Os pilares da Terra

Os pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Fran 10/01/2024

Impressionante como o ken follet tem a capacidade de ir te envolvendo na história, até que você se ver completamente preso.
personagens odiáveis, tramas absurdas e pessoas em extremos do mundo se encontram e influenciam umas as outras, em uma época remota, provando que, de alguma forma, todos nós estamos interligados.
uma ótima pedida pra quem gosta de ficção histórica :)

Monica Sobrinho 30/07/2022

Esse livro é sobre amor, determinação, ódio, rancor, história, guerra, vingança e toda esta mistura fez o livro ser para mim algo inesquecível. A escrita do Ken Follett consegue me prender e me fazer torcer pelos personagens. Foi uma trajetória fantástica.

Joy 19/07/2022minha estante
Esse ponto das cenas de estupro é quase unânime entre os leitores. Também achei desnecessário.

Micaelle 19/07/2022minha estante
Sim. Acredito que pela primeira ter chocado muitos leitores, eles decidiram continuar incluindo para atrair o público que lia para se espantar. Igual aconteceu com It do Stephan King.

Janaina Edwiges 08/03/2020

Os Pilares da Terra

É preciso muito talento na escrita para manter a atenção do leitor em 950 páginas com uma história envolvente e que desperta tantos sentimentos e emoções diferentes. Ken Follett, com muita maestria, consegue esse feito em Pilares da Terra.

O cenário desta história incrível é a Inglaterra medieval do século XII (1123 a 1174) e tem como pano de fundo a construção de uma catedral no povoado de Kingsbridge. A medida que avançamos na leitura, vamos conhecendo mais sobre os jogos de poder da época, especialmente dos membros da Igreja, as disputas políticas, os costumes da nobreza e das classes menos favorecidas, o comércio, a cultura e as tradições de uma época, marcada fortemente pela violência.

Os personagens bem construídos são os destaques do livro. Follet conseguiu criar um dos vilões mais odiosos que já conheci. Tenho que deixar registrado que desprezo William Hamleigh com todas as forças do meu coração!

Aplaudindo de pé esta obra-prima literária!
Vivi.Montarde 08/03/2020minha estante
Ótima resenha, Jana!
Esse livro é incrível né!!!

Janaina Edwiges 09/03/2020minha estante
Muito obrigada, Vivi! Este livro é maravilhoso, a gente se sente imerso na época medieval, é tudo tão próximo do real.

Janaina Edwiges 09/03/2020minha estante
E obrigada novamente por me indicar Os Pilares da Terra, vc sempre falou tão bem deste livro, não poderia deixar de ler :)

Vivi.Montarde 09/03/2020minha estante
Agora vc entende minha paixão por ele né rsrs
A história nos envolve mesmo, parece que sentimos tudo que os personagens passam.

Loulou Almeida 01/12/2020

Perfeito!
Com a construção da catedral de Kingsbridge como pano de fundo, a história das pessoas que efetivamente colocaram a mão na massa é cheia de dramas, paixões, reviravoltas e perfeitamente delineadas pelo mestre Ken Follet!!

LER ETERNO PRAZER 27/06/2022

Uma excelente leitura! Este livro já estava na minha estante há algum tempo e eu sempre deixava para depois decido a seu volume, são mais de 900 páginas ? , mas acreditem a história é tão maravilhosa e contada de uma forma que essas mais de 990 páginas não pêso nem lhe cansam na leitura.
"Pilares da terra" trata-se de um romance épico que se entende de 1123 à 1274 divididas em 6 partes com um enredo maravilhosamente bem montado e bem escrito, onde o cenário é a Inglaterra do século XII. E já no seu prólogo um acontecimento que já nos prende e nos deixar ansioso para saber o porquê, tal acontecimento é o enforcamento de um determinado sujeito e um cavaleiro, um monge e um sacerdote são as testemunhas de seu crime. E no decorrer da história, Follet vai nos apresentando personagens instigantes, sonhadores, talentosos e como toda história, alguns personagens detestáveis, cruéis, aqueles que se conhecêssemos na vida real odiaríamos com todas as nossas forças de tão desumanos que são.
E já no início de nossa trama somos apresentados ao sonhador e talentoso Tom Construtor, asado, com dois filhos e desempregado, Tom percorre a Inglaterra atrás de um emprego onde seria possível realizar o sonho da sua vida: construir uma grande catedral. Praticamente em toda a sua história Tom passa por adversidades que o distanciam da realização desse grande projeto. Além de ser um excelente construtor, ele é um marido dedicado que tenta demonstrar seu amor em cada gesto, e também, é aquele pai que sempre vê os seus filhos com bons olhos, mesmo que os ou o filho não merece esse olhar. Uma das coisas que mais me agradaram e me deixaram apaixonado foram algumas personagens femininas,cito aqui uma delas, Aliena, filha de um conde que no início da história me fazia revirar odia-la, pois era uma garota mimada e um tanto quanto grosseira. Mas, ser mulher no período da Idade Média não foi fácil (e ainda hoje não é, né?), então ocorrem eventos que obrigam Aliena a deixar de ser a filha de um conde, e se tornar uma mulher forte, independente, que não precisa da proteção de nenhuma muralha de castelo ou de qualquer homem e atingir seus objetivos.
Agora vamos para o pior dos personagens dessa história, William Hamleigh. Sabe aquele tipo de pessoa que você tem ódio só de pensar? Que é capaz de cometer todos os tipos de atrocidades para conquistar os seus objetivos e que simplesmente maltrata as pessoas por pura diversão? Este é William. Em alguns momentos eu tive que parar a leitura, dar uma relaxada para conseguir assimilar as crueldades dele. Gente, é muita crueldade. Uma de suas loucuras mais sádicas que achei, é simplesmente sentir prazer ou melhora só senti prazer com uma mulher se for com violencia e estrupo. Ah!!! Fiquei com as cenas onde ele fazia das suas loucuras. E ainda digo o seguinte, se quem leu ou for ler gostar ou se identificar com ele, recomendo fortemente em procurar um terapeuta.
Como já falei no início, o livro é um baita de um calhamacão,ou seja, lonnngooo, então , Follet consegue trabalhar tranquilamente o desenvolvimento, as tramas da história e a evolução de seus personagens. Follet dá um verdadeiro show em formar e descrever o cenário intrincado de conspirações de poder no meio da Igreja Católica. E também os complexos jogos políticos que predominavam na disputa pelo reino da Inglaterra. Nós leitores somos presenteados com uma riqueza de detalhes nas descrições dos ambientes que inclui cidades da antiga Inglaterra passando também pela Espanha e França, esmiuçando, detalhando particularidades das maravilhosas catedrais que existiam/existem nesses lugares.
Em "Os Pilares da Terra", no seu enredo, nada é jogado por acaso. O autor sabe, formar e depois amarrar muito bem todas as suas tramas e subtramas, tudo é relevante e nada pode ser deixado denlado.Desde o detalhamento de uma construção até uma discussão entre os seus personagens. Ele retrata um período da história humana como ela realmente foi, sem enfeitar nada: jogos de poder; a pesada influência da Igreja sobre os reinos medievais; duques, condes e barões agindo como bem entendiam, oprimindo e sendo violento com a população pobre; a opressão,menosprezo e violencia que a mulher sofria, não possuindo direito a voz, a se defender, ser estuprada nas cruéis campanhas de guerra, e essa ridícula agressão ao corpo feminino sendo visto como um caso qualquer. São questões assim que te fazem pensar se o ser humano evoluiu de lá pra cá. Se somos realmente melhores que os homens medievais? Realmente aprendemos com os fatos da nossa história? Vivendo na atual situação em que vivemos, parece que o homem contemporâneo não tem muito do que se gabar, não é verdade?
"Pilares da terra" é daqueles livros com altas camadas que podemos, de cada uma delas, tirarmos algo para reflexão, desde as artimanhas políticas até o tratamento interpessoal.
Maravilhoso, mais que indigo a leitura dessa obra.

LuisIV 28/06/2021

Um dos melhores livros que já li na minha vida!!
O nível de profundidade, complexidade e detalhamento que encontrei aqui são indescritíveis. O mundo que o Ken criou é um mundo vivo, com diferentes dimensões, ele personificou a arrogância, a ganância, o ódio, o rancor, o amor, o companheirismo, a amizade, o perdão, e todos os sentimentos e emoções que você possa imaginar nessas pouco menos de 1000 páginas.

Foi uma experiência incrível, virei fã dele... IMENSURÁVEL!!

balupi 02/12/2020

Maravilhoso!!! Vale cada página!!
Fui com altas expectativas ler este livro, pois já sabia da fama do autor e da história... sabia que se passava na idade media, envolvia construção de igrejas, e nada mais...
Minhas expectativas foram ultrapassadas, e muito! A escrita do autor é maravilhosa, envolvente, cheio de reviravoltas, o leitor se prende a leitura, os personagens tomam forma e importancia, a ponto de me pegar pensando neles enquanto nao estava lendo, ansiosa e curiosa pelos desfechos!!!
Valeu cada página, obra prima!!! Com certeza entrou no meu top 5 livros da vida.
Nao se assustem com o numero de páginas, a construcao da historia é muito bem feita e perderia muito se fosse escrita de modo mais resumido. Inclusive já adquiri os outros livros da série e pretendo começar minha leitura sem demora!!

Tato 25/05/2021

Mas já?
Esse é um daqueles livros que por mais grande que seja ao fim dele você sente como se precisasse de mais.
É um livro maravilhoso, amo livros grandes, eles desenvolvem bem seus personagens, você se sente mais íntimo de cada um. Em nem um momento me senti aborrecido lendo, esse livro não tem enrolação, é ação e desenvolvimento o tempo todo. Simplesmente apaixonate! Achei o final um pouco apressado o autor poderia ter se demorado mais, eu queria mais tempo para me deliciar com a vingança de alguns personagens rsrs
Simplesmente incrível!

Isa Frasinelli 11/07/2021

Ler Ken Follett sempre é uma aventura para mim. E com "Pilares da Terra" não foi diferente! Comecei essa leitura com expectativas bem altas, por ser uma das maiores obras do autor. E acho que às vezes isso me atrapalhou um pouco, principalmente pelo fato de eu já ter lido (e favoritado) a trilogia "O Século" e estar esperando sensações parecidas nessa experiência. Contudo, a partir do momento que embarquei com tudo nessa história medieval, consegui trazer novos olhares e me envolver demais com esse livro.

Sobre a história em si, como sempre Follett consegue criar mundos fictícios com fatores do mundo real de uma maneira que tira o nosso fôlego! Me peguei várias vezes torcendo tanto para que o vilão se desse mal, para que os mocinhos encontrassem as melhores saídas ou até chorando com a partida de alguns personagens queridos (porque sim, com esse autor a gente tem que tomar muito cuidado com nossas emoções ao longo da leitura kkkk).

Acho que esse só não é um livro 5 estrelas na minha opinião por conta de algumas escolhas que o autor teve com os narradores. Temos aqui nesse universo uma ampla gama de personagens que poderiam trazer suas experiências pessoais para agregar na narrativa (como a Ellen, por exemplo). Contudo, senti que MUITAS vezes fomos inseridos na visão daquele vilão delinquente que acabava não trazendo nada para agregar na história, além de violência e pensamentos sádicos. Então acredito que, se pudéssemos enxergar essa história com outros narradores, talvez houvessem menos pontos cansativos nessa leitura.

Mas, apesar disso, acho que esse livro traz grandes emoções nessa longa história que mostra a evolução de várias famílias na Idade Média. E, claro, toda essa aventura com inúmeras reviravoltas ainda é marcada pela construção de uma Catedral que nos deixa com vontade de poder observá-la na vida real!

Rodrigo Fernandes 28/06/2022

A despeito...
Ele repete demais, o tempo todo a expressão: "a despeito". Se você for iniciar esta leitura, por favor conte o número de vezes que ela aparece no livro e comente aqui! Hehehe

Qual o personagem principal deste livro? Philip? Jack? Por um bom tempo foi o Tom. Por uma grande parte Aliena foi a que mais gostei de acompanhar e simpatizei. Mas acabo de ler e não sei responder esta pergunta. Isso é um fator interessante no decorrer da leitura. As histórias se entrelaçam, lógico. E estamos familiarizados com o passado dos personagens. Existem muitos pontos positivos no livro, mas faltou uma conclusão a altura. O fim foi... nada demais. Pra quem leu quase 1000 páginas, queria alguma emoção.

Sim, ele se estende em descrições de construções. Se prepare para aulas avançadas de arquitetura em igrejas!
Daniel.Sousa 14/09/2022minha estante
Que bom que, a despeito do final e das descrições arquitetônicas, vc gostou do livro kkkk

Mylena.Esteves 29/05/2022

Simplesmente maravilhoso!
Melhor livro que li em 2022 até agora! Sem palavras. Fiquei imaginando esse livro como uma série o tempo todo. Não pensei que fosse amar tanto, apesar de amar história e saber que seria um assunto apaixonante para mim. A forma que Fallett constrói os personagens, a forma como ele monta a história misturando vários elementos que amo... Não conseguia parar de ler!!! ?
GiB@ 11/06/2022minha estante
Ola Mylena,

Existe uma miniserie em 12 capitulos, com grandes atores, feita em 2010.

Mylena.Esteves 13/06/2022minha estante
Sério???? OMG, obrigada!! Vou pesquisar!!!!

GiB@ 13/06/2022minha estante
baixei o torrent dela. Se souber usar te mando o arquivo e vc baixa a serie. Maratonei ela no final de semana. Nao li o livro mas gostei da serie. A produção é barata mas é emocionante. Vi claramente que o R.R.Martim fez plagio de Pilares da Terra para criar Game of Thrones.

meu email gibagw@gmail.com
telefone (43) 999538888

sao 8 capitulos, nao 12

Mylena.Esteves 13/06/2022minha estante
Achei no YouTube!!!!

otimo. Aproveito ;-)

Manezera 17/11/2020

Os pilares da terra acompanha a construção da Catedral de Kingsbridge na Inglaterra durante a Guerra Civil de sucessão ao trono após a morte do Rei Henrique.
Apresenta a historia de diversos personagens, o construtor, o prior do monastério, o Conde entre outros, e mostra com detalhes como a vida jo século XI era imunda, corrupta e difícil, um livro reflexivo, que nos faz pensar em todas as benesses e mazelas da vida, da religião e das pessoas.
Bia 17/11/2020minha estante
Este livro é perfeito

Manezera 16/12/2020minha estante
Também achei Bia. Fiquei muito feliz em saber que é uma trilogia.

Kamilly113 13/07/2021

Livro p-e-r-f-e-i-t-o
Enredo rico, que acontece ao redor da construção de uma catedral, com personagens profundos, reviravoltas, que só dão vontade de ler mais e mais, apesar do livro ser bem grande. De quebra ensina um pouco de história da Inglaterra medieval da época de Henrique I, Matilde, Estevão, esse povo. É muito bem ambientado e se vc ama história, com crtz vai gostar desse livro. Se não ama, vai passar a gostar =)
Se não conhece Ken Follett, ele escreve livros imersos em um contexto histórico real, e faz seus personagens fictícios interagirem com os personagens históricos, criando uma estória entremeada na história. Dá uma chance, vai.

Débora 06/03/2017

Minhas observações
Ufaaa!!!!! Enfim vou fazer essa postagem, terminei esse livro dia 28 de Fev., a história é tão forte, densa, magistral que precisei de um tempo para assimilar ela. A escrita é perfeita, a leitura flui muito e a gente nem percebe o livro passar é como ver um filme. As personagens são muito humanas com suas qualidades, defeitos e sentimentos. O meu personagem favorito é o prior Philip apesar de ter ficado com muita raiva dele em determinado momento, mas entendi que era a posição que ele devia ter tomado mesmo. Tom O Construtor, gostei muito dele só não achei justo o que aconteceu com ele. O amor entre Aliena e Jack faz a gente torcer horrores, apesar de tbm querer dar um pedala Robinho nela de vez em quando kkkk mas a gente sempre consegue entender suas atitudes. E a raiva do Waleran, do William (que cara maldoso ainda queria a absolvição), do Richard folgado, Alfred são inúmeros personagens que mesmo vc odiando fica sempre o desejo de querer saber mais sobre todos. Livro mais que indicado Ken Follett ARRASOU até sonhei que tinha conhecido ele rsrs. Dei 5 estrelas se pudesse daria 1.000. Esse livro vai ficar pra sempre no meu coração.
Pri 06/03/2017minha estante
Nosssaaaaa Dé, não consigo fazer resenha, só comentários básicos se eu gostei ou não rs rs rs

Débora 06/03/2017minha estante
Pri mas eu tbm não sei fazer resenha, inclusive é um sonho aprender. Só coloquei minha humilde opinião não sei expor direito. Depois que eu coloco fico morrendo de vergonha kkk

Pri 08/03/2017minha estante
kkkkk Imagina. Ficou ótimo.

Débora 10/03/2017minha estante
Obrigada Pri, bondade sua