A Vampira de Sussex e Outras Aventuras

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - A Vampira De Sussex E Outras Aventuras

1 | 2 | 3 | 4 | 5

arthur 02/12/2023

Esse foi o meu primeiro livro do famoso detetive Sherlock Holmes.

Gostei bastante dos contos, eles te prendem muito na história e a leitura é bem fluída. Embora alguns finais pudessem ser melhor elaborados, mas nada que tire o mérito do livro.

Meu conto favorito foi o primeiro "A pedra Mazarino" e por incrível que pareça eu acertei o fim do "A vampira de Sussex".
V_______ 02/12/2023minha estante
Eu particularmente prefiro o Poirot ?

arthur 02/12/2023minha estante
Sem dúvidas o maior de todos!!!

JoAo 03/12/2023minha estante
Te indico dois livros de Sherlock Holmes que são incríveis, signo dos quatro e cão dos baskervilles são ótimos

arthur 03/12/2023minha estante
obrigado pelas indicações < 3

Santos de Cristo 14/01/2024minha estante
Antes do "signo dos quatro é bom ler "um estudo em vermelho.signindos quatro é uma continuação...

Tielle | @raposaleitora 06/01/2010

A Vampira de Sussex
Eu meio q me desapontei..... pois adorooo vampiros e na verdade a aventura d'A vampira de Sussex foi so um mal entendido!!!

Msm assim eu ameiiii... Muito criativooo!!

Holmes realmente naum dexa escapar nda!!

~♥~
Kathleen.Faria 07/07/2011minha estante
Eu tambem adoro vampiros, agora que descobrique essa aventura do Sherlock foi um mal intendido fiquei triste D:

Gustavo.Calegaro 30/01/2019minha estante
Sir Arthur Conan Doyle não aborda mitologias e o paranormal nas de Sherlock Holmes. Os romances são bem sóbrios com relação ao mundo real.

Vivi 28/05/2020

Contos de suspense deliciosos de ler, me deleitei
Esse livro foi o meu primeiro contato com Sherlock Holmes e com plena certeza afirmo que não foi o último. Então, o li em dois dias, pois a linguagem, descrição dos acontecimentos e personagens e a história como um todo fluem super bem. É um livro pequeno, com seis contos, alguns melhores do que outros, mas, todos cumprem seu objetivo de entreter e expandir a criatividade do leitor para tentar descobrir os casos antes do próprio Sherlock e Dr Watson. Além disso, fiquei encantada com a personalidade fria, analista e calculista de Sherlock que o fazem ter sucesso em todos os casos, até nos mais estranhos e complicados e com o companheirismo do Dr Watson, pois, não deve ser tão fácil conviver com alguém como Holmes. Enfim, esse livro me fez ver o quanto eu adoro suspense e querer ler o resto dos contos sobre esse genial detetive.
Paula1735 28/05/2020minha estante
Muito bommm

Vivi 28/05/2020minha estante
Simm

Karla.Colmanetti 24/06/2023

Breves contos
Logo ao abrir o livro vi um índice e então entendi que se tratava de várias estórias compiladas e decepcionei-me.
Apesar disso, li. E algumas estórias contam com mais mistério, outras nem tanto.
O que posso dizer que é uma leitura fácil e leve e recomendo.
Karla.Colmanetti 24/06/2023minha estante
P.s tb não sei pq o livro leva esse nome se nem é o conto mais interessante, pelo menos não pra mim.

Bella Oliveira 18/07/2012

Surpreendente!!!
Já era fã de Sherlock Holmes, mas depois que li os livros, fiquei mais fã ainda. Nesta edição, amei todos os contos: A pedra Mazarino (amei o clone que o doido do Sherlock colocou na janela kkkkkkkkk); A ponte de Thor (a louca ciumenta que cometeu uma assassinato); O homem que rastejava (o velho que queria ser mais jovem); A vampira de sussex (a descoberta do lado mal de um filho ciumento); Os três Garridebs (o golpe do sobrenome); As três empenas (a mulher de duas caras).
O que eu mais gostei foi a vampira de sussex, reviravolta total no caso, até Holmes estava desacreditado do caso kkkkkkkk
Muito bom mesmo...
Aline 13/03/2013minha estante
Desculpa comentar o que já é um comentário, mas você deu spoilers sem indicar...

Yuri410 14/01/2017

Livros de casos avulsos de Sherlock Holmes escritos pelo seu fiel companheiro e ajudante Dr. Watson. Venho falar de um conto em especial que chamou-me à atenção, que foi o que leva o título do livro: A vampira de Sussex. Nele, uma mulher chilena é acusada de praticar atos de vampirismo no próprio bebê (isso mesmo, ela morde seu pescoço afim de sugar o sangue da criança), afligindo a todos dentro da mansão onde mora com o marido e com o enteado, que tanto maltrata e com quem não mantém uma relação lá muito amigável. O marido, desesperado com as atitudes imprevisíveis e instáveis da mulher, procura a ajuda do famoso detetive, e todos sabem que, quando essa analítica mente trabalha, nada é o que parece ser e a verdade inevitavelmente vem à tona. O desfecho é perfeitamente elaborado, diria até que surpreendente. Tal caso já entrou de cara na minha lista de casos preferidos escritos por Conan Doyle. Percebi que, com toda a atmosfera impregnada de misogínia característica da época, o quanto a mulher já era, de prontidão, pré-concebida como a "louca diabólica e perigosa". E quando é casada com algum pai viúvo é ainda pior, pois o que vem a calhar é a carapuça de "má"drasta, tão nocivamente estereotipada pelos desenhos Disney.
Caio 10/01/2019minha estante
AMei sua resenha. Realmente é isso mesmo. Mulher sempre sofreu e sofre com esses estereótipos imbecis que muitas empresas se aproveitam para ganhar dinheiro.

Bela 12/04/2016

Sherlock Holmes e A Vampira de Sussex. Autor: Sir Arthur Conan Doyle. Editora: Melhoramentos. Páginas: 240.

"Esses sujeitos inteligentes têm sempre um quê de loucos."

Nesse livro, acompanhamos não apenas uma, mas seis histórias desvendadas pelo detetive e seu ajudante, Watson. No primeiro caso, "A Pedra Mazarino", Holmes precisará descobrir quem foi o autor do roubo do diamante da Coroa e qual a localização da pedra. No segundo, "A Ponte de Thor", uma jovem governanta foi acusada de assassinar sua patroa numa ponte da grande propriedade onde moravam para pode ficar com o seu patrão, um homem com muitos atrativos. Mas, o patrão acredita que a donzela não seria capaz de cometer um crime tão bárbaro e contrata Holmes para livrar a moça e fazer justiça.

"[...] Quando alguém tenta se pôr acima da Natureza, inevitavelmente cairá sob ela. O tipo mais elevado de homem pode se tornar um animal se abandonar o caminho reto do destino.[...]"

Já em "O Homem Que rastejava", a família de um professor universitário busca o detetive para descobrir o que tem causado uma série de mudanças de humor e comportamento em seu familiar, que parece ter se tornado outra pessoa desde de que retornou de uma viagem à Praga. Em "A Vampira de Sussex", história que dá nome ao livro, uma mulher é surpreendida sugando o sangue de seu filho recém nascido e mais uma vez recorrem a Holmes. No quinto mistério, Os Três Garridebs, Holmes é chamado porque um ricaço chamado Garrideb havia falecido. Mas, antes disso, ele havia se encontrado com uma pessoa que possuía esse mesmo sobrenome e ficou tão impressionado com a coincidência, que lhe prometeu incluí-lo em seu testamento caso ele encontrasse mais dois homens com o sobrenome. Mas ele só havia conseguido encontrar mais uma pessoa. Faltava a terceira.

"Todo homem tem suas limitações, Sr. Holmes, mas pelo menos isso nos cura da fraqueza do orgulho."

No último caso, As Três Empenas, uma senhora busca o conselho de Holmes após receber uma proposta um tanto quanto inusitada de uma imobiliária, que quer comprar a sua casa com tudo dentro, até seus pertences pessoais precisariam ser examinados antes dela poder retirá-los da casa. Ela, obviamente, não concorda e começa a suspeitar de que algo de valor possa estar escondido na casa ou sob ela. Logo depois, sua casa é invadida.

"Alguns de vocês, milionários, precisam aprender que não podem subornar todo o mundo para se safar com seus ultrajes."

As histórias são curtas, rápidas de ler e até que são bastante inteligentes, bem elaboradas e tudo o mais. Mas confesso que fiquei um pouco frustrada porque o Sherlock resolvia os casos muito rapidamente. Ele não ia nos dando pistas ou resolvendo o caso junto conosco, mas, simplesmente guardava tudo pra si até já ter tudo solucionado. O primeiro caso, por exemplo, já estava resolvido desde o início, o que foi contado no livro, na verdade, foi como o detetive encurralou o bandido. Gosto mais de tentar descobrir quem é o assassino, quando o autor vai destrinchando as pistas no decorrer do livro e nos faz acompanhar o desenrolar do caso, mesmo que alguma surpresa seja preservada pro final. Resumindo: esperava mais do livro e do detetive. Também não me senti muito afeiçoada a nenhum dos personagens, talvez apenas um pouco com o Watson, que parecia tão perdido quanto eu na maior parte nos casos...

site: http://www.sigolendo.com.br/
Francisco 13/10/2016minha estante
Dê mais uma chance ao Sherlock. Lendo o Cão dos Baskerville é Um Estudo Em Vermelho. Os pontos fortes são justamente oque você sentiu falta nesta coletânea de contos.

Hunter Dog 07/01/2009

Gostaria de o Sherlock fosse real =D
Ele mantém a calma até o ultimo momento e o resto vocês vão ler!!

Ligia 28/03/2010minha estante
Nunca curti muito mistérios, mas Sherlock Holmes sempre me encanta.

anyy0 16/04/2024

Gente ótimo
Esse livro é ótimo para quem é fã de sherlock Holmes (fãs que acompanham tudo que é filme que cita o nome sherlock Holmes) eu ganhei esse livro da minha mãe (ela lia quanto ela tinha 20 anos e passou para mim, pq ela sabe que eu amo livros desse gênero, e que amo sherlock holmes, esse foi o meu primeiro livro que li sobre sherlock holmes, eu não sei mais oque comentar sobre essa ?resenha? pq faz tempo que eu li, e não lembro de absolutamente mais nada, quando eu ir lembrando eu venho e anoto (quero ver se releio)

Jessé 25/02/2012

Esse foi o terceiro livro do Sherlock Holmes que eu li, e posso dizer com propriedade que foi o melhor até agora. Os contos te prendem do início ao fim e são um melhor que o outro! O conto que dá título ao livro é bem sombrio e muito interessante, sem claro desmerecer os outros maravilhosos contos dessa obra. Recomendo sempre!

Fabio Shiva 02/12/2011

Da primeira vez que li esse livro, o título era “O Vampiro de Sussex”...
...achei boa a nova tradução, mais fiel ao conto que dá nome ao livro.

Aqui temos um belo exemplo das aventuras do maior detetive de todos os tempos e seu fidelíssimo companheiro. Sherlock Holmes e o doutor Watson enfrentam poucas e boas na meia dúzia de contos apresentados aqui: “A Pedra Mazarino”, “A Ponte de Thor”, “O Homem que Rastejava”, “A Vampira de Sussex”, “Os Três Garridebs” e “As Três Empenas”.

Para ser sincero, já perdi a conta do número de vezes que li essas histórias. Que posso dizer? Amo muito tudo isso!!!

(12.11.11)

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Pabline 20/06/2012

Resenha: A Vampira de Sussex e Outras Aventuras

Sherlock Holmes é sempre uma figura interessante. E como não poderia deixar de ser, suas historias são interessantíssimas.
Esse volume é composto de vários contos. É até meio difícil falar de um livro de contos, pois como são muitos e pequenos, não podemos nos aprofundar muito nas estórias já que corre o risco de falarmos de mais – e eu nem sou tagarela ¬¬’

Uma das coisas que mais me divertem nos livros de Holmes, é tentar desvendar essas mirabolantes, e vamos confessar, das mais criativas estórias, junto com o Watson; já que somos meros mortais assim como ele, e sua narrativa sobre Holmes é sempre genial. Nesse volume, só não gostei de um conto, pois não demorou muito, e eu já sabia qual era a solução (Me sentir tão inteligente nessa hora XD). Em relação aos outros, algumas coisas consegui desvendar, mas as conclusões finais ficaram a cargo de Sherlock.

Algo que se deve destacar nesse livro, é a adaptação da linguagem feita pela Melhoramentos. A leitura flui rapidamente, e em uma tarde você devora o livro facilmente. Apesar de amar uma linguagem clássica, foi interessante ler algo fluido nesses meus dias agitados; então, não há leitura melhor para distrair.

Bom, provavelmente essa é a resenha mais curta que já fiz no blog, mas é que realmente não sei o que falar de um livro de contos sem revelar algo, e a graça de Sherlock Holmes, é se juntar a ele e Watson, e embarcar em suas aventuras.

Aline 13/03/2013

Como outros livros de Conan Doyle com Sherlock, esse me prendeu e me fez lê-lo em poucos dias, mas senti falta de ação e de desafio pro meu amado detetive, como vi em outros contos dele.
A leitura corre muito bem, tanto pela curiosidade que nos toma quanto pela boa qualidade da narrativa. A dupla Holmes e Watson permanece admirável e bem afinada!

Luis Gustavo 15/05/2013

Divertido
Apesar de ser um livro pequeno, que dá para ler em 3 horas, é uma leitura divertida que mexe com seu raciocínio em cada aventura de Sherlock Holmes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5