Ratos

Ratos Gordon Reece

Resenhas - Ratos

Erica 13/12/2019

Na vida você é um gato ou um rato? Thriller bem genial!
Estou completamente impactada com essa leitura, achei interessantíssima a história de mãe e filha vivendo felizes em sua questionável zona de conforto, quando de repente num belo dia “ PáH!”, toda a sua fortaleza vem abaixo fazendo com que elas tomem ações extremas para se defenderem. Pra mim esse livro foi uma mistura do filme “O quarto do pânico” com o livro “O homem errado”, agora me diz se tem como dar menos de 5 estrelas? Sem contar que a construção psicológica das personagens foi muito boa, o medo delas era quase palpável.

Essa é uma história que traz reflexão porque imagina a vida toda a pessoa baixar a cabeça para todos os atos injustos cometido contra ela, reprimir todos seus reais sentimentos, evitar confrontos necessários, aceitar agressões físicas e verbais, se isolar das pessoas, enfim... chega uma hora que a pessoa vira uma panela de pressão, e o que acontece quando ela explode? É uma caixinha de surpresa onde obviamente você não vai querer estar perto pra descobrir o que tem dentro e isso é exatamente o que acontece com Shelley e sua mãe, que tem todos seus limites testados pela sociedade até um fatídico dia onde tudo muda.

Tem tanta desgraceira rolando nesse livro que teve partes que me deixaram até deprimida, aí depois que a desgraça maior aconteceu, eu não sabia se eu dava altas risadas ou chorava kkkk porque é uma situação tão absurda que não dá pra defender afinco mas também não dá pra recriminar, nessas horas a ética moral vai para o espaço, a partir daí simplesmente eu não parei mais de ler, pois pra mim a trama foi instigante até o fim. Adorei a escrita do autor!
Alcione13 13/12/2019minha estante
Achei um pouco enrolado o meio. Mas curti bem o final. Elas mereceram rsrs

Erica 13/12/2019minha estante
Kkkkkk...achei sensacional!

Alcione13 13/12/2019minha estante
Já leu Cuco??

Erica 13/12/2019minha estante
Não. É bom?

Alcione13 14/12/2019minha estante
Sim e não. Hahahahah o final....

Erica 14/12/2019minha estante
Fiquei curiosa, vou procurar rs... valew!

Alcione13 14/12/2019minha estante
=)

Guto 17/03/2020

Tenso! Uma história de mãe e filha lutando para sobreviverem diante um acontecimento que as coloca em uma situação de perigo.

"Ana Paula" 08/12/2012

08/12/2012
"Quando um gato entra na toca dos ratos, ele não vai embora deixando-os ilesos. Eu sabia como aquela história iria terminar. Ele mataria nós duas..." Capa do livro.

Ratos conta a estória de Shelley, uma adolescente de 15, quase 16 anos, que vê sua vida mudar quando suas melhores amigas começam a espancá-la na escola. Desde criança, Shelley conhece essas meninas, e, de uma hora para outra, elas não são mais suas melhores amigas... elas são o motivo pelo qual Shelley quer se matar.

Selley e sua mãe são ratos. Elas se escondem, não discutem, correm se houver perigo, tentam passar despercebidas, pois não gostam de chamar a atenção. Seu pai abandonou sua mãe por uma mulher mais jovem a alguns meses, e o bullying sofrido na escola por suas amigas, torna a vida de Shelley, impossível de ser vivida.

Depois de quase morrer em um ataque de suas ex amigas, ela e sua mãe se mudam da cidade para o interior, compram um Chalé em um bairro onde a casa do vizinho mais próxima fica a alguns quilômetros de distância. Shelley larga a escola, mas estuda em casa, pois seu maior sonho é ser escritora.

"Não foi fácil encontrar uma casa que satisfazesse todas as nossas exigências... Deveria ser silenciosa. Deveria oferecer privacidade. Afinal éramos ratos. Não procurávamos um lar. Procurávamos um lugar onde pudéssemos nos esconder." Pag: 07

Quando tudo parece estar correndo perfeitamente bem, no dia do aniversário de 16 anos de Shelley, um ladrão entra em sua casa, e agora, Shelley e sua mãe se veêm em um terrível dilema: continuar sendo ratos e morrem como um, ou superar o que sempre tiveram medo e por uma única noite, serem os gatos e não terem medo?

Este livro não é apenas uma estória entre tantas de uma adolescente que sofre bullying na escola. É muito mais... O autor nos mostra como pessoas que sentem medo de qualquer coisa se comportam, como o amor de uma mãe por sua filha ou vice-versa, pode transformar a maneira em que vivemos. Confesso que várias vezes me peguei dizendo: " É isso ai Shelley!!!". Um romance esmagador e sem dúvida, revelador. O autor nos prende da primeira a última página. A capa é linda (comprei o livro pela capa e não me arrependo), a narrativa é envolvente e você sente na pele os medos de Shelley e sua mãe. Super recomendado!!!!

"A vida é brutal. A vida é selvagem. A vida é uma guerra. Eu compreendia isso agora. Eu aceitava isso. E eu disse: pode vir. Eu já não seria vítima de ninguém. Nunca mais." Pag: 237

Marcinha 24/01/2015

RATOS - Desafio Literário Skoob - Janeiro/2015
RATOS - Desafio Literário Skoob - Janeiro/2015
Enquanto procurava promoções de livros em sites, me deparei com este curioso título: “Ratos”, de Gordon Reece, cujo nome nunca havia ouvido falar, por incríveis R$2,90. Mal pude acreditar no valor, e imediatamente coloquei em meu carrinho de compras, sem nem mesmo ler sua sinopse, apostando tudo no baixo custo. Agora, após terminar a leitura, pergunto a mim mesma: como podem vender um livro tão bom como este por tão pouco?
No livro, Shelley narra sua a sua própria história: é uma adolescente focada nos estudos que sofre com o turbulento divórcio de seus pais e recebe constantes agressões verbais e físicas na escola, vindos de três garotas que eram suas melhores amigas.
Após um grave ataque, a mãe de Shelley descobre o que estava se passando e vai morar com a filha em uma casa isolada da cidade. Shelley, que estava no último ano do ensino médio, segue estudando por meio de tutores, enquanto sua mãe trabalha em um escritório de advocacia em troca de um mísero salário. Convivem de forma confortável, rodeadas por livros, música e instrumentos musicais, e são como verdadeiros ratos, quietas e aparentemente inofensivas. Porém, um acontecimento inesperado muda completamente a situação. “Até mesmo os ratos têm um limite”.
O livro é daquele tipo em que não conseguimos ler apenas um capítulo e deixá-lo de lado: quanto mais páginas são lidas, maior a vontade de seguir acompanhando os acontecimentos cheios de suspense e drama. Para quem gosta do gênero, é uma ótima pedida.
“Ratos” é o primeiro romance do autor Gordon Reece, que mostrou ser um ótimo escritor. Estou ansiosa para ler as futuras obras dele!

day 28/02/2015

maravilhoso!
O livro é maravilhoso! Me prendeu do ínicio ao fim.
surpreendente o modo como tudo acontece...nos surpreende a cada capítulo.
O livro é envolvente,cativante e não sossegamos até ler a última página!
Eu amei,recomendo a todos! suspense,medo e adrenalina são as receitas dessa trama tão bem escrita.

Grazi 06/05/2024

São ratos ou gatos?
Ratos nos apresenta um suspense psicológico sobre a vida de Shelley e mãe, ambas duas personagens caracterizadas como como ratas em sua vida, se escondendo, abaixando a cabeça em situações de confrontos, prontas para correrem em seus esconderijos.
Logo no começo da narrativa somos apresentados a uma pauta que me causou certa irritação, a forma como Shelley ocultou o bullying de todas as autorizadades, incluindo a sua mãe, e isso quase lhe custou a vida. Como isso me irritou! Eu queria entrar nas páginas e dizer a ela, fale, fale o que está acontecendo, mas no decorrer da história conseguimos identificar que isso tem como objetivo demonstrar a evolução da personalidade das personagens, de quando elas são de ratos para gatos.
Acredito que até o primeiro grande acontecimento, o autor conseguiu levar com muita destreza a narrativa, fiquei realmente angústiada e aflita com o desenrolar dos acontecimentos, e principalmente a visão de Shelley nos momentos em que ficava sozinha me causava com uma comoção agonizante. Porém, após isso, mais ou menos do meio pra frente, o livro decai um pouco, tive a ligeira impressão que o auto não soube finalizar a história de nossas personagens principais.
Outro ponto positivo, é que apesar do fim ter parecido ou pouco abrupto, conseguimos observar e comemorar como Shelley e a mãe consegue sair do casulo e se impor perantes as outras pessoas.
A escrita é uma muito fluída, li o livro em dia, Reece desenvolveu muito bem seu primeiro romance!

Lets 09/04/2022

Gente, esse livro é incrível, namoral. Fiquei agoniada do começo ao fim, é um enredo angustiante e chega uma hora que você não sabe se simpatiza com a narradora ou dá um murrão na boca dela... Marquei horrores do livro, que traz umas reflexões muito interessantes sobre passividade, sobre as consequências do bullying e do abuso psicológico que ele carrega, além de mostrar como as atitudes dos outros nos afetam.
Não gostei do final, achei que foi uma solução muito simplista e fácil, como se o autor estivesse sem ideias de como concluir a história, mas fora isso, sensacional.
Pra quem não leu por recear abuso sexual, não acontece nada do tipo na história, mas tem gatilhos com bullying, abuso físico, abuso psicológico e violência gráfica.

Regis.Pereira 15/04/2017

Um ótimo livro!
Comecei a ler o livro por ter lido várias sinopses positivas sobre ele e realmente é um livro bom! Primeiro por ser rápido e sem muitos floreios. Segundo, pela própria história que é ao mesmo tempo angustiante e libertadora de alguma maneira! Gostei do estilo e recomendo

Erika 27/09/2018

Ratos
Um livro que eu estava para ler há bastante tempo. Ratos, trata de bullying e de como essas "brincadeiras" afetam a vida dos indivíduos que sofrem com essas atrocidades.
Shelley é uma adolescente e ótima aluna. Após sofrer bullying de 3 meninas no colégio e ficar traumatizada com as brutais e sucessivas agressões ela sai da escola e vai morar com a mãe em um lugar afastado para tentar esquecer o trauma. Incapaz de voltar ao convívio escolar , ela passa a receber as aulas em casa, com uma dinâmica diferente. Vive tranquilamente até que em seu 16° aniversário algo acontece e ela percebe que até mesmo os ratos são capazes de reagir e mudar. Por que uma hora a caça também tem que aprender a ser caçador.

Não é excelente, mas bom!

Tami 15/04/2019

Bom, mas poderia ser bem melhor
É um livro que inicia de forma bem interessante e promissora, com uma história que prende e tem um ritmo legal. Shelley e a mãe são personagens diferentes do padrão de protagonistas, fracas e com pouca personalidade, mas que conseguiram me convencer bem disso e gerou certa empatia pelas fraqueza das duas.
O problema do livro é o desenrolar meio/final da história, depois do "grande acontecimento" descrito na sinopse. Até ali a história flui bem, tem um ritmo bom e prende a atenção. Depois a gente fica meio no vácuo - sem perspectiva do que vai acontecer, sem algo grande para chamar a atenção e esperar... meio que a leitura só "vai". Não se tem muita noção de para onde o autor está querendo ir ou o que mais pode acontecer.
Como é um livro pequeno, isso não chega a atrapalhar tanto a ponto de se tornar um livro ruim. A história é interessante e a leitura é muito boa como thriller até certo ponto. Mas depois parece que o autor não sabia mais o que fazer e deu uma enrolada. Se tivesse terminado antes, teria sido mais interessante.

Jeanne22 17/05/2019

A premissa é boa e o livro se inicia bem. Mas do acontecimento central ao final só piora. Destalhes detalhados detalhadamente sem necessidade, de maneira enfadonha. Protagonistas que não despertam empatia em que lê, despertam raiva. Que perda de tempo!

Bruno 15/06/2019

Mal escrito
A ideia do livro é muito boa, mas o autor conseguiu eatragar com sua narrativa descritiva e previsível demais. Eu consigo imaginar umas 3 ou 4 formas melhores de contar a mesma história, na metade das páginas.