O ano da leitura mágica

O ano da leitura mágica Nina Sankovitch

Resenhas - O Ano da Leitura Mágica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vaiabook 23/03/2024

Vaiabook leu O ano da leitura mágica
"O Ano da Leitura Mágica" é um relato pessoal de Nina Sankovitch sobre sua experiência de ler um livro por dia durante um ano. Ela compartilha como a leitura impactou sua vida e oferece recomendações de livros, destacando o poder transformador da leitura.

Thaísa 11/02/2024

Encantador relato sobre o luto e o poder dos livros
"Uma celebração à leitura", esse é o inscrito na capa desse livro, de acordo com o "The New York Times". De fato, essa é uma obra que relata a importância da leitura e fala, de maneira comovente e bonita, sobre o luto. Nina Sankovitch se comprometeu a ler um livro por dia, durante um ano, após ter perdido sua irmã de maneira repentina. Esse livro é, portanto, uma espécie de relato da aurora sobre o que aprendeu nessa aventura ousada. Confesso que eu senti uma pontinha de inveja, deve ser ótimo dedicar tempo para ler tantos livros... mas haja força de vontade e determinação para manter de pé esse compromisso. Esse foi um livro que aluguei na @dudas.livroselivrices e que eu marcaria praticamente todo se fosse meu... enfim, essa é uma ótima experiência de leitura, com várias citações de outros livros e que, com certeza, vai acrescentar alguns outros livros na sua lista de desejados (minha lista na Amazon que lute).

Pêpe 29/11/2023

Maravilhoso
Esse livro nos conta a experiência de Nina, em ler um livro por dia, durante um ano.
Após a morte de sua irmã mais velha, Nina decidiu fazer isso como homenagem e como forma de terapia, ler um livro por dia, foi um desafio.
Nina nos trás seu relato, mesmo tendo que cuidar dos quatro filhos, de casa da família, ela prometeu a si mesma que faria isso.
Nina vai relatando os livros que lê e vai contando a luta da irmã com o câncer, é bem desafiador para ela.
Sua família ama livros, ela cresceu com livros pela casa toda, e no final temos uma relação de todos os livros que leu.
Você seria capaz de um desafio desse?
É um livro que te faz questionar, muitas coisas em nossa vidas através da leitura.
Eu gostei

Bruna 16/07/2023

Pra fazer pensar e mudar
Primeiramente, obrigada minha amiga Alydia por indicar. Tendo isso posto, vamos adiante.

O livro é cheio de reflexões necessárias, há sim, muitos momentos ''chatos", meio encheção de linguiça, mas no geral valeu muito a pena. Aprendi um tanto de coisa sobre os livros e esse mundo incrível de leitores o qual estou apaixonadamente inserida. A Nina me fez olhar, observar bem devagar, coisas que eu só via como um vulto, e devo dizer, sem dar a menor importância. Obrigada Nina, por ser tão vulnerável e tão honesta ao escrever esse livro, ele é, com certeza um abraço de diversas formas.
Amei principalmente as partes em que ela contou sobre a rotina familiar dela e as histórias dos seus pais.
O livro também é cheio de ótimas indicações.
O capítulo 19, pra mim, foi o melhor de todos, seguido pelo capítulo do empréstimo dos livros; em ambos ela expôs exatamente o que significa pra mim todo esse mundo de ler.

Caroline Vital 28/11/2022

Ótima dica para quem trabalha com a biblioterapia
A pura biblioterapia.

Uma aula sobre a cura através dos livros e possui muitas dicas de leituras boas.

Fernanda 16/10/2022

O ano da leitura mágica Nina Sankovitch
Nina resolve ler um livro por dia após a morte de sua irmã. E nesse meio tempo descobrimos as histórias de vida de Nina, sua irmã e toda sua familia. Vemos passagens e trechos de alguns dos livros que Nina lê ao longo da história. Alguns dos livros citados pela a autora eu já lí, outros ainda não, mas bateu uma curiosidade. Livros famosos outros nem tanto. Mas uma coisa é certa Nina e nós leitores aprendemos muito com as suas leituras ao longo do livro. Gostei bastante da idéia, mas jamais conseguiria ler um livro por dia. Não sei como ela conseguiu.

Miriam172 19/05/2022

Li o livro porque fiquei impressionada com a ideia de ler um livro por dia durante um ano. Fui movida pela curiosidade de como ela tinha conseguido. Fiquei muito impressionada que ela lê em média 70 páginas por hora, o que permite que ela leia um livro de 300 páginas em quatro horas, mais ou menos. Fui calcular minha média e mesmo considerando que eu leio rápido, minha média são 40 páginas por hora. Eu precisaria de oito horas por dia pra dar conta de ler um livro por dia. Sem chance...
De qualquer forma, o livro é muito bom e ela fala de alguns livros que leu e o que aprendeu com eles.

Carla Sarmento 03/03/2022

"Leitura no presente, memórias no passado e sabedoria no futuro"
Após perder sua irmã, Nina sofre muito e não sabe o que fazer para sair da tristeza que se instalou na sua vida. Como os livros sempre foram seus companheiros ao longo da vida, ela resolve embarcar num grande projeto: ler um livro por dia durante um ano e fazer resenha no final de cada um. No livro ela conta a razão dessa ideia e como vai realizar. Não apresenta as resenhas no livro e sim, num blog. O livro serve para relatar como foi a sua aventura, além de contar sobre muitos detalhes da sua vida familiar. Aos poucos ela vai inserindo reflexões das leituras que fez. Achei um pouco parecido com “Julie & Julia” quando, para sair da sua vidinha monótona e sem emoção, Julie resolve fazer todas as receitas do livro da Julia Child durante um ano.
Bom, mas voltando ao “ano da leitura mágica”, a autora deixa claro que a leitura vai ser capaz de levá-la para dentro de si e, de uma certa maneira, sair renovada para uma nova vida. Não deixa de ser uma fuga. Ela acredita que as novas possibilidades da vida e os momentos futuros a serem descobertos poderão destruir a imensa dor que ela sente. Gosto quando ela escreve: “jamais sentirei novamente a alegria de segurar meu filho recém-nascido nos braços – isso é passado para mim – mas os prazeres de um livro, ou de um quadro, ou de um passeio no parque estão todos no meu passado e, com certeza, se repetirão no futuro”.
Não foi o melhor livro que li e achei um pouco cansativo. Mas algumas partes me trouxeram boas reflexões e me fizeram ficar contente.

Nerd Descarada 12/01/2022

Eu não achei que fosse de fato gostar , mas eu arrisquei pelo título e foi uma grata surpresa, a forma como a protagonista demonstra seu amor pela família e principalmente por sua irmã mais velha é tocante, e ainda mais a forma como ela decide viver o luto da maneira que fez , lendo um livro todos os dias, pois , além do amor a leitura as unia intensamente e permaneceu assim até o último suspiro, vale a pena e te faz repensar muita coisa através dos relatos e sentimentos. Uma história real encantadora ???????

Nicolle 02/11/2021

Um livro cheio de emoções!
Uma amiga me emprestou "O ano da leitura mágica" e tenho orgulho em dizer que foi o primeiro livro que terminei de ler nos últimos anos. Assim como Nina Sankovitch, perdi alguém muito próximo que estava com câncer (minha mãe) e a cada capítulo do livro me identificava mais e mais com todos os sentimentos vividos por ela. Chorei em alguns momentos, sorri em muitos outros. É uma leitura leve, apesar de tudo, e me fez querer mais da vida. Provavelmente não farei uma leitura por dia durante um ano inteiro, mas foi o bastante para me fazer voltar a leitura.

Pavozzo 20/05/2021

Eu acredito em magia literária
Testemunhar que os livros são capazes de curar, fez meu apreço pelos mesmos aumentar. Ver a dor do luto de Nina desfazer-se como o pó daquelas páginas de livros talvez, até então, intocados, foi um verdadeiro aprendizado.

Registro aqui, porém, a minha pequena frustação por estar esperando um enredo contínuo e algum final surpreendente. Não foi o que aconteceu. Os capítulos lembram um diário - é QUASE possível lê-los de forma independente.

Apesar de tudo, no final somos presenteados com a lista de todos os livros lidos por Nina ao longo deste ano mágico.

Agora só falta eu começar o meu...

Cíntia Costa 10/05/2020

Gostei
Esse livro caiu nas minhas mãos meio que de paraquedas e adorei a leitura.
Li porque vou participar de um Projeto de nome "A leitura mágica", onde lerei 7 livros em 7 dias (um por dia). E é inspirado neste livro.
Se trata de uma biografia. A autora perde sua irmã (não é spoiler), e a morte de sua irmã traz um impacto/sofrimento muito grande sobre ela. Então como refúgio, fuga, solução ela se desafia a ler um livro por dia durante o período de um ano. E os livros são de títulos e gêneros variados e devem ter de 250 a 300 páginas.
Gostei da história da autora. E é citado muitos livros e também detalhes de alguns livros lidos por ela nesse desafio.
Gostei de várias histórias citadas nesses livros.
Eu gostei muito do livro. Fiz muitas, mas muitas marcações.
E acho que cada um lida com a dor de uma forma. E essa foi a forma encontrada por ela.
A história verídica dela me trouxe muitas lições. Inclusive a de que posso ler muito mais do que tenho lido. Fui muito desafiada. Li esse e-book em dois dias.

Paloma 01/05/2020

Livro sobre ler livros
Aquele tipo de leitura pra quem ama livro, quem adora estar na companhia acolhedora de um livro. E é assim que os livros são para autora, lhe acolhe.
É por meio desses e seus mais diversos mundo, abordando os diferentes aspectos da vida, que ela encontra uma forma de lidar com a perda repentina da irmã. "... descobrindo maneiras novas e distintas de suportar as tristezas e as alegrias da vida".

Um livro por dia durante um ano. Parece extremo e desafiador, mas era antes de qualquer coisa um prazer.

Joao366 19/01/2019

O encontro consigo mesmo através da literatura
Depois de ficar anos vagando pelas minhas estantes, finalmente terminei esse livro, que conta a bela, emocionante e inspiradora história de como, após a morte de sua irmã Anne-Marie, Nina Sankovitch dedicou um ano inteiro de sua vida à leitura de um livro por dia, assinalando o poder catártico da literatura. Embora não tenha correspondido plenamente às minhas expectativas, certamente a leitura das memórias autobiográficas de Nina veio a acrescentar. (continuação no blog!)

site: https://mognoazul.blogspot.com/2019/01/o-ano-da-leitura-magica-nina-sankovitch.html

Kel Pasianotto 04/09/2018

"Palavras criam histórias que se transformam em histórias inesquecíveis..."
No livro "O Ano da Leitura Mágica" a autora Nina Sankovitch escreve sobre suas experiências de vida de como ela superou a morte de sua irmã Ana- Mary , talvez a palavra não seja superar mas aceitar e continuar vivendo, encontrar um sentido que te faça a vida valer apena, pois quando se perde algo que te fazia seguir em frente você deve decidir se continua ou se fica parado.

No livro Nina conta memórias de sua vida e de seus familiares como foi a vida do pai quando era criança onde morava, um país em guerra, e também seus últimos momentos com Ana-Mary. Por causa de sua tristeza depois de sua irmã morrer de um câncer, ela começa a procurar algo para se ocupar, ela acaba tomando a decisão de viver por ela mesma e os anos de vida que Ana-Mary perdeu, mas percebe que viver intensamente fazendo parte de tudo não fazia com que ela se sentisse melhor ou as pessoas ao seu redor.

Uma coisa com que Nina tinha em comum com a sua irmã era amar os livros. Desde pequena ela e sua irmã aprenderam a gostar de livros, então Nina decidi começar um ano de leitura onde cada dia, começando pelo seu aniversario, iria ler um livro e faria uma resenha sobre ele, com essas leitura ela começava a se encontrar.

" os livros estavam me mostrando que todo mundo sofre em momentos diferentes de suas vidas. E que sim, a verdade é que havia várias pessoas que sabiam exatamente o que eu estava vivendo. Agora graças às leituras, descobria que o sofrimento são o que me conecta ao restante do mundo"

"Todos precisamos de espaço para deixar que as coisas se acomodem, um lugar para nos lembrarmos de quem somos e do que nos é importante, um intervalo que nos permita que a felicidade e a alegria da vida voltem à nossa consciência."

O legal do livro é que, nos faz sentir como se fosse um amigo, você acaba se encontrando com o autor virando amigo dele, ele te conta como aprendeu com cada livro, e que cada livro tem algo a ensinar mesmo aqueles que você acredita que não poderia ter nada a ver com você, a cada história que se lê é uma nova aprendizagem, você acaba conhecendo pessoas que nem existem ou que um dia já existirão e continuam a existir nos livros, elas mostram como puderam superar suas dificuldades e compartilham seu momentos felizes nas suas vidas, nos deixando sonhar e nos tornar as vezes essas pessoas maravilhosas que encontramos nos livros, a mesma coisa acontece com O ano da leitura mágica.

"Livros são experiências, palavras do autor mostrando o consolo do amor e a sabedoria da memória. Alegria e lágrimas, prazer e dor: tudo isso se apoderava de mim enquanto eu lia na minha poltrona roxa. Eu nunca havia passado tanto tempo sentada e mesmo assim vivendo muito."

Nina acaba conhecendo varias historias com seu projeto de leitura ela me encanta e me deixa com mais vontade de ler, eu me encontro nela pois assim como ela eu amo os livros e as suas histórias, e acredito que a cada novo livro que leio sou uma nova pessoa, não tenho o mesmo projeto que a nina de ler um livro por ano, mas me comprometo a ler quantos livros eu puder até o fim da minha vida, livros são companheiros, amigos que nunca nos deixaram sozinhos enquanto tivermos um livro embaixo do braço podemos viajar a milhares de anos ou mundos sem dar um passo no espaço físico.

"O grande propósito da grande literatura é revelar o que está escondido e iluminar o que está na escuridão."

site: https://corte-de-livros.webnode.com/l/o-ano-da-leitura-magica/

1 | 2 | 3 | 4 | 5