Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

z..... 26/02/2019

HQ Classic Illustraded (1991)
A HQ tem semelhança com a graphic 'Asilo Arkam', numa idealização que parece adentrar o mundo dos sonhos - a mente - que se revela sombrio, sofredor e atormentado por pesadelos. São as lembranças de Ismael, o narrador protagonista.

O contexto de pesadelo é reforçado pela ausência de balões de diálogos, prevalecendo a ideia de lembranças solitárias e sombrias, numa exposição surreal, com diagramação atípica das páginas, distorcendo imagens da realidade com estética excepcional e impactante.

É claro que gostei muito desse jeito inusitado e visceral de contar a história, mas também ressalto que a leitura foi num contexto de curiosidade sobre várias adaptações em quadrinhos. Se tivesse lido só essa, e nisso limitando-se, a leitura, porém, não teria sido tão empolgante diante do subjetivismo. Vejo as HQs como ferramenta de ajuda a firmar a percepção sobre a obra inspiradora e, no caso dessa adaptação, sem entendimento objetivo sobre o livro, há tendência a se perder no subjetivismo aqui realçado.