João & Maria

Ana Paula Bergamasco

Resenhas - João & Maria

1 | 2 | 3 | 4

Juliana Vicente 16/11/2011

Quando Leninha perguntou se eu tinha interesse em ler João & Maria fiquei imediatamente animada. Quando o livro chegou a minhas mãos, eu devorei, só parei a leitura quando cheguei à última frase.

Esse livro foi uma surpresa. Claro que esperava que fosse um bom livro, pois Lena não cansava de dizer o quanto estava amando a leitura e tantos outros detalhes que só atiçaram minha vontade em conhecer a história completa.

O livro traz a visão de João, escrita por Marcos Bulzara, e Maria, escrita por Ana Paula Bergamasco. Todos os momentos do livro são descritos pelos dois personagens, isso torna a leitura tão dinâmica e envolvente que é impossível largar o livro. É maravilhoso acompanhar os pensamentos e atitudes de ambos os personagens.

Maria é muito jovem quando se inicia sua paixão platônica por João, passa por muitos momentos até finalmente conhecê-lo, quando isso acontece acredita que é tarde demais, afinal existem outros fatores que precisam ser considerados. João lutou muito para chegar ao sucesso, enfrentou momentos muitos difíceis, agora sua banda é tudo aquilo que sempre sonhou, infelizmente ele precisa de mais que apenas trabalho para ser realmente feliz.

Emocionei-me em diversos momentos do livro, são tantos personagens incríveis que é impossível não se identificar com algum deles ou no meu caso sofrer junto com certo personagem que é especial. Espero que os autores escrevam um livro só para ele… Tenho certeza que após vocês lerem o livro saberão de quem estou falando.

A única coisa que me irritou um pouquinho foi Maria ser chamada de “Princesa” tantas vezes, existe uma explicação justa do motivo do apelido, mas ainda assim eu preferia que usassem mais o nome dela.

Quero agradecer aos autores por terem me proporcionando uma leitura tão agradável e prazerosa, e a Leninha por ter me falado desse livro antes de qualquer outra pessoa. Espero que esse seja apenas o primeiro de muitos livros nesse estilo, pois vale muito a pena conhecer essa história.

Nota 10.

Naty 28/10/2011

www.meninadabahia.com.br

Depois de investir em histórias dramáticas Ana Paula e Marcos resolveram apostar em muita risada, confusão, rock'n'roll e romance.

Cada capítulo é praticamente recriado na visão da Maria e do João. São dois pontos de vista sobre o mesmo episódio. É, praticamente, uma adaptação do fluxo da consciência.

Maria é romântica, mas deixou seus sentimentos de lado para dar vazão à praticidade. Namora com Pedro, não o ama, mas vai se casar. Vai construir família, fazer tudo que Pedro quiser e morrer todos os dias um pouco, de frustração.

João, sempre quis ser músico, mas por insistência da família resolveu cursar direito e foi na faculdade que ele conseguiu montar uma banca. Uniu o útil ao agradável. A banda virou sucesso.

João é amigo de Pedro, namorado de Maria. João e Maria se detestam. É aquele lance: pólos opostos que se atraem. Mas João não pode trair um amigo (ou pode?) e Maria não pode abrir mão de sua vida segura por uma paixão com o João (ou quer?)

João & Maria, de Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara (Editora Todas as Falas, 192 páginas, R$ 21,90) é revigorante. Com enredo jovem, alegre, vamos embarcando numa história de amor regada a sentimentos conflitantes e aquela vontade de ser plenamente feliz e realizado.

Leninha Sempre Romântica 11/10/2011

Em primeiro lugar quero agradecer aos autores Ana Paula Bergamasco (Apátrida) e ao Marcos Bulzara (O Arquiteto do Esquecimento) pela confiança em me enviar o manuscrito do livro João & Maria em primeira mão para apreciação.

Diferente de suas obras anteriores que retratavam assuntos densos e com uma carga intensa de realismo, falando sobre o Holocausto, juntos eles nos brindam agora com um romance leve, encantador e apaixonante.

A história começa com a visão de um fato comum entre os personagens. Enquanto João vivência o que seria o início de uma carreira de sucesso, Maria assistia emocionada um grupo de Rock vencer um concurso musical pela TV. Um cantor que além de lindo, cantou sua música preferida, Fly Away From Here do grupo Aerosmith, fazendo seu coração sonhador suspirar.

Maria é uma garota tímida e reclusa que vive à sombra de sua irmã Isabela. Por não ser popular e descolada como Bela, Maria se isola em seu universo entre seus livros e estudos.
João sonha alto, mas só começa a realizar seus sonhos depois de um acidente que sofreu e durante sua recuperação ganha de presente de seu pai uma guitarra e um conselho:

“Quero que você seja o maior astro de rock do Brasil”

E assim nasceu o Polirock, com João no vocal e Guitarra, Ivan no baixo, Kadu na bateria, Breno na guitarra solo e Beto nos teclados.

Um amor platônico que começa na adolescência sem nenhuma pretensão de se concretizar.
Anos depois, um encontro acontece, mudando as vidas dos personagens. Mas, muitas barreiras eles terão que transpor para poder sonhar em ficarem juntos.

"...Os nossos sonhos são o que motivam a nossa vida... devemos ser felizes por que não sabemos o dia de amanhã"

Decidi não contar mais nada da história, até por que qualquer coisa a mais tiraria a beleza de se descobrir cada página do livro.

O livro é narrado em cada capítulo por um dos personagens, Maria (escrita por Ana Paula Bergamasco) e João (escrito por Marcos Bulzara), tornando-o de uma simplicidade tocante. Em cada fato narrado temos a visão de João e Maria em capítulos distintos. Uma escrita muito bem amarrada e desenvolvida de forma perfeita e única.

Ana e Marcos estão de parabéns. Para quem vem de livros com cargas emocionais super densas, beirando o trágico, eles conseguem passar com riqueza de detalhes uma trama suave, com uma narrativa simples e tão bem escrita que me tornei fã dos personagens e claro, querendo mais!

Ao fim da leitura me peguei suspirando e demorei dois dias para conseguir pegar outro livro para ler de tão apaixonada eu estava por João e Maria, e Pedro, e Kadu, e por todos os personagens da trama.

Vale à pena ler e se deliciar com esse livro que promete ser um grande sucesso. Aguardo ansiosa sua publicação para poder ter meu exemplar em mãos e poder ler novamente.

Recomendo que leiam com o coração e façam como eu, torçam por uma sequência por que com certeza o livro merece!
Vanessa Meiser 12/10/2011minha estante
Quero, necessito, preciso....ler urgentemente.

Lili 01/10/2011

Bem, primeiramente quero agradecer a Ana, minha grande amiga por ter me concedido o privilégio de ler João e Maria em primeira mão. E eu posso dizer que me apaixonei pelo livro! O livro todinho é escrito pela visão dos dois autores, ou seja, Ana escreveu os pensamentos da personagem Maria e Marcos Bulzara escreveu sobre os pensamentos do personagem João. Então temos um mesmo momento da vida deles descrito por cada um deles de maneiras diferentes. Como cada um se viu na mesma situação mas com reações diferentes. Achei o máximo isso!

O início do livro traz primeiro um prólogo da vida de Maria e depois o prólogo da vida de João. Feito isso, aí sim é que começa a história dos dois. Maria é estudiosa e tem metas traçadas para sua vida. João é o líder de uma banda de rock de muito sucesso, e a primeira vista parece ser um cara que só quer curtir a vida, mas... ele é muito mais do que isso. Não vou contar mais só para deixar vocês com vontade!

Eu realmente me surpreendi com a história. Ri muito com algumas passagens do livro, algumas tiradas da Maria e do João são impagáveis. E também me identifiquei bastante com a Maria, pelas situações e pelos pensamentos dela, similares ao que aconteceram comigo quando era jovem. E fiquei apaixonada pelos rapazes da banda Polirock: João, Ivan, Kadu, Breno e Beto. Sem falar do Pedro (leiam o livro para saber quem ele é e como sua participação é importante na trama).

Então o que posso dizer? Livro altamente recomendado para todos, românticos ou não, vocês vão se apaixonar pela história, eu garanto!

Quero parabenizar Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara pelo belíssimo trabalho e por terem escrito um livro totalmente diferente do que já haviam escrito. Isso só comprova o talento desses dois excelentes escritores nacionais!

E se quiserem ler mais resenhas, acesse: http://leiturasdeeliane.blogspot.com

1 | 2 | 3 | 4