O Mistério de Marie Rogêt

Resenhas - O Mistério de Marie Rogêt

1 | 2 | 3 | 4

Gabi 07/08/2019

Maçante
Baseado em uma história real, o livro dá voltas e voltas em um monólogo exaustivo e que ao invés de criar uma história em cima da realidade, só traz um debate longo sobre o que saiu nos jornais da época e pondo abaixo as suposições de que uma gangue de bandidos tenha dado cabo de Mary Cecilia Rogers, no livro é chamada de Marie Rogêt e a história se passa em Paris ao invés de Nova York.
O caso teve uma repercussão muito grande na época, Mary Cecilia Rogers era uma moça querida por todos os que a conheciam e muito bonita, saiu de sua casa e não volta, alguns dias depois, seu corpo é encontrado boiando no rio Hudson com sinais de brutal violência, mas o curioso é que além dela não ter sequer chegado perto de onde disse que iria é que ninguém a viu sair pelas ruas. Ela já tinha sumido anteriormente, mas voltou uma semana depois como se nada tivesse acontecido, e seus familiares acreditavam que era o mesmo caso, no entanto, a moça nunca mais é vista com vida.
Edgar Allan Poe desfia as suposições e teorias da época, pois o caso não foi solucionado, pelo menos até a época da finalização do conto.
O livro é pequeno, mas é um grande desafio, posto que é só monólogo, sem diálogos, o que torna a leitura um tanto pesada e monótona.

Regiane 13/04/2020

Conto interessante

vitoriamariast 17/06/2020

Um clássico romance policial (baseado em um crime real), é uma leitura rápida, boa escolha para quem está entrando nesse universo de livros.

LP_Chaun 27/08/2021

Chama o Percival...
Esse panfleto é muito interessante parece um programa policial de qualidade com um detetive perspicaz. Nada mais tenho a dizer, é um conto.

Igor_Ferlin 08/05/2009

Ainda não li, mas...
Pelo que pesquisei sobre a vida do autor, essa história é baseada em um assassinato real, no qual devido aos detalhes dados no livro o próprio autor passou a ser o principal suspeito, mas como não havia provas contra Edgar Allan Poe ele não foi preso.

Ana Elisa 01/07/2021

O primeiro contato...
Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Edgar Allan Poe e estava empolgada para ler, ainda mais quando vi que meu queridinho Sherlock Holmes foi inspirado nessa história.

Achei várias semelhanças com a história do Sherlock, mas não sei se gostei. Não sei se fui muito animada ao pote, não sei se foi expectativa demais, não sei mesmo o que aconteceu, mas não gostei, não me prendeu tanto quanto eu achava, não me agradou muito.

Futuramente prometo dar uma nova chance aos texto do autor, mas dessa vez não rolou mesmo.
Pedro 23/07/2022minha estante
Olá Ana, tudo bem? Posso te sugerir duas coisas? A primeira é que vc leia o Assassinato da Rua Morgue ele é mais envolvente e mais curtinho, isso porque o livro que vc leu é uma continuação então faz mais sentido conhecer o Dupin primeiro. A segunda coisa é se você puder da uma lida na resenha que eu fiz sobre esse livro? te garanto que vc vai entender melhor a proposta do Autor, com esse final

Ana Mc Bairros 02/10/2017

Eu li - O Mistério de Marie Rogêt
Após vários meses desaparecimento, o corpo da jovem Marie Rogêt foi encontrado sem vida boiando no rio Sena, na Paris do século XIX. Os jornais locais publicaram sobre as investigações da polícia local, havia várias hipóteses sobre a morte, portanto havia várias possibilidades.

Assim, acabou se tornando um crime complicado de ser solucionado. Eu diria complicado até mesmo para o brilhante investigador Dupin solucionar, que juntamente ao seu amigo, o narrador de suas histórias, passam a fazer análises mais complexas, dando voltas e mais voltas no caso, e chegando a nenhuma conclusão concreta.

O conto é baseado na história verídica de Mary Cecilia Rogers, que havia morrido um ano antes em Nova York, e os escritos narrados nada mais são do que as ideias e o ponto de vista de Poe, encarnados nas palavras de Auguste C. Dupin.

Comecei a leitura muito empolgada, pois de antemão estava ciente de que se tratava de um suspense envolvendo o detetive Dupin e sua brilhante investigação. Mas me enganei.

O detetive vai narrando sobre as investigações, os testemunhos, as principais pistas, e intercalando com sua opinião. É um longo relato, que vai despertando no leitor uma curiosidade enorme em descobrir a revelação do assassino, mas essa revelação não chega.

Para quem gosta de uma grande narração, assim como eu, cheia de detalhes, acredito que não irá se incomodar tanto com o conto (apesar de eu ter me sentido bem aborrecida com o final rsrs). Mas para quem não está acostumado com longos detalhes, não é uma boa ideia.

Enfim, para quem ainda não tem nenhum contato com as obras de Edgar Allan Poe, não recomendo não começar por essa obra. Por ser arrastada, pode acabar desanimando futuros amantes do autor gótico mais querido da literatura.

site: http://www.vicioseliteratura.com.br/2017/10/eu-li-o-misterio-de-marie-roget-conto.html

Brnoliver 17/07/2017

Mary Rogers e Marie Rogêt
Lendo em ordem cronológica a trilogia Dupin, cheguei a esse livro esperando encontrar algo como no primeiro, mas a escrita e a narrativa parecem bem diferentes. Após pesquisar vi que ele é baseado num crime real de assassinato e Poe explora no livro algumas coisas que notou no crime real, tal como a força da imprensa sobre a opinião pública e o sensacionalismo para conseguir vendas e não informar o público. É extamente aí que o livro fica um pouco confuso e maçante, Poe parece mais querer criticar a forma como levaram o crime de Mary Rogers do que construir o romance. O livro é um pouco cansativo e termina de forma subjetiva sem uma conclusão de fato (talvez pela ligação com a realidade.)

Claro que as críticas do Poe são excelentes e a lógica dedutiva de Dupin aparece no livro, mas não atendeu a expectativa sobre o livro...

Citação: "A massa do povo vê como profunda apenas a opinião que sugere pungentes contradições com a ideia geral."

CrisVieira~ 21/04/2024

Como disse uma vez a sábia M.J., "se você já espera a decepção, nunca vai se decepcionar."
Bem, eu esperava bastante dessa história e me vi realmente decepcionada. Poe não foi feliz na criação desse "mistério".

Luie 04/12/2022

Arrastado
É uma escrita interessante por se tratar de conto baseado em uma história real, entretanto o detalhamento excessivo em certas partes acaba deixando o livro monótono e arrastado.

Mari 03/08/2012

Dos livros do Allan Poe, as histórias policiais, pelo menos para mim, são as mais chatas.

O fio condutor se torna muito cansativo, pois nessa história, assim como nos Assassinatos da Rua Morgue, ele relata o que foi publicado em vários jornais sobre o crime, e depois minuciosamente vai dissecando cada detalhe, tornando a história muitas vezes confusa e chata.

O mais 'frustrante' desta história foi o fim, porque não deixa muito claro quem é o assassino (senti falta de um nome e mais características dele) e nem sua motivação, fica para a nossa imaginação já que a conclusão foi toda deduzida pelo Chevalier Dupin (precursor do Sherlock e Hercule Poirot).

Bom, não se deixem desanimar com o Poe por este livro, leiam suas histórias 'macabras' que são as melhores ;D

Thais CardBeg 27/04/2024

Ele tem seu mérito.
Poe tem seu mérito ao sabermos que ele se baseou em um crime de verdade e que suas hipóteses, por ventura, foram fundamentadas mais tarde. Sua analise da linguagem dos jornais é louvável. Eu que não estava muito com cabeça para este tipo de leitura, creio, e por isso não me afetou como em outros livros ou mesmo da trilogia Dupan.

Tata 06/10/2013

Entendo as críticas. A leitura é realmente maçante, e a gente continua lendo na espera alguma reviravolta nas investigações, mas quando fui chegando ao fim da leitura percebi que o livro é na verdade uma mini-escola para estudantes de direito e jornalismo. Ao menos estudo jornalismo e consigo tirar algumas lições do que li.

1 | 2 | 3 | 4