João & Maria

Resenhas - João & Maria

1 | 2 | 3 | 4

MARCIA MARIA 12/12/2012

João e Maria para Jovens e Adultos
O tema principal do livro é uma banda de rock, a POLIROCK, que ganha um concurso na TV, dos dois personagens principais que formam a patê mais importante do livro. João é o vocalista da banda e Maria desde menina gosta da banda e do vocalista em segredo. Ambos os personagens é que fazem suas próprias narrativas em relação as suas vivências, expondo o que acontece sob seus prismas pessoais. As outras personagens, secundárias, são vistas de forma subjetiva de acordo com os protagonistas. Cada capítulo do livro explora as emoções e sensações dos dois, em muitos casos nas mesmas situações, fornecendo ao leitor uma visão mais completa de si mesmos (muito interessante!!!) Maria é uma adolescente tímida, quieta, e muito dedicada aos estudos além de introvertida, bem ao contrário da Irmã e do vocalista João, que ao contrário é extrovertido, brincalhão, alegre e mulherengo. Maria iniciou por nutrir uma paixão platônica pelo seu cunhado e conseqüentemente por João. Sua irmã por ser seu inverso, pois é bem comunicativa, bem relacionada e que além de descolada tem um namorado perfeito, e este te amizade com o pessoal da banda. A primeira decepção de Maria ocorre quando suar irmã e o namorado vão comemorar com o pessoal da banda a vitória na TV e sua irmã não a leva sugerindo não querer pagar mico com alguém sonsa e insossa do seu lado, o que a entristeceu muito e a deixou mais reprimida. Com o passar do tempo sua irmã casa-se sem terminara faculdade enquanto Maria entra na Faculdade de Jornalismo e a banca Polirock já tem-se tornado uma das maiores bandas do pais. Entre a indecisão do amar e gostar e o medo de ficar só, Maria namora um rapaz que se encanta por ela. Rapaz decidido e estudioso que costuma desde o início da relação dos dois tomar as decisões por ela, inclusive a decisão de que estão namorando. Carente e acostumada com a companhia, carinho e amor que o rapaz nutre por ela deixa o namoro seguir em frente. Mas como muita adolescente, teimosa, porém tímida, secretamente ouve os cd´s da Polirock e sonha ouvindo a voz de João, e sonhando acordada, já que na realidade afirma para todos que detesta a Polirock, não ouve musicas da banda e muito menos vai aos shows. Estando no final do Curso na faculdade, por indicação do namorado aceita fazer seu TCC sobra a banda. Fingindo contrariedade de início, logo aceitou sem muitas delongas. Achando impossível até mesmo platônico o amor que sentia pelo João, Maria finge pra si mesma que no lugar de amor, sente ódio pelo vocalista. Assim Maria mostra o seu sentimento através de cenas de rancor, no seu TCC trata-o com desprezo e maldade, e como amor e ódio caminham juntos, o amor (que pra ela é platônico) é correspondido, João não governa o coração e mesmo sem se dar conta vê-se completamente apaixonado pela noiva do amigo, que em breve se casará. Diante de uma paixão antiga que reaparece, João constata que não tem mais nada a ver, só Maria lhe faz perder a cabeça, mas e ai? O casamento da mulher de seus sonhos será em breve e com um grande amigo!! O que será dele e desse amor escondido, retraído?!! Será tarde demais para esse romance aflorar, ou será impossível? A história é encantadora O vocalista João é aquele cara que mesmo não sendo dos mais certinho é o que todas adolescente sonha: famoso, bonito, rico, simpático e alegre, além de saber aproveitar bem isso tudo. Para Maria ele é um carinha metido, mulherengo e bossal. Porém, todos os personagens do livro gostam dele. Maria apesar de adolescente parece segura do que quer em relação a vida, e não ao coração. Seu papel longe de ser de uma heroína mais se assemelha a uma mocinha com rompantes de adulta vez por outra. A partir do encontro dos dois a leitura pega velocidade e o andamento torna-se veloz especialmente pela emoções que os personagens imprimem no leitor. Em relação ao seu noivo mostrou maturidade ao acordar para a realidade dos sentimentos de ambos. Ele apaixonado por Maria como mulher e Maria gostava dele apenas como amigo Esta descoberta o fez sofrer ao mesmo tempo em que esse sofrimento o fez crescer. Todos sofrem com amores não correspondidos e/ou mal interpretados, mas no final a verdade supera tudo, a amizade mostra seu lado forte e real e tudo acaba bem. Resultado: a abordagem faz toda a diferença, pois, faz uma mesclagem rock'n'roll e paixão na literatura não é algo usual, em especial na literatura brasileira. Ao meu ver é um livro repleto de criatividade em se tratando de temática. O mais interessante é que o início do livro nos serve como uma introdução sucinta dos personagens e suas vidas pessoais. No meio do livro intensificação das emoções no reencontro dos dois personagens agora adultos. O final é surpreendentemente maravilhoso. A novidade maior (ao meu ver) está na alternância dos capítulos de Maria com João melhorando a leitura sem torná-la cansativa.

tony 08/12/2012

Uma bela história de amos
Os autores descrevem uma linda história de um amor contadas com muito êxito por parte de cada um. Um cantor de uma banda de Rock famosa se apaixona por uma universitária e a trama se desenrola em cima disso.

Poliana Costa 29/11/2012

Doce e simples
Uma gracinha de estória! Sem apelar, consegue passar o romance e faz vc torcer pra que tudo dê certo.
Não é um livro que vá se consagrar como best seller, mas tão gostoso de ler!!!
Não sou perita, nem crítica renomada... Então só estou dizendo que me agradou muito a leitura!
Essa coisa de ter a visão dos dois, Maria e João, deu mais ainda aquela vontade de ler. Dei 5 estrelas pq acho que merece, cumpriu a proposta e sem cair o nível! Além disso, autores brasileiros!!!!

Lina DC 10/11/2012

Vou jogar a minha imparcialidade para o alto nessa resenha. Eu simplesmente amei o livro. A leitura flui muito bem, e eu terminei a leitura em algumas horinhas porque não conseguia fechar o livro. É simplesmente fofo demais. Então, só para deixar claro para quem for ler minha resenha: o livro é maravilhoso! O livro é dividido em capítulos curtos, que alternam a visão dos fatos: um capítulo é narrado pela Maria e o seguinte por João. Quando conhecemos Maria, percebemos que ela é uma jovem muito meiga, mas introspectiva. Dedicada aos estudos, é irmã mais nova de Bela, uma garota popular, que durante a adolescência não foi exatamente agradável com Maria. Maria sente-se como uma garota sem graça e se comporta do modo que todos esperam dela: sempre obediente e boazinha. O primeiro “contato” que Maria tem com João, é como telespectadora. Ela está assistindo a um programa de auditório que passa pela televisão com a família, quando a Polirock (banda do João) aparece e ela simplesmente se apaixona: se encanta pela voz, pelo carisma e pelo João. Começa a colecionar os CDs, e sabe de cor todas as músicas, apesar de dizer que não os suporta. É a sua paixão adolescente secreta.
João é apresentado como um cara extrovertido ao extremo, que tem pais que o apoiam 1000% e o incentivam com a banda. Após o programa de televisão que Maria estava assistindo, a banda ganha um contrato e começa a realmente ganhar notoriedade. È claro que com tantas viagens, tempo na estrada e sendo solteiro; vocês realmente acham que João não iria se encantar por essa vida e aproveitar ao máximo? Mas por trás disso, existe um coração que foi despedaçado... Será que algum dia João irá confiar em alguma mulher novamente?
O tempo passa e enquanto João e a Polirock viajam pelo mundo, Maria está na universidade e tem até um namorado, o Pedro. Pedro a primeira vista foi um pouco desagradável, mas conforme a leitura avançava, eu percebia que a história não era bem assim. Pedro estuda história, é inteligente, comunicativo, e realmente ama Maria, mas não há uma “química” entre eles. Ambos continuam estudando na USP (Universidade de São Paulo), Pedro continua a estudar após a graduação e os dois acabam ficando noivos. Maria ainda precisa fazer o TCC (aquele belíssimo trabalho que todos os alunos adoram!), mas não tem ideia do que fazer, até que seu noivo sugere que ela fale da trajetória da Polirock. E é quando ocorre a grande virada da história! Pedro conhece João e o pessoal da banda, pois todos estudavam juntos antes de se dedicarem exclusivamente a banda. Apesar do nervosismo do amor adolescente, Maria aceita a sugestão do noivo, que marca uma reunião com João e a noiva. Bom, a partir daí... Simplesmente devorei, vibrei e torci o tempo todo durante a leitura. Não posso contar mais o que acontece para não estragar o livro para vocês, mas é apaixonante. Eu ri muito, principalmente por alterarem o ponto de vista na narração... Então eu li como as situações aconteciam e cada um interpretava de um modo totalmente diferente. O livro é fofo, a revisão está de parabéns. O clima estudantil, regado à música, rock e amor é fantástico. Achei a capa muito romântica e ao mesmo tempo consegue transmitir totalmente os aspectos principais do livro.

Lais.Alencar 03/08/2012

Um casal que não tem nada em comum: um super boa vida e relax, a outra toda certinha e preocupada. Um romance seria impossível, ou não né?! Não dizem que os opostos se atraem?

"Dizem que nos acostumamos fácil com as coisas boas. Realmente não era difícil acostumar-se com a fama, com o reconhecimento do seu talento, do seu trabalho." pág. 34

leia o restante em: http://laisdoce.blogspot.com.br/2012/08/livro-joao-maria.html

Gabriele 24/07/2012

Ganhei o livro em uma promoção, estava em casa com ele em cima da mesa e resolvi ler as primeiras páginas para matar um pouco a curiosidade. Quando vi, tinha lido metade do livro e no outro dia de manhã eu terminei.
O livro conta a história de Maria, uma menina dedicada aos estudos, certinha e tradicional e de João, vocalista de uma banda de rock famosa, extrovertido e charmoso. E então eles começam a se falar e algo começa a acontecer entre eles.
O livro é narrado pelos dois. Um capítulo pela Maria e outro pelo João. Acho interessante quando podemos ver o ponto de vista de dois personagens na mesma situação. Só achei algumas partes que repete cenas que já tinham aparecido antes, um pouco cansativas.
É rápido, fácil e divertido de se ler. Eu adoro histórias com esse tema. De um amor improvável e tudo mais. Contudo, achei que faltou um pouco de aprofundamento na relação dos dois, acho que tudo aconteceu muito rápido, principalmente o final e eu queria ter lido um pouquinho mais, eu queria que tivesse sido um pouco mais desenvolvido, não precisava ter corrido tanto.
É um ótimo livro para relaxar e esvaziar a mente por algumas horas. Adorei ter ganhado na promoção e ter tido a oportunidade de lê-lo.

Ander 02/07/2012minha estante
Viu como vc consegue, belezinha em *-* haha

Flávia Mattos 05/06/2012

Que Lindo :)
li esse livro pelo livro viajante, e desde que me inscrevi já esperava um super livro, pois já tinha lido Ápatrida da Ana Paula e O arquiteto do Esquecimento do Bulzara, e ambos me emocionaram :)
Começei a ler esse livro e parei pq tinha que dormir, mas quando retomei a leitura não consegui parar até terminar, uma estoria pura, doce e linda...

Amei, e todo tempo passava pela minha cabeça uma música da dupla Munhoz e Mariano (A bela e o Fera), não sei, para mim parece com a estória, quem tiver lido o livro e quiser ouvir a música tire suas conclusões.

Obrigada aos autores (maravilhosos) por disponibilizar o livro, quero te- lo na minha estante com certeza.

e parabéns pela Obra!

Melian 08/05/2012

Resenha Blog Mell Books
A história começa com a Polirock, banda que é o tema principal do livro, ganhando um concurso na tv, Maria gosta da banda, mas não conta p/ ninguem, motivos de adolescente.
Maria é uma menina normal com medos e receios e passa a adolescencia como todas nós, escondendo seus sentimentos com armaduras. Um desses sentimentos é uma paixonite que sente por seu cunhado. E tbm por João vocalista da Polirock.
Sua irmã é seu inverso, comunicativa, bonita, bem relacionada, descolada e tem um namorado perfeito. Esse namorado perfeito conhece o pessoal da banda e depois que vencem programa, todos se juntam para comemorar, claro que a irmã de Maria vai, mas antes mesmo que Maria pudesse apelar ela já diz que não vai leva-la, deixando-a triste.
O tempo passa...Sua irmã se casa, Maria entra na faculdade de Jornalismo, a Polirock se torna a banda mais conhecida do país e o tempo continua passando....
Maria conhece um rapaz, se encanta por ele, o mesmo é muito decidido e toma as decisões por ela, decide que estão namorando, Maria por gostar da companhia e do carinho que o rapaz tem por ela aceita e continua com ele, mas secretamente ainda ouve os cd´s da Polirock e sonha ouvindo a voz de João, detalhe Maria diz a todos que detesta a Polirock, nao ouve não vai aos shows, não fala sobre, isso quando está em público...
As surpresas começam num turbilhão, Seu namorado se forma com maestria e decide apresentar seus pais a Maria, neste mesmo jantar anuncia ue irão se casar. Maria não sabia de nada, e assim como no namoro ele decidiu tudo sozinho.
Maria precisa de um tema para seu TCC, mas não sabe bem o que fazer, seu agora noivo dá uma brilahnte dica " Faça com a Polirock, conheço os caras, sei que você não gosta da banda, mas seria uma boa ideia"
Preciso dizer se o oraçãozinho de Maria pulou?? rs De inicio ela não aceitou, mas depois cedeu e aceitou fazer um TCC sobre a Polirock.
É ai que a história realmente começa! Maria tranforma todo o sentimento que guarda por João em rancor, fala mal dele no TCC, trata-o mal, mas mesmo assim ele sente o que ela sente por ele e ele apaixona-se por ela.
Mas tem um detalhe ai minha gente! Ela vai casar em breve! E o noivo é amigo do João, e então como proceder?
E não é só isso!! Uma antiga paixão avassaladora de João decidiu retornar...
Será tarde demais para esse romance? Maria terá finalmente a paixão que ela sempre sonhou e que achou que fosse impossivel?

Ler Resenha completa Aqui: http://mellbooks.blogspot.com.br/2012/05/resenha-joao-e-maria-ana-paula.html

Vivi 07/05/2012

Essa resenha faz parte do Book Tour organizado pela Kate Willians do blog Drunk Culture.

Sabe quando você lê um livro e não sabe bem como defini-lo? Aquele tipo de livro que não conquista logo de início, mas depois te prende de uma forma tão intensa que logo você se vê virando as páginas, devorando o livro de uma maneira tão alucinada que chega a doer o peito quando acaba de ler... Não chega a entrar pra minha lista de favoritos, mas com certeza me rendeu ótimos momentos de leitura em baixo do edredom. E sim, eu chorei durante a leitura...

Algo que me chamou muito a atenção no livro foi a narração alternada de João e Maria nos capítulos, achei interessante ver as duas versões da história em um mesmo acontecimento, entender cada reação e comparar os diferentes temperamentos dos personagens, e por vezes, um mesmo acontecimento tinha uma visão totalmente diferente dependendo do personagem . A diagramação é simples e se havia algum erro de revisão não percebi, a capa também é bem simples, mas nem por isso deixa de ser charmosa (adooooro Roxo).

Maria é o tipo de garota quieta, centrada nos estudos que quase não é notada pelos outros. Já João é um conquistador que teve sua cota de decepções amorosas. Junto com seus melhores amigos, buscam o sonho de tornar o Polirock uma banda de sucesso.

Desde o início do livro dá para ter uma ótima noção do temperamento de cada um dos personagens, seja dos principais até os personagens que aparecem poucas vezes, esse pra mim é um diferencial, pois personagens bem fundamentados são muito difíceis de se encontrar atualmente nos livros.

Algo que me desagradou no livro foi a rapidez com que se desenvolve a história, aqueles momentos que deveriam ser prolongados passam rapidamente... mas essa é minha opinião já que gosto de livros mais extensos.

Não sei se outras pessoas que já leram esse livro irão concordar com o que vou dizer agora, mas não dá pra perceber que foram dois autores escrevendo a história, a Ana e o Marcos encontraram uma sintonia maravilhosa na escrita de "João e Maria" e com certeza é uma dupla que deveria apostar em outros trabalhos em conjunto.

Bom, eu tentei não falar muito sobre a história do livro pois ele é relativamente pequeno, então qualquer fato que tente colocar aqui já seria considerado Spoiler.

"E no meu quarto escuro, com um fone de ouvido, me deixava aventurar pela voz rouca de João. [...] Uma melodia romântica sussurrada no ar. Um beijo apaixonado..." Pág 23

"Maria... Maria. Não conseguia ligar o nome a pessoa. Algo me dizia que ela não era tão estranha assim. Não sei se profeticamente, mas Freddie cantou Love of My Life mais uma vez. Aumentei o som e me joguei no sofá." Pág 48

Bjokas!!!

Jamille Santos 01/05/2012

João e Maria
Eu amei o livro. Eu comecei a ler e não conseguia largar, em dois dias terminei de lê-lo. A forma como os autores conta esta linda história de amor faz com que o leitor não desgrude do livro.

Antonio Novaes 30/04/2012

Uma verdadeira história de amor

L P 03/04/2012

Romance perfeito!
Resenha completa em: http://asasimaginarias.blogspot.com/2012/04/resenha-joao-maria-ana-paula-bergamasco.html

João & Maria é um livro envolvente, de uma leitura leve e divertida, onde você se verá rindo e chorando junto aos personagens, se apaixonar e sofrer desilusões e, no fim, ficar com gostinho de quero mais!

1 | 2 | 3 | 4