Cartas na Rua

Cartas na Rua Charles Bukowski

Resenhas - Cartas na Rua

Annanda 22/01/2021

Alcoólatra, safado e louco!
Creio, que essa não seja a melhor obra de Bukowski, mas é boa!

?Cartas na rua? é um romance autobiográfico, que, pela voz de Henry Chinaski, o escritor narra suas memórias de uma forma cômica e melancólica.

Linguagem sem pudor, humor sarcástico e ferino, acho interessante a escrita de Buk.
Ananda.RevorAdo 23/01/2021minha estante
Nunca li Bukowski! Qual você considera a melhor obra?

Emerson318 04/08/2021minha estante
Gostei muito. Dos meus prediletos.

Edsonpr 21/03/2023minha estante
Melhor obra em minha concepção. Me fez quationar toda a minha jornada de trabalho.

Emerson318 25/03/2023minha estante
Então amanda, os que eu gosto, acho que nem devem ser dos considerados melhores, mas sao esse, o capitao saiu para o almoço... e hollywood :D

Comentei alí

Eu tbm kkkkl

Como responde aqui? Kkkkk

Adele 18/06/2023minha estante
Hollywood é meu favorito até agora também

Tatah 19/07/2009

Desvirginada de Bukowski
Vou falar, este foi meu primeiro Bukowski. Eu sabia que ele era cru, mas ainda assim fiquei meio "Q" com o jeitão coloquial dele escrever.

Interessante o livro, a "sujeira", e sinceramente, acho que praticamente todo homem pensa assim haha. Mas me chamem de romântica... posso continuar a ler Bukowski, ler toda sua biografia (pretendo!), mas ainda serei fã daquela literatura mais enfeitada... é claro que o jeito transgressor dele tem todo um charme, acredito muito nesse "jeito" de escrever - uma certa busca pela verdade nua e crua no texto, mass...

Ahh, é possível usar tantos artifícios! Gosto disso também! hah
Jerome 26/02/2012minha estante
O estilo do autor tem que ser preservado e respeitado como de fato é. É a liberdade artística em seu puro estado de espírito, sem pudor algum - portanto, sem preocupações com uma escrita "enfeitadinha".

Tatah 27/02/2012minha estante
jura que as pessoas são tão burras assim? ou eu gosto em totalidade ou então eu não tenho direito nenhum de expressar opinião? qualé, eu disse q achei bacana, gostei, mas que EU - ME AND MYSELF - GOSTO também de um texto menos cru.

qualé, o mundo não é maniqueísta, eu hein.

Jerome 15/03/2012minha estante
Nuhhssa! Agressiva você, hein?

Parabéns pela capacidade de uma discussão construtiva. Você se supera... vai por mim. ;-)

PS: Sei que não existe discurso neutro, mas bem que você poderia ser um pouco imparcial na construção dos argumentos de seu texto - aliás, uma resenha deve ser um texto universal, para atingir a todos; o que não foi feito aí. É por isso que não me convenceu - não só a mim, como também às outras duas (segundo os registros de quem não gostou) pessoas que marcaram "não gostei". Você praticamente resumiu a prosa de Bokowski a uma aventura particular, como se fosse uma ''vazia'' redação de ensino médio - descartando, desse modo, os sentimentos elucidados pela escrita "crua" do autor.

Tatah 15/03/2012minha estante
o dia que eu quiser ser uma crítica literária eu vou levar em conta tudo isso. isso aqui é um espaço pra cada um resenhar o livro de acordo COM O QUE CAPTOU ao ler, não sair por aí fazendo orelha. eu hein. se a pessoa leva o ~skoob~ à sério como "oh resenhas sérias e objetivas que levem em conta toda a obra do autor" FAÇA-ME O FAVOR NÉ. isso aqui não é o curso de letras, isso é um espaço democrático pra cada um expressar sua opinião ao ler qualquer coisa, da maneira que bem entender.

pode-se discordar ou concordar, mas chegar falando COMO eu devo expressar minha opinião, francamente...

e o pior de tudo é voltar pra ler o comentário, meudeus. bora arranjar o que fazer, ler outras coisas, etcs?

tudo isso porque eu disse que EU GOSTO DAS DUAS COISAS: texto cru e texto enfeitado. é ou não é muita falta de louça na pia pra lavar?

Elaine S. 18/04/2013minha estante
.... ok, mas a moça continua tendo o direito de não gostar, ou de gostar também de outro estilo - mesmo que tenha entendido a proposta do livro/autor. Isso não quer dizer que ela não respeite, ou queira mudar, até porque nem poderia fazer isso. Só quer dizer uma visão ligada ao gosto pessoal dela. xD

*atrasadíssima ao cubo, mas tinha que dizer isso*

Beca 31/05/2020

Era um livro que eu queria ler já tem algum tempo, agora que li eu entendo porque esse autor é tão citado em outras histórias.
Mas você também tem que gostar muito do que ele escreve.
20/04/2021 - Lembrete e você gosta.
Moyses.Ramos 02/06/2020minha estante
Um bom livro pra entender melhor o Buk e gostar ainda mais dele é o Misto-quente, é uma espécie de O apanhador no campo de centeio só que ainda mais intenso

Beca 02/06/2020minha estante

Mari 10/06/2021minha estante
vc traduziu em palavras meu sentimento com esse livro?.. só não detestei pq a leitura é fácil mas pelo cara ser super famoso esperava MUITO mais

Natália D 13/03/2009

Resolvi conhecer Bukowski justamente por causa do "frisson" que geralmente existe em torno do autor. "Cartas na Rua" foi o primeiro e único livro dele que li.

O estilo é bem simples e sujo. Não que eu não goste disso, mas achei medíocre demais. Creio que há coisas melhores, literariamente falando. No entanto, pretendo ler mais alguns livros dele, para que, finalmente, possa formar uma opinião mais consistente sobre o escritor.

pedroxadai 01/06/2011

Cartas na Rua - Charles Bukowski
Esse é o primeiro livro do Bukowski. Ele escreveu quando tinha 51 anos. Ou seja, escritores amadores, e me incluo nesse meio, nós ainda temos chance, não desistam!

Esse é o livro perfeito para se ter no banheiro. CALMA! Não estou dizendo que o livro é tão ruim, que eu o uso para limpar a bunda, muito pelo contrário. O livro é bom. Não é o melhor do bukowski, mas é um livro divertido. E pq ele é o ideal para se ter no banheiro? Bom, apesar de narrar os eventos que aconteceram com o bukowski durante seus anos no correio, eu não acho que é preciso ler as páginas em sequencia para achar o livro interessante. Eu li a primeira vez em sequencia e foi bom e depois deixei no banheiro e toda vez que, você sabe... eu abria em uma página aleatória do livro e não afetava em nada a experiência, continuava uma boa leitura.

Assim como todo livro do bukowski, só leia se você se interessa por histórias com bebedeira e sexo. e o livro vai ficar melhor ainda se você não gosta do seu emprego.
@guicouto13 24/11/2015minha estante
Somente minha opinião, mas que comentário ridículo.

Luke_the_hero 04/02/2022

Irreverente e lúdico
"A maioria da vida desses homens era tão tortuosa que eu me deliciava lendo-as."

Para mim, essa frase é a que melhor resume as obras de Bukowski (esse não é o primeiro contato que tive com um de seus livros, mas é o primeiro que eu leio completo). É legal ver como ele consegue ser sincero em suas descrições de vivência, o que apesar de ser vulgar, se torna lúdico e deixa a leitura mais leve.

Outra coisa interessante é que esse livro não só mostra o dia-a-dia sofrível de Henry Chinaski, como também expõe a realidade precária de pessoas que se humilham para trabalhar.
Amanda17 04/02/2022minha estante
Bukowski escreve de uma maneira tão crua, que se torna sensacional ler as descrições.

Douglas 20/12/2016

Cartas na Rua
Autor de um dos meus poemas favoritos, Bukowiski ainda era um mistério para mim como romancista. Busquei. então, começar pelo início, e comprei seu primeiro romace.

E me decepcionei bastante, publicado quando Bukowiski já tinha 53 anos, "Cartas na Rua" não reflete o brilhantismo que o escritor tem em seus poemas. A história tem alguns parcos momentos de fato interessantes e acho que vou na contra-mão da maioria das opiniões aqui quando digo que existe uma gritante falta de história na maioria das páginas.

"Cartas na Rua", infelizmete, é uma perda de tempo. Espero que os outros romances do autor sejam melhores. Como seus poemas.
Erika 26/06/2017minha estante
Buk era foda na poesia, em muitos lugares ele é conhecido só por ela, e pouquíssimo pela prosa. Aliás, a prosa dele é reprovada por grande parte dos leitores...
Sinceramente, eu gosto da prosa dele... Mas entendo a crítica de quem prefere a poesia e acha a escrita dele meio repetitiva.

Aryane 07/12/2015

Risos infinitos
Ultimamente, venho procurando obras literárias clássicas para ler. Li alguns trechos desse autor nas redes sociais, que, na verdade, nem sei se são atribuídas de forma correta. Mas, o que me diziam é que ele era um escritor boêmio, que passava irreverência em suas obras. Busquei por elas e não me arrependi.

Por coincidência, o primeiro livro que li foi esse, que foi o primeiro romance escrito por Charles Bukowski. Nele, é relatada a história de Hank, um cara que só queria saber de bebidas, apostas e mulheres. Ele ingressa nos Correios dos Estados Unidos e lá vive as experiências mais tediosas (na visão do personagem-narrador) e mais engraçadas para nós, que lemos.

Há quem se espante com o jeito que ele escreve, que é direto, sujo e cru. Mas eu gostei. Achei a leitura rápida, divertida e dinâmica.

Quatro estrelas!

site: amoremletras.wordpress.com
Röhrig C. 14/12/2015minha estante
Olá! Já conhece o livro Quando nasce um romance? Confira algumas resenhas sobre a história no link

Comentários de alguns leitores:
1- ?O autor sabe como ninguém capturar a atenção do leitor. A narrativa tem uma pitada de sedução e por vezes erótica. ? Helena
2- ?O final do livro foi muito bem elaborado e é realmente surpreendente.
Vale à pena ler! ? Ana Luiza Bresson
3- ?Sabe aquele livro que você não sabe dizer se amou ou odiou, mas devorou de uma forma sem igual? Então...? ?A historia me deixou empolgada de forma que não consegui deixar de lado um segundo o livro, louca para descobrir o final da historia.? Carol Cadiz
4- ? Estou a ler no Kindle e acho o diálogo interno do personagem fantástico? Lídia Craveiro - Escritora (Portugal)
5- ?O livro é incrível com certeza vocês vão adorar, assim como eu adorei? Sayd Alcantara
6- ? Quando nasce um romance é aquele tipo de livro que te prende da primeira a última página! Adorei!? Danusa Goulart
7- ? o relacionamento deles envolve o leitor e eu queria logo saber como eles iriam ?resolver? um grande empecilho que existia para que pudessem ficar juntos.? Alice
8- ?Ótimo, ele causa um certo desconforto porque a escrita é bem underground mesmo!? Juliana Martins Rigon
9- ?Gostei desta leitura tão diferente do gênero literário que habitualmente leio. É um livro fora do comum? Ambra Blanchett
10- ?Ao prosseguir com a leitura, ficamos bem curiosos para saber qual será o final, que particularmente me agradou bastante. Será que Isabella é o que realmente está faltando na vida de Jeux?? Felipe Laia
11- ?O livro nos transporta para aquela atmosfera que encontramos nos livros de Bukowski, só que aqui no Brasil. O livro se passa em Pelotas, mas mesmo sem conhecer a cidade não foi difícil imaginar os lugares. O romance de Jeux com Isabella é intoxicante, eles não sabem bem o que querem e ele tem bastante dificuldade para entender e lidar com ela.? Vitoria zavattieri

Visite a pagina oficial no facebook ? Quando nasce um romance

Resenhas

Ivan Picchi 23/03/2010

Mudei a resenha
Tive um papo msnal aqui, e um brilho do nada

Pq essa gula por bukowski? Eu sei que não é só os risos

Ptz, é pq ele é PROFUNDO!

Como?

Fanfarrão, pousando de bebado, mas não passada de um deliquente emocional. Bukowski emociona?

Sim

e fica mais latente pelo non sense; proposital, involuntário com uma carapaça de quitina talvez cultural-imposta, só no limite de não romper por opção. OU proteção. Ou soma, que é o mais provável

Mas, como todo bom ermitão que não troca de concha, vai ficando mais sensível e teimoso. E vai ficando com a que tem, pela necessidade. E vai ficando mais pesado, pesado, como todo bom casco.

Traduzindo? Se você se acha impassível, encruado, você tambem chora. É sim, quanto mais segura, mais chora quando for.

Lê, e vê. Até Chinaski.

E vai acompanhando na ordem cronológica se tiver interesse, até Chinaski...

Bukowski não é só uma piada bem escrita, é uma tristeza mal compreendida.

Crê na inocência da escrita; ele mereçe!

Sinceramente

----------------------------------------------------

resenha original:

Cacete, o primeiro romance?

e já é assim, na essência de sempre?

eu disse, seu velho miserável

eu vou engolir td que escreveste!

Ledaleitao 13/09/2011

Muito bom! Loucura total!

Eu como brócolis 05/04/2024

Só tem carta
Livro bem escrito dnv o cara manda bem, o foda é q só tem carta e uns negócio meio 🤬 #$%!& né, mas é interessante o lado pessoal ali mais intimo dele e é bem daora as cartas da parte final, acho que só gostei dali mesmo

Franco 20/01/2013

Sua narrativa é rápida e direta, sem floreios. Diz o que quer e é isso aí, ponto final.

Daí que a leitura corre bem(dá pra terminar o livro numa pegada só, fácil fácil), e também por isso o personagem, exposto em sua particularidade, acaba cativando, mesmo sendo um tipo condenado pela 'boa' cultura.

Já a história num todo é quase desagradável, fracasso após fracasso, dando a sensação constante de que nosso amigo beberrão não vai mesmo acabar bem - o que é, talvez, a própria e grande reflexão do livro.

Foi meu primeiro contato com Bukowski, e foi o suficiente para querer mais.

Henrique 27/01/2013

Muito bom.
Entes de ler "Cartas na rua" li "Misto quente", por isso não me surpreendi quanto à linguagem utilizada no livro, o estilo do autor é bem fácil de se reconhecer depois de se ler apenas um livro dele, eu poderia ter pego o livro, ler ele sem saber quem era o autor e já perceberia de que se tratava de uma historia criada por Bukowski.

Olhando por esse lado, percebe-se como Bukowski tem um estilo apesar de simples muito original.

O livro é bem descontraído, com vários contos sobre mulheres e bebidas bem divertidas, é uma leitura muito agradável.

Recomendo.

Marcelo F. Zaniolo 15/02/2013

"Charles Bukowski é um autor diferente de todos os outros.

Ao invés de criar realidades ou acontecimentos para contar as suas histórias, ele simplesmente vivia. E, avesso a regras que era, vivia loucamente para depois transbordar-se em linhas e letras sem censuras ou meias-palavras.

Famoso por uma escrita direta e clara, “Buk” sempre usou seu dom para falar de si mesmo, para narrar seus casos e causos, porres e ressacas. Ria de suas não poucas desgraças e transformava acontecimentos cotidianos nas mais absurdas e cômicas situações.

Fosse prosa ou poesia (...)"

Para continuar lendo, acesse: http://lokotopia.com.br/resenha-cartas-na-rua/