Eu morri faz tempo

Eu morri faz tempo Éber Sander

Resenhas - Eu morri faz tempo

Camille 02/11/2011

Assim como no primeiro livro, há momentos que a fica fácil distinguir quem é que está falando – se é um personagem ou o próprio autor, com suas experiências, batalhas, alegrias ou pensamentos. Entretanto, uma diferença notável está no tamanho dos textos. Não que neste haja muitos textos mais longos, mesmo certamente tendo textos menores, mas a facilidade que há na mudança de um para outro, sem ficar aparentemente feio.

Éber consegue provar que não importa o tamanho, um texto pode ter muito significado mesmo quando possui duas ou três linhas, ou pouco mais chegando a um parágrafo. Uma das coisas mais interessantes, além dos contos em si, claro, é a inovação que Éber faz. Um exemplo disso está no conto "10º Concurso Literário Anjos do Céu" que, de tão realista, quase me fez passar reto pensando que era o nome – admito, um tanto criativo – de algum concurso que o escritor havia participado. A ironia do conto é discreta, muito bem construída e de certo deixa todo mundo com aquele sorrisinho de canto de boca.

"Ser escritor" é outro que surpreende, acredito inclusive que vale a pena colocar aqui: "Ser escritor é escolher viver uma vida de angústia." e, pasmem, é realmente "só" isso. "Só", entre aspas, porque é uma frase que possibilita muitas entrelinhas, afinal, por que é uma vida de angústia? O que aconteceu para que o escritor se sentisse assim? Eu, como escritora, me sinto assim? Condiz com a nossa realidade? São perguntas que ele não responde: deixa que nós mesmos as criemos e respondemos.

Por fim, gostaria de citar "No Twitter", que me fez pensar em uma frase conhecida: "Tenho duas mãos e todos os sentimentos do mundo". Claro que com sua diferenciação, referindo-se à rede social do Twitter.

O segundo livro de Éber Sander vale muito a pena pela leitura por si só, e por, novamente, ter muito a oferecer aos seus leitores, é apenas necessário pensar um pouco sobre o que se está dizendo, ou querendo dizer, que é totalmente possível envolver-se na história. Mesmo quando curta.