João & Maria

Resenhas - João & Maria

1 | 2 | 3 | 4

Rafael 17/06/2018

Na moral
Nada contra, mas me pareceu roteiro ótimo para "Malhação".

Jenynha 15/02/2016

O que eu achei...
Lembro de ter lido esse já faz alguns anos e nunca esqueci da historia, nem os pequenos detalhes.

O livro era emprestado e eu não tive o prazer de reler assim que pude. e isso foi o que me fez ir atrás do meu exemplar e felizmente eu achei no estante virtual, para minha surpresa o livro estava intacto.

O livro é extremamente curto, mais do que eu gostaria, o que faz com que a história seja um pouco corrida as vezes mas ao mesmo tempo te faz não querer parar de ler.
Maria tem um gênio um tanto quanto forte e é extremamente triste que ela seja tão racional em relação aos seus sentimentos, ela se conforma com muito pouco e isso desperta um sentimento de dó enquanto lemos sua versão da história.

Já o João é um personagem que surpreende por ter o lado emocional tão aflorado, já tendo sofrido por um amor que mergulhou de cabeça, ele tenta não cometer o mesmo erro até que conhece Maria.

O grande empecilho dessa atração é o compromisso de Maria, ela é namorada de um amigo de faculdade de João e foi através dele que eles se conheceram o que torna tudo extremamente difícil para eles que já sentiam essa atração desde o primeiro momento em que se viram.

A história é narrada em primeira pessoa por ambos os personagens, João e Maria, o que nos dá todos os lados da história e isso é realmente um ótima sacada dos autores; adoro livros assim.

Outra coisa que me atrai muito na narrativa desses autores, são os personagens secundários, um em especial me chamou muito a atenção e eu bem que gostaria de um livro só dele, o Kadu é integrante da banda e acaba se tornando um dos melhores amigos de Maria, ele é muito cativante e um melhor amigo e tanto.

E obviamente o fator musical é bem importante, ele é cheio de detalhes da rotina da banda como se de fato nós estivéssemos acompanhando um banda que conhecemos sabe?
Desde o surgimento até o auge, as coisas legais e as chatas, é como se os autores de fato soubessem como é essa vida e todos os pequenos detalhes, e isso torne o livro muito mais realista.

Acredito que o único erro desse livro é ser curto demais, sério, eu queria muito mais. Muito mais detalhe, muito mais história, muito mais João....

site: www.jenyfferdias.com

Nati 02/01/2015

Não li ainda nenhuma das famosas obras marcante desses dois autores talentosos, então meu olhar desconfiado para o livro é totalmente perdoável. Ganhei esse livro no Natal passado, desde então ele estava ganhando poeira na estante, até que finalmente tomei uma dose de coragem para lê-lo.
Logo nas primeiras páginas fui cativada com uma narrativa gostosa tanto de Maria quanto de João. Os capítulos se alternam entre o ponto de vista dos dois personagens. Esses dois personagem tão diferentes ganharam vida nas páginas do livro pelas mãos de dois autores tão talentosos que ao mesmo tempo que tornou tão característico cada personagem, foi escrito de um jeito que se eu já não soubesse que foi escrito a duas mãos eu não desconfiaria nunca disso.
Esse livro trás como personagens principal João e Maria. João é o galã e vocalista de uma banda de Rock, que de banda universitária passou a ser o grande sucesso do Brasil. Maria é uma menina doce e tímida, que estuda jornalismo e ao mesmo tempo que sonha com o amor verdadeiro, nunca deixou de ter os pés bem ficados no chão.
Eles tem vidas bastante diferentes, tem tudo para nunca se quer se conhecer, mas como não há nada mais caprichoso do que o destino seus caminhos vão se cruzar de uma maneira que nenhum deles vai conseguir desviar.
Em vários momentos quis entrar no livro para ouvir as músicas da POLIROCK, ficava imaginando como deveria ser a voz do João e o som da banda. Também me apaixonei pelo restante da Banda, principalmente pelo mais divertido de todos: Kadu, e pelo pais de João.
Os personagens principais são tão cabeças duras que dava vontade de entrar no livro e dá uma sacudidela nesses dois, principalmente na Maria. Mas nem pudi me irritar muito com a pobre da Maria, porque tive que reconhecer que agiria do mesmo jeito em seu lugar.
O primeiro livro do ano a me fazer ler até madrugada. Impossível de lagar antes do final. Ele é vibrante como João e romântico como Maria. Não pretende ser nada mais do que é e faz muito bem o seu papel.

Carla 23/07/2014

Delícia de leitura,,,!!!
Sabe aqueles livros que vc devora em poucos dias?! Este livro é um deles. Uma graça, delicinha de ler. Angústias e conflitos um pouco adolescentes demais, mas dá para ir até o final. Recomendo. Tenho o livro com dedicatória da autora, que é uma fofa.

GianiPlata 23/04/2014

JOÃO & MARIA - Ana Paula Bergamasco & Marcos Bulzara
João e Maria são totalmente diferentes: João é extrovertido, namorador, adora baladas e curte a vida ao máximo. Maria é amarga, não gosta de chamar atenção, nunca namorou, usa as roupas mais discretas que pode, gosta de ler e é avessa a qualquer tipo de badalação.
João e seus amigos formam a banda POLIROCK, e após ganharem um concurso musical na TV, viajam o mundo para apresentar suas musicas (e fazer muito sucesso!).
Maria é estudante de Jornalismo da USP, ama e canta todas as musicas da banda, mas nega até o fim (pois é contra qualquer tipo de alegria excessiva... Ela é muito chata...). Em mais uma tarde na biblioteca da universidade conhece Pedro, um cara esquisitão com cabelos compridos. Pedro é aluno do curso de História e é muito dedicado aos estudos. Mesmo contra sua vontade, Maria acaba cedendo aos "encantos" de Pedro e começam a namorar.
Chegada a hora do temido TCC, Maria não sabe sobre que tema poderia escrever, então seu "amigo namorado" lhe da incrível idéia de apresentar a carreira da banda de seu grande amigo. Maria não quer se aproximar pois teme que algo possa acontecer. Pedro é insistente e convence Maria de que é o melhor a fazer. Ela conhece os meninos da Polirock, inclusive o mulherengo João. Maria acaba se apaixonando, mas por conhecer sua má fama com as mulheres tenta ao máximo afogar suas esperanças e seguir sua vida com seu amigo e porto seguro Pedro. Começa aí uma história cheia de atritos entre duas pessoas que se odeiam tanto que não conseguem parar de pensar uma na outra.

A maneira como os capítulos foram divididos ficou ótima! É muito interessante saber a versão de cada um sobre o mesmo acontecimento. A leitura ficou divertida assim! O único ponto que ficou estranho foi a idade dos personagens para suas atitudes. Ficariam melhores se estivessem na escola ao invés da universidade.
Foi utilizada uma linguagem bem jovem com várias gírias. Foram citadas bandas e músicas muito boas como NX Zero e Aerosmith.
As cores escolhidas para a capa são lindas! Deu um tom de amor e Rock ‘n Roll de verdade, mas sem aquele peso todo do preto.

Recomendo a leitura para todos aqueles que querem “descansar” a mente de Bruxas, vampiros e romances complexos. Tenho certeza de que todas as idades irão rir e chorar com as brigas e desencontros de João & Maria.

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2012/02/resenha-joao-maria-ana-paula-bergamasco.html

Cris 07/03/2014

Mais do que esperava!
Como antes de ler João e Maria eu tinha lido Apátrida de Ana Paula, já fui curiosa (uma vez que é um dos melhores livros que li na vida!), porém, com receio de comparar; o que não aconteceu.
João & Maria não é baseado em nenhum conto infanti, apesar do nome, e tem tudo para agradar aos jovens e aos nem tão jovens assim, como eu, rs.
Me senti honrada ao receber o livro da Ana, e ela já sabe que escrevo o que penso, e não para agradar.
Acontece que é uma leitura que me pegou em cheio, tem a narrativa alternada sob o ponto de vista dos dois protagonistas, que é uma tendência que me agrada bastante.
Como diz na sinopse eles são opostos, e no caso aqui complementares. Os dois tinham tudo para darem errado, e entre as voltas e reviravoltas você não ficará indiferente à história!
Uma trama doce, envolvente, romântica, fofa, muito bem escrita por duas mãos, que resultou num livro que só podemos recomendar a leitura; e pena que acabou tão rápido.

Diana Canaverde 28/02/2014

"Solidão é um estágio de espírito. Mesmo que cercados de pessoas, essa sensação domina a nossa alma."

O livro começa com uma narrativa intercalada entre os personagens principais na primeira pessoa, cada capítulo é dividido entre os dois.

Maria uma garota avessa a badalação, tímida e fechada. João sempre brincalhão, arrogante e adora uma badalação, afinal ele é um astro do rock.

São poucas páginas para contar a história sem soltar spoiler, mas eu vou tentar, até mesmo porque a história se dá do começo da banda de rock POLIROCK e a trajetória de vida dos integrantes da banda, mas contanto principalmente a vida de João. O mesmo acontece com Maria, pois ela sempre foi muito tímida e teve uma paixão platônica pelo namorado de sua irmã.

"Pedro me abraçou e seus toques aos poucos foram ficando mais insistentes e invasivos. Empurrou-me gentilmente para o sofá. Estava indecisa entre continuar e parar. Com uma das mãos livres conseguiu acessar o seu aparelho de CD. Foi um erro. A voz melodiosa de João, num hit romântico do momento, invadiu a sala."

Maria conheceu a banda de João desde um um evento de calouros que ocorreu na TV lançando assim a banda pelo mundo do rock, ela se apaixonou pelas músicas, mas fingia não gostar para não dar o braço a torcer, quando começou a fazer a faculdade conheceu Pedro no inicio ela tentava o afastar, mas a amizade entre os dois foi crescendo e ele tentando conquistá-la até que começaram a namorar, mas Maria não sabia até onde isso poderia parar, pois Pedro era um revolucionário que lutava pelas causas sociais, históricas e humanas. Com o tempo Maria foi o conhecendo melhor e aprendendo a gostar dele, mas apenas como amigo.

João se apaixonou no começo de sua carreira, por uma ruiva que o fazia flutuar a relação dos dois era intensa até ele sofrer um roubo e descobrir que sua amada estava metida nele e ele sofrer essa decepção e se fechar o fazendo prometer para si mesmo que jamais iria se apaixonar novamente e que as mulheres só seriam usadas por ele e nada mais. Quando ele estava com Mariana quase desistiu de seu sonho com a banda que começou como uma brincadeira de faculdade, mas depois dessa desilusão simplesmente manteve o foco nesse sucesso.

"O CD continuava repetindo as músicas do Queen. Fiquei um tempo pensando naquele nome: Maria... Maria. Não conseguia ligar o nome à pessoa. Algo me dizia que ela não era tão estranha assim. Não sei se profeticamente, mas Freddie cantou Love of my life mais uma vez. Aumentei o som e me joguei no sofá."

Enfim eu gostei da leitura foi leve e gostosa de ler claro que não foi aquela história de tirar o fôlego, mas eu gostei porque me senti lendo um roteiro de um filme romântico sabe? A história dos dois foi uma trajetória de vida de encontros e desencontros e com um final legal para ambos e sim os dois autores escrevem bem. O livro tem uma diagramação perfeita e com um ótimo acabamento. A capa do livro é mais que linda e estou apaixonada demais pois estão em minhas cores prediletas rsrs, confesso que me interessei pela parceria com o Marcos primeiramente pela capa. As letras são grandes e mesmo sendo em folhas brancas não me senti cansada nem mesmo com a história porque foi romântica do jeito que eu também gosto. Então galera eu recomendo para quem gosta de romance em primeira instância e para quem gosta de história contada intercalada entre os protagonistas.

@ARaphaDoEqualize 06/01/2014

[RESENHA] João & Maria
Esse foi o segundo título dos autores Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara que eu li. Ambos já escreveram outros livros como Apátrida e O Arquiteto do Esquecimento, respectivamente. Gosto muito, muito, muito de ambos os autores e fui muito animada quando recebi o livro. Porém, depois de duas leituras estupendas e separadas de cada autor, imaginei que a junção deles dois seria algo maravilhoso, pois os mesmos tem boa escrita, imaginação, histórias emocionantes e tentaram inovar nesse novo livro. Mas não funcionou comigo. Vamos lá.

Maria é a personagem principal (escrita pela Ana). Ela é uma garota super tranquila, não gosta de badalação ou festas barulhentas e muito, muito tradicional. De seguir a risca as regras e acreditar piamente em suas crenças. Namora com Pedro, um cara tão excêntrico - e chato, na minha opinião - e que na maior parte das vezes eu me perguntei como que ainda existem pessoas que se envolvem com outras, mesmo sabendo que não tem absolutamente nada em comum e não combinam. Já João (personagem escrito pelo Marcos) é lindo, comunicativo, vocalista de uma banda de rock e, talvez por isso, um pouco arrogante e egocêntrico.

João vai ter a experiência de conhecer essa jovem quando a mesma não tem um tema para seu TCC e por sugestão do namorado, decide fazer sobre a POLIROCK, a banda de rock de João. E quando ela decide por isso, acaba percebendo que vai ter que manter mais contato ainda com aquele que sempre foi sua paixão, desde que o ouvira no programa de televisão.

Eu me interessei pelo livro, primeiramente, por gostar muitos das histórias já lida dos autores. Depois porque eu AMO livros que mesclam música. Sempre sai uma boa combinação. E terceiro porque a temática parecia apropriada e bem desenvolvida. Mas não foi o que aconteceu:

O livro é separado por capítulos que se intercalam entre os pontos de vistas do João e da Maria. Só que, e aqui que eu acho que foi o erro principal do autores, a história não tem uma continuidade. Apesar de ser um livro de poucas páginas e escrita fácil, eu me vi sendo arrastada pelas páginas porque o mesmo parágrafo que eu li no ponto de vista da Maria era repetido no ponto de vista do João, dando pouco movimento para a história. Então, por exemplo, na cena que a Maria desmaia quando conhece o João, eu acompanhei tudo pelo ponto de vista dela. OK. Quando chega no ponto de vista do João, eu acompanho a mesma coisa, mudando apenas o cenário atual, que mostra desde algumas horas (ou dias) antes até chegar no mesmo ponto. E aí a Maria tem mais um capítulo, e aí o João segue tudo que aconteceu até seus caminhos se encontrarem. E lemos tudo de novo sobre outra perspectiva.

Me incomodou pois eu sentia que o Marcos ficou dependente do que a Ana estava escrevendo para poder traçar a sua própria história. E como eu já conheço quão maravilhosamente eles escrevem, foi estranho ver um capítulo sendo puxado pelo outro assim. Não foram felizes na escolha e o que eu estou dizendo é que apenas não me agrada. O João poderia continuar a falar sobre o desmaio da Maria, mas dando uma continuidade e não sendo dependente disso. Eu já tinha acompanhado as coisas pelo olhar dela e mesmo sob outra perspectiva, ficou repetitivo.

Quanto ao enredo, outra surpresa: a banda de rock é apenas um plano de fundo e não o foco principal na história. A Maria é uma personagem insossa, enquanto o João ganha as páginas mostrando para o que veio. Aqui, eu acho que o personagem criado pelo Marcos foi mais bem desenvolvido e mostrou mais as caras. Foi um livro que eu peguei que fosse me divertir lendo, mas acabei um pouco frustrada.

O livro tem a capa agradável, mas as páginas são brancas e letras são grandes e confortáveis para ler.

site: http://www.equalizedaleitura.com.br/2014/01/resenha-joao-e-maria-paixao-e-rock-n.html

Fran 21/10/2013

Uma brisa leve em um fim de tarde. Contagia e emociona.
Olá Caros Leitores!

Sabem quando uma história pega você de surpresa? Conquista de uma maneira que não era imaginada e seus personagens te cativam de forma encantadora. Pois foi justamente isso o que me aconteceu em João e Maria.

João e Maria são completamente diferentes. Ela bonitinha, intelectual, antissocial e tradicional. Ele lindo, extrovertido, arrogante e uma estrela do rock. Nada, nem ninguém poderiam dizer que eles iriam se encontrar.

Porém, quando a vida tece caminhos confusos e inesperados os dois ficam frente a frente. Implicam um com o outro no mesmo momento. Maria como autodefesa, João por não entende-la. Em meio à música, beijos e desencontros, será que eles poderiam ser feitos um para o outro?

João e Maria são daquelas histórias que, literalmente, te pegam na curva. Você começa a ler sem pretensões e ela te arrebata. A narrativa de Ana Paula e Marcos é leve e envolvente.

Temos o ponto de vista dos dois personagens. Maria fica a cargo de Ana e João de Marcos. Os dois juntos criaram personagens extremamente carismáticos e que conquistam o leitor.

Trata-se de uma história simples e por muitas vezes clichê, mas nesse caso isso é uma qualidade, pois o que conta aqui é o seu desenvolvimento. É um livro que pode ser lido em um dia e acredite você não vai conseguir largar. Eu li em uma sentada.

Uma cena que me marcou, entre tantas, foi o primeiro beijo desse casal. Fazia tempo que não lia algo tão arrebatador. A emoção transborda do livro até você. Confesso que teve alguns momentos que me emocionei. Acho que a maneira que os autores conduziram a história me tocou em vários pontos.

Falando um pouco da edição. A capa é linda e tem continuação na contracapa. Os elementos de música se interligam a historia. O título são nossos queridos personagens. As folhas são brancas, bom tamanho de fonte e espaçamento entre linhas. A revisão está perfeita e não encontrei erros.

Leitura mais do que recomendada. Quando terminei de ler coloquei essa frase no Skoob: “Uma brisa leve em um fim de tarde. Contagia e emociona.” E é esse mesmo o sentimento. A Ana escreveu no autógrafo que me deixou no livro: “que a loucura desses dois te contagie.” Posso dizer sem dúvida, contagiou.

Confira meus Quotes preferidos no Blog. Continue lendo!

site: http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/2013/10/joao-e-maria-de-ana-paula-bergamasco-e.html#more

Myris 06/10/2013

Resenha no Blog Na Cabeceira da Cama
O livro conta a história de João e Maria (não, não tem casa de doces nem bruxa que queira comê-los rsrs). Primeiramente nos é apresentada Maria: jovem, tímida, inteligente, estudante de Jornalismo, que prefere guardar e juntar seu dinheiro do lanche para comprar livros (quem aqui se reconheceu?), filha do meio e com uma irmã mais velha que vivia implicando com ela, típico. Já João é filho único, estudante de Engenharia, seus pais começam a apoia-lo na carreira de músico depois do seu primeiro encontro com a morte, e é nessa banda que ele vai encontrar sua família – seus irmãos – , depois de tudo, ainda tem uma desilusão amorosa que o faz jurar nunca mais se apaixonar. Será que ele vai cumprir esse juramento?

Escrito por dois autores, para algumas pessoas ele pode ser cansativo. No começo é tudo lindo e maravilhoso, mas a partir do momento em que eles se encontram, toda a “magia” do enredo desmorona, em um capítulo vemos os acontecimentos na visão de Maria, no seguinte vemos o mesmo acontecimento na visão do João. Conste que é uma opinião pessoal, não lembro de ter lido um livro de dois autores que fosse assim. Por esse fator e porque achei que faltou algo no livro, ficou seco do meio para o final, poucos momentos realmente surpreendiam.

Não me entendam errado, recomendo o livro, a ideia da história é boa e bem construída, a escrita dos dois é ótima, mas gosto é gosto, vai que vocês caiam de amores por ele né? Talvez, se o livro fosse escrito ou de uma maneira diferente (fosse uma história corrida sem essa parte duplicada), ou se fosse só de um deles, quem sabe eu não gostasse mais (ou menos rsrs).

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://www.nacabeceiradacama.com.br/2013/03/resenha-joao-maria.html

Nanda 29/04/2013

Romance, rock'n roll e muita diversão
Resenha publicada originalmente em: http://www.entrelinhascasuais.com/2013/04/resenha-romance-rockn-roll-e-muita.html. Proibida cópia total ou parcial sem autorização prévia!

Sabe aquelas histórias de casal improvável? É assim em João & Maria, mas engana-se quem pensa que é uma história cheia de clichês. Maria sempre foi a garota "pé-no-chão" da família, enquanto sua irmã Isabela era baladeira. João tinha o sonho de se tornar famoso, o que acabou acontecendo quando sua banda, Polirock, foi vencedora de um concurso em um canal de televisão. Mas o que essas duas pessoas tão diferentes iriam ter em comum?

Apesar de Maria tentar esconder, ela gostava do som da Polirock e das letras de João, mas como eles não tinham nada em comum, ela preferia ficar escutando as músicas no silêncio do seu quarto, sem revelar para ninguém. O livro não gira em torno apenas de Maria e João, os personagens secundários também são bem importantes, como Pedro, o namorado de Maria, que numa jogada surpreendente acaba pedindo a moça em casamento, mesmo sabendo que o sentimento dela por ele não é tão forte. Em um certo momento da história ficamos sabendo o porquê de João ser tão fechado e não querer se relacionar com ninguém.

O encontro entre João e Maria acontece de uma forma hilária, não vou contar o que acontece, mas é bem divertido de ler. Maria aos poucos foi percebendo que João estava longe de ter a imagem que ele passava, muito pelo contrário. Juntando-se a isso, temos o TCC de Maria, que fica sendo sobre a Polirock, o que faz com que muitas discussões ocorram entre o casal.

A história é apaixonante, divertida e encantadora. A todo momento eu ficava pensando em como daria um bom filme, os personagens me cativaram e a história é viciante, eu não conseguia parar de ler até o fim.

As referências musicais no livro também são bem legais, ainda mais pra quem conhece (ou gosta) do rock antigo. É um livro genial, os autores conseguiram colocar a história com maestria e nos fazer torcer pelos personagens.

Nanáh Zoti 10/01/2013

*O*
Depois de um atraso monumental dos correios - arghhh- meu livro finalmente chegou- estava autografado!!, por Deus, tinha esquecido de pedir quando comprei-, mas enfim, comecei a lê-lo nove da noite e a uma da manhã tinha terminado.

Meus Deus!!

O livro?!?! Lindo, angustiante e envolvente.

Sabe o que é estar com um livro a 00:32 da noite, tendo que acorda as 04:00 da manhã e simplesmente não conseguir abandonar a história?? A tempos isso não acontecia comigo e rever essa sensação foi incrível.
Tanta coisa que senti por esses personagens....- Gezzz-, acho que o Pedro foi o que mais marcou. Seu machismo- odeio isso - sua sensibilidade, seu amor pela Maria - \o/- foi o que deixou o livro com o gostinho de OH-MEU-DEUS-NÃO-DEIXE-ELE-SOFRER, que muitos triângulos amorosos deixam, seu altruísmo e sacrifício no final foi o que realmente deu um ar de diferença a esse estilo de história.
Me identifiquei muito com a Maria - estudo pra cacet**, vida de estudante fisioterapia não é fácil- e espero sinceramente que tenha um João esperando por mim aí fora - kkkkkkkkk.
A experiência de ver os fatos contado pelo ponto de vista da Maria é algo que todas as mulheres podem entender,- aquela raiva do mocinho lindo, o "porque" das besteiras que eles fazem- mas colocar o ponto de vista do João dá uma nova perspectiva pra história, uma explicação do "porque" ele ter agido como agiu e ter dito o que disse. E isso foi outro fator que me fez amar essa história.
Apenas senti falta - ou quem sabe decepcionada por ter acabado tão rápido? Estou decidindo ainda - de ver o relacionamento dele, o namoro, o noivado, aquele clichê bobo de Eu te amo e tudo mais, falas melosas....Isso provavelmente estragaria o livro, mas sou uma leitora e têm dias que nem mesmo entendo o que quero em relação a um livro.

Em resumo, o livro é lindo - arte e escrita - e eu super recomendo aos românticos de plantão - literalmente, ninguém consegue largar o livro antes de acaba-lo!- essa leitura maravilhosa.

Marmaid 23/12/2012

João & Maria
João e Maria são antagonistas em muitas maneiras e, talvez por isso, um seja a metade da laranja do outro. Maria – uma moça certinha e estudiosa – está no último ano da faculdade onde cursa jornalismo e precisa de um tema para o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Pedro seu primeiro namorado a socorre entrando em contato com seus amigos da Polirock, uma banda universitária que depois de ganhar um concurso musical explodiu em sucesso, e Maria começa a trabalhar sobre eles. Entretanto, esses encontros não serão nada fáceis, uma vez que João, o vocalista metido e líder da banda, e Maria antipatizaram logo no primeiro momento. Seus desentendimentos constantes são frutos de um forte sentimento reprimido, que se intensifica a cada momento. Porém, Pedro tem planos para com Maria, e eles não envolvem João.

Um romance suave e cômico, João&Maria me pegou no prólogo. Narrado em primeira pessoa pelos dois personagens-título (cada capítulo é dividido em duas partes), o livro possui uma narrativa clara e rápida de se ler com uma trama interessante e que poderia muito bem acontecer.

"Romances puros eram a minha identidade. Achava interessante a questão de se entregar apenas a um único e verdadeiro amor, incondicionalmente."

Com cenas bem escritas, um equilíbrio saudável e bem bolado entre as cenas cômicas e as mais sérias, gostei bastante do livro. Adorei a abordagem da história pelos dois pontos de vista principais, deu mais veracidade e amplitude à história mostrando os dois lados em 1ª pessoa. Os autores também não se perderam descrevendo cenas e momentos ‘descartáveis’, deixando a leitura dinâmica e com algo acontecendo a cada página. Particularmente, eu aprecio quando os autores conseguem fazer isso, resumir cenas em algumas linhas e se focaram no que importa, pois assim não cansamos e nos mantem interessados.

Não há nenhum mocinho/mocinha ou vilão/vilã pra sofrerem ou botarem empecilhos no casal principal como muitos romances. A história se trata, principalmente, sobre a vida; a vida real. Trabalhamos, estudamos, nos envolvemos e terminamos com pessoas, sem muito drama ou coisas fantásticas acontecendo. As personagens são muito humanas nesse quesito, muito reais. Tem qualidades e defeitos, acertam e erram. Ao passo que nos simpatizamos ou antipatizamos com alguém em nossa vida, às vezes sem precisar trocar mais de duas palavras, o mesmo ocorre no livro. Pedro, o namorado de Maria, só foi me conquistar lá no final, assim como Isabela, a irmã extrovertida da principal.

"Levantei-me. Não havia mais nada a dizer. Ela estava enterrando qualquer alternativa que ainda existia para nós dois. Acabava-se, ali, minha última esperança."

Uma coisa que percebi, e não sei se foi proposital ou se saiu sem querer, é que há muitas personagens que começam com M. Além de Maria, há também a Marina, Mariana e Milena. Deixou-me um pouco confusa quando elas eram citadas, eu tinha que parar e ler a parte novamente para sacar de quem estavam falando.

Vanessa Sueroz 17/12/2012

ara quem esta achando que o livro é mais uma readaptação dos contos de fadas está muito enganado. João e Maria não são irmãos nem nada parecido.
Maria é uma jovem estudiosa, meiga, porém não é tão popular na escola e muitas vezes se sente deslocada. Ela tem uma irmã mais nova chamada Bela, uma garota que é o contrário de Maria, popular, extrovertida, porém quando mais jovem Bela nunca foi um exemplo de irmã, pelo contrário, as duas viviam em pé de guerra. Maria sempre age como a garota obediente, educada e boazinha, ou seja, tenta não fazer nada que contrarie ninguém.
João é garoto extrovertido, pais muito carinhosos e que o apoiam em tudo, um artista, um músico.
Maria conhece João quando sua banda (Polirock) vai tocar e se apaixona pela música e pelo próprio João. Logo Maria começa a colecionar todos os CDs da banda e vai a todos os show que consegue, até que finalmente a banda ganha destaque e decola na carreira.
Após a banda começar a fazer muito sucesso João vira o cara despreocupado, mimado e obvio mulherengo. Com tantas viagens, shows e sucesso sua vida não poderia ser diferente.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/joao-maria/

1 | 2 | 3 | 4