João & Maria

Resenhas - João & Maria

1 | 2 | 3 | 4

Philip Rangel 09/03/2012

Uma história diferente....
O que posso falar da leitura de João e Maria? Bom, muito diferente do enredo que achei que era, falo das nossas crianças conhecidas. Porém, a história é completamente diferente.

Interessei pelo livro depois do convite da Kate do blog Drunk Culture para um book tour pelos autores Ana Paula e Marcos Bulzura. Começando a leitura no primeiro momento me chamou atenção no enredo. O livro é dividido entre a narração de Maria (pela Ana Paula) e João(pelo Marcos). Maria é uma garota meio estudiosa, certinha, ou melhor quase. João, é um mulherengo, que busca um sonho. Ser famoso. Junto com seus amigos ele vão em busca desse sonho. Tudo começa, quando ganham um concurso de tv, que transforma a vida da banda Polirock em um fenômeno da música.

O enredo é como dito dividido, até mesmo para vermos a mentalidade de cada personagem, tudo muda quando a banda já bem sucedida, a Maria como fã, mas nunca revelado. E depois de iniciar um namoro com Pedro, resolvem se casar. Mas, tudo muda, quando em sua conclusão de curso, para construção do trabalho final (TCC), Pedro indica a banda. Ao chegar no escritório da banda os olhos de João mudam, o mesmo acontece com Maria.

Daí para frente o enredo começa naquela corrida de sentimentos. Ambos negando esse amor. Uma vez que João, já sofreu no passado por Mariana. E Pedro é o melhor amigo de João. Até que, o amor não tem limites, e nossos protagonistas precisam tomar uma decisão.

Bom, uma leitura envolvente, calma. para ser lida em um final de semana. Mas cuidado, os capítulos são divididos entre a mentalidade de João e Maria, então os fatos vocês podem achar que são os mesmos, ou repetidos, ou erraram na escrita. Mas não, cada um mostra o que estavam pensando naquela cena, momento.

O que deixou a desejar foi a rapidez dos acontecimentos, porque quando pegamos todo o enredo, quando ficamos ansiosos pela Maria e pelo João. O enredo finaliza como um ...``e viveram felizes para sempre``.... sem ter aquela vida depois com os personagens....

Ana Paula e Marcos souberam trabalhar juntos, e tenho vontade de ler suas outras obras. Sem contar que, o livro é brasileiro.

Indico....

www.entrandonumafria.com.br

Natalia 03/03/2012

Páginas Encantadas: http://www.paginas-encantadas.blogspot.com
Eu soube desse livro através da minha parceria com a Ana Paula Bergamasco. Como ela não poderia me enviar os livros, sugeriu que eu participasse da booktour de um dos seus, ou dos dois juntos. Já tinha ouvido falar de Apátrida, mas como não havia lido nenhuma resenha do livro, fui sem expectativas algumas ao endereço que ela tinha me enviado, a página do livro João & Maria. Estava decidida a participar da booktour quando decidi assistir o booktrailer de J&M. O vídeo era tão lindo que me deixou toda arrepiada. Vocês já ouviram falar de amor literário à primeira vista? Pois eu já senti isso, e foi pelo livro escrito a quatro punhos da Ana e do Marcos. Quando dei por mim, já estava babando pela diagramação, pela história, por tudo. Como tinha um dinheirinho guardado especialmente para meus bebês, resolvi investir no livro que tanto desejava, e não poderia ter tomado melhor decisão.

Quando o livro chegou aqui em casa, eu estava na casa da minha madrinha, e meu pai me ligou para avisar. Entrei em estado de surto. Teria de esperar mais dois dias para poder ter minha divindade encadernada em mãos. Depois de tanto esperar, cheguei em casa pronta para rasgar o envelope que o guardava, e como sempre, fiquei por mais de dez minutos examinando cada detalhe seu. Queria devorá-lo, estava faminta de livros há um tempo, mas a fila de livros era por ordem crescente de páginas (sou muito indecisa, então minha fila é organizada dessa maneira) e Radiante ainda tinha menos páginas do que o meu querido. Por fim, li Radiante, resenhei e me preparei para saborear o que tinha em mãos.

Já em seu comecinho, me encontrei morta de amores por João, Maria, Pedro e todos os demais personagens. O prólogo descreve precisamente os protagonistas e suas manhas, o que me deixou por dentro de tudo em questão de minutos. De início estava roendo as unhas para descobrir como Maria iria acabar seu noivado com Pedro (porque né gente, o livro se chama João & Maria, e pra mim era obrigação que eles ficassem juntos), e confesso que rodei as páginas com receio de que ela acabasse ficando com o primeiro, dando um chute em João. E não, não vou contar com quem ela fica, se ela fica com alguém ou coisa parecida, vocês que descubram, eu hein! (risos)

Bom, a escrita de Ana Paula e Marcos é bastante parecida, o que fez com que eu terminasse o livro achando que este fosse escrito por uma pessoa só. Passava os capítulos e não via diferença em praticamente nada, com relação à forma de escrever. Os dois estão de super parabéns! A leitura toda é bem fácil, e achei legal o fato do livro ser fininho, pois muita enrolação iria estragar o enredo por inteiro. Nunca li os outros livros de ambos os autores, mas gostaria de os encorajar a continuar escrevendo livros voltados para o público jovem a quatro punhos, e se o fizerem novamente, já podem contar com uma leitora fanática aqui, hehe.

Os personagens são bastante fortes, cada um deles marcando sua presença. A mãe do João me lembrou as mães de uns garotos que já cheguei a gostar, e morria de rir a cada pergunta instigadora que ela fazia a Maria. Em algumas vezes, ficava morrendo de pena da Maria, e com raiva suprema da Isabela, por fazê-la sentir tão mal. Raiva que acabou ao final do livro, quando Bela se tornou uma pessoa de razoável relevância na história. O Pedro é um cara bastante generoso e deu pra perceber que ele amava mesmo a Maria, mas eu ainda prefiro o João.

Enfim, deu pra perceber que o livro excedeu mesmo as minhas expectativa não é? Morro de paixão por ele. Não vou descontar pontos por nada deste mundo, pois tá com tudo! A diagramação ficou muito linda, adorei o marcador que veio junto com o livro, e eu consegui sim, criar um laço muito intenso com a história. Acho que no fim, tudo se resumiu a um romance impossível na altura da realidade. Ana Paula e Marcos, meus sinceros parabéns, virei fã de vocês dois, sério.

Nota: 100/100

KessyCosta 24/02/2012

João e Maria
Leitura rápida, fácil e gostosa.
Gostei a intercalação da narração entre os personagens a cada capítulo, o olhar de cada um sobre o mesmo acontecimento.
Tudo bem que teve horas que dava vontade de bater na Maria e mais ainda de bater no João, mas a leitura é fofa!

Babi Dewet 07/02/2012

Uma ótima obra nacional!
Desde que ouvi falar do lançamento de João & Maria, livro dos queridos autores do Selo Brasileiro Marcos Bulzara e Ana Paula Bergamasco, queria lê-lo. Porque sabendo do tema, claro, tem tudo a ver com o que eu gosto. A chamada é “a união perfeita entre o romance e rock’n roll”. Eu perderia? Aproveitei o booktour do livro pra poder contar minha experiência com a leitura. E foi muito legal. Com as páginas rolando eu pude notar diversas qualidades e coisas legais! Num geral, o livro é ótimo! Pena que a história acaba cedo demais, termina logo no clímax! Queremos saber mais, Ana e Marcos!

O livro é contado de dois pontos de vista diferentes do mesmo acontecimento. Ta ai uma coisa que fiquei na dúvida sobre ser uma qualidade ou não. Acho que, de certa forma, foi muito bom e proveitoso saber os sentimentos dos dois através de narrações diferentes. Ana Paula narra a parte da Maria, enquanto Marcos conta tudo o que se passa com João. Também é bem claro, nesse caso, as diferentes formas de escrita dos dois autores – que escrevem muito bem. Admito que achei a forma muito rebuscada na parte da Maria bem incômoda. Sou super fã de diálogos e pensamentos, e fico um pouco perdida quando eles não são da forma como acontece na vida real. Acho que palavras difíceis e categóricas podem perder um pouco a fluidez da leitura e isso aconteceu comigo algumas vezes. Também achei um pouco repetitivo os momentos e diálogos serem contados duas vezes, mesmo com as visões diferentes. É como se estivesse lendo tudo de novo e, admito, às vezes acabei pulando parágrafos para poder saber do que realmente interessava!

Leia o resto da resenha: http://www.babidewet.com/2012/02/07/resenha-de-joao-maria/

Annie 02/02/2012

João & Maria, por Ana Nonato.
Veja também em: http://seismilenios.blogspot.com/2012/01/resenha-joao-maria-ana-paula-bergamasco.html

Enredo
• Espaço: É descrito de forma suficiente para ambientar o leitor no local onde acontece a ação, mas não se estende em demasia.
• Tempo: Não há determinações exatas, mas pode ser inferido pela tecnologia da época (mais recentemente, facebook).
• Personagens: São a parte mais importante do livro. As principais, Maria e João, narram suas próprias vivências, expondo o que acontece sob seus prismas pessoais. As outras personagens, secundárias, são vistas de forma subjetiva de acordo com os protagonistas. Cada capítulo do livro explora as emoções e sensações dos dois, em muitos casos nas mesmas situações, fornecendo ao leitor uma visão mais completa de si mesmos.
• Criatividade: a abordagem faz toda a diferença. Mesclar rock'n'roll e paixão na literatura não é algo usual, em especial na literatura brasileira. Portanto, trata-se de um livro muito criativo do ponto de vista temático.
• Andamento do enredo: O andamento do enredo é médio-rápido. No começo, a breve introdução de personagens faz a leitura ficar morna (mas não menos interessante). Então, a partir do encontro dos dois, a velocidade de leitura dispara e o andamento se torna muito, muito rápido, em especial pelas emoções que ambos imprimem no leitor.
• Início, meio e fim: Como acima dito, o início serve para dar uma breve introdução às personagens e suas vidas pessoais. A partir do meio do livro, com os dois na idade adulta e posterior encontro, as emoções vão se intensificando, a tensão aumenta, a velocidade de leitura também, o meio traz altos picos de tensão (mas que não cansam, absolutamente, o leitor). O final é surpreendente. O enredo alterna capítulos de Maria com capítulos de João, mas algo que melhora ainda mais a leitura é que cada capítulo tem um nome especial, sem ficar alternando em "Maria - João" (vide livro Mais que Um Amigo, em que o contrário acontece. Os capítulos ficam mais insossos sem um título adequado).

Estrutura "Artística"
• Capa: O coração envolvendo o nome dos dois, que por sua vez são unidos por uma clave de sol, faz desta uma capa muito bonita e bem feita.
• Diagramação: fixa, confere organização.
• Fontes: de tamanho razoável, de fácil leitura e que não cansam o leitor.
• Sinopse: uma das melhores sinopses já escritas. Primeiro, é sucinta, perfeita para deixar o leitor com vontade de ler. Segundo, a ordem das palavras e das sentenças leva o leitor a uma curiosidade insaciável acerca da história.
• Enredo: a escolha da ordem das palavras, dos capítulos e das personagens é completamente organizada e cria exatamente o efeito desejado.

Estrutura Física (Materiais)
• Capa: Material resistente, pouco suscetível a danos superficiais, textura agradável.
• Páginas: Cor branca "aumenta" a reflexão da luz branca e, portanto, pode cansar em demasia o leitor. Material agradável ao toque, de cheiro agradável, maleável e de resistência média aos imprevistos do dia-a-dia.

Análise

• Capa (x1): 5 (ótima);
• Páginas (x2): 3 (boas);

Nota final: [2.(4,83) + 5.1 + 3,67.1]/4 = 4,6

Aione 31/01/2012

“João e Maria” foi um livro que me conquistou logo de cara com sua sinopse e sua belíssima capa. Ao ver que estavam abertas as inscrições para seu Book Tour, não hesitei em me inscrever e vejo que fiz muito bem tendo essa atitude, a leitura foi agradabilíssima.
A obra de Marcos Bulzara e Ana Paula Bergamasco é totalmente rápida de ser lida, completei a leitura de uma vez e em poucas horas, isso porque a história nos prende e nos desperta a vontade de devorar as páginas para ver o desenrolar dos fatos.
A narrativa é em primeira pessoa, alternada entre os capítulos contados por Maria e João. Ana Paula Bergamasco foi a responsável pela escrita dos capítulos de Maria, enquanto Marcos Bulzara se encarregou dos de João. Apesar de serem pessoas diferentes escrevendo, a narrativa é homogênea, portanto não notei diferenças na escrita entre os capítulos. Essa alternância foi positiva por um lado e negativa por outro. Positiva porque podemos ver a mesma situação primeiro sobre a ótica de Maria e, depois, pela de João e, assim, vermos como cada um interpreta um mesmo acontecimento. Isso me agradou muito porque achei as situações bem reais, dignas de assuntos mal resolvidos, nos quais uma pessoa acha uma coisa, a outra acha outra e nenhuma das duas conversa para saber o que, de fato, é. O ponto negativo disso foi que, como às vezes a mesma situação é contada duas vezes, alguns diálogos acabam ficando repetidos, ainda que nem todos sejam reproduzidos na íntegra, como na primeira vez em que aparecem.
Como diz a própria sinopse, João e Maria são opostos: o que ele tem de extrovertido, ela tem de introvertida. Enquanto ele sempre se mostra alegre e expansivo, ela normalmente é “carrancuda”. Assim, a história é daquelas de “amor e ódio” pelo fato de as personagens serem muito diferentes e, claro, amo ler histórias assim, uma vez que o romance acaba por ser daqueles explosivos e incontroláveis. Fiquei agoniada em diversos momentos da leitura por ver a as atitudes de ambos. Entretanto, também consegui compreender o porquê de suas atitudes, sempre pautadas por um medo muito grande.
A história, ainda, foi muito bem situada. O cenário principal é a cidade de São Paulo e, dessa forma, diversos pontos da cidade são citados, tornando a história mais real e próxima principalmente dos que conhecem tais pontos. Mais especificamente, um local importante na história e muito bem explorado é a Cidade Universitária da USP. Como estudei lá também, achei uma delícia ler sobre os locais de minha faculdade, como o Coseas – popularmente chamado de Bandejão -, o Cepe, o Crusp, entre outros. Outro fator que contribui com a proximidade entre o leitor e a história são as diversas referências musicais. “João e Maria”, inclusive, tem até trilha sonora: Fly Away From Here, do Aerosmith.
Algo que não me agradou muito na leitura foram alguns diálogos. O tom formal e o uso de ênclises, ainda que gramaticalmente corretos, não soaram tão naturais e, assim, acabaram por dar um tom um pouco artificial em alguns momentos.
Concluindo, a leitura foi muito prazerosa e agradável, pela doce e explosiva história de amor contada. Agradeço aos autores pela oportunidade de participar do Book Tour e recomendo o livro a todos, principalmente aos que apreciam um bom romance.

Danni 17/01/2012

Fofo*-*
Um livro fofo,encantador,gostoso de ler.Li em um dia.

A estória conta um triangulo amoroso.
Maria é a patinha feia.João o famoso da banda de rock, e Pedro o universitário que olhou Maria com outros olhos.
A gente não sabe pra quem torce:João ou Pedro.
É um romance muito encantador.

Em cada capítulo tem a versão de Maria e João.
A gente consegue acompanhar os pensamentos dos dois.

Até agora não consigo acreditar que o livro foi escrito por duas pessoas separadamente. É incrível a conexão de Ana Paula e Marcos.
Fantástico a parceria deles.Perfeito!

Recomendo!

*Rô Bernas 31/12/2011

Encantador!
Um livro encantador...amei a história e amei mais ainda a forma como foi contada. Tinha momentos que não dava pra acreditar que tinham 2 pessoas escrevendo, tamanha sintonia.

Cada vez mais gosto deste estilo de cada capítulo ser ora de um, ora de outro personagem, tratando do mesmo assunto...assim podemos ver como o ser humano, mesmo querendo a mesma coisa, pensa diferente pois recebe a mensagem com a sua percepção e não como o outro quer passar e isso não é coisa de romance não...isso acontece e muito no nosso dia-a-dia.

Agora vem cá...que triângulo amoroso é esse? Difícil torcer por um....me deu vontade de bater nos autores por me deixar nesse dilema (rs). Mas enfim...o final foi bem pertinente....aliás....foi PERFEITO!

Amei...li o livro em dois dias, pois não conseguia parar de ler! =D

Renato Klisman 31/12/2011

By: http://rkbooks.wordpress.com
A Sincronia Perfeita entre Romance & Rock’n Roll. Vai Arrebatar, Atormentar e Arrebentar seu coração.

Maria é uma fresca.
Vive uma vidinha comum e sem graça. Tem um cara apaixonado por ela, que se dobra e desdobra para que a bendita seja feliz, mas não valoriza.
Deer, Maria nem ama o coitado. Vai se casar com ele e não ama.
P.S.: O coitado é o Pedro.
João é um biscateiro.
Pega todas – e mais algumas – e é o grande amor platônico da Maria.
Ok. Ela acha-o um cafajeste. Mas não consegue resistir.
Ambos são totalmente opostos.
Mas.
Ao mesmo tempo são duas metades perfeitas.
Irão se encaixar – ou não – num quebra cabeça complicado e cheio de peças cabulosas.
Prepare-se para se apaixonar – e odiar – perdidamente esse casal.A HISTÓRIA: Ok. No começo eu não estava dando muita moral pro livro. (É, eu confesso)
Imaginei que a história seria fraquinha e sem sal. Afinal, não esperava que dois autores de livros épicos sobre a Segunda Guerra e o Nazismo escrevessem um romance todo frufru e cheio de amor.
Me arrependi.
O livro é MAGNÍFICO! Ao mesmo tempo em que é leve, divertido e apaixonante, João & Maria consegue ser impactante, depressivo e desesperador.
Ao chegar em certa parte da narrativa é totalmente impossível abandonar sem ficar com as mãos formigando de vontade de pegar o romance novamente.
Me surpreendi com a criatividade e a força da história.
O leitor varia entre momentos de “Amo Você, Maria. Sua linda!” e também de “Porque Você Não Morre? Vadia!”. Com João acontece o mesmo: “João, Você é um fanfarrão desgraçado. Morre!” ou “Awwwn, tadinho d’ocê. Agora te entendo.”
Sério, as vezes me perguntava se eu não estava me tornando bipolar. O.o

E, enfim pude entender a frase: “Você acredita em amor impossível?” que eu via espalhada nos banner do livro por aí e na contra capa dele. O amor dos dois é, tipo, REALMENTE impossível. Meu deu uma aflição danada. De pulsar o coração loucamente. De quase me matar de infarto fulminante.

Queria ter lido ele antes.
O melhor de tudo, o livro não é cheio de personagens com nomes estrangeiros. É 100% Brasileiro. O triângulo amoroso de João, Maria e Pedro é, tipo, Brasileiro de corpo e alma! E essa foi uma das coisas que me fez amar a história ainda mais.
Só posso gritar desesperadamente para vocês: LEIAAAAM!
A CAPA: Sou SUPERSUSPEITO de falar. Afinal, foi eu quem fez. Haha.
Mas gostei. Gostei mesmo. O toque de verniz nas letras da capa então, ficou supremo!
E, se você tem o livro aí, aproveite para abrir a capa toda e ver como fica fofa! Como eu amo capas que formam uma imagem única entre frente/contra, apaixonei-me por essa!
Não vou falar mais, deixo para vocês os comentários. :P
Veja a original, para conferir Wallpapers e o BookTrailer: http://rkbooks.wordpress.com/2011/12/31/resenha-joao-e-maria/

Vanessa Meiser 18/12/2011

“Eu era uma adolescente absolutamente certinha. Estudava doze horas por dia. Não apreciava programas de televisão populares. Não saía à noite. Uma vez por semana ia ao cinema com minhas amigas, ver comédias sem censura de idade.” (Maria) Pág 08

“Estava com quinze anos quando tive o meu primeiro encontro com a morte. Óbvio que foi apenas um encontro, nada mais do que isso. Ela apenas disse oi e me deixou seguir adiante. Eu a agradeço por isso. Não fosse esse encontro, não teria ganhado o presente que mudaria o meu destino e me transformaria no que sou hoje.” Pág 14 “Com dezessete anos e com o apoio financeiro dos meus pais, já tinha uma banda. E muitas meninas. Tenho que concordar que a minha condição financeira e os meus olhos azuis eram grandes aliados, mas os meus dotes musicais também auxiliavam.” (João) Pág 16

Maria é uma graça, menina tímida, avessa às badalações, gosta de ler e de estudar. Em nada se parece com João, o jovem vocalista da Polirock, a banda de rock de maior sucesso do momento. Acontece que neste caso o famoso ditado “os opostos se atraem” tem mesmo todo um fundo de verdade: Maria é secretamente apaixonada por João que até então nem sabe que ela existe, até o momento em que seu grande amigo Pedro lhe apresenta sua namorada, justamente a Maria. Pedro é também um menino de ouro (eu no lugar dela seria eternamente indecisa sobre qual dos dois escolher), acontece que Maria apesar de já namorar com ele há bastante tempo não nutre pelo menino nada mais que um amor de amigo e nem sabe por que vai empurrando o relacionamento com a barriga, talvez por medo de magoar Pedro.
Maria está no último ano de Jornalismo e encontra-se com dúvidas sobre o assunto que irá abordar no seu TCC, até que Pedro inocentemente sugere que o trabalho seja sobre a trajetória da Polirock. Relutantemente ela aceita a sugestão e é a partir daí que João entra definitivamente na sua vida.....
Este livro é apaixonante!!! A começar pela capa, impossível não se apaixonar por uma capa tão linda e tão bem feita. Desde que tomei conhecimento deste livro, fiquei contando os dias para que fosse lançado e eu pudesse comprar, pois bem, comprei em seguida ao lançamento e li também em seguida que chegou aqui em casa. Posso dizer que correspondeu a todas as minhas expectativas sem dúvida nenhuma. É um livro leve, romântico, sensível e cheio de sentimentos a flor da pele, enfim, tem tudo o que mais me chama atenção em uma história. Perfeito!

Neyara 12/12/2011

[Capsula de Banca] capsuladebanca.blogspot.com.br
João & Maria é um livro estilo sessão da tarde, leve, romântico, jovem, trilha sonora moderninha e a leitura flui com bastante naturalidade. Esse é o novo projeto dos autores Ana Paula Bergamasco (Apátrida) e Marcos Bulzara (O Arquiteto do Esquecimento), acostumados a escrever dramas, os dois se aventuraram a escrever um romance bem dinâmico em apenas 40 dias.

Maria, escrita em primeira pessoa por Ana Paula, é toda certinha, nerd, tímida, indecisa, medrosa, é bem chatinha pra falar a verdade, a cara daquelas meninas de colégio, que fica isolada da turma toda e passa o recreio lendo Machado de Assis. Conhece todo mundo da biblioteca e usa um óculos de 0,5 graus só para se esconder do mundo.

João, escrito em primeira pessoa por Marcos, é o oposto de Maria, divertido, brincalhão, gosta de se aventurar. Vocalista e guitarrista da banda PoliRock, vencedora de um concurso de TV, ficou famoso, milhares de fãs dariam de tudo para um minuto de sua atenção. Os outros integrantes da banda, são os mais divertidos, engraçados e são donos das melhores conversas do livro.

Pedro é o noivo de Maria e amigo de João, é ele que sugere que sua noiva faça um trabalho sobre a banda do amigo. Maria acaba ficando muito amiga dos integrantes da banda, menos de João, o mulherengo arrogante que se acha só pq é famoso e rico. Porém, o ódio e o amor, são sentimentos bem parecidos, e no decorrer do livro eles vão descobrir o que de fato acontece entre eles.

O livro em si é muito bem escrito, a diagramação é linda, a ideia de ter dois autores é fantástica porém, achei que um ponto prejudicou e muito o livro: a idade dos protagonistas. João está com quase 30 e Maria ta com 20 e muitos, acho que esse detalhe não bate com as atitudes deles, atitudes características de apaixonados de 15 anos, quem leu o livro vai me entender.

Outra coisa, senti falta da grande virada no final, acho que seria bem mais interessante terem contado a história de João e Mariana, que ali sim, tinha uma grande virada, de novo, quem já leu o livro vai me entender, haha. O livro em si é bem leve, recomendo para quem gosta de historias morninhas.

site: http://capsuladebanca.blogspot.com.br/2011/12/joao-maria-bergamasco-e-bulzara.html

Luciane Rangel 11/12/2011

Não tem como falar de João&Maria sem começar pela primeira impressão: a capa. Um trabalho belíssimo, o tipo de livro que se vende sozinho. É jovem, despojada, e retrata perfeitamente o espírito do livro.

Deixando a aparência de lado, falando do livro em si. São quase 200 páginas, que devorei em pouco mais de duas horas. É uma leitura que flui com naturalidade e leveza, além de provocar no leitor aquela famosa (e deliciosa) ânsia de “preciso saber mais!”

O livro é narrado em primeira pessoa, pelos protagonistas. Uma curiosidade é que os dois autores se revezaram nessa função, sendo o Marcos Bulzara responsável pelo ponto de vista do João e Ana Paula Bergamasco pelo da Maria. E, ao contrário do receio que tive ao início, isso não causou qualquer choque de estilos. Durante a leitura, por vezes esqueci-me completamente do fato do livro ter sido escrito por duas pessoas. As narrativas do Marcos e da Ana Paula são muito parecidas, o que faz com que a leitura flua ainda melhor.

Falando sobre a história: é um enredo jovem, leve, divertido e, ao mesmo tempo, emocionante. Como revela a frase-tema do início da resenha, retrata um amor impossível (certo, talvez não impossível, mas bastante improvável) de um astro de rock e uma fã. Com o agravante dessa fã, além de ser namorada de um amigo de João, ainda ser uma moça um tanto geniosa, que há anos tenta suprimir sua paixão platônica jurando a todos que odeia a banda Polirock e, em especial, seu vocalista. Já o João, é o perfeito esteriótipo do rock star garanhão e metido e, por conta disso, vê-se em completo desespero ao conhecer a noiva de seu amigo e ser de imediato hostilizado por ela (como assim, uma mulher que não morre de amores por ele?)... E, o que é pior, vê-se, aos poucos, se apaixonando por Maria.

Apesar do foco no romance, o livro também trabalha relações familiares e de amizade e é recheado de coadjuvantes encantadores ou irritantes... ou os dois, dependendo da situação ou do ponto de vista, como todo personagem bem elaborado deve ser.

Poderia resumir João&Maria como um primoroso trabalho em grupo. Sabemos que um livro não se faz apenas de uma boa história e, no caso deste, todos os profissionais envolvidos estão de parabéns: capista, diagramadores, revisora... Formaram um conjunto perfeito de um livro delicioso de se ver, tocar, ler e se emocionar.

Recomendado a todos que procuram uma leitura leve, divertida e apaixonante.

Janaina.Granado 10/12/2011

João & Maria
Maria, logo de cara me identifiquei com ela, bem parecida comigo, não gosta de baladas, gosta de livros, é estudiosa, fez faculdade de jornalismo é "marrentinha"...

João já é um cara que se acha o gostosão, tem todas as meninas aos seus pés, não simpatizei com ele no início, mas depois descubro que ele é palmeirense, ai me encantei...

Pedro muito fofo, sem dizer que amo esse nome, (será o nome do meu filho um dia). É noivo de Maria, atencioso, estudioso, trabalhador.

Polirock a banda é formada por 5 integrantes - João, Kadu, Breno, Ivan e Beto.

" Chorou ao meu lado e disse que nunca sentiu tanto medo na vida. Medo de que eu morresse e que ele não tivesse mais motivos para viver. E então disse a frase que me marcou:- Quero que você seja o maior astro de rock do Brasil. Daí quem chorou fui eu."

Como começar? Estou encantada até agora, terminei de ler quarta - feira (30/11) e até agora domingo (04/12) ainda não consegui pegar nenhum outro livro para ler.
Parece que eu estava vivendo os sentimentos da Maria e do João, os personagens entram na vida da gente de uma forma inexplicável, os autores foram a fundo com as emoções...

" E no meu quarto escuro, com um fone de ouvido, me deixava aventurar pela voz rouca de João. Então me imaginava com ele numa ilha deserta, sem ninguém para atrapalhar, cercada de flores e bombons. Uma melodia romântica sussurrada no ar. Um beijo apaixonado..."
Cada cena acontecimento era narrado tanto pela Maria quanto pelo João, eu conseguia entender os dois lados, compreender os sentimentos dos dois..."

Foi diferente ler um livro narrado por dois autores, ainda mais sendo um homem e uma mulher.

" A minha palpitação quando pensava no João aos poucos estava sendo controlada. Cheguei a pensar que o encanto inicial acabara, esmaecido nas fantasias juvenis de outrora. Pelo menos poderia enfrentar o fatídico evento musical que me esperava no sábado de cabeça erguida. Bom, era o que pensava..."

Não posso deixar de comentar sobre a capa, está linda, as cores tudo muito bonito, estão de parabéns.

Psychobooks 01/12/2011

Ana Paula e Marcos se juntaram para escrever um livro completamente diferente das obras que haviam escrito anteriormente – Apátrida e O Arquiteto do Esquecimento. Confesso que não sabia muito o que esperar, sabia que os dois autores tendiam mais ao drama, mas já havia conversado com a Ana, e ela tinha me dito que o livro era mais leve. A forma de escrita dos dois realmente me surpreendeu.

O texto é apresentado sob a visão dos dois protagonistas – João e Maria. A forma que os personagens são apresentados é bem dinâmica e interessante. Cada um dos autores escreveu sob o ponto de vista de um personagem, então é possível enxergar o enredo ora sob a visão de Maria e ora sob a de João.

A história evolui em 6 anos, desde que Maria conhece João por meio do concurso de televisão, até o dia em que os dois finalmente se encontram. A forma que as duas histórias caminham em paralelo é bem interessante.

Maria é uma personagem chata – devo confessar – ela é (como a Ana mesmo definiu) a antítese de João, em todas as características que ele brilha, ela se apaga. João é extrovertido, sociável, namorador, cativante… Maria é calada, retraída, um poço de dúvidas e insegurança. Entendo que havia a necessidade dessa composição para a personagem, mas nem isso me fez gostar mais dela.

O romance é apresentado de forma gradual, há claro, obstáculos para que os dois personagens fiquem juntos e um deles é Pedro, o noivo de Maria e amigo de João. Pedro é bem-construído e caracteriza muito bem o seu papel dentro da narrativa.

A narrativa é feita na primeira pessoa, durante a leitura, acompanhamos o desenrolar do mesmo fato sob a visão de cada um dos personagens, esse foi um recurso interessante e bem-utilizado pelos autores. Algumas vezes em cenas em que Maria tomava alguma atitude ou deixava de fazer algo, eu me via questionando com ansiedade qual seria a visão de João do ocorrido.

A similaridade da escrita dos dois autores é notável! Esqueci em muitos trechos que se tratava de dois autores escrevendo o mesmo livro. Acredito que essa característica seja o que deu certo na parceria dos dois. Os dois escrevem muito bem e de forma parecida. O resultado só poderia ser um livro gostoso de ler.

Pontos negativos: O livro foi escrito em 40 dias. A escrita é dinâmica e não acredito que muito se perdeu por conta disso, mas, percebi durante o texto que alguns pontos poderiam ter sido melhores ressaltados e talvez mais bem explicados. O que também não me agradou foi a idade dos personagens, ambos já são adultos – com mais de 20 anos – mas algumas atitudes dos dois não se encaixavam – pelo menos para mim – na faixa de idade escolhida para eles. Acredito que se o livro tivesse como foco personagens adolescentes, ficaria mais crível.

No geral é uma leitura agradável e rápida. Li o manuscrito em questão de horas e o romance realmente me cativou.

Link: http://www.psychobooks.com.br/2011/10/resenha-joao-maria.html

1 | 2 | 3 | 4