A cidade das feras

A cidade das feras Isabel Allende

Resenhas - A Cidade das Feras

Beta 02/01/2010

Uma aventura muito fantasiosa. Falta realidade nos fatos, por exemplo, cada um ter uma fera; com a força do pensamento e concentração é possível ficar invísivel; ou apenas a garotinha conseguir comunicação com os índios. Não gosto quando as histórias tomam rumos irreais.
Rafael Bach 21/08/2010minha estante
É um romance Infanto-Juvenil de FICÇÃO!

Nath 18/04/2012minha estante
Parabens pela sinceridade!Continue assim!

Samuel 24/08/2012minha estante
O fato de Nádia e Alex terem um animal totêmico faz alusão à algumas crenças de indígenas norte-americanos e povos da Grã-Bretanha, ou seja, tem fundamento; já o fato de Nádia ser a única capaz de se comunicar com os índios é que só ela tinha contato com Walimai até então. Enfim, gosto não se discute, mas, mesmo assim, não posso deixar de expor minha opinião a respeito.

Junior 27/04/2021minha estante
caramba é um romance de fantasia, vc esperava o quê?

Núbia Esther 04/03/2012

Quase comecei essa história de trás para frente. Apesar de ouvir falarem sobre Allende e suas obras, ainda não tinha lido nenhum de seus livros e quando me deparei com um exemplar de A Floresta dos Pigmeus em uma livraria, quase o comprei (arrependo-me de não tê-lo feito, agora ele é mais a figurar na minha lista de desejados) porque fiquei interessada na história. Na época não imaginava que ele era o último volume de uma trilogia publicada originalmente em 2002. Consegui A Cidade das Feras por meio de uma troca no Skoob, me encantei com a narrativa de Allende, e ainda que ele possa ser diferente do estilo empregado em seus livros mais adultos fiquei com vontade de desvendar as outras obras dessa escritora e é claro, terminar de acompanhar as aventuras iniciadas neste livro.

Alexander Cold, um garoto de quinze anos, vive em uma pequena cidade na costa oeste americana com seus pais e suas duas irmãs mais novas, Nicole e Andrea. A mãe de Alexander está muito doente e pouco a pouco o garoto vê sua família ruir junto com o sofrimento da mãe. Para tentar salvar a esposa, o pai decide levá-la para um tratamento no Texas, enquanto isso as meninas ficarão com a avó materna e Alex com a avó paterna. O garoto não tem a avó em alta conta e não ficou muito contente com essa história, mas não teve escolha, foi obrigado a ir para Nova York e dali acompanhar sua avó em uma aventura na Amazônia.

A expedição para a Amazônia, na divisa do Brasil com a Venezuela, será financiada pela International Geographic. Tudo por causa de uma misteriosa Fera que tem feito vítimas na selva. A expedição será chefiada por um famoso antropólogo e terá como guia o brasileiro César Santos e uma companhia não planejada, sua filha Nádia, uma menina que tem um macaquinho de estimação e fala a língua dos índios. Antes mesmo dessa aventura começar, os garotos descobrem que interesses escusos parecem estar por trás dessa expedição e guiados por Walimai, um poderoso xamã, irão enfrentar muitos perigos, conhecer mais a fundo o modo de viver dos índios e aprender um pouco mais sobre a Fera que todos buscam.

“[...] aquelas pesadas criaturas jamais tinham recebido uma oferta tão grandiosa. Seus lentos cérebros recolheram cada nota e cada movimento, guardando-os para os séculos futuros. O presente daqueles dois visitantes ficaria com eles, como parte de sua lenda.”

Com uma narrativa leve e repleta de elementos sobrenaturais, Allende cria um romance juvenil rico em informação e aproveita para soltar um grito de alerta contra a destruição massiva da natureza e da cultura indígena pelos interesses cobiçosos dos nahab (“os homens brancos”). Como salvar os índios das últimas tribos intocadas nos recantos escondidos da selva amazônica? Como impedir o avanço dos homens nestas terras de certa forma ainda intocadas? Alex a Nádia nos conduzem nessa aventura, nos apresentam a beleza e a riqueza dessa cultura que deve ser preservada e na selva, descobrem a amizade e mais sobre si mesmos. Essa história até poderia acabar por aqui, mas a avó aventureira os levará para outras aventuras em outros recantos místicos e milenares da Terra.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2012/03/04/a-cidade-das-feras-isabel-allende/
Renata CCS 05/03/2013minha estante
Gostei de sua resenha. Vc escreve muito bem! Adoro Isabel Allende, mas ainda não li este livro.

tatioueu 05/04/2024

Experiência sensorial com a floresta
Esse foi um livro que li na adolescência. Não lembro muita coisa da história mas o sentimento que ficou foi de já ter estado na floresta amazônica. Lembro também que amei o livro na época. Acredito muito que a experiência da leitura pode ser potencializada se existir o encontro do livro e leitor no tempo exato da vida, esse foi um dos meus encontros ??
Obs.: Tentei ler ele agora na vida adulta e já não foi a mesma coisa, abandonei e fiquei com o sentimento do passado.
tatioueu 05/04/2024minha estante
Potencializada*

Gabriel 13/04/2020

Achei um romance um tanto quanto adolescente, não que esse gênero não seja bom, mas de fato, não era o que eu tava esperando, em decorrência dos livros anteriores que tinha lido de Isabel Allende
Junior 27/04/2021minha estante
sim, ele é um romance para leitores "mais jovens".

Guida! 24/04/2009

O que eu posso falar sobre esse livro?

Eu simplismente amei!
Fácil de compreender e nos tranmite uma mensagem de grande importancia! Temos que cuidar da Nossa Amazônia, antes que seja muito tarde!

Geógrafo da Alma (Poeta) 03/08/2009

Leitura muito gostosa que através de uma aventura poética e fantasiosa relata aspectos importantes em relação a preservação da natureza e da floresta amazônica. Bom livro para todas as idades.

Gustavo 17/01/2010

Simplesmente Excelente!!!

Esse foi o livro que "me ensinou a ler". .om sua história cheia de
misterios, suspense, me prendi ao livro e a cada página que lia
queria ir mais adiante p/ ver o que aconteceria mas a frente e assim
foi até terminá-lo. Enfim, é uma história fascinante e assim passei a
ler outros livros e aproveitar cada página.

Vandejer 20/08/2010

Quando poesia e ficção andam juntas...
Isabel Allende se coroa como gênia neste livro.
A obra traz consigo uma poesia e lições incríveis. A autora sabe criar, sabe envolver, sabe imaginar, sabe fazer-nos pensar, sabe encantar, acima de tudo.
Cidade das Feras é apaixonante para quem ainda é humano no coração. Quem admira os amigos da natureza, ainda intocáveis pela malícia do homem branco. Pra quem admira a própria natureza, e seus segredos, e seu charme, e sua poesia. Definitivamente uma ficção de gênio que entra na mente do leitor, e ocupa um lugar na sala de livros inesquecíveis...

Menndie 10/03/2012

Surpresas e mais surpresas!
É um livro que te prende MUITO do começo ao fim. E não bastasse te prender, o livro tem uma riqueza de detalhes que é infinitamente gostosa. Nada fica mal explicado.
Se passa na floresta, mas isso não torna o livro chato, repetitivo e parado. Muito pelo contrário, o livro é simplesmente fantástico!

A autora me surpreendeu demais com essa história. A criatividade dela foi bem grande e eu amei o modo dela escrever e a história em si. Os personagens são tão cativantes!

Além de tudo isso, é um livro que nos mostra a riqueza que a nossa Amazônia têm. Aprendi bastante coisa que eu não fazia nem idéia.

Carlos Aglio 18/12/2012

Segredos e mistérios da floresta amazônica, musa de inspirações mil...
Pois é, a Cidade das feras, de Isabel Allende, não deixou a desejar no quesito começar a ler e não parar até acabar, o que de certa forma eu já imaginava, por já ter assistido e gostado muito do filme A casa dos Espíritos, baseado na obra de mesmo nome da autora.

A cidade das feras, na minha opinião, é uma história digna de uma criatividade incrível que juntou segredos e mistérios que só mesmo uma musa como a floresta amazônica poderia proporcionar a um escritor que saiba extrair da profundeza de suas matas tamanha inspiração, unindo gringos, índios, animais e máquinas, embalados no plano real e espiritual da narrativa fantástica.

By Carlos Aglio, em 18/12/2012.

Adriana1037 01/02/2013

Ecologia, índios e proteção no coração da Amazônia.
Sempre gostei muito da forma de escrever de Isabel Allende o que me motivou a ler este livro. A narrativa no entanto, me surpreendeu muito.
É uma narrativa repleta de aventuras e descrições maravilhosas sobre a cultura indígena e a região do Alto Amazonas, próximo às fronteiras do Brasil e Venezuela. O livro aborda temas como ecologia, proteção dos povos da floresta, da fauna e flora.
As referências ao modo de ser e pensar da cultura indígena estão o tempo todo entremeados com a história. "Eu me perdi na selva e eles (os índios) me salvaram a vida. Vivi com eles vários meses. São pessoas boas e livres, para eles a liberdade é mais importante que a própria vida, não podem viver sem ela. Um índio preso é um índio morto:fecha-se em si mesmo, deixa de comer, de respirar e morre..."
" São humanos ou animais? - Alex indagou, mas Walimai (índio xamã) também não soube responder a tal pergunta, pois para ele essa diferença não existia."
Os personagens são cativantes e nos chamam a viajar com eles através das suas aventuras.
O livro também aborda assuntos polêmicos como luta por poder, roubo de terras, genocídio, etc. "A notícia que estão massacrando os índios dessa maneira - espalhando epidemias de forma proposital - comoveria o mundo."
Mas mesmo as questões mais conflituosas são abordadas de forma dinâmica, instigando o leitor a querer descobrir cada vez mais.
É uma leitura muito enriquecedora. Depois de ler o livro que fiquei sabendo que ele faz parte de uma trilogia e agora quero muito ler os outros.

Só Sobre Livros 24/05/2013

Isabel Allende para baixinhos
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/08/isabel-allende-para-baixinhos-carla.html

Kely Cássia 16/07/2013

Este livro é uma mistura de muita aventura e também mistério. Como ele tem 280 páginas, no meio senti um pouco de desânimo, mas vale a pena esforçar, pois é uma história incrível, recheada de emoção e com muita imaginação.

Emerson 28/03/2015

Leitura simples e divertida
Em cidade das Feras somos apresentados a personagens cativantes e a uma história simples, porém muito gostosa de ler. No livro encontramos várias curiosidades sobre a Amazonas e lendas e mitologias de modo geral. O livro é simples e gostoso de ler.