O Temor do Sábio

O Temor do Sábio Patrick Rothfuss

Resenhas - O Temor do Sábio

João Pedro 05/09/2020

Onde está a trama?
"Chegava o alvorecer. A Pousada Marco do Percurso estava em silêncio, e era um silêncio em três partes".

Eis mais um capítulo da saga de Kvothe e, diferentemente do primeiro volume, reservei um moderado grau de expectativas quanto a esse. Nesse ponto, acho que acertei, o que, por um lado, não é algo tão positivo: minhas expectativas eram médias, e a obra em si foi mediana para mim.

Mais uma vez, apesar da excelente escrita de Patrick Rothfuss - que é o que faz valer a pena a leitura -, e apesar de toda a sorte de acontecimentos desenrolados nesse livro, senti falta de desenvolvimento na trama. A impressão que tenho é de que, no fim das contas, a narrativa se manteve estagnada, sem maiores implicações na "grande trama central" da obra. Senti falta de um clímax na história e, para ser sincero, não sei mesmo se teremos um grande clímax nessa trilogia.

Então, por mais cativante que seja a forma de escrever de Rothfuss, sigo um pouco cético quanto aos próximos acontecimentos da saga. Meu receio é que tenhamos mais um "livro-diário" das aventuras do protagonista, mas sem um bom desenrolar da narrativa central - que, até o momento, não sei qual é.

Por fim, devo confessar que achei esse volume excessivamente extenso. Peguei-me desejando o fim de alguns arcos da história o quanto antes, o que não me ocorreu no primeiro livro.
mateus93pb 13/09/2020minha estante
Estou quase na metade do livro e sua definição completa meu raciocínio. Realmente, até aqui, me parece um livro diário, onde ele narra acontecimentos aleatórios dentro da universidade, seu dia-a-dia com os amigos, seus problemas, etc... Não vejo um roteiro com inicio, meio e fim. O objetivo inicial era ir atrás do Chandriano, vingar a morte da família, mas ... cadê?
Como você disse o livro encanta porque a escrita do Patrick é incrível, ou melhor, muito crível. Te transporta ao mundo do livro. Os diálogos são de uma tal desenvoltura que você se sente como estivesse lá, assistindo tudo, conversando com eles. Palmas para o autor e sua escrita, pena por não conseguir desenrolar um roteiro na qual estamos acostumados.

João Pedro 13/09/2020minha estante
Oi, Mateus! É verdade, justamente por ser uma trilogia eu acho extremamente complicado que todo o desfecho quanto ao Chandriano se dê apenas no terceiro livro. Mais fácil, infelizmente, que esse não seja o ponto central de toda a obra.

Yann Almeida 29/03/2022

O Temor do Sábio é incrível e, para mim, completamente diferente do primeiro livro.

Antes de começar a leitura do segundo livro da obra de Patrick Rothfuss, eu havia lido críticas de que esse segundo livro seria mais lento, algo como estando abaixo do primeiro. E realmente ele é diferente, de uma ótima forma.

Para mim, este segundo livro teve um impacto diferente na narrativa.
Enquanto no primeiro livro tudo era novo, parecendo quase uma enxurrada de informação, onde de muito bom gosto me foi apresentado a maravilhosa construção de mundo do Rothfuss. Já o segundo é muito mais voltado a aprofundar tudo que foi apresentado. Eu sinto que lento não é a palavra para descrevê-lo.

Eu senti o primeiro livro como sendo olhar o mar. À primeira vista tudo é lindo, você fica abismado até tomar o primeiro caixote, e tudo é diversão depois disso. Já o segundo livro é como voltar ao mar e já conhecer ele. Você se diverte, até mais do que antes, mesmo sendo um sentimento diferente.
Enquanto O Nome do Vento eu terminei animadíssimo e mal vendo a hora de ler o segundo, O Temor do Sábio eu terminei em paz, feliz e em paz.

Agda 08/08/2022

Eu sou o champion
Que resseca literária brava que eu tive viu, mas terminei hoje finalmente, quero looogo ler o último

Karol 11/02/2023

PERFEITO
Agora entrei pro time daqueles que anseiam pelo terceiro livro ? Eu sou simplesmente apaixonada pela escrita de Rothfus, cada descrição, cada detalhe, tudo para me sentir mais imersiva na história. Simplesmente uma ótima continuação de ?O nome do vento?, que livros maravilhosos.

Ranier.Ferreira 17/10/2021

melhor coisa que li esse ano !!
O Temor do Sábio, vem para completar o que por enquanto é uma série de apenas 2 livros, ? A Crônica do matador do rei?, ele não só completa o primeiro, como pega a grande expectativa criada pelo ? Nome do vento?, e a triplica, ou seja esta obra está a altura da primeira e em alguns aspectos é até melhor, se é que isso seja possível.

Dentro de mais de 900 páginas o autor coloca diversas aventuras vividas pelo nosso protagonista KVOTHE, e sempre tomando o devido cuidado de aprofundar todos os diversos personagens que nelas aparecem. É muito difícil, para não dizer impossível, que em uma história tão extensa, todos os personagens sejam trabalhados de forma que, sua personalidade seja palpável e se tenha tridimensionalidade, fugindo dos estereótipos e arquétipos já conhecidos. O temor do sábio, entrega isso e muito mais, por este motivo, ao lado do ?nome do vento? é o meu livro favorito de 2021.

Talvez se o autor tivesse dividido esta história em duas partes, seria mais palatável para o público em geral, e a história em questão tem até uma divisão implícita já pronta para isto. Porém, entendo que o autor queria passar realmente a ideia de uma grande jornada, que as várias problemáticas e cenários diferentes se emendariam e culminariam na grande fama de nosso herói. Tudo o mais que diga respeito à qualidade da obra é no mínimo revigorante e no máximo esplendoroso.

Por último, fica o apelo para o autor Patrick Rothfuss, que parece ser discípulo de George R. R. Martin, tanto na qualidade da obra quanto na demora para sua publicação, depois de 10 anos já está na hora do terceiro livro sair, não concorda ?

Ernan 21/07/2023

Sentimentos múltiplos
Senti como se estivesse dentro do mundo criado pelo autor... conheci mais sobre o Kovthe... me surpreendi em alguns momentos, ri, e fiquei com raiva em outros... mas no final percebi que eu estava esperando acontecer mais coisas depois de passar por tantas páginas e não aconteceu. Apenas por isso não dou nota máxima.

Italo 08/08/2023

Decaiu, hein?
Nossa, que livro chato. Sofri pra terminar, cheguei a abandonar. Só consegui terminar porque recorri ao audiobook. Tudo que me incomodou no primeiro livro, nesse segundo volume me incomodou ainda mais.

As primeiras 400 páginas (sim, 400!) são preenchidas de historinhas repetidas que a gente já leu no final do vol. 1, tipo: o Kvothe brigando com o Ambrose; o Kvothe sem dinheiro; o Kvothe tentando arranjar dinheiro; o Kvothe arrumando dívidas; o Kvothe tocando alaúde; o Kvothe perseguindo aquela Dena; etc. Haja fôlego pra chegar na parte em que o livro de fato começa. E quando começa...

O ruivinho começa a explorar mais o mundo, ele sai da faculdade, vai pra outro reino, vamos aprender novas coisas, resolver alguns mistérios, ganhar outros... ah, oi, Dena. Juro, essa mona, tá em todo canto, pra que que ela serve? Tô até agora tentando descobrir. Claro, além de ser insuportável, sem carisma, sem personalidade, isso tudo eu sei. Quem liga pro romance do Kvothe com essa mulher? É penoso ler os capítulos que a Dena aparece, e são MUITOS!

Lembra o que eu disse sobre a exploração do mundo que o Kvothe ia fazer? Pois bem, tudo se resume a ele entrando numa gangue, dele virando personagem de ficção hot, transando muito com uma entidade estupradora que consegue ser mais entediante que a Dena... tem um rei também, ele dá dinheiro pro Kvothe, portanto estamos livres de ler o Kvothe devendo pra agiotas no próximo livro. E o Chandriano? Só se fala em outra coisa. Aliás, nesse livro tudo só se fala de outra coisa.

Enfim, livro excessivo, aquelas 400 páginas poderiam ter sido convertidas em 100, ao meu ver, a história não avança tanto, personagens secundários sem carisma, as personagens femininas além disso são todas subversivas ao Kvothe, todas querem d** pra ele, essa é a função de toda personagem mulher aqui basicamente. Sei lá, é melhor que demore bem muito pra sair o terceiro, ou que nem saia se for pra ser que nem O Temor do Sábio.
Thiago740 16/08/2023minha estante
Kk

Moringan 01/09/2023minha estante
Eu gostei bastante desse livro, levando em conta o momento da minha vida em que o li - também não tinha melhor para ler. Mas não ouso discordar em nada do que você falou na sua resenha, pq é a mais pura verdade kkkk

Falou o que eu não tive coragem

Thaisa 23/05/2020

"O Temor do Sábio" é o 2° volume da trilogia "A Crônica do Matador do Rei", fantasia riquíssima de Patrick Rothfuss.
Neste segundo dia de histórias, Kvothe continuará a narrar sua juventude na Universidade e novas aventuras - agora fora dela: seu período na corte do Maer Alveron, em Severen, e seus dias como mercenário; seu tempo no reino Fae ao lado da famosa e apaixonante Feluriana; seu misterioso e assustador encontro com Cthaeh, uma criatura que vive em uma árvore e é capaz de enlouquecer seu visitante com sua onisciência; sua fase como aprendiz da Lethani, uma filosofia praticada pelo povo de Ademre.
É verdade que eu não sou tão fascinada pelas andanças do protagonista por outros lugares (prefiro ler sobre seu tempo no Arcanum) e, ainda assim, esse foi um livro incrível por continuar a abordar, através de uma escrita belíssima e mil reviravoltas, o crescimento de Kvothe, suas palavras e suas ações, seus estudos e seus "poderes".
O mais interessante nesta continuação é que, enquanto em "O Nome do Vento" conhecemos Kvothe em toda a sua perfeição, aqui, mesmo ele não sendo um narrador confiável, encontraremos um Kvothe que, enquanto ganha experiência, erra diversas vezes e demonstra toda a sua humanidade - enquanto agora, já vivido e sem saber como ser o Kvothe de suas próprias histórias, ele busca nos entreter e emocionar com seus conhecimentos, suas vitórias e seus fracassos, e nos inspira a ser quem somos, a encontrar nossa força, a aprender com os caminhos tortuosos e a trilharmos nossa própria estrada.

"São as perguntas que não sabemos responder que mais nos ensinam. Elas nos ensinam a pensar. Se você dá uma resposta a um homem, tudo o que ele ganha é um fato qualquer. Mas, se você lhe der uma pergunta, ele procurará suas próprias respostas."

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros
Xabriel 26/06/2020minha estante
Concordo com você!

Xabriel 26/06/2020minha estante
E o terceiro livro nem notícia kkkkk ?

Lua 11/10/2023

Tentei devorar, mas não consegui digerir
Eu amo a história desses livros, mas, esse no final, me largou demais. As conversas começaram a me estressar, o protagonista começou a me estressar e eu só queria acabar logo. Acho que meu erro foi ler esse livro de uma vez, pois começou a ficar maçante pra mim. Mas no geral, eu gostei, o começo e o meio foram super tranquilos de ler. A escrita é ótima e a história TMB, acho que ela se perde as vezes, mas depois sempre se acha, felizmente. Não sei se tô ansiosa pra ler o último (que ainda nem lançou) por enquanto tô de boa...

Arabe Sol 24/03/2021

Surpreendente
Estou amando estes livros são compridos mas não são cansativos. As aventuras de Kvothe sempre surpreendendo....
Estou lendo por audiolivro e amando.
Caso queiram o link só me mandar mensagem!

Luiz Nobre 15/07/2020

Excelente leitura.
É um livro muito bem escrito, que te prende do começo ao fim. Em relação à história, o autor apresenta alguns dos fatos que deram origem à imagem quase mítica de Kvothe, porém, há mais perguntas do que respostas, de modo a criar certa expectativa para o terceiro livro da série.

gigi 11/01/2022

PERFEITO, quero o terceiro livro na minha mesa agora!!
AI juro, tanto esse quanto o primeiro livro NÃO TEM DEFEITOS, eu sou completamente apaixonada pelo universo que o patrick rothfuss criou! A história é excepcional, quando você le O temor do sábio consegue encaixar muitos pontos deixados em aberto no primeiro livro q fazem vc simplesmente se apaixonar mais pela história, muito bem escrita, e te deixam cada vez mais intrigado p saber oq vai acontecer com o nosso kvothe
AASouza 18/01/2022minha estante
Sinto estragar sua espectativa...mas estou esperando o terceiro dia tem mais de 8 anos ?

Carloso 18/09/2023

Meu favorito
Incrívelmente incrível, cheio de detalhes em cada pagina, muito bem escrito, impossível N pedir pelo 3° livro