This Is Not a Test

This Is Not a Test Courtney Summers

Resenhas - This Is Not a Test

Nalu 03/01/2023

We?re still here
Que final mixuruca, sério, fiquei bem chateada. Não curto muito finais abertos. Mas, vamos lá né. É muito bom! Super recomendo se você curte coisas de fim de mundo, zombies etc e tal. O foco não é muito nisso em si, mas em um grupo de estudantes que se abrigam na escola e o que acontece dentro da escola. Não tem muita ação, tiro, porrada e bomba. Não é essa intuição do livro e nem da autora. Tem alguns gatilhos, a protagonista pense muito em suícidio, tem menções e ações de violência. O que também é muito sensível.
No geral, gostei muito! Li super rápido, me prendeu bastante a escrita. Só o final que tá me doendo até agora, então eu criei meu próprio final final.

Rê Lima 18/09/2020

É um livro de um terror mais psicológico do que físico. Lembra um pouco aquele livro "A noite que devorou o mundo" ou esse filme coreano que entrou na Netlix há pouco tempo #Alive.

Ivy (De repente, no último livro) 22/06/2020

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Esse livro foi completamente o oposto do que pensei que seria quando comecei a ler. Eu estava curiosa em ler algo da autora, porque é a mesma autora de Sadie, um livro lançado no Brasil que tem sido bastante elogiado. Comecei esperando por uma estória de zumbis, cheia de sangue, destruição, caos e muita ação e perseguições, como geralmente são as estórias do gênero, mas acabei encontrando um livro extremamente monótono, chato e melancólico.

O tal "apocalipse zumbi" só vai ser explorado pela autora lá pelos 85% de livro, e até lá o que encontrei foi uma narrativa sem surpresas, sobre jovens dividindo o espaço em uma escola, se acusando mutuamente e sofrendo ataques constantes de ansiedade.

A narradora, Sloane, é irritante. A autora decidiu abordar nesse livro temas como abuso físico e psicológico, depressão e suicídio, e acredito que tudo teria ficado interessante se ela tivesse conseguido intercalar com a narrativa zumbi, que foi a proposta inicial da sinopse. Mas ela se desviou por completo do tema, deixando o apocalipse todo em secundário para focar nos dramas existenciais de Sloane (e acredite, são muitos).

Não me leve a mal, eu acho extremamente necessário discutirmos temas como abuso e suicídio. Mas quando eu escolho um livro sobre apocalipse zumbi para ler, é porque meu foco é outro, eu quero ler sobre uma aventura tensa e aterrorizante, e eu espero encontrar pelo menos parte do prometido disso na trama. Me senti enganada lendo esse livro porque ele não teve quase nada do que aparentava ter.

Me frustrou ler sobre uma narradora que romantiza alguém se converter em zumbi e acha que essa é uma saída para seu sofrimento. Senti asco de ter que acompanhar a jornada de uma garota ingrata e imprudente, que movida por um desejo insano de morte, coloca em risco outras vidas ao seu redor, tudo em prol de seu "terrível sofrimento pela perda de Lily". Sloane está rodeada de gente que teve que perder os pais, que viu a família se converter em zumbi, gente sozinha e desamparada, e ainda assim lutando por viver, mas a autora parece querer que o leitor se compadeça justamente de Sloane, a pirralha chata que "precisa se suicidar" o "quanto antes", como se a vida fosse nada, algo descartável.

Talvez (e isso é um grande talvez) se eu tivesse lido esse livro em outros tempos, talvez eu tivesse gostado um pouco mais e me sensibilizado com Sloane, afinal, ela é uma vítima de maus tratos. Mas me enjoava ler sobre uma narradora que queria se suicidar justamente num momento em que o mundo inteiro enfrenta uma pandemia. Acho que a nossa própria realidade acabou entrando em conflito com o foco do livro, não era o momento certo para essa leitura.

O que eu poderia dizer que tornasse esse livro em algum sentido positivo para mim? O cenário (uma escola) é bem descrito e se torna bastante real.

O livro também foge dos clichês do gênero zombie. Além da protagonista incomum, a trama é mais baseada nos conflitos entre os sobreviventes, e menos no "mundo lá fora". Para quem busca uma trama que foge do comum no gênero, essa é uma opção válida.

Acho corajoso a autora abordar temas complexos num gênero que se permite ser sempre mais simples. A mensagem foi dada, e apesar de Sloane ser uma protagonista destrutiva ao ponto de se tornar odiosa, o drama da garota com relação aos maus tratos sofridos, o trauma que ela expõem através de seu comportamento é coerente e realista. E até mesmo o apego excessivo à irmã reflete a fragilidade de Sloane e como o sofrimento a tornou, pouco a pouco, em alguém bastante enferma emocionalmente.

Em síntese, This is not a test não foi um livro para mim, em grande parte porque eu esperava por algo completamente diferente e não estava preparada para todo o drama emocional e gatilhos que a estória apresenta. Para quem gosta de um livro que foge dos padrões e se arrisca em apresentar uma protagonista pouco agradável, This is not a test pode ser uma experiência válida. Esse é o tipo de livro que vai despertar em cada um uma diferente opinião pois ao ser centrado tanto nos dramas existenciais e nos conflitos da própria sobrevivência e morte, vai certamente sempre ser alvo de opiniões opostas entre os mais diferentes tipos de leitores.

site: www.derepentenoultimolivro.com