ZICO E ZECA DETETIVES

ZICO E ZECA DETETIVES ELIANA VALADARES SABINO

Resenhas - ZICO E ZECA DETETIVES

Jack 25/06/2012

A Porta Para Um Mundo Encantado
Me lembro de ganhar esse livro na ocasião de meu aniversário de 5 anos. Ganhei de um colega, que por querer me dar algo, e sem condições de me dar o que chamava de presente, me deu seu livro, que tinha lido por obrigação escolar. Ainda há em sua primeira página, o nome dele, com a série em que estudava (5ªD). Sim, ele era mais velho (nada estranho para alguém que com 13 anos saía no meio de adultos de 25, 27), e não era um amigo de todos os dias, mas era alguém com quem acabei crescendo.
Mal sabia o Denner (sim, esse era seu nome), que ali ele me iniciava num mundo do qual ele mesmo não teria conhecimento (ele mal cresceu, envolveu-se na marginalidade e foi vítima de um futuro que não teve).
Pois esse foi meu primeiro livro. Livro infantil que antes mesmo de ler, já me deliciava com sua história quando toda noite minha mãe me lia algumas páginas. Após a alfabetização tive o gosto de lê-lo, guiando dessa vez, eu mesmo, a minha imaginação pelo enredo. Ainda me lembro com sorriso do caroço da manga derrubado ("é a parte mais gostosa"). O mistério pelo qual o livro guiava minha mente infantil. O gosto de, mesmo conhecendo-o, chegar ao final e poder pensar com satisfação: Acabei!
O livro em si, não é merecedor de um Hans Christian Andersen ou de um Jabuti. Mas, para mim, é mais que isso. Ele sempre estará acima de Camões, Machado, Alencar e todos os outros pelos quais tenho tanta admiração, pois ele é o início de algo que não terá fim antes do meu fim.