João & Maria

Ana Paula Bergamasco

Resenhas - João & Maria

1 | 2 | 3 | 4

Annie 02/02/2012

João & Maria, por Ana Nonato.
Veja também em: http://seismilenios.blogspot.com/2012/01/resenha-joao-maria-ana-paula-bergamasco.html

Enredo
• Espaço: É descrito de forma suficiente para ambientar o leitor no local onde acontece a ação, mas não se estende em demasia.
• Tempo: Não há determinações exatas, mas pode ser inferido pela tecnologia da época (mais recentemente, facebook).
• Personagens: São a parte mais importante do livro. As principais, Maria e João, narram suas próprias vivências, expondo o que acontece sob seus prismas pessoais. As outras personagens, secundárias, são vistas de forma subjetiva de acordo com os protagonistas. Cada capítulo do livro explora as emoções e sensações dos dois, em muitos casos nas mesmas situações, fornecendo ao leitor uma visão mais completa de si mesmos.
• Criatividade: a abordagem faz toda a diferença. Mesclar rock'n'roll e paixão na literatura não é algo usual, em especial na literatura brasileira. Portanto, trata-se de um livro muito criativo do ponto de vista temático.
• Andamento do enredo: O andamento do enredo é médio-rápido. No começo, a breve introdução de personagens faz a leitura ficar morna (mas não menos interessante). Então, a partir do encontro dos dois, a velocidade de leitura dispara e o andamento se torna muito, muito rápido, em especial pelas emoções que ambos imprimem no leitor.
• Início, meio e fim: Como acima dito, o início serve para dar uma breve introdução às personagens e suas vidas pessoais. A partir do meio do livro, com os dois na idade adulta e posterior encontro, as emoções vão se intensificando, a tensão aumenta, a velocidade de leitura também, o meio traz altos picos de tensão (mas que não cansam, absolutamente, o leitor). O final é surpreendente. O enredo alterna capítulos de Maria com capítulos de João, mas algo que melhora ainda mais a leitura é que cada capítulo tem um nome especial, sem ficar alternando em "Maria - João" (vide livro Mais que Um Amigo, em que o contrário acontece. Os capítulos ficam mais insossos sem um título adequado).

Estrutura "Artística"
• Capa: O coração envolvendo o nome dos dois, que por sua vez são unidos por uma clave de sol, faz desta uma capa muito bonita e bem feita.
• Diagramação: fixa, confere organização.
• Fontes: de tamanho razoável, de fácil leitura e que não cansam o leitor.
• Sinopse: uma das melhores sinopses já escritas. Primeiro, é sucinta, perfeita para deixar o leitor com vontade de ler. Segundo, a ordem das palavras e das sentenças leva o leitor a uma curiosidade insaciável acerca da história.
• Enredo: a escolha da ordem das palavras, dos capítulos e das personagens é completamente organizada e cria exatamente o efeito desejado.

Estrutura Física (Materiais)
• Capa: Material resistente, pouco suscetível a danos superficiais, textura agradável.
• Páginas: Cor branca "aumenta" a reflexão da luz branca e, portanto, pode cansar em demasia o leitor. Material agradável ao toque, de cheiro agradável, maleável e de resistência média aos imprevistos do dia-a-dia.

Análise

• Páginas (x2): 3 (boas);

Nota final: [2.(4,83) + 5.1 + 3,67.1]/4 = 4,6

Babi Dewet 07/02/2012

Uma ótima obra nacional!
Desde que ouvi falar do lançamento de João & Maria, livro dos queridos autores do Selo Brasileiro Marcos Bulzara e Ana Paula Bergamasco, queria lê-lo. Porque sabendo do tema, claro, tem tudo a ver com o que eu gosto. A chamada é “a união perfeita entre o romance e rock’n roll”. Eu perderia? Aproveitei o booktour do livro pra poder contar minha experiência com a leitura. E foi muito legal. Com as páginas rolando eu pude notar diversas qualidades e coisas legais! Num geral, o livro é ótimo! Pena que a história acaba cedo demais, termina logo no clímax! Queremos saber mais, Ana e Marcos!

O livro é contado de dois pontos de vista diferentes do mesmo acontecimento. Ta ai uma coisa que fiquei na dúvida sobre ser uma qualidade ou não. Acho que, de certa forma, foi muito bom e proveitoso saber os sentimentos dos dois através de narrações diferentes. Ana Paula narra a parte da Maria, enquanto Marcos conta tudo o que se passa com João. Também é bem claro, nesse caso, as diferentes formas de escrita dos dois autores – que escrevem muito bem. Admito que achei a forma muito rebuscada na parte da Maria bem incômoda. Sou super fã de diálogos e pensamentos, e fico um pouco perdida quando eles não são da forma como acontece na vida real. Acho que palavras difíceis e categóricas podem perder um pouco a fluidez da leitura e isso aconteceu comigo algumas vezes. Também achei um pouco repetitivo os momentos e diálogos serem contados duas vezes, mesmo com as visões diferentes. É como se estivesse lendo tudo de novo e, admito, às vezes acabei pulando parágrafos para poder saber do que realmente interessava!

Leia o resto da resenha: http://www.babidewet.com/2012/02/07/resenha-de-joao-maria/

Philip Rangel 09/03/2012

Uma história diferente....
O que posso falar da leitura de João e Maria? Bom, muito diferente do enredo que achei que era, falo das nossas crianças conhecidas. Porém, a história é completamente diferente.

Interessei pelo livro depois do convite da Kate do blog Drunk Culture para um book tour pelos autores Ana Paula e Marcos Bulzura. Começando a leitura no primeiro momento me chamou atenção no enredo. O livro é dividido entre a narração de Maria (pela Ana Paula) e João(pelo Marcos). Maria é uma garota meio estudiosa, certinha, ou melhor quase. João, é um mulherengo, que busca um sonho. Ser famoso. Junto com seus amigos ele vão em busca desse sonho. Tudo começa, quando ganham um concurso de tv, que transforma a vida da banda Polirock em um fenômeno da música.

O enredo é como dito dividido, até mesmo para vermos a mentalidade de cada personagem, tudo muda quando a banda já bem sucedida, a Maria como fã, mas nunca revelado. E depois de iniciar um namoro com Pedro, resolvem se casar. Mas, tudo muda, quando em sua conclusão de curso, para construção do trabalho final (TCC), Pedro indica a banda. Ao chegar no escritório da banda os olhos de João mudam, o mesmo acontece com Maria.

Daí para frente o enredo começa naquela corrida de sentimentos. Ambos negando esse amor. Uma vez que João, já sofreu no passado por Mariana. E Pedro é o melhor amigo de João. Até que, o amor não tem limites, e nossos protagonistas precisam tomar uma decisão.

Bom, uma leitura envolvente, calma. para ser lida em um final de semana. Mas cuidado, os capítulos são divididos entre a mentalidade de João e Maria, então os fatos vocês podem achar que são os mesmos, ou repetidos, ou erraram na escrita. Mas não, cada um mostra o que estavam pensando naquela cena, momento.

O que deixou a desejar foi a rapidez dos acontecimentos, porque quando pegamos todo o enredo, quando ficamos ansiosos pela Maria e pelo João. O enredo finaliza como um ...``e viveram felizes para sempre``.... sem ter aquela vida depois com os personagens....

Ana Paula e Marcos souberam trabalhar juntos, e tenho vontade de ler suas outras obras. Sem contar que, o livro é brasileiro.

Indico....

www.entrandonumafria.com.br

Renato Klisman 31/12/2011

By: http://rkbooks.wordpress.com
A Sincronia Perfeita entre Romance & Rock’n Roll. Vai Arrebatar, Atormentar e Arrebentar seu coração.

Maria é uma fresca.
Vive uma vidinha comum e sem graça. Tem um cara apaixonado por ela, que se dobra e desdobra para que a bendita seja feliz, mas não valoriza.
Deer, Maria nem ama o coitado. Vai se casar com ele e não ama.
P.S.: O coitado é o Pedro.
João é um biscateiro.
Pega todas – e mais algumas – e é o grande amor platônico da Maria.
Ok. Ela acha-o um cafajeste. Mas não consegue resistir.
Ambos são totalmente opostos.
Mas.
Ao mesmo tempo são duas metades perfeitas.
Irão se encaixar – ou não – num quebra cabeça complicado e cheio de peças cabulosas.
Prepare-se para se apaixonar – e odiar – perdidamente esse casal.A HISTÓRIA: Ok. No começo eu não estava dando muita moral pro livro. (É, eu confesso)
Imaginei que a história seria fraquinha e sem sal. Afinal, não esperava que dois autores de livros épicos sobre a Segunda Guerra e o Nazismo escrevessem um romance todo frufru e cheio de amor.
Me arrependi.
O livro é MAGNÍFICO! Ao mesmo tempo em que é leve, divertido e apaixonante, João & Maria consegue ser impactante, depressivo e desesperador.
Ao chegar em certa parte da narrativa é totalmente impossível abandonar sem ficar com as mãos formigando de vontade de pegar o romance novamente.
Me surpreendi com a criatividade e a força da história.
O leitor varia entre momentos de “Amo Você, Maria. Sua linda!” e também de “Porque Você Não Morre? Vadia!”. Com João acontece o mesmo: “João, Você é um fanfarrão desgraçado. Morre!” ou “Awwwn, tadinho d’ocê. Agora te entendo.”
Sério, as vezes me perguntava se eu não estava me tornando bipolar. O.o

E, enfim pude entender a frase: “Você acredita em amor impossível?” que eu via espalhada nos banner do livro por aí e na contra capa dele. O amor dos dois é, tipo, REALMENTE impossível. Meu deu uma aflição danada. De pulsar o coração loucamente. De quase me matar de infarto fulminante.

Queria ter lido ele antes.
O melhor de tudo, o livro não é cheio de personagens com nomes estrangeiros. É 100% Brasileiro. O triângulo amoroso de João, Maria e Pedro é, tipo, Brasileiro de corpo e alma! E essa foi uma das coisas que me fez amar a história ainda mais.
Só posso gritar desesperadamente para vocês: LEIAAAAM!
A CAPA: Sou SUPERSUSPEITO de falar. Afinal, foi eu quem fez. Haha.
Mas gostei. Gostei mesmo. O toque de verniz nas letras da capa então, ficou supremo!
E, se você tem o livro aí, aproveite para abrir a capa toda e ver como fica fofa! Como eu amo capas que formam uma imagem única entre frente/contra, apaixonei-me por essa!
Não vou falar mais, deixo para vocês os comentários. :P
Veja a original, para conferir Wallpapers e o BookTrailer: http://rkbooks.wordpress.com/2011/12/31/resenha-joao-e-maria/

1 | 2 | 3 | 4