Damned

Damned Chuck Palahniuk

Resenhas - Damned

Gabrielly.Andrade 18/04/2022

Condenada
Até a metade do livro eu estava lendo arrastada, não me prendeu, mas quando passou da metade quis saber mais da história.

Alexis.Sodre 04/08/2021

Li esse livro tão rápido, pois ele realmente é muito bom. Recomendo. É engraçado e meio creepy ai mesmo tempo, ótimo se você curte as coisas do Chuck.

Maria Clara | @mariaclarabruno 03/05/2013

Chuck Palahniuk é um gênio, e este fato foi constatado com o lançamento de Clube da Luta em 1996; porém, Damned, seu trabalho mais recente no mercado internacional, continua a provar toda a sua qualidade criativa.

Imagine uma espécie de releitura do Clube dos Cinco (no original The Breakfast Club) em sua formação original, a patricinha, o badboy, o nerd, o atleta e uma garota deslocada, só que ao invés de tudo se passar na escola, se passa no Inferno. Imaginou? Então, é isso aí.

O próprio autor nos faz ver através de sua personagem principal, Madison, o quão Clube dos Cinco sua história é, pois uma de suas marcas registradas é a sátira. Chuck irá satirizar qualquer coisa para com a qual a sociedade sinta algum apreço, inclusive ele mesmo.

A história de Madison irá lhe prender do início ao fim. Ela é uma menina recém-morta e está conhecendo o Inferno junto com suas novas amizades, e nós, os leitores, somos carregados para este mundo junto com ela.

O autor nos dá explicações um tanto quanto engraçadas para atividades cotidianas, como simples ligações de telemarketing. Por exemplo, todas as ligações de telemarketing são feitas por fantasmas no Inferno que estão pagando penitência (o que eu amei demais; foi um dos meus “fatos” favoritos contados por Chuck).

A trama flui de maneira ágil, divertida e inteligente. Sim, inteligente. A nossa personagem principal é super perspicaz (sim, tinha que usar essa palavra, my bad), só deixa uma coisinha com brecha para reclamações, mas isso eu relevo, pois ela havia acabado de morrer e deveria estar muito confusa.

Recomendo o livro para todos que quiserem ler e se divertir, Chuck conseguiu tirar de mim boas gargalhadas nas duas vezes que li o livro e Madison dá um banho em muita personagem principal que existe por aí.

Dose Literária 20/02/2013

Chuck Palahniuk é um cara muito, mas muito doente!
Palahniuk costuma ser bastante repetitivo, ele usa a mesma fórmula de ironia, sarcasmo e crítica em todos os seus livros, mas isso não é um ponto negativo. Ele é criativo dentro dessa "rotina literária" que ele mesmo criou. Em Damned temos Madison Spencer, uma garota de 13 anos que foi parar no Inferno devido a uma suposta overdose de maconha. No Inferno, Madison recorda algumas passagens da sua vida, faz amizade com algumas pessoas que assim como ela, estão condenadas a passar a eternidade por lá.

Palahniuk nos mostra alguns demônios que habitam o "mundo subterrâneo", bem como alguns sinais de que as pessoas de lá tentam se comunicar com os vivos. Mas o melhor ainda é o "Vasto Oceano de Esperma Desperdiçado". Só lendo para entender o nível de genialidade de Palahniuk.
Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/02/resenha-damned.html

Bruno 10/07/2012

Chuck Palahniuk - Damned
‎Pela premissa, Damned, o último romance de Palahniuk, tinha tudo pra ser um ótimo livro, com ótimas tiradas, boas oportunidades de sacanear líderes e figuras históricas, destroçar a religião e bem, basicamente toda a vida. Mas o que era pra ser uma obra genial, acaba sendo somente um livro mediano.

Primeiramente vamos começar com Madison, a personagem principal que acaba de fazer treze anos e morre tragicamente de uma overdose de maconha. Ela é filha de atores famosos que passam boa parte do tempo adotando crianças de países subdesenvolvidos (lembra alguém famoso?) e desejam que a filha tenha a mesma mentalidade liberal-hippie que eles, apesar de isso parecer improvável.

Bem, chegando no inferno, Madison se junta com outros 4 adolescentes mais velhos que ela em uma espécie de homenagem ou recriação do filme The Breakfast Club, e o grupo sai pelos mais diversos locais do inferno de Palahniuk, como o vale de fetos abortados, o grande oceano de esperma desperdiçado e o mar de insetos, conhecendo os mais variados demônios de culturas novas e antigas, descritos pelo nerd do grupo, Leonard.

Veja a resenha completa aqui: