Química Perfeita

Química Perfeita Simone Elkeles

Resenhas - Química Perfeita

Tina 27/08/2020

Estereótipos e mais esteriótipos
Tive um problema muito grande com esse livro, um incômodo, na verdade, que senti em quase toda leitura, achei que o livro reforça o esteriótipo de que todo homem negro, latino ou branco no fundo quer namorar ou ter um compromisso com uma mulher branca!!!
Todos os mexicanos do livro são gângster e todo branco mauricinho, mais esteriótipos...

Li 18/08/2020

As aparências enganam
Alex e Brittany são de mundos completamente opostos, ele, membro de uma perigosa gangue, ela, a menina de ouro, que sempre teve tudo que quis. Seus mundos nunca se encontraram, até que são obrigados a serem parceiros na aula de química. Alex e seus amigos sabem como Brittainy não poderia ser mais diferente do garoto e então o desafiam a sair com ela, ele aceita por orgulho. Mas a medida que Brittany e Alex se conhecem, eles percebem que não são tão diferentes quanto imaginavam.

Sim, essa sinopse é um clichê total, mas Química Perfeita nos surpreende ao trazer uma história profunda, com personagens complexos, imersos em um mundo repleto de desigualdades sociais.

Alex e Brittany pertencem a realidades muito diferentes. Brittainy vive uma vida de conforto, com roupas de marca, um carro de luxo. Já Alex tem de fazer parte de uma gangue para manter sua família a salvo. Esses dois personagens, no entanto, percebem que tem muito em comum.

Brittainy descobre que Alex não é o cara mal e perigoso que pensava, e Alex vê que Brittainy não é a garota fútil que imaginou. No fundo, os dois fingiam ser o que as pessoas esperavam deles. Ao entrarem no mundo um do outro, Brittainy e Alex se vêem envolvidos cada vez mais.

Mesmo com tantos pontos positivos, um defeito que encontrei em Química Perfeita foi a construção dos personagens latinos da história, que foi completamente estereotipada, sem um contraponto.

Química Perfeita é um romance gostosinho de ler, que te faz refletir sobre a desigualdade social e sobre os papéis em que a vida nos coloca e como podemos ser diferentes do que as pessoas imaginam.

Se você gostou da resenha, me siga no meu IG literário: @agarotaentrepaginas ??

Juu 16/08/2020

Curti - siga @match_literario
Mais uma resenha de livro clichê que a gente ama!

Brittany é a aluna e filha perfeita, namora o capitão do time de futebol e é capitã das líderes de torcida, ela aparenta ser perfeita e intocável, só que ninguém sabe que sua família é cheia de problemas e que ela tem uma irmã com paralisia cerebral.

Alex vem de família mexicana e mora do lado pobre da cidade, todos acham que ele não tem futuro e é conhecido por ser durão, perigoso e por pertencer a gangue Latino Bloods, mas ninguém sabe que ele precisou entrar na gangue para proteger sua família após a morte de seu pai e que seu sonho é mudar de vida e ir para faculdade.

Alex e Brittany acabam se tornando uma dupla na aula de química, e devido a sua implicância com o namorado de Brittany e para provar que ela não é tão perfeita quanto parece, Alex acaba apostando com seus amigos que consegue conquistar Brittany. De acordo com que vão se conhecendo os dois percebem que são mais parecidos do que imaginam e a atração começa a surgir.

Finalmente um livro que conseguiu me tirar da ressaca! Apesar de eu não curtir muito romances que começam com apostas eu não consegui parar de ler esse livro, a escrita é muito gostosa e as briguinhas dos dois no começo são muito divertidas. A história é narrada de forma intercalada pelos dois protagonistas, mas uma coisa que me incomodou um pouco no início do livro foi a quebra de narrativa, a história estava rolando e do nada tinha uma passagem de tempo ou mudança de cenário, mas você acaba acostumando conforme a história avança.

O livro mostra muito sobre desigualdade social, preconceito com pessoas de outras nacionalidades e classes sociais e principalmente sobre a necessidade de viver uma vida de aparências. Outro ponto positivo do livro é conhecer um pouco mais sobre gangues e sobre a cultura mexicana.

Eu curti! E você, já conhecia a história? Comenta aí o que você achou.

Milley @meuslivros_minhavida 14/08/2020

📚 Minhas impressões:
O livro traz é narrado por dois jovens totalmente diferentes, Brittany é a menina perfeita com um futuro brilhante pela frente.
Brittany mora na parte Norte, onde só os ricos moram, seus pais escondem tudo de errado que possa ter para poderem serem uma família perfeita perante aos olhos dos vizinhos, eles escondem que tem uma filha especial, por isso fazem com que Brittany seja perfeita.

Já Alex mora na parte Sul, onde só os pobres é o pessoal do México moram, ele pertence a uma gangue perigosa e não tem nada a perder, mas ele é membro dessa gangue não porque goste, mas porque ele protege sua família.

Os dois não teriam nenhum contato um com o outro, se não tivessem sido forçados a ser parceiros nas aulas de Química do último ano.

Alex sabe que qualquer relação que Brittany tenha com ele pode colocar em risco sua reputação impecável de boa aluna e namorada dedicada e, por orgulho e diversão, aposta com os amigos que consegue fazer com que ela saia com ele.

No entanto, quanto mais se aproximam, mais fica evidente que eles têm algo em comum que ninguém parece perceber, nenhum dos dois é o que se esforça tanto para ser.

Neste livro vemos o ponto de vista dos dois, a discriminação que infelizmente existe de cor ou classe social, foi bem realista porque realmente é isso que vivemos, e o desfecho dos personagens foi maravilhoso, a nossa sociedade tem que parar de se achar perfeito porque tem a pele clara ou porque tem mais dinheiro do que o outro, afinal não somos perfeitos, somos iguais.

Eu amei as partes que o Alex falava em Espanhol, pois amo a língua Casteliana.

Letícia 13/08/2020

Maravilhoso
Amei a história, por mais que seja um clichê a gente acaba torcendo tanto pra eles ficarem juntos e cada página que passa o coração fica mais quentinho.
É ótimo pra passar o tempo e a leitura é super fluente e quando vê o livro já acabou, fiquei com gostinho de quero mais.

Natwitchy 16/07/2020

Mds os personagens mexicanos são muuuito esteriotipados tipo todos os mexicanos do livro são pobres e membros se gangue

Lay 13/07/2020

Belíssimo!!!
Comecei a ler esse livro por causa de uma resenha maravilhosa e não me arrependo! Tratou de temas complicados e conseguiu passar uma bela mensagem. É um livro para se apaixonar, rir, chorar, amar...

Vivianne 12/07/2020

História bonitinha mas não me deu vontade de ler a continuação.

Bia 04/07/2020

Poderia ser melhor...
O livro não é ruim a temática é bem envolvente os personagens são cativantes e abordagem feita pelo autora em relação ao preconceito é diferente... tinha tudo para ser melhor...
O que de fato faltou foi o detalhismo temos muito objetivismo, quando estamos sentindo a história já temos uma mudança de ambiente o que incomoda é te deixa confuso ... e te faz querer mais detalhes.

Bia 30/06/2020

Vamos lá, o que dizer desse clássico?! Sou suspeita para falar, eu li este livro a primeira vez em 2012 e já li novamente e pretendo ler de novo.
De fato um dos meus queridinhos, não só por ter um romance clichê, na qual um garoto de gangue se interessa pela patricinha. Sou apaixonada por ele por desconstruir a vida fictícia da patricinha, por mostrar os motivos pelos quais o Alex entrou na gangue. E mais ainda pela professora que em meio a um cenário tão desconfortável para uma sala de aula se mostrou uma mulher de pulso firme, ela acredita nos seus alunos quando mais ninguém acredita.
Ser professor é estar em meio a tempestade e mesmo com medo ter que acalmar os alunos, mesmo quando não existir mais esperanças, criar novos caminhos para que a chama renasça.

Rhafa.Vieira 29/06/2020

Química perfeita tem deus clichês mas com certeza Vale a pena.

mandy 04/05/2020

Química Perfeita
Brittany e Alex, mostram que nem sempre o que as pessoas deixam conhecer sobre elas são o que realmente elas são. Os dois são opostos na visão deles e de todos que os conhecem, porem ao seres obrigados a trabalharem juntos em um trabalho de química, começam a perceber que tem muito mais em comum do que eles pensam, os dois vivem de aparência, interpretam personagens para se protegerem do mundo a sua volta. Uma historia cativante, que mostra o quão importante é não julgarmos sem conhecer alguém e sua historia de vida.

Mia Fernandes 03/05/2020

profunda e irresistível química dos protagonistas da autora Simone Elkeles.
Química perfeita me estragou. Melhor dizendo, Alex Fuentes me deixou arruinada. Estou literalmente de ressaca e inconsolável desde que terminei de ler este livro. Ainda não consigo me ligar a outra história e nem me concentrar o suficiente para fazer uma resenha a altura deste livro. Não consigo me desvincular da história e nem deste amado personagem e de sua incrível história de amor. O amor de Brit com Alex poderia muito bem ser um fiasco como foi para mim o casal protagonista de Belo Desastre. A semelhança entre eles é que ambos tanto Alex quanto Travis são badboys e suas vidas mudam por causa de uma aposta. A diferença foi a profunda e irresistível química dos protagonistas da autora Simone Elkeles.
Britanny Ellis é como a boneca “Barbie”, com seus lindos cabelos loiros e olhos azuis. A líder de torcida, aluna esforçada e devido a sua beleza desperta a inveja nas outras garotas e o desejo em todo o time masculino. E tal como a Barbie, ela tem o seu Ken, que é o jogador principal do time do instituto Fairfield. Mas toda esta perfeição é somente uma máscara que ela tem que usar todos os dias, ela precisa que todos acreditem que ela é realmente perfeita desde o fio de cabelo elaboradamente ondulado até a blusa de marca. Toda essa obsessão pela perfeição vem da sua família, que lhe impõe que ela seja nada mais que perfeita, que erros são considerados problemas e ninguém quer saber de problema, principalmente no clã Ellis. Toda essa pressão se deve ao fato, de que a irmã mais velha de Brit, Shelley de 21 anos sofre de uma séria paralisia. Ela é deficiente e isso é motivo de estresse para a mãe dela, uma socialite que luta para manter a aparência da família de margarina. Então sobra para Britt, a posição de garota perfeita e assim evitar que mãe piore ainda mais o estado frágil de Shelley. Britt esta sempre por perto de sua irmã, não por pena, mas por amor incondicional, ajudando-a a se alimentar, interagindo com ela. Shell bel é o seu maior amor e laço familiar.
Entretanto, esses “podres” de Brit eram bem escondidos até que chegou o último ano do ensino médio. E ele prometia ser mais leve e divertido. Pois ela tinha o namorado perfeito, ótimas amigas e o status de Queen no Instituto. Se não fosse logo no primeiro dia em que ela quase bateu na moto de Alex Fuentes, o cara mais perigoso e integrante de uma gangue barra pesada.
Alejandro Fuentes tem algo em comum com Brit. Pois também precisa manter a aparência de cara forte, durão e disposto a te quebrar o queixo em dois segundos. Ele faz parte da Gangue Sangue Latino, por dois motivos: para manter a sua família em segurança e descobrir o que aconteceu com o seu pai. Mesmo sendo integrante da Sangue, ele se mantém totalmente fora das drogas e nunca usou a sua pistola. O seu papel era comprar dívidas. Ele só queria dar um futuro para sua família e manter seus dois irmãos mais novos fora da vida dos crimes.
Só que esse jogo de aparências está para receber novas regras. E tudo por causa da aula de química – atividade bem divertida nos EUA, diferente do tédio que é aqui no Brasil. Devido a uma professora casca grossa, Brit acabou tendo como parceiro de química, Alex Fuentes. Água e óleo, cão e gato, os opostos que você imaginar encaixa como luva para descrever a reação entre eles. E vou te dizer, os embates são realmente explosivos. Que chega ao ponto de Alex apostar com um amigo que levaria Britt para a cama antes do feriado de ação de graças. Esta em jogo a sua preciosa Julio, então ele faria aquela patricinha da Zona Norte se apaixonar pelo mexicano da zona sul.
O grande barato deste envolvimento é que acompanhamos o ponto de vista tanto de Britt quanto de Alex, conhecemos os seus problemas, suas máscaras e o seu mundo. E quando eles começam a se conhecer e ver fora da sua redoma, percebem o quanto podem ser iguais, pois mesmo tendo vidas diferentes, ele vivem sob a rede de mentiras que não permitem eles poderem mudar o mundo e viverem livres.
Quimica Perfeita não é um romancizinho água com açúcar, ele mostra o quanto as aparências servem como uma camisa de força, que de longe pode aparentar segurança, mas que de perto só faz a pessoa solitária e porque esta tentando se enquadrar no padrão de felicidade dos outros, e não no seu. Tanto Brit e Alex são personagens valentes, que ao se envolverem descobrem novos problemas e obstáculos que nunca pensaram enfrentar, mas que mesmo assim encontram forças para seguir em frente, deixando as máscaras para trás.

xoxo
mia fernandes.

Débora 10/04/2020

Um romance fofo, que cativa o leitor a cada página.

Mands 03/04/2020

Chorando estou
Li esse livro pela segunda vez e não me arrependo, trás uma história tão incrível e cheia de esteriótipos quebrados durante o decorrer da história, eu amo tanto o amor desses dois a história deles e sinceramente é meu romance preferido da vida, recomendo esse livro até minha morte.