spoiler visualizarNath 16/04/2016
Guia prático de jornalismo de rádio
O autor do livro, Marcelo Parada, é diretor de jornalismo do SBT desde 2012. Iniciou sua carreira jornalística em 1984, Rádio Jovem Pan, de São Paulo. Saiu da rádio para trabalhar no jornal Folha de S. Paulo e na revista Isto É. Em 1993, voltou à rádio para assumir a direção de jornalismo da Rádio Eldorado, cargo que ocupou até 1997. De 1998 a 2007, desempenhou funções importantes no Grupo Bandeirantes, sendo diretor de jornalismo da rádio e vice-presidente na TV.
Rádio 24 horas de jornalismo trata-se de um livro que conta a rotina do jornalismo em rádio, com viés educativo para estudantes interessados na área. Baseando-se em sua vasta experiência no rádio, Marcelo Parada ensina a como se fazer jornalismo na rádio, desde características pessoais que o jornalista deve ter até o funcionamento da redação, que trabalha 24 horas por dia. É um manual para formandos ou para quem deseja entrar no ramo.
Dividido em 14 capítulos, o autor reforça diretrizes importantes do jornalismo, a reportagem do rádio, texto e edições e elementos exclusivos do meio. Parada consegue situar o leitor que não está familiarizado a profissão de forma objetiva, clara e simples. A leitura é atraente e flui levemente desde o início até o fim. Embora aborde o meio de comunicação de maneira tão simples, elenca com maestria os principais pontos para se obter sucesso nas rádios.
Devido ao histórico em rádios, o autor relembra fatos importantes, como a morte do deputado Ulysses Guimarães, em 1992, e como o rádio noticiou à frente dos demais veículos de comunicação. Nesse momento, ele reforça a rotina de horários flexíveis do rádio, que tem o horário nobre das 5 às 10 da manhã. Ressalta a importância do rádio na vida dos motoristas das cidades, por pautar como temas principais o trânsito nas avenidas e estradas.
O jornalista, enquanto trabalhou na Rádio Eldorado, um modelo diferenciado na participação do ouvinte na rádio. O modelo ficou conhecido como Ouvinte-Repórter, que funcionava com os ouvintes ligando para a rádio para informar como estava o trânsito ao vivo. A figura do ouvinte tornou-se importante por conta do telefone celular.
O autor aborda sobre a reportagem para rádio, temas que são interessantes para deter a atenção do ouvinte e o cuidado que o repórter deve ter ao pensar nelas antes mesmo de chegar na redação. Ele aponta o repórter como peça fundamental de sucesso na rádio, que deve ser proativo e não se limitar apenas ao cargo que possui. Não só a voz é fundamental para o veículo, assim como a emoção que transmite.
O tempo aparece como um fato determinante para o desempenho de uma rádio. As notícias devem ser escritas em forma de textos manchetados, curtos e que o jornalista consiga ler sem perder o fôlego. O vocabulário deve ser simples, mas isso não significa que deva ser simplório. Há maneiras de se comunicar objetivamente sem perder a riqueza que nossa língua detém.
Para os estudantes de jornalismo interessados em ingressar no rádio, o livro serve como porta de entrada. Marcelo Parada consegue abordar todo o funcionamento de uma redação de forma sintética, muito similar a um guia. Usa de exemplos fatos marcantes e ensina didaticamente como agir em situações de estresse e tensão, que precisam ser noticiadas o mais rápido possível. Em poucas palavras, é leitura obrigatória para quem se fascina pelo trabalhos dos jornalistas Vicente Leporace, Corifeu de Azevedo Marques e Fernando Vieira de Mello.