Os pilares da Terra

Os pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

26/12/2021

Leitura obrigatória para quem ama história!
E esse foi meu centésimo livro do ano. "Os Pilares da Terra", de Ken Follett, é a descrição fiel e exata de uma Idade Média que não conhecemos. Com riqueza de detalhes, descreve quase uma geração inteira de guerreiros bons e maus, bispos, priores, arcediagos, reis, rainhas, condes, camponeses, condados e tramas. Guerras, violência, amor, ódio e muita vingança coroam essa narrativa assertiva que, por vezes, nos transporta quase que fisicamente para a cena. Com certeza é um livro que eu indico que todos leiam ao menos uma vez na vida.

Aqui você encontra: estupro, combate com espadas, morte e traições. Não recomendado à pessoas muito sensíveis à descrições detalhadas.

Vladimir 29/05/2023

Começa bem, se estende demais
O livro começa bem demais. Os personagens são cativantes e algumas reviravoltas são empolgantes e inesperadas.
Mas, depois de mil e tantas páginas, fica cansativa a repetição da fórmula:
1) o priorado está indo bem e a construção está avançando:
2) Tom, Jack, Philip e Aliena estão felizes;
3) William e/ou Waleran criam alguma dificuldade;
4) parece que tudo vai dar errado, a catedral não será construída e todos serão infelizes;
5) Tom, Jack, Philip ou Aliena conseguem superar os obstáculos impostos por William e/ou Waleran.
Volte ao número 1 e repita por mil e quatrocentas páginas.
Parece ser uma série ou um desenho animado com o "monstro da semana". Cada episódio versa sobre uma dificuldade que é resolvida ao final para na semana seguinte um novo percalço surgir na vida dos nossos heróis.
Até o autor parece cansar: alguns problemas surgidos lá para o fim do livro são resolvidos em poucas páginas, parecem estar lá só para constar mesmo.
Se cortasse essa gordura e deixasse o livro com oitocentas ou novecentas páginas, seria espetacular, mas o autor quis demais.

Lu 06/08/2020

Época do cristianismo
Para quem gosta de história épica esse livro e ótimo, rico em detalhes, eu só particularmente achei o encerro um pouco cansativo mas de resto gostei.

Ligia 31/01/2022

Sensacional
Que livro FANTÁSTICO! A gente entra na história por diversos personagens, e o mais incrível é a personalidade deles na narrativa dos acontecimentos. Tem de tudo, desde sacerdotes exemplares que reconhecem suas falhas e estão à serviço de Deus e da Igreja, como deveria ser, tem os que estão somente a serviço de si próprio, tem personagens comuns, tanto homens simples e práticos (com sua própria inteligência), mulheres fortes que traçam seu próprio destino, um garoto com uma inteligência incrível, que a gente acompanha a vida inteirinha, terminando com o vilão, que faz a gente achar que a última maldade foi o limite, não tem como piorar. Mas tem. Tem reviravolta. E de novo. E mais uma vez. Egos. Guerra. História real de pano de fundo. Tudo isso pra narrar a construção de uma catedral. E é impossível parar de ler! Recomendo!!!
Nathan.Bessa 31/01/2022minha estante
Eu terminei de ler ele ontem e se tornou um dos meus favoritos da vida!

Ligia 31/01/2022minha estante
Com toda certeza se tornou um dos meus favoritos também! Ja quero ler outros livros do Ken Follett!!

Atila.Carlos 27/05/2021

Genial
Ken Follett é um humano? Talvez essa seja a pergunta mais pertinente após essa leitura. Outras perguntas que ressoa em minha mente incontáveis vezes quando tenho contato com uma OBRA dessas é: como que alguém é capaz de escrever uma história dessas? Como seria a cabeça de uma pessoa dessas? Como que se desenvolve uma história dessas?

????

De fato essa história é genial nos mínimos detalhes. Li em duas semanas e acredito que tenha sido uma velocidade limite no que diz respeito ao ingerimento da história como um todo.
Olha, guardadas as minuciosas devidas proporções, algumas vezes essa leitura me vez lembrar da história de "Os miseráveis", do gênio Victor Hugo. Temas completamente diferentes, num contexto de época completamente diferentes, todavia com tamanho de obra parecidos, inúmeros personagens em montes e uma trama grandiosa.
Acho que vocês já entenderam onde eu quis chegar. Foi através de uma resenha no youtube que eu deixei a dúvida de lado e embarquei nessa história impecável, e espero que meu feedback possa também criar em você a curiosidade necessária para que embarque nos Pilares da terra!
Diego.Schlosser 27/05/2021minha estante
Agora sim que eu vou ler... Depois de acabar os que já comprei. Já ouvi falar muito bem desse livro.

Atila.Carlos 27/05/2021minha estante
Opa! Diego, não irá se arrepender. Pode me cobrar depois... Rs

Boa leitura, brother!

Eloisa 28/05/2021minha estante
Estava esperando a sua resenha para saber se colocava o ?preconceito? de lado haha. Entrando na minha lista de desejo agora.

Atila.Carlos 29/05/2021minha estante
Que legal, Eloisa! Não irá se arrepender da leitura quando a fizer.

Kellbet 30/05/2017

Sinceramente nunca demorei tanto tempo (meses) para terminar um livro.
Eu não sei realmente o que me desagradou já que fiz a leitura e só muito tempo depois a resenha. Só sei de fato que o nome do livro ficou gravado como não favorito.
É uma longa história e tem de tudo um pouco. Estupro, assassinato, morte natural, construções gigantescas que parecem nunca terminar, combate em reinos...
É um livro interessante no ponto de vista geral.
Para quem ainda não leu, não desanime com minhas palavras. Leiam e tirem suas próprias conclusões.

site: https://kellbet.blogspot.com/2020/02/ken-follett-os-pilares-da-terra.html
Fillip 05/12/2017minha estante
Esse livro é uma obra prima. Mas, gosto é algo que não se discute.

Kellbet 06/12/2017minha estante
É como eu disse, eu não lembro o que me desagradou. Mas a obra tem um grande contexto. Talvez um dia eu releia e descubra o que aconteceu. rsrsrssr

Fabby 13/07/2022

Pensando sobre como expressar meus sentimentos a respeito deste livro.

Primeiro fica a admiração a respeito de um escritor que me transportou para a Idade Média (o livro se passa entre 1123 a 1174) com uma narrativa envolvente e a dedicação a um trabalho de pesquisa minucioso. Junta-se a isso o fato de que, desde que li As Brumas de Avalon (a cerca de 15 anos atrás) eu ter me tornado apaixonada por tudo que se refere à história do Rei Artur - e, muito embora ele não apareça no livro de Follet, foi em 1191 que os monges de Glastonbury (cidade onde Tom Construtor se encontra em dado momento do livro) supostamente encontraram os túmulos de Artur e Guinevere na Abadia de Glastonbury.

É incrível a forma como Follet criou todo um enredo ao redor de um personagem principal incomum; sim, pq nessa história, tudo gira em torno de um lugar e da construção de uma catedral. O priorado de Kingsbridge e sua catedral são os personagens principais dessa história.

Como é comum acontecer na leitura de grandes livros por vezes esqueci de alguns fatos e "pontas abertas" mas Ken Follet, além de fechar todas as arestas ainda resgata magistralmente os eventos que levaram aquela situação. Vemos, no final do livro, a explicação sobre algo que aconteceu nas primeiras páginas e valorizo muito os escritores que são capazes de não deixar arestas em suas obras.

Todos os personagens encontram seu caminho e, de alguma forma, sua redenção mas Kingsbridge é agora uma cidade e grava nas suas pedras a história, o sangue e o suor de cada um dos envolvidos em seu desenvolvimento.

Indico a leitura a todos que gostam de narrativas mais imersivas, que gostam de degustar suas leituras sem pressa e passar um tempo vivenciando essa experiência.

Francisco 14/06/2021

Que história maravilhosa. Para quem gosta de ficção histórica, vai gostar bastante dessa obra.

Uma história extensa, mas que em momento algum é enfadonha.

Os Pilares da Terra conta a história da construção da igreja do povoado de Kingsbridge.

Com personagens marcantes, onde todos são protagonistas. Porém, o principal seja a igreja em construção e os demais personagens atuando em sua volta.

Uma história cativante com romances, guerras, traições, reviravoltas, enfim, tudo que se procura num bom romance histórico.
Raul Limma 14/06/2021minha estante
Esse quero muito ler. Tem um jogo que falaram que muito fiel.

@patriciamfagundes 10/05/2020

Uma história inigualável
Os Pilares da Terra é o primeiro livro da trilogia sobre o priorado de Kingsbridge, na Inglaterra do século XII. Neste primeiro livro, a história gira em torno da construção de uma catedral no priorado.
Os principais personagens neste livro (na minha opinião) são: Tom, o mestre construtor da catedral; Philip, o prior de Kingsbridge; Aliena, uma menina que vê sua vida virar de cabeça pra baixo após a prisão e morte de seu pai; Jack, um menino criado por sua mãe na floresta e Lord William, um jovem nobre em busca de sua ascensão.
Sou muito suspeita para dar minha opinião sobre Os Pilares da Terra, pois é meu livro preferido da vida! Conheci essa história através da minissérie na tv e me apaixonei de cara. Acredito que ter o ator Eddie Redmayne pode ter sido um fator decisivo no meu fascínio por esse história rsrs
Os Pilares da Terra é um daqueles livros que te prende do início ao fim. Quer romance? Tem. Quer guerra? Tem. Quer amor? Tem. Quer ódio (muito ódio)? Tem. Quer paixão? Tem. Ciúme? Tem. Perdão? Tem. Resumindo, esse livro tem tudo! E sim, esse livro é daqueles do tipo calhamaço, são quase 1000 páginas de história!
Apesar de ter muita injusta nessa história, eu amo a forma como ela se desenvolve. As personagens Aliena e Ellen são marcantes, daquele tipo que você gostaria de ter como melhor amiga pra sentar no recreio, sabe?
Sobre Jack e Aliena, não tenho palavras, é o meu casal preferido então amo e vou defendê-los até o final! Sobre Lord William e Alfred: odeio com todas as minhas forças! Sobre Phillip, as vezes eu tinha vontade de guardar ele em um potinho e em outras eu só queria que ele sumisse.
Esse é o primeiro livro que li do Ken Follet, estou ansiosa para ler Mundo Sem Fim (a sequência da trilogia), mas tenho a sensação de que nada será como Os Pilares da Terra.

Monica Sobrinho 30/07/2022

Esse livro é sobre amor, determinação, ódio, rancor, história, guerra, vingança e toda esta mistura fez o livro ser para mim algo inesquecível. A escrita do Ken Follett consegue me prender e me fazer torcer pelos personagens. Foi uma trajetória fantástica.

TheKnup 31/12/2020

Vale a pena escalar essa montanha
Foi uma jornada tão intensa e completa que me senti amigo dos personagens como em poucas outras leituras. Ótima experiência
Campos 31/12/2020minha estante
Muito bom esse livro e tem continuação com séculos de diferença

TheKnup 31/12/2020minha estante
E o cara não para! lançou mais um da saga há poucos meses, né?

Campos 31/12/2020minha estante
Lançou dois livros depois desse que são ótimos também. Mundo sem fim e Coluna de Fogo

Giovanna.Perin 19/03/2022

Ken follett é um dos meus autores favoritos, então o fato de eu não ter gostado muito do livro, provavelmente tem mais relação com as minhas expectativas do que com a obra em si. Acho que meu problema principal é que eu acho a trilogia "O Século" dele, uma das melhores e mais bem escritas coisas que já li, então quando fui ler os pilares da terra, eu esperava algo no mesmo nível, o que não aconteceu. Nem de perto. Os personagens não me cativaram, muitas partes lentas desmotivam continuar a leitura e, pessoalmente, acho que a ambientação em idade média não me agradou tanto. Preferi mais todos os outros livros do autor que já li, que se passam em guerras do século XX. O vilão é um ponto positivo. Acho que nunca senti tanta raiva e nojo de um personagem antes. Depois que comecei a ler, que descobri que era uma série. Provavelmente vou continuar lendo os próximos, mas não com muita empolgação, pelo menos no momento. O livro é bom e bem escrito, de um modo geral, como sempre, mas definitivamente é o que menos gostei do autor.

@Umpouquinhodemim 08/02/2023

Perfeito
Foi meu primeiro contato com o escritor e só posso dizer que o livro é perfeito, maravilhoso e fascinante, termina sem nenhuma ponta solta, foi uma montanha russa de emoções e sentimentos, tem ação, intrigas, lealdade, traição, conspirações, esperança, tem romance, é trágico, é épico.

?As revelações que fizera foram tão devastadoras que ele quase se esquecera de que estava em julgamento. A história que ela contara, de nascimento e morte, desespero e esperança, segredos antigos
e amor duradouro, fizera a questão da castidade de
Philip parecer trivial.?

Ziza 20/06/2020

AOS AMIGOS ARQUITETOS
Esse livro foi uma indicação de um professor e é magnífico como retrata bem a construção de uma catedral gótica e toda a história em torno dessa construção, passando de geração a geração. É uma otima indicação de leitura e essa edição é impecável
Marcia.Cerqueira 20/06/2020minha estante
Hmm shique

Cris Costa 30/06/2020minha estante
Está na minha lista de leitura ??