Meninos Sem Pátria

Meninos Sem Pátria Luiz Puntel

Resenhas - Meninos Sem Pátria

Clio0 24/03/2021

Um dos meus livros preferidos da série Vagalume.

Meninos Sem Pátria busca retratar as dificuldades de adaptação que os filhos dos exilados durante a Ditadura Militar passaram no exterior. Embora haja um certo cunho político, o autor tenta ao máximo poupar a sensibilidade da criança ao não entrar em muitos detalhes sobre a violência as famílias dos perseguidos políticos sofreram.

Mas o livro não é inteiramente dramático, o autor toma o cuidado de mostrar as vantagens e diferenças culturais aos quais essas crianças, vividas na pele de Marcão e Ricardo (e mais tarde de Pablo, o irmão que nasceu no exílio) foram expostas.

É uma ótima leitura cujo tema foge da realidade das crianças pós-regime. Recomendo.
Portilho 24/03/2021minha estante
Essa série é tão boa...marcou tanto minha vida!

Everton Vidal 26/03/2021minha estante
Eu tive esse livro, emprestei antes de ler e não me devolveram. A mesma capa. Até bateu saudade. Valeu pela resenha. Vou colocar na lista de novo.

Idolatria aos livros 31/03/2021minha estante
Da minha época. Coleção vagalume.

Alcarinquë 21/01/2009

Esta série é ótima porque não subestimam a inteligência de seus leitores.
Deveria ser obrigatório os professores apresentarem estes livros a seus alunos...
Juliana 25/09/2012minha estante
Concordo.Eu li muitos deles na época do colégio.

Renan 16/09/2022

O livro peca no que é marca registrada da coleção vagalume: emoção e aventura. Mais de 2 terços do livro conta em forma de diário a rotina da família vivendo no exílio na França, sem grandes emoções e a leitura não prende muito.

Embora há muitos espaços para contextualização do Brasil e o mundo real na época, achei que faltou a história ser mais corrida no Brasil, antes de a família sair para o exílio, acho que isso ajudaria ainda mais o jovem leitor a entender os anos de chumbo.
Renan 16/09/2022minha estante
As referências de Paulo Freire e Simone na última página salvam o livro como um todo!

Ana Carla 01/08/2013

Certos livros caem no seu colo, simplesmente aparecem com todas as letras rogando a ser lidas. Certos livros te escolhem.
Meninos sem Pátria foi assim, primeiro livro realmente lido com olhos curiosos. Uma noite devorada sem conseguir largá-lo.
Uma história cativante de uma família vivendo a peregrinação imposta pelo exílio político em plena ditadura. Tudo isso visto pela ótica de Marcão - filho mais velho de uma família que faz de tudo para se manter unida e sã diante das dificuldades.
O livro vai caminhando entre várias cidades do mundo e acompanhando o crescimento e amadurecimento desta família e deste menino.
Vale a pena ser lido.

Rick 31/03/2014minha estante
Gostei muito desse livro, é um dos melhores livros que eu já li,tem várias emoções e aventuras ao longo da historia só por causa de uma reportagem e as personagens também são muito bons, concerteza eu vou ler esse livro denovo, ta de nota 10

Márcio Luís 15/08/2012

Inesquecível!
Do alto dos meus 32 anos, digo que esse livro foi o primeiro que me fez chorar!
Comovente, lindo e emocionante!
Embora seja uma literatura infanto-juvenil!
Super recomendo!
Suicune 31/01/2013minha estante
Bom saber que não fui o único que quase chorou!!! XD

Bruno236 26/02/2024

Uma história emocionante sobre fuga e comunidade
O ser humano é um ser social.
Sobrevivemos construindo comunidades. Construindo uma rede de compartilhamento de idioma, símbolos, histórias, heróis, cultura.

Na modernidade o homem criou os estados-nações, no qual as comunidades habitam.

O livro Meninos sem Pátria, é um relato sobre a brutalidade que é ser afastado da sua nação.

Ricardo, Marcos e seus país são obrigados a fugir do Brasil por razões políticas.

O livro é uma obra infantojuvenil para apresentar o que foi a DITADURA de 1964.

Ciceli 15/01/2009

Coleção Vaga-lume
Relembrar desse livros da coleção vaga-lume que li na infância, só me fizeram gostar ainda mais de fazer parte dessa comunidade! Será que esses autores sabem o quanto eles foram importantes na formação do gosto pela leitura de muitas pessoas?

Lyeti 12/03/2009

Uma época...
Gosto de ler tudo o que diz respeito ao período da ditadura no Brasil e América Latina, como não vivi essa época, sou curiosa em saber como viviam as ditas pessoas comuns, ou seja, aquelas que nada tinham a ver contra o regime, e além delas me fascina a vida dos que eram professores, principalmente de História do Brasil. Sabemos que essa história foi alterada e talvez o que aprendemos hoje no colégio não seja a verdadeira. Por esse motivo, li Meninos sem pátria. Um livro para adolescentes saberem que nem sempre tivemos anos dourados, mas nunca perdemos a esperança.

平和 26/03/2009

amei e me emocionei
É fascinante o jeito que o autor escolhe para contar a história dessses meninos sem patri.
História envolvente que nos mostra um pouco da história do nosso própio país, e que para alguns a ditadura foi mais do que apenas um periodo militar no Brasil. Significou mudanças bruscas e forçadas na vida de cada um. O suspense, a incerteza de cada dia, a bela descrição de cada país por onde a história passa é brilhante e envolvente.
é quase impossivel não se emocionar com a história desses meninos e torcer para que eles deem a volta por cima em cada peça que a vida lhes prega.
Confeço que no final deu a até uma vontade de torcer para que ele não tivesse que voltar ao Brasil, por causa dos amigos e da namorada que ele ja tinha, mas no fundo voltar era tudo que ele mais queria.

Tinha que ser de uma das mais brilhantes séries que eu já li na minha vida: A coleção vaga-lume.

Recomendo!

Anne 09/08/2009

Mais que uma pátria
Eu gostei muito desse livro tanto que li três vezes, é muito bom saber de histórias como essa, mesmo que seja ficticia, deve ter acontecido alguam história parecida com essa naqueles tempos, pessoas que só queriam liberdade de expressão, se essas pessoas não tivessem lutado pela sua patria concerteza nós não seriamos o pais que somos hoje, uma pátria, uma familia, uma luta, em cada lugar que essa familia passou eles deixaram sua marca, com amigos, colegas, e nascimento de filhos, américa, europa, ásia,oceania, áfrica, não importa o continente, não importa a guerra, o melhor de tudo é que o que eles mais queriam era poder estar em casa, coisa que muitos de nós não gostariamos, muitas vezes criticamos os nossos politicos e tal, mas muitos desses que falam se estivessem no lugar dos "poderosos" não estariam fazendo a mesma coisa que eles ? Uma lição de vida e de cidadania, alem de uma baque e eum chá de"cimancol" foi isso que eu aprendi,e achei desse livro que vai fazer parte da minha vida .

Tati 27/02/2010

Este é um dos primeiros livros que eu li na minha vida. Li por insistência das professoras de português e história do colégio.
Sempre gostei mais de matemática, e pra mim um livro recomendado por duas professoras das matérias que eu mais me dava mal, só podia ser chato e cansativo!

Me enganei. E como!

Até hoje tenho esse livro guardado e já re-li umas 5 vezes!
É simplesmente lindo! Leve, cativante e a leitura flui naturalmente.
Chorei com o final, e choro toda vez que re-leio!

Rommel 14/07/2012

Primeiros livros...
Este foi um dos livros que li na época da escola e que colaboraram para aumentar meu gosto por literatura.
A história se passa na época da ditadura militar brasileira e remonta aspectos importantes daquela época como a censura, a perseguição política, exílio e finalmente a anistia. O grande ponto positivo dessa obra, na minha opinião, é contar isso a partir da visão de uma criança/adolescente.
Essa visão mostra a dificuldade de compreender o porque do exílio, de se criar uma identidade cultural, de adaptação a um país estrangeiro e quando isso é alcançado a anistia é concedida. Nesse contexto ela não aparece como salvação, mas como necessidade de um novo recomeço.
Escrever para crianças com certeza é mais difícil que escrever para adultos, mas fazer isso com um tema político sem tornar o livro maçante é para poucos.
Um bom livro que merece ser lido e indicado.

@OLucasConrado 18/05/2010

O melhor livro da série Vaga-Lume que eu li. Uma história emocionante, capaz de arrancar risos e lágrimas.

A professora obrigou a ler na quarta ou quinta série e não li. Só fui ler mais tarde, quando já havia terminado a escola, e amei a história. Terminei o livro com um nó na garganta e uma vontade louca de relê-lo.

Luan Queiroz 08/09/2010

tinha 11 anos quando li! Chorei no final quando o Hino Nacional foi entoadao! Lindo!

Bruno Leandro 14/07/2011

Nos tempos de ditadura a vida era outra
Livro de Luiz Puntel, também autor de “Deus Me Livre”, um de meus livros prediletos, novamente o autor conta uma história interessante em “Meninos Sem Pátria”, uma história sobre um dos piores períodos na História de nosso país: a ditadura, que forçou pessoas e famílias inteiras a se exilarem fora do Brasil. Esta história conta vários momentos de uma família em especial: a de Marcão, que passa a viajar por alguns países, enquanto tenta se ajustar à cultura local. O livro conta a história de uma maneira particular, de suas agruras, sofrimentos, momentos felizes, nascimento dos filhos em solo estrangeiro e dificuldades várias, como aprender a língua do local onde vivem.
A história é triste e bonita ao mesmo tempo, pois Puntel conta que, mesmo que estejam bem em algum lugar, o maior desejo dessas pessoas não é outro, senão o de voltar para a pátria que chamam verdadeiramente de sua.