Os Melhores Contos de Loucura

Loucura e cotidiano
Loucura e drogas
Loucura e clínica
Loucura e testemunho

A loucura aparece de diversas formas e por diversos motivos, por exemplo, visitas a sanatórios, pessoas que tem surtos e cometem atos de loucura, histórias que mostram a perspetiva do "louco" de quem não sabe o que está acontecendo e etc...

Os contos que mais gostei estão em "Loucura e drogas" e "Loucura e clínica"
Os que menos gostei estão em "Loucura e testemunho" que tem cartas e relatos de visitas ou de pessoas que ficaram em hospícios em algum momento da vida.

De um modo geral achei a leitura desse livro densa, seja por causa de alguns contos ou por conta do tema, mas a seleção é riquíssima.

Kymhy 06/04/2018

Os Melhores Contos de Loucura - Flávio Moreira da Costa
Uma coletânea com ótimos contos que passam pelos mais diversos tipos e manifestações de loucura. Como anda a sua saúde mental?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-os-melhores-contos-de-loucura-flavio-moreira-da-costa/

Mawkitas 05/01/2015

Essa coletânea de contos é muito interessante e traz autores e textos para todos os gostos. Todos os contos são muitos bons, mas vários são geniais, deliciosos mesmo! Eu diria, no entanto, que pelo menos metade dos contos desse livro na verdade é composta por contos fantásticos e não sobre loucura, mas acho que há uma linha muito tênue separando essas duas dimensões e imagino que outros leitores poderiam pensar de forma diferente.

Os textos estão divididos em quatro sub-temas: loucura e cotidiano, loucura e drogas, loucura e clínica e loucura e testemunho. Há grandes clássicos do conto nessa coletânea como O Alienista, do Machado de Assis e O Horla, do Guy de Maupassant e também autores excelentes dos quais não ouvimos falar muito ou cujas obras não são mais publicadas como Humberto de Campos e Valiéri Briússov. Para quem gosta de encontrar pequenas jóias literárias desconhecidas, pode ser uma forma interessante de conhecer novos autores. Alguns contos também são bastante peculiares e eu não teria tido acesso a eles sem ler esta coletânea. É um livro para ler com calma, saboreando o texto, sem pressa para acabar logo...
Mick 23/06/2015minha estante
Oi, vc ainda tem esse livro? Gostaria de saber a lista de contos dessa seleção. Agradeço!

Alhan 15/11/2011

Ótima seleção de contos.

Gláucia 19/07/2011

Os Melhores Contos de Loucura - Vários
Alguns contos não são tão bons, o que sempre ocorre numa seleção mas no geral são excelentes.
Divididos nas categorias: Loucura e Cotidiano, Loucura e Drogas, Loucura e Clínica e Loucura e Testemunha de autores dos mais variados.
O Sistema do Doutor Alcatrão e do Professor Pena de Edgar Allan Poe é maravilhoso, só ele já vale o livro.

Cabelo 27/04/2010

Loucura
“Loucura! Loucura! Loucura!” como diz um apresentador de TV! O livro Os melhores contos de Loucura confirma “como são infinitas as formas de enlouquecer”! E, melhor ainda, com uma baita qualidade literária, uma vez que os autores selecionados são simplesmente muitos dos melhores que a história da literatura já coroou.

Além de uma bela introdução feita pelo organizador Flávio Moreira da Costa, a obra apresenta os contos repartidos em quatro seções, a saber: “Loucura e cotidiano”, “Loucura e drogas”, “Loucura e clínica” e “Loucura e testemunhos”. Deve-se salientar que não só autores estrangeiros foram relacionados, Machado de Assis, João do Rio, Lima Barreto são alguns dos nomes de peso da literatura nacional que integram a coletânea.

As várias maneiras como a loucura é apresentada dão uma dimensão do quanto esse tema faz parte do cotidiano. Assim, nada mais natural que a literatura e os escritores o abracem de modo tão formidável. O grande barato é que os contos são muito loucos!

Mick 23/06/2015minha estante