçado em nossas vidas cotidianas.

Quanto ao subtítulo do livro, é um achado. As meninas raramente agem com violência física, mas a violência emocional e psicológica pode ser muito mais terrível do que qualquer outra, porque se aloja na alma, talvez para sempre. Aí, não tem mais remédio.