Planejar gêneros acadêmicos

Planejar gêneros acadêmicos Anna Rachel Machado

Resenhas - Planejar gêneros acadêmicos

Maria8457 22/03/2022

Excelente livro para os interessados em aprender a redigir textos acadêmicos. É uma leitura acessível e de fácil compreensão!

Fran Castro 25/04/2013

Resenha Critica: Planejar gêneros acadêmicos
O livro publicado no ano de 2005 pela editora Parábola e organizado pela professora e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC/SP Anna Rachel Machado, assim como também Eliane Lousada, que é doutora pelo programa de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem também pela PUC/SP, e Lília Santos Abreu, uma graduada em Letras pela Unicamp e mestre em Lingüística (sic) Aplicada e Estudos da Linguagem o qual foi intitulado como Planejar Gêneros Acadêmicos. O mesmo está dividido em 13 seções, e cada seção tem suas subdivisões, essas por sua vez, estão na seguinte ordem: Para começar a conversa..., Texto Introdutório ou exercício para reflexão, alguns textos em algumas das questões, Concluindo e finaliza-se cada capitulo com Para continuar a conversa....
Ao iniciar seu livro, já podemos observar que na Apresentação que as autoras se utiliza de um texto de Egon de Oliveira Rangel, professor do Departamento de Linguística da PUC – SP, além de membro do Comitê Assessor da Secretaria da Educação Superior (SESu), citando Borges (1987) em que “o livro é como o rio de Heráclito: um curso fluido, tão diferente de si mesmo a cada momento quanto nós mesmos, que, a cada vez que o adentramos, somos outros”.
Na Introdução esclarecem que este não é um trabalho totalmente “livro didático”, porém apresenta-se de tal maneira que qualquer pessoa que utilize-o terá uma visão ampla e clara do conteúdo abordado na sua coleção. Podemos ainda observar que a coletânea ao qual a obra faz parte (Leitura e Produção de Textos Técnicos e Acadêmicos) foi pensado, em geral, para uma produção textual, fato esse que podemos observar na primeira seção: A preparação inicial para a escrita acadêmica/ científica, em que podemos verificar que nessa parte introdutória são apresentadas algumas orientações e termos científicos utilizados nas “teses”, como por exemplo, sic e apud, onde o primeiro termo utilizamos para inferir que alguma coisa que está escrita “incorretamente” não foi do autor que está escrevendo sobre a obra, porém do autor da obra, já o segundo é quando um autor cita outro dentro de seu texto. Em seguida, é apresentada uma atividade para que o leitor possa refletir sobre o texto, que também tem uma abordagem direta e simples para não apenas um gênero (no caso a tese), mas para outros, que podem ser utilizados pelos leitores. Na subseção Concluindo, Machado (2005) faz com que o educando reflita sobre o que foi discutido durante o sua leitura e finaliza com a seção Para continuar a conversa... com o intuito de abrir um debate sobre o que já foi visto.
Na seção 2 (dois) com titulo de A elaboração e manutenção de um diário de pesquisa, onde as autoras se utilizam do gênero diário para a construção desse capítulo, porem aqui elas utilizam o suporte Blog, ao qual dá alguns exemplos e logo em seguida trabalham algumas questões. Na subseção Concluindo as autoras continuam a trabalhar algumas questões e a partir deste capítulo apresentam um quadro o qual intitulam Conselho Útil, onde apresentam dicas para melhor desempenho do leitor. Além do Para continuar a conversa... em que tentam explorar o que foi dado até o momento para compreensão, para assim seguirmos para o capitulo 3 (três) que trabalha com Busca de temas relevantes, onde o interessante consiste no fato das escritoras disponibilizarem uma forma para que seu leitor encontre temas de seu interesse para seu trabalho, além de disponibilizar links que o ajudaram em suas pesquisas, sem contar com algumas formas que levarão ao leitor investigar fora dos sites.
Na seção número 4 (quatro) Construção das questões de pesquisa, podemos ver que aqui o leitor já começa a refletir sobre algumas questões para que possa alcançar seus objetivos, fato que vai dando continuidade a partir do momento que o leitor passa para a seção 5, com a Formulação dos objetivos de pesquisa, onde o mesmo irá apresentar de forma clara e objetiva os escopos tantos gerais como específicos de seu projeto, para a partir de então na 6º (sexta) seção dar “início” a Construção da situação de produção, tendo em vista que Para começar a conversa... (op cit) Machado (2005) inicia apontando alguns direcionamentos que lavarão ao inicio da produção que, em seguida, mostrar de forma prática um exemplo de Projeto de Pesquisa de autoria de Luzia Bueno (O gênero projeto de intervenção e a formação do aprendiz de professor de português. p.56 - 67) onde o leitor poderá ver da teoria um forma prática como construir e formular um projeto, além de algumas dicas encontradas tantos nas atividades do decorrer do livro quanto no quadro Conselhos úteis, assim haverá um melhor esclarecimento sobre o conteúdo.
Quando se referem sobre O Planejamento inicial: o titulo, o índice, subtítulos ou partes de um trabalho, fato que vemos na seção 7 (sete) observamos que uma grande importância que a autora nos informa, ou seja, segundo Eco (1985: 83-84) é que o autor “[...] enquanto não for capaz de redigir um índice e um introdução não poderá afirmar que aquela é a sua tese”. Dessa forma, continuam nos mostrando alguns textos e atividades reflexivas, para que na seção 8 (oito) comentem sobre O plano global dos textos acadêmicos e suas diferentes partes, onde fazem uma recapitulação da unidade 6 (seis) de forma um pouco mais breve, para que o leitor relembre de alguns aspectos importantes ao rever o projeto de Bueno, ou seja, como o próprio título do capitulo nos indica, o plano global, para que na seção 9 (nove) elas possam mostrar As partes mais comuns de um trabalho acadêmico e discutir itens importantes para a construção da justificativa.
Na seção 10 (dez), nos mostra Algumas dicas sobre bibliografia e citações, para que no tópico seguinte (seção 11) nos ofereça uma melhor fixação do que já foi lido até então com uma Recapitulação dos procedimentos para a produção de texto acadêmico, onde fazem menção novamente ao capitulo 6 (seis) sobre a “introdução do projeto de Luzia Bueno”, para que na penúltima seção do livro, ou seja, a seção 12 (doze) o aluno ou leitor possa começar a ir Juntando as partes e redigir seu trabalho, e se por um acaso encontrar alguma dificuldades elas faz menção a seção 9 (nove), e assim após esse longo processo da produção textual, o leitor e/ou aluno possa na seção 13 (treze) fazer uma Avaliação e refacção do texto produzido, tendo em vista que elas nos traz uma “ficha de avaliação” e Para terminar a conversa... Até o próximo livro... nos é indicado um link que levará a ler um texto bem humorado do Prof. Dr. Raul Sidnei Wazlawick para saber que “o que não fazer em um trabalho acadêmico/ científico”, além de nos presentear com uma seção final de Respostas das atividades onde poderemos conferir nossas respostas com as de Machado (2005) e podermos nos certificar de tudo o que foi lido, aprendido e respondido durante os estudos desse material pratico e de forma simples e “divertida” a cada seção.
Tendo em vista que não apresenta muita teoria, pois escrevem de forma simples, o qual podemos observar que na maior parte do livro aparece exercícios para que o leitor possa compreender na pratica toda a teoria dada no livro, fato que é observado haja vista elas se utilizam em suas propostas informações gerais de produção de texto dos mais diversos gêneros, desde a tese até um simples artigo científicos, abordando aquilo que eles têm em comum. Porém aqui, elas enfocam na busca de temas relevantes (seção 3) na área de trabalho de cada um se insere, assim, o aluno que se despuser a lê-lo encontrará uma rica fonte de leitura e aprendizagem sobre o que diz respeito a produção textual de gêneros acadêmicos.