O ano da leitura mágica

Resenhas - O Ano da Leitura Mágica

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Joice (Jojo) 20/10/2011

Terapia
"O Ano da Leitura Mágica" não é um livro de ficção. Ele é fruto da experiência da autora, Nina Sankovitch, que, após a morte da irmã, resolveu ler um livro por dia durante um ano (com filhos, marido e casa para cuidar). Como ela mesma diz na primeira página: "lia por prazer e como fuga".

Todos os livros que Nina lê durante esses 365 dias funcionam como terapia para ela. Através das aventuras e desventuras de personagens de ficção e dos conselhos dos autores, ela vai aceitando melhor a morte dessa irmã tão amada e também aplica esses conhecimentos a outras esferas de sua vida, como seus pais, filhos, marido, amigos e trabalho.

Ler "O Ano da Leitura Mágica" também exige reflexão da nossa parte, pois em cada capítulo Nina trata de um assunto diferente e que merece nossa atenção. Acredito que cada um de nós vá se identificar com ela em uma ou mais reflexão, nas quais ela entrelaça sua vida e experiências por meio das páginas dos livros que lê. Apesar disso, é um livro de fácil leitura, com uma narrativa leve e divertida. A cada novo livro citado por Nina, ficamos na expectativa para saber se já tivemos a oportunidade de conhecer aquela história. E, se não conhecemos, já imaginamos se vale a pena lê-lo.

O livro de Nina é uma ode à leitura, um elogio à escrita. Indispensável àqueles que também fazem da leitura uma fuga e, principalmente, uma fonte de prazer.

Claire Scorzi 23/07/2013

A vida comum imersa nos livros
Uma das mais fortes impressões enquanto lia este livro é de como gostaria de encontrar mais leituras assim - até melhor escritas em algumas partes (que soam um tanto utilitárias, como se todos os livros devessem nos ensinar algo; aí, como disse uma amiga, aproxima-se perigosamente da autoajuda) - mas debruçadas sobre o dia a dia de uma pessoa apaixonada pelo ato de ler. Seguir registrando as novidades dos dias comuns de uma vida enquanto, ao mesmo tempo, registra o que está lendo. Maravilhoso. A vida cotidiana inserida nos livros, no prazer de ler. A vida que temos todos os dias e o que estamos lendo, o que sentimos lendo, o que entristece, o que nos agrada, e o mundo ao redor de nós... Maravilhoso.
Por causa desse livro resolvi fazer minha própria versão de "leitura mágica". Mas de um mês apenas. O mês da leitura mágica.
Raffa 07/03/2014minha estante
Instigante a sua resenha.

Cláudia Viana 13/09/2015minha estante
Conseguiu Claire? Como foi a experiência ? Você fez vídeo? Fiquei curiosa, bjs.

Pavozzo 20/05/2021

Eu acredito em magia literária
Testemunhar que os livros são capazes de curar, fez meu apreço pelos mesmos aumentar. Ver a dor do luto de Nina desfazer-se como o pó daquelas páginas de livros talvez, até então, intocados, foi um verdadeiro aprendizado.

Registro aqui, porém, a minha pequena frustação por estar esperando um enredo contínuo e algum final surpreendente. Não foi o que aconteceu. Os capítulos lembram um diário - é QUASE possível lê-los de forma independente.

Apesar de tudo, no final somos presenteados com a lista de todos os livros lidos por Nina ao longo deste ano mágico.

Agora só falta eu começar o meu...

Miriam172 19/05/2022

Li o livro porque fiquei impressionada com a ideia de ler um livro por dia durante um ano. Fui movida pela curiosidade de como ela tinha conseguido. Fiquei muito impressionada que ela lê em média 70 páginas por hora, o que permite que ela leia um livro de 300 páginas em quatro horas, mais ou menos. Fui calcular minha média e mesmo considerando que eu leio rápido, minha média são 40 páginas por hora. Eu precisaria de oito horas por dia pra dar conta de ler um livro por dia. Sem chance...
De qualquer forma, o livro é muito bom e ela fala de alguns livros que leu e o que aprendeu com eles.

Paula 03/11/2011

Sempre que encontro um livro que fale sobre o amor aos livros e sobre o poder transformador da literatura e sua capacidade de nos amparar nas situações mais difíceis, é quase certo que vou me apaixonar pela história. Mas nem sempre o livro alcança todas as nossas expectativas, principalmente porque com o tempo elas passam a ser cada dia maiores.

Com uma edição linda da editora Leya, "O Ano da Leitura Mágica" desperta imediatamente o desejo de ler no leitor: a promessa de um ano repleto de leituras; citações dos livros lidos pelo caminho; a superação de uma dor da alma; e de brinde uma lista de livros imensa, um para cada dia do ano. Impossível resistir.

Mas, apesar de ser um livro de fácil leitura e gostosinho de ler (principalmente se você for um leitor apaixonado), eu senti falta de algo a mais na história. Achei que faltou paixão nos comentários que a autora tece sobre os livros lidos (alguns deles, na verdade, porque foram 365 livros e é difícil comentar tanta coisa em um livro só).

O fato de o livro trazer citações no início de cada capítulo encheu meus olhos, mas acabou não sendo o que eu imaginei, já que esperava que as citações todas tivessem como tema o amor aos livros, mas nem sempre elas estão relacionadas ao assunto. O que me fez pensar que os trechos que a gente sublinha ou anota em nossas leituras são completamente pessoais e nem sempre farão sentido para outra pessoa.

Não posso negar, contudo, que o livro seja uma boa companhia se o que você procura é uma leitura leve. Mas, em se tratando de amor aos livros há outros títulos mais arrebatadores, que trazem reflexões mais significativas e citações mais apaixonadas como "A arte de ler", de Michele Petit (Editora 34, 2009), um grande favorito da minha estante.

Confesso, porém, que sublinhei alguns trechos do livro que me fizeram sorrir enquanto lia, seja por identificação com os hábitos de leitura da personagem, seja por compaixão e solidariedade por sua dor. Afinal, todos que já se reergueram após um ano de leituras mágicas sabem que a leitura pode ser sim uma forma de (sobre)viver.

"As pessoas compartilham os livros que amam. Elas querem espalhar para os amigos e familiares a sensação boa que sentiram ao ler o livro ou as ideias que encontraram nas páginas deles. Ao compartilhar um livro amado, um leitor está tentando compartilhar o mesmo entusiasmo, prazer, medo e ansiedade que experimentou ao ler. E por que mais o fariam? Compartilhar o amor pelos livros ou por um livro específico é uma boa coisa. Mas é também uma manobra arriscada para ambos os lados. Quem dá o livro não está exatamente expondo a alma para uma rápida olhada, mas quando o entrega com o comentário de que é um de seus preferidos, está muito próximo de expô-la. Somos aquilo que gostamos de ler e quando admitimos que adoramos um livro, admitimos que este livro representa verdadeiramente algum aspecto do nosso ser".

Nina Sankovitch. O ano da leitura mágica. São Paulo: Leya, 2011. Pág. 99
Sandra :-) 18/11/2011minha estante
Paulinha,
É sempre bom ler as suas resenhas e sempre as encaro com seriedade (olha a responsa!).

Gosto de ver como vc coloca empenho no que escreve fazendo com que o texto resulte claro, responsável e que realmente justifique a sua opinião.

No caso deste livro, conhecendo um pouco da sua relação com a leitura, entendi direitinho o porquê dele não ter atendido a todas as suas expectativas.

Mas olha, eu gostei muito do livro. Fiquei satisfeita com os comentários literários e me deleitei com a leitura. Senti cada drama da autora e morri de inveja dela poder ler um livro por dia, TODOS OS DIAS POR UM ANO, (ainda me pergunto se isto é realmente possível).
Ao lado dos trechos maravilhosos citados ao longo e das histórias da vida dela e de sua família, as analogias com personagens e livros também me prenderam e não me entediaram em momento algum. Ao contrário, me identifiquei e me vi refletindo e relendo vários trechos.

Se não é o melhor livro sobre livros que existe e tampouco literatura muito profunda, pelo menos comigo ele atendeu a expectativa de um livro prazeroso, fácil de ler e estimulante.

Mas como acredito que as avaliações dependem também do estado de espírito que a gente se encontra quando lê um livro, pode ser que eu estivesse no momento propício para este.
Te agradeço por mais essa indicação :)))
Beijo!

Paloma 01/05/2020

Livro sobre ler livros
Aquele tipo de leitura pra quem ama livro, quem adora estar na companhia acolhedora de um livro. E é assim que os livros são para autora, lhe acolhe.
É por meio desses e seus mais diversos mundo, abordando os diferentes aspectos da vida, que ela encontra uma forma de lidar com a perda repentina da irmã. "... descobrindo maneiras novas e distintas de suportar as tristezas e as alegrias da vida".

Um livro por dia durante um ano. Parece extremo e desafiador, mas era antes de qualquer coisa um prazer.

Coruja 13/03/2014

Não faço ideia dos motivos que me levaram a pegar esse livro para ler... Acho que foi o título que me chamou a atenção – especialmente na edição em inglês (Tolstoy and the Purple Chair), que apareceu como recomendação no meu perfil do Goodreads. O caso é que tinha o ebook dele fácil, estava a fim de ler alguma coisa de não ficção, e ele entrou na fila...

Uma vez tendo começado a ler, contudo, foi fácil perceber porque me recomendaram esse volume...

O Ano da Leitura Mágica traz o relato real de Nina Sankovitch, que após a perda da irmã mais velha para o câncer, decide embarcar numa jornada literária como forma de lidar com a dor e o luto: durante um ano, ela lê e resenha um livro por dia.

E, coincidentemente, há vários livros na lista dela que eu também já li – aliás, ela parece ter tido uma impressão tão forte quanto eu de A Elegância do Ouriço. E, considerando o quanto ela ama romances policiais, minha própria lista aumento um bocado também...

A leitura sempre fora algo que Nina compartilhara com a família – tanto com as irmãs, quanto com os filhos – e para além da familiaridade que ler lhe trazia, refletir sobre as lições que os livros que ia lendo apresentavam também ajudava no processo de aceitação.

Em muitos pontos, esse livro me fez lembrar de Ex-Libris – Confissões de uma Leitora Comum – embora eu tenha gostado mais do primeiro do que desse. Não que O Ano da Leitura Mágica seja ruim, mas sim porque Ex-Libris é mais leve e mais fácil pra mim de me identificar, visto que nunca passei pela mesma experiência da Sankovitch.

Ainda assim, é um livro muito interessante, que vale bem a leitura e as lições que a autora aprende – não apenas nos livros, mas com as pessoas que a rodeiam e que lhe dão o espaço necessário para vencer seu próprio desafio.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2014/03/para-ler-o-ano-da-leitura-magica.html

Fernanda 16/10/2022

O ano da leitura mágica Nina Sankovitch
Nina resolve ler um livro por dia após a morte de sua irmã. E nesse meio tempo descobrimos as histórias de vida de Nina, sua irmã e toda sua familia. Vemos passagens e trechos de alguns dos livros que Nina lê ao longo da história. Alguns dos livros citados pela a autora eu já lí, outros ainda não, mas bateu uma curiosidade. Livros famosos outros nem tanto. Mas uma coisa é certa Nina e nós leitores aprendemos muito com as suas leituras ao longo do livro. Gostei bastante da idéia, mas jamais conseguiria ler um livro por dia. Não sei como ela conseguiu.

Carlos Nunes 09/07/2017

Um luto diferente
Cheguei a esse livro por acaso, através de um vlog de leitura, e me interessei pelo tema. Achei que seria similar ao recém-lido O CLUBE DO FILME, só que com livros. E até que tem suas semelhanças, mas são livros bem distintos. E como gosto muito de livros sobre outros livros e leituras, resolvi encará-lo. A história, real, é sobre como uma dona de casa americana extremamente ligada à irmã mais velha enfrenta o luto após a morte daquela, após um câncer que dura quatro meses. Após três anos de fuga e tentativas de esquecer o sofrimento, a autora decidiu enfrentar seu luto através da leitura (uma das paixões que compartilhava com a irmã) de um livro por dia por um ano. Para se comprometer com suas decisão, seria necessário resenhar o livro no dia seguinte, o que fez através de um blog.
De início, achei estranha a forma que a autora descobriu para enfrentar seu luto mas, à medida que a história vai se desenvolvendo, tudo vai se tornando mais claro, até o último capítulo, em que tudo ficou bem claro. Gostei bastante do livro, embora tenha ficado um pouco decepcionado com as "sugestões" de leitura, que contém pouquíssimos títulos lançados no Brasil, o que fica claro pela não tradução dos títulos. Outra situação um pouco cansativa (embora compreensível, dada a motivação do livro) é a insistência com que a autora repete o fato de que sente falta da irmã e sua perda foi bastante dolorosa. Mas a escrita é muito agradável, e a forma com que a autora dividiu o livro (cada capítulo sobre um tema, e como esse tema se relaciona com os livros lidos e com sua relação com a irmã) é bastante interessante. Enfim, uma boa leitura, embora não memorável.

Ana Rebeca 12/01/2012

Um bom livro, recomendo.
É um livro de memórias, onde a escritora passa um ano, lendo um livro por dia, para superar e conseguir viver, com a morte de sua irmã mais velha, que também gostava de ler. Depois de cada leitura ela faz uma resenha no seu blog e no final de cada capítulo ela deixa uma bela mensagem do livro que leu. Conta também, um pouco da história dos seus pais, imigrantes da Bielo-Rússia e que também tinha gosto pela leitura. Como sou uma bibliófila, as dicas dos livros que ela leu, são muito boas. Vale para escolher livros, para o nosso próprio " ano da leitura mágica". Só tem um porém, eu não acredito que uma pessoa possa ler um livro por dia, sendo mãe de quatro filhos, esposa e dona de casa. Gostei muito do livro e não consegui parar até terminar.

Marcelo 31/10/2016

Livro chato
Livro gloriosamente chato.

Caroline Vital 28/11/2022

Ótima dica para quem trabalha com a biblioterapia
A pura biblioterapia.

Uma aula sobre a cura através dos livros e possui muitas dicas de leituras boas.

cid 06/09/2014

Uma lição antes de morrer
Gostei bastante da leitura, embora a incompatibilidade total entre os livros que Nina leu e os que eu li. Mas, gostei dos comentários e entendi muito bem os sentimentos da autora, ao preencher o seu tempo com livros. Dos 365 livros citados, eu já li apenas 5.(A festa e ouros contos de KM, Anjo Caído de T Chevalier, Crepúsculo, A mulher de Pilatos e O Mestre de São Petersburgo). E de todos que foram comentados fiquei interessada em Uma lição antes de morrer, que já encomendei na Estante virtual.
Renata CCS 13/07/2015minha estante
Este está na minha lista de espera. Tanto para ler em tão pouco tempo!

Denyse 06/01/2013

Melhor companhia
Não poderia ter iniciado 2013 em melhor companhia, assim como Nina Sankovitch não poderia escolher melhor companhia para superar a morte da irmã mais velha.
Anne-Marie morre aos 46 anos vítima de um cânver que em 4 meses destrói seu corpo, mas não as memórias que a irmã caçula tem dela. E agora minha melhor memória do livro é também uma memória de Anne-Marie que diz, ao falar sobre suicídio: " Como alguém pode se desesperar dessa maneira quando há tanta beleza no mundo?".
Buscando essa beleza, a certeza de que continuar vivendo é ter a certeza de que além das memórias da irmã, Nina ainda terá muitos momentos únicos e prazerosos na vida, é iniciada uma jornada de fuga que consiste em ler um livro por dia durante um ano. Ainda que haja um marido a quem dar carinho e atenção, quatro filhos para criar e uma casa para gerenciar, Nina se propõe a pôr a leitura como prioridade fazendo dela uma forma de terapia, de forma a se conectar com todos os aspectos humanos.
Durante a jornada de Nina para dentro de si mesma, todos os leitores de 'O ano da leitura mágica' são apresentados ao melhor do ser humano, à beleza que há no mundo e assim como a autora começamos a realmente acreditar que há motivos de sobra para viver, para buscar a beleza e para nos desafiarmos!
As 232 páginas voam e os livros que Nina lê se tornam meta de leitura, ao fechar a obra nos sentimos restaurados e leves porque há a sensação de missão cumprida e um aconchego que só as boas histórias nos proporcionam.

Leitura mais que recomendada!

Patricia 12/12/2011

Capas e títulos de livros me chamam muito a atenção, esse realmente me conquistou que mal li a orelha ou a contra-capa. Mas quando adquiro livros baseado nesses critérios assumo o risco de ter uma grande decepção, e foi este o caso.
Em um primeiro momento o livro se revelou para mim como um auto-ajuda, gênero que não gosto. Páginas além foi pior ainda, não só era um auto-ajuda como também um relato exibido da autora de "olhem como eu sou incrível: mãe de 4 filhos, cozinho para todos, lavo, passo suas roupas, limpo a casa, faço as compras, estou sempre lá para minha família no apoio emocional e para meu marido no desejo sexual e AINDA consigo ler e resenhar um livro por dia". Parabéns.
As únicas partes em que realmente consegui ter algum prazer e entrar um mínimo na narrativa sem achar a autora extremamente irritante, eram nos relatos passados, da sua infância ou de parentes.
No mais alguns pontos interessantes são comentários sobre os livros, ainda olhe lá, pois a maioria não passa de romances melosos e dramáticos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5