As vinhas da ira

As vinhas da ira John Steinbeck

Resenhas - As Vinhas da Ira

Es Sên Cia 29/12/2020

Vontade de marcar todas as páginas
É um livro cativante que por meio da história de uma família, nos joga verdades na cara a cada página. Deveria ser leitura obrigatória pra que pudéssemos nós tornar seres humanos melhores.
re.aforiori 19/09/2021minha estante
Maravilha! ???

Vou lê-lo ano que vem... Sempre ouvi falar bem deste livro! ??

Queria lê-lo este ano ainda, mas não vai caber. Porém ano que vem já é logo ali, né... ??

Es Sên Cia 24/09/2021minha estante
Bom... Cada um tem uma forma de interagir com os livros. Eu simplesmente amei!!!! E o final é fantástico

Daniel Rolim 26/05/2010

Sem dúvida, As Vinhas da Ira é um marco na literatura, juntando o lado social e o humano. Esta obra denuncia os abusos sofridos por grande parte da população norte-americana à época da Grande Depressão, acarretanto medo, fome, sofrimento, ira....
Porém, dessas calamidades aparece a força daqueles que se recusam a ceder, dando ao livro um tom épico, transformando-o numa espécie de epopéia dos errantes que buscam uma vida mais digna.

Samantha 03/05/2013

Triste você hein!
Esse é um livro realmente lindo, triste e perturbador. Há coisas horríveis e lindas que as pessoas podem fazer umas às outras.

Cris Moraes 26/11/2021

Uma leitura necessária.
"As Vinhas da Ira" é um romance publicado em 1939, pelo escritor norte-americano John Steinbeck, ganhador do Nobel de literatura em 1962. Pesquisando algumas coisas sobre esse livro, fiquei sabendo que sua publicação foi marcada por intensos movimentos de censura, tanto pelos críticos literários da época, quanto pela população norte-americana, especificamente a elite latifundiária e bancária dos EUA. A história do êxodo forçado de inúmeras famílias de meeiros, em plena crise econômica dos anos 20 e 30 nos EUA, rumo a gloriosa terra dos anjos, se tornou um enredo atemporal e a narrativa primorosa de John Steinbeck fez do livro um clássico. A jornada dos personagens durante toda a travessia é algo que incomoda, seja pela angústia, pela falta total de esperança, pelas dificuldades enfrentadas. Ou pelo reconhecimento total de que os tantos problemas retratados em uma história da década de 30 são os mesmos que ainda enfrentamos nos anos do século 21.
Não é uma narrativa fácil, seja pelo assunto tratado no enredo, seja pela linguagem mais densa, seja pelo tamanho do livro... Mas, certamente é aquele tipo de história que vale à pena a gente pegar em algum momento da vida e ir fazendo a leitura com o compromisso de "ler até terminar", sem se preocupar com o "quando terminar" e correr o risco de a leitura ficar apenas na superfície dos fatos. Vale muito conseguir realizar uma leitura mais aprofundada, pois temos bastante a aprender diante da marginalização humana e das incontáveis desigualdades sociais que ainda persistem até hoje.

Jana 21/04/2020

Meu Deus!
Ao terminar de ler esse livro que traz todo um contexto socioeconômico fiquei a analisar a questão dos imigrantes que sempre buscam novas oportunidades para melhorar suas vidas. A busca por novos empregos, mais dinheiro para conseguirem se sustentar e as suas familias. Ai, quando terminei fiquei pensando: "cadê o final feliz??" Meu Deus, Esse livro desconstruiu toda a minha expectativa de que livros sempre tem final felizes e ainda fiquei questionando se haveria uma continuação..kkkk

estehbooks 24/04/2020

Perfeitoooo
Um livro que retrata a realidade de Oklahoma na década de 40 e que pode ser comparado com a realidade do nordeste brasileiro, livro detalhista e que te deixa imerso na história do começo ao fim. Virou favorito da vida ??

Ingrid 26/04/2020

"Nos olhos dos homens reflete-se o fracasso. Nos olhos dos esfaimados cresce a ira. Na alma do povo, as vinhas da ira diluem-se e espraiam-se com ímpeto, amadurecem com ímpeto para a vindima."
Uma leitura muito reflexiva! Confesso que não foi fácil, e que não seria um livro que eu escolheria para ler por livre e espontânea vontade, se não fosse pelo fato de me dispor a fazer uma leitura conjunta! Mas valeu a pena! Diferente de tudo que já li, as vezes eu ria de algumas situações, as vezes meus olhos ficavam marejados por outras! É incrível tudo o que o ser humano pode suportar, pela família ou por não ter outras escolhas!

Bruninho.Rizzatto 28/04/2020

Uma outra realidade vivida nos EUA
Difícil engrenar no início com alguns capítulos bem longos, mas qua do chega a uns 30% quando começamos a acompanhar os tristes acontecimentos com a família Joad, entramamos na história de uma forma que as páginas vão se virando sozinhas, já indiquei o livro a varias pessoas e deixou um sentimento de sdds
Taty 07/07/2020minha estante
Quero muito esse!

Priscila.Damiani 30/04/2020

Que livro!!
Um livro intenso e real.

A história se passa na década de 30, quando ocorreu a grande depressão americana.

É complicado falar sobre essas questões políticas que são tão revoltantes e desumanas.
Mas Steinbeck narra de uma forma bem semelhante a tudo que os fazendeiros agrícolas viveram naquela época.
Toda fome, desamparo, aflição, medo e impotência que a família Joad viveu na estória, representa o que muitas outras famílias viveram realmente.

No livro podemos acompanhar a jornada da família Joad em busca de uma vida melhor , já que foram atingidos diretamente por essa crise de 1929.

Temos como personagem principal Tom Joad, que retorna da prisão para sua família e os acompanha nessa busca por trabalho digno e até mesmo na realização de sonhos.
A partir daí teremos muito sobre força, esperança e resiliência.

Outra personagem incrível que nos mostra a verdadeira força da mulher perante a toda essa situação é a Sra. Joad. Uma mulher q toma a frente quando preciso e não deixa a família esmorecer sendo assim o alicerce de tudo.
Essa sensibilidade do autor, de nos mostrar que em 1930 podíamos ter mulheres fortes e resilientes a frente da família é admirável.

O mais incrível desse enredo é que podemos refletir com a história e os sentimentos de cada um dos personagens que são construídos perfeitamente.

Posso dizer que é um livro fantástico, poético, intenso e real!
Uma admiração imensa nasceu no meu coração por John Steinbeck. Leiam! Um clássico que não pode passar batido!!

Clarissa 06/01/2023

Mais uma das obras impecáveis desse autor
Todos os livros de John Steinbeck causam uma impressão incrível de realismo e de que aqueles indivíduos existem no nosso mundo. Ao terminar de ler, fico meses - talvez anos - com saudade dos personagens e querendo saber mais sobre o seu destino. Algumas cenas estão cravadas na minha memória como se tivessem se passado ao meu lado; a cena final de 'As vinhas da Ira' é uma delas. Enfim, um clássico que coroa Steinbeck como um dos maiores escritores de todos os tempos.

Nessa 02/05/2020

QUERO FALAR DE | As Vinhas da Ira
Autor: John Steinbeck ? Ano: 1939 ? Formato lido: E-book ? Temas Centrais: Trabalhadores Rurais. Crise Econômica. Crise Grande Depressão. Êxodo.
Até o momento, nenhuma leitura me causou tanta comoção e nó na garganta. Essa premiada obra retrata a imundície humana em relação a compaixão aos necessitados mas contrasta também com o fato de até onde vai a solidariedade dos que nada tem para partilhar a não ser palavras amigas e auxilio nas horas mais difíceis que uma família pode passar. Em As Vinhas da Ira o autor nos apresenta a família Joad no contexto pós Grande Depressão dos anos 30. Essa simbólica família representa milhares das pessoas de Oklahoma, região centro sul dos EUA, que de fato passaram por esse doloroso período que resultou em inúmeras mortes causadas pela fome e a expulsão de milhares de famílias das terras que elas arrendavam para produzir seu humilde sustento. A grande seca que assolava o solo e as decorrentes tempestades de areia ? daquelas que nos remetem as cenas do filme Interestelar ? sucumbia qualquer tentativa de cultivo, além dessas causas naturais, embora todo distúrbio da natureza provém da improbidade humana, havia ainda o crescimento e avanço da industrialização, que colocava sobre essas terras grandes e eficientes máquinas agrícolas que substituíam famílias inteiras de trabalhadores que já estavam nesses locais por gerações. Sem utilidade para os proprietários das terras, essas famílias são - sem dó ? expulsas com prazo de partida. Aí começa uma longa trajetória de tentar refazer a vida em outro lugar. Elas precisam deixar a maioria de seus pequenos, porém importantes bens materiais como objetos passados por gerações e que tinham grandes significados para eles bem como o que restava de animal ainda vivo na fazenda. O que conseguiam vender, era vendido por preços injustos de tão baratos, pois muitas pessoas se aproveitavam da situação de miséria dessa gente e lhes ofereciam esmolas em troca de seus importantes itens. Sem ter outra opção e vendo a fome chegando, as famílias partem então para a região do extremo oeste dos EUA, precisamente a Califórnia, trilhando a famosa Rota 66. Eles tinham em mãos e em mente propagandas deslumbrantes de uma terra fértil e receptiva com boas ofertas de emprego. Ao longo da leitura fazemos esse trajeto cheio de surpresas não tão boas com essas pessoas que carregam em si, embora um ímpeto de esperança, a incerteza do que os aguarda. Na medida em que vão se aproximando do destino, se deparam com a verdadeira face da terra prometida, e nessa face está a dor da miséria, da mentira e da rejeição subumana. Eles precisam se adaptar a novas formas de sobrevivência e formas de lidar com a própria dor de perdas incalculáveis. Esse louvável livro que na época de sua publicação sofrera censura em muitos lugares devido a crítica social nua e sem rodeios que carrega, nos leva conhecer ou relembrar um fato que registra um período de tanta injustiça e dor que marca com toda força a história da humanidade. ?Nos olhos dos homens reflete-se o fracasso. Nos olhos dos esfaimados cresce a ira. Na alma do povo, as vinhas da ira diluem-se e espraiam-se com ímpeto, amadurecem com ímpeto para a vindima. ?

Cyntia Bender 03/05/2020

Uma leitura super atual
Eu não sabia o que esperar dessa leitura, sabia que era um clássico e foi até ai meu conhecimento sobre o livro. Quando vi que eram 600 páginas de leitura clássica, pensei que não ia dar conta dentro do cronograma de leitura do clube que participo, mas a leitura é até bem fluída e o envolvimento com os personagens principais acaba levando a gente a correr atrás do que vem em seguida. Todo o livro é uma grande crítica ao que aconteceu com as famílias de pequenas terras que foram expulsas por grandes organizações que vinham modernizar as plantações nos EUA, causando um grande êxodo dessas famílias para terras como a Califórnia em busca do "sonho americano" de melhores condições de vida. Me senti impotente e inútil o livro inteiro, pois no fim é uma crítica que ainda pode ser aplicada hoje em dia, quantas famílias mundo a fora não são a família Joad, grupo central da história. É uma leitura de grande reflexão, e muitas vezes difícil de acompanhar, mas com certeza vale o esforço.

Geniane 16/01/2023

As vinhas da ira
O livro é um soco no estomago, uma desumanização do ser humano, um constante perder de esperanças. Ao ler a gente se sente impotente, sente a ira e a injustiça, sente pena e revolta.
Ao mesmo tempo, a história é intercalada com descrições poéticas dos cenários pelos quais a história se passa, permitindo nos imergir na história e no ambiente. O livro nos trás com maestria a maldade versus a bondade do homem, e faz uma alusão dessas qualidades a poder, dinheiro e pobreza. Acompanhar a família Joad, suas tramas e suas histórias nos ensina sobre a realidade cruel do mundo e do capitalismo.