A Promessa

A Promessa Richard Paul Evans

Resenhas - A Promessa

@ARaphaDoEqualize 19/12/2011

[RESENHA] A Promessa
RESENHA ESCRITA PARA O BLOG http://equalizedaleitura.blogspot.com PROIBIDA CÓPIA TOTAL OU PARCIAL!

A minha história com A Promessa já começa de um modo bem diferente, uma vez que eu não tinha a intenção de comprá - lo, até que durante compras no Submarino e para não pagar frete, perguntei uma sugestão de livros e me mandaram esse. Gostei da capa, da sinopse, comprei. E posso dizer? Não me arrependi, pelo contrário. Fico extremamente feliz de saber que tenho um livro desses na minha estante.

Beth Cardall é uma mulher viva, alegre, feliz no seu casamento e com a filha Charlotte. Trabalha, tem suas amizades e sua única preocupação é cuida da filha e esperar que seu marido Marc volte de suas longas viagens. Porém, em 1989, ela não esperava que tudo fosse mudar. E não seria uma pequena mudança, que pouco influi. Seriam várias. Ela descobre que seu marido a traía. Diante da descoberta, ela fica sem saber como reagir. Mas, como tudo que está ruim, pode piorar, descobre também que ele está morrendo: uma cancêr em estado avançado, conferindo - lhe apenas algumas semanas ou meses de vida. E como tudo pode piorar um pouco mais, descobre que ele a traiu não apenas uma vez, mas várias. E para concluir o seu toromento: a filha está com uma doença que os médicos não conseguem diagnosticar.

Enquanto estiver lendo a minha história, há algo que quero que compreenda. Apesar de todo o sofrimento – passado, presente e o que ainda virá –, eu não teria feito nada diferente. Nem trocaria por nada o tempo que passei com ele – exceto pelo que, afinal, eu troquei.

Tentando superar todos os obstáculos pela qual vem passando, desde sentimentais até financeiro, Beth continua sua vida, cuidando de Charlotte e fazendo o impossível para descobrir o que ela tem. Ela não espeava, porém, que seu coração fosse se apaixonar de novo, mas isso acontece quando o misterioso, lindo e charmoso Matthew aparece em sua vida. O mais estranho era que ele sabia o que Charlotte tinha. E para surpresa de Beth, ele está certo.

Amei três homens em minha vida. (...). Mas houve um homem entre os dois – um homem que sempre amarei -, mas um amor que nunca poderia existir. Aconteceu no dia do Natal (...), quando ele entrou em minha vida e transformou quase toda a verdade de minha existência. Não é fácil explicar o modo como ele surgiu em minha vida, e para onde foi, mas farei o possível.

O que eu preciso dizer? Que eu fico completamente encantada os livros românticos que eu venho lendo no qual são homens que escreve personagens principais femininos. Eu apenas acho tão dificil encontra homens que tenham essa sutileza para escrever, que eu fico admirada. E isso acontece em A Promessa. O livro tem uma dosagem de sentimentos, que diversas vezes eu me perguntava: como um homem pode escrever tão bem sobre os sentimentos de uma mulher?

É um livro encantador, magnífico, com uma história profunda. Enquanto você ler, é mais como um tipo de teste de caráter e confiança, pincipalmente depois que você descobre o segredo da Beth. É a união, a paixão, o amor proibido, acreditar fielmente, renunciar a sua felicidade pela a da pessoa que você mais ama. É mágico, que vai fazer você oscilar entre as páginas, julgar, pensar, rever seus conceitos a respeito do que significa amar e esperar.

Não sei o que pensar: Matthew não apenas mudou o tabuleiro, ele alterou as peças, os dados, as regras. Na verdade, ele tranformou o jogo inteiro.

Quando descobri o segredo, e consequentemente a promessa feita, eu pelo menos não soube como reagir. Achei que foi muito rápido, poderia ter prolongado um pouco mais... só que depois eu fiquei pensando que se tivesse polongado mais esse momento, teria ficado ruim. Então, não tenho motivos para tentar encontrar um defeito no livro. Preciso dizer que o Richards me convenceu com a sua escrita: é tão romântica, tão leve, tão simples e ao mesmo tempo detalhada, real.

A edição é outro ponto espetacular. A tradução é tão bem feita que você percebe enquanto lê que poderiam ter feito uma grande porcaria, mas não. É leve, fluida. A diagramação é simples, mas toda vez que começa um novo capítulo, temos arabescos com flores, uma coisa maravilhosa. A capa, apesar de ter pessoas, também é muito linda. Um conjunto completo, que não se tem motivos para colocar defeitos.

Se me peguntarem se eu recomendo o livro, eu vou dizer com os olhos brilhando: Leia neste exato momento. Abandone tudo o que está na sua cabeça agora e se aventure por esse livro lindo.
Marianne 09/01/2012minha estante
Adorei o livro, e quando eu vi que restavam poucas paginas , eu pensei: "Ué, mas já?" . Porém, depois cheguei a conclusão que o modo que o livro foi trabalhado foi o ideal. Superou as minhas expectativas, muito bom!

Jana 09/08/2012minha estante
Adorei, simplesmente não conseguia parar de ler, muito bom

*Day* 14/06/2013minha estante
AMEI!!! Adorei sua resenha já faz algum tempo que quero ler este livro... Agora então muito mais...

Pahmy 02/03/2014minha estante
Amei a sua resenha, foi o livro mais emocionante que já li, mais até que Harry Potter. Tenho o livro há uns 3 anos e já li e reli umas 5 vezes e quero ler mais. ;)

Aline.Rodrigues 08/05/2021

Um dos melhores plot Twister que já li
Esse livro é um romance,mais é muito mais que um romance, é uma história de esperança e escolhas que fazemos em nossas vidas.
Aqui temos a história de uma mulher que está passando pior momento de suas vidas.Sua filha tem uma doença misteriosa,seu casamento que te então ela achava perfeito,ela descobre que era traída,e ele está doente também.
Tudo de ruim está acontecendo na vida dessa mulher,até que certo dia em uma nebrasca,de um rigoroso inverno ela conhece um homem que irá mudar a sua vida e a vida de sua filha pra sempre.
Livro extremamente bem escrito,com uma profundidade profunda e com muita emoção.Amo essa história.

Nath 17/07/2012minha estante
Tbm achei sem graça, como é uma narração muito pobre vc acaba atropelando os trechos, lendo rápido demais. A história é estranha e não mexeu nem um pouquinho com a minha sensibilidade, que é enorme, por sinal.

Tícia 09/10/2012minha estante
Poxa, Beca!
Tudo o que vc falou é, com uma exatidão assombrosa, tudo o que eu penso sobre expectativas frustradas e triângulos amorosos em uma história.

Que bom que li sua resenha antes pq eu estava pensando em comprar esse livro!
bjoooooo

Karen 06/12/2012minha estante
Revoltante, também achei a história absurda e meio doente. Concordo com o que disse e com as meninas que comentaram . Final de doer!

Polyanne 02/06/2013minha estante
Livro bizarro. Concordo com sua resenha! Superficial e incoerente. Não recomendo.

Beca 03/06/2013minha estante
De fato meninas o livro tinha tudo pra ser bom mas foi muito frustrante. Não recomendo para ninguém e depois desse não tive coragem de adquirir outros livros do mesmo autor. Péssimo.

Nine Stecanella 02/04/2014minha estante
Oi Beca! Acabei o livro nesse minuto e quando passei por aqui, resolvi ler as resenhas e comentários. Concordo com você, o livro tinha tudo para ser bom e quando o autor revela o "segredo", nossa, quase joguei na fogueira (mentalmente queimei). Achei bizarro demais a relação mãe-filha-Mat e até ofensivo. Sei lá, como você faz o genro se apaixonar pela sogra do passado? Sabendo que ela é a sogra? Na resenha acima muitos leitores amaram e eu respeito, mas comigo não funcionou de jeito nenhum!

Jossi 10/08/2014minha estante
Mesmo assim... por mais bizarra e estranha (eu gosto de histórias bizarras, haja visto meu gosto por Stephen King e Lovecraft, rs) vou me aventurar na leitura. Mas obrigada pelo seu ponto de vista!
;)

Cida Zientarski 05/04/2022

A Promessa, de Richard Paul Evans
É um livro que emociona, mas nos deixa com uma sensação meio estranha. É um livro feliz, mas ao mesmo tempo não é.

Narrado em forma de memórias, conta como o ano de 1989 foi especial para a jovem Beth Cardall. No ano de 2008, Recém-separada e mãe de uma menina de 6 anos, ela encontra na figura de um desconhecido, Matthew a força para seguir em frente.

Ao mesmo tempo em que é misterioso e avesso a se envolver romanticamente, ele parece saber muito sobre ela e a filha e, mais, acaba por se tornar um amigo imprescindível.

O livro fala de amor, mas não necessariamente do amor romântico ao qual estamos muito acostumados. Aqui é algo mais. Não há muito como definir, e é por isso que a leitura deixa um certo sabor de estranheza.

É um belo livro, emocional e diria até profundo. De qualquer forma, é um livro que faz pensar e onde o final feliz talvez não seja aquele que esperamos.

E também com suas provações, nos instiga a manter a fé em dias melhores, (não existe pregações ou especificações religiosas, apesar de uma oração mostrar que a personagem é cristã) a procurar manter viva a chama da esperança no ser humano, onde cada ser, é um, e não importa o erro que alguém cometeu, as pessoas não são todas iguais.

Já deveria ter sido adaptado para o cinema. Estou até com vontade de ler de novo. Recomendo. ❤

Viviane 28/12/2022

Com um enredo tipo de volta ao futuro, o livro vai narrar a estória de amor de Beth e Mathews, no meio de tantas perdas e recomeços, e uma promessa a ser cumprida entre ambos. Será que ele aimda se lembra?

Rodrigues 23/09/2020

Livro com ótimo plot Twister
Eu gostei muito desse livro e da personagem principal.Aqui temos a história de Beth Carthall.Um certo ano da sua vida todas as coisas estão dando erradas.
Sua filha tem uma doença que os médicos não conseguem descobrir qual é,o seu casamento que era antes era feliz,está por um fim,pois ela descobre que uma traição,além de tudo o seu marido está doente também.
Ela está prestes a perder o emprego,tudo parece está dando errado.E quando ela conhece um homem que muda completamente a sua vida.
O plot Twister desse livro é sensacional e o autor nos faz ficarmos completamente divididos.
Primeira experiência que tenho com a obra do autor e gostei muito.

Rafael 29/01/2023

A grata surpresa que tive com esse livro
Confesso que se fosse para ler por conta da capa e do título eu fugiria léguas dessa leitura.

Mas em poucas páginas nos vemos curiosos e presos na estória e todo o sofrimento que a Beth passou ao se ver em uma relação frágil depois da descoberta das traições, com a morte do marido e a doença da filha.

A esperança depositada em um desconhecido e uma possível paixão fazem com que Beth tenha uma mudança radical na sua vida. A revelação sobre quem era o desconhecido me surpreendeu muito e a forma que ele fez para que Beth e a filha aproveitassem as suas vidas me fez gostar muito da obra.

Enquanto em alguns pontos poderia ter sido um pouco mais direta, em outros a estória dependia de uma abordagem mais profunda sobre as temáticas. Mesmo assim, é uma leitura muito gostosa e rápida.

Wania Cris 27/12/2022

Que grata surpresa!
Escolhido para leitura conjunta de janeiro, achei por bem começar a leitura logo, já que estava com dificuldades com meu ritmo de leitura. Terminei em dois ou três dias e agora terei que esperar por um mês para o debate...

A primeira torcida de nariz foi para a capa. Já imaginava uma melosa estória de amor, o que me causou outra torcida de nariz. Já nas primeiras páginas a leitura me prendeu por sua fluidez. Beth Cardall me conquistou por sua simplicidade e credibilidade. Uma mulher como outra qualquer, com problemas e pequenas alegrias. Poderia ser qualquer uma de nós...

Não levou muito tempo para essa bolha quentinha de conforto dela se estourar, primeiro com a doença sem diagnóstico da filha (o que já seria drama suficiente, quem viveu sabe, Gabi), em seguida a descoberta da infidelidade e infidelidades do marido e então, ladeira abaixo em alta velocidade... a bichinha penou.

Quando ela achou que já tinha chegado no subsolo do poço, eis que, do nada (literalmente) surge aquele que mudaria definitivamente sua vida. E eu fiquei chocada com que mudança foi...

Gostei da trama, que teve o mais legítimo agridoce dos desfechos. Gostei da tradução do Thiago Novais que manteve a fluidez do texto do autor com suas escolhas de palavras. Gostei das personagens, inclusive queria uma Rox pra mim. Com um pouco mais de profundidade em algumas questões, poderia atingir 5 estrelas, mas é uma 4 estrelas com louvor!

Recomendo a leitura para quem está em vias de cair numa ressaca ou pra quem curta um romance com mais que romance.

Hugo 17/07/2021

Não é somente um livro de romance, éuma aventura sem tamanho, une o passado e o futuro tudo em volta da cura de uma menina especial.

naniedias 26/12/2011

Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 283
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
Quando tudo parece estar perdido.
Quando nada parece se encaixar.
Nenhuma esperança.

Beth vivia em um casamento feliz. Ao menos era o que ela pensava. Até aquele dia.
Sua filha de seis anos, Charlotte, amanhece bem, mas durante a aula passa muito mal. É o início do desmoranamento de suas vidas. Com a filha doente, e sem que os médicos consigam diagnosticá-la, ela ainda descobre que o marido a traiu. E, logo em seguida, ele morre de câncer. Ela se encontra desiludida com a vida, com uma filha doente e com muitas contas para pagar.
Tudo parecia perdido, mas Matthew aparece. Um homem misterioso que mudaria a vida de Charlotte para sempre.
"Você ficaria surpresa com as promessas que posso cumprir."
Uma história de amor e de promessas, mantidas e quebradas. Uma história intensa que irá te fazer suspirar.
"Trancafiados em porta-joias, encondidos em meu closet, encontram-se dois colares. São presentes de dois homens diferentes.
Os dois colares são belos, ambos são valiosos e não uso nenhum deles, por motivos completamente diferentes - um em razão de uma promessa desfeita, o outro por conta de uma promessa mantida."

O que eu achei do livro:
O que dizer de um livro que eu li em apenas um dia? Comecei a lê-lo de manhã, pensando que levaria um bom tempo para terminá-lo e eis que não consigo largá-lo enquanto não cheguei ao fim!
Richard Paul Evans me surpreendeu com uma escrita simples e envolvente! Um enredo magnifíco, que irá deixar o leitor preso no livro até a última página! E não se deixe enganar! Como eu, talvez você pense que já tenha desvendado o mistério que há no personagem Matthew, mas Richard Paul Evans irá te surpreender! Com certeza você não vai conseguir acertar, ao menos não todos os detalhes.
Não sou de sofrer de paixões literárias. Normalmente, acho que os personagens são legais, mas é só isso... Mas com Matthew, o Matt de O Diário de Suzana para Nicolas, não foi assim. E agora, mais um Matt consegue mexer com meus sentimentos! O que esses Matts têm de tão incrível?! O Matthew de A Promessa não é tão apaixonante quanto o outro Matt por motivos difíceis de explicar nessa resenha, mas é um cara maravilhoso também! As mulheres, certamente, irão se apaixonar!
Algumas coisas na história não conseguiram me convencer, entretanto. Por exemplo, um cara que é alguns anos mais velho do que eu, simplesmente diz que não conhece as bandas Bee Gees e Queen. Não consigo engolir essa ideia! Tudo bem, o cara pode não ser fã das bandas, mas não tem como nunca ter ouvido falar delas... Alguns outros detalhes, alguns conhecimentos de Matthew, por assim dizer, também me deixaram intrigada e não me convenceram por completo. Esses pontos não deixaram o livro ficar com uma nota máxima, apesar de ser uma história maravilhosa! Todavia, não são fatores que atrapalhem, de forma geral, o desenvolvimento do livro! Ele continua sendo lindo, tocante e surpreendente. Em muitos momentos, o estilo do autor me lembrou do estilo de Nicholas Sparks - quem for fã de Nicholas, irá gostar dessa história.
E o que dizer dessa edição da Lua de Papel?! Eu amo o fato de que as editoras estão, cada vez mais, caprichando em seus livros! Além de uma capa belíssima, com detalhes em alto relevo, o livro ainda é todo enfeitado com bordados de flores nas aberturas dos capítulos - um capricho maravilhoso!
Nunca havia lido nada de Richard Paul Evans, mas gostei muito de A Promessa! Espero poder ler outros livros do autor em breve!

PS: Na abertura de cada capítulo, há uma citação do diário da personagem principal, Beth. Ela fala coisas tão lindas! Acho que nunca gastei tanto post-it em apenas um livro para marcar citações que eu gostaria de guardar!
"Descobri que as experiências mais significativas de nossa vida raramente ocorrem quando as esperamos, e muito frequentemente quando nem sequer estamos prestando atenção."

Nota: 8
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com
Sillas 29/07/2012minha estante
De fato, os 'quotes' da Beth no início de cada capítulo foi o que mais gostei no livro :)

Jen. 12/11/2012minha estante
Mas envolve toda a promessa que ele fez a CHARLOTTE, nao a Beth D:
Está é a questão, ela mesmo disse me seu diário "o céu está muito mais conectado com Utah do que imaginei" Utah é uma cidade quase que completamente Cristã, e com certeza o autor se inspirou nisso para fazer isso! A salvação de muitas vidas!

Tamires 13/11/2012minha estante
Pois é, Jen, mas mesmo assim, não gostei. Vai ver é porque eu não sou muito fã de religiosidade nos romances.

Karen 06/12/2012minha estante
kkkkkkkkkkkkkkk adorei o "jogar pela janela"
Senti a mesma coisa, o pior foi o modo superficial dos sentimentos envolvidos, a descrição do autor. Só deu para sentir raiva mesmo. Pessímooooo

Tamires 07/12/2012minha estante
Nossa, fiquei aliviada de saber que alguém concorda comigo! Pois é, Karen, aqui no Skoob muitas pessoas gostaram, mas eu só cosegui sentir raiva mesmo...

Karen 07/12/2012minha estante
Também não entendi a qualificação e a aceitação das pessoas. Talvez elas vejam algo que eu não vejo, que nem no meu mundo cabe. Gosto de um bom romance, gosto de finais felizes e trágicos mas não hediondo.
Simplesmente me vejo nas histórias e para mim é inconcebível minha mãe ter um relacionamento com meu marido, isso é nojento! Ficou clara a intenção do personagem desde o inicio o que piora as coisas.
Não sei se minha experiências com bons romances me levou a padrões que esse fica indigno de ser chamado de romance!

Tamires 10/12/2012minha estante
Pois é, também me vejo nas histórias. Pelo menos na maioria delas... ;)
Certamente esse é o maior dos motivos pelos quais não gostei da história. Creio que para você também seja!

Cris Moraes 05/01/2023

Um bom romance.
Eu não sei muito bem como chamar o sentimento que tenho após concluir a leitura desta história. Acredito que fiquei surpresa pois nem de longe eu imaginava que o enredo iria seguir o curso que seguiu até chegar ao final.
Isso foi muito bom porque, ainda que a trama seja muito simples e previsível a partir de certo momento, ser surpreendida foi crucial para eu me se sentir bem envolvida com toda a narrativa.
Romance gostosinho para ser lido bem rapidamente. Ou não, dependendo dos sonhos e da imaginação de quem está lendo. Acho que eu preferiria um final diferente, mas também valeu bastante da forma como tudo se encerrou. Gostei.

Keila Sousa 03/06/2021

A promessa
Ela havia perdido todas as esperanças? e encontrou um homem que cumpre suas promessas?

Beth Cardall tem um segredo. Durante dezoito anos, ela não teve escolha senão guardá-lo para si, mas, na véspera do Natal de 2008, tudo isso está prestes a mudar.

Para Beth, 1989 foi um ano marcado pela tragédia. Sua vida estava desmoronando: sua filha de seis anos, Charlotte, sofria de uma doença misteriosa; seu casamento transformou-se de uma relação aparentemente feliz e carinhosa em algo repleto de traição e sofrimento; seu trabalho estava por um fio e ela perdera totalmente a capacidade para confiar, ter esperanças e acreditar em si mesma.

Até que, um dia extremamente frio, após atravessar uma nevasca até a loja de conveniência mais próxima, Beth encontra Matthew, um homem misterioso e encantador, que mudaria de uma só vez o curso de sua vida

aj.delmondes_ 19/07/2020

Resenha - A Promessa
Beth Cardall vivia uma vida feliz com seu marido e filha até tudo começar a desmoronar. 1989....foi o pior ano para Beth. Ela descobre que Marc, seu marido a traía e sua filha fica doente e ninguém consegue descobrir o que é. Beth perdera totalmente sua esperança, mas alguém apareceu para ajustar sua vida...alguém especial.
"Descobri que as experiências mais significativas de nossa vida raramente ocorrem quando as esperamos, e muito frequentemente quando nem sequer estamos prestando atenção".
Matthew, um homem lindo, misterioso e com muito conhecimento para um garoto tão jovem. O destino (ou talvez não) conectam seus caminhos de forma intensa.
"Einsten afirmou que a coisa mais bonita que podemos vivenciar é o mistério. Talvez por isso Matthew seja tão bonito para mim".
Eles viverão altos e baixos e aproveitam cada segundo do momento deles mas a data estava logo ali...
Beth guardou o segredo até aquele dia, especifícamente o Natal de 2008...ela saberia a verdade naquele dia.
Eu não consegui falar muito sobre porque qualquer coisinha que eu fale por virar um spoiler, então não vou prolongar muito.
Minha opinião: eu simplesmente é um livro incrível. Ele é aquele livro que você fica deixando de lado mas quando lê você fala "por que eu não li isso antes?!" O final me decepcionou um pouco mas entendo o porquê dele.