O país das mulheres

O país das mulheres Gioconda Belli

Resenhas - O País das Mulheres

Luiza 25/02/2024

Esse livro foi uma surpresa extremamente positiva. Iniciei a leitura por causa de uma possibilidade de pesquisa, já com medo de uma provável densidade e vagareza no texto (a lá carlos fuentes), mas me deparei com uma leitura fluida e divertida! O texto não é tão profundo, mas trás discussões importantes. Foi uma ótima introdução a Gioconda

Leituras Da Mih 21/02/2024

"... para que a sociedade reconheça as mulheres e as mulheres, sobretudo, reconheçam a si mesmas..."

Kath 17/01/2024

Leitura cativante!
Esse livro estava há muito tempo parado na minha estante esperando para ser lido e ainda bem que decidi ler durante as férias pois fiquei vidrada.
Viviana é uma personagem incrível ? na verdade, todas as mulheres do PEE são.
Finalizei a leitura com o coração quentinho, cheio de ESPERANÇA pois as ideias de governo são realmente incríveis.
É o primeiro livro de Gioconda que leio e estou ansiosa pelos próximos que lerei.

Mama 10/07/2023

Livro maravilhoso!!!!!!
Gioconda Belli nunca decepciona! Incrível como virei fã dela desde o primeiro livro que li. Pensar em um país governado por mulheres foi extraordinário. Seria um sonho ver a narrativa do livro se tornar realidade. Todo mundo deveria ler!

Gabi Sagaz 16/02/2023

Genial
Como ninguém tinha pensado nessa história ainda? Muito boa a ideia, a escrita a criatividade. Nada excepcional mas com uma escrita fluida.

Cristian Monteiro 28/01/2023

Muito interessante o que a autora propõe e dá margem para o livro seguir por vários estilos, desde a distopia, o fantástico até o investigativo, e no fim, ela se sai extremamente melhor quando não se leva tão a sério.

Dida 02/04/2022

Comecei a ler esse livro com expectativas muito baixas, pela resenha que está na contracapa. Achava que era um livro cheio de clichés, com propósito de agradar a uma militância liberal... felizmente me enganei. O livro traz em sua história uma proposta de governo sem precedentes: não só por ser gerido por mulheres, mas por abranger TODAS as mulheres do país em cargos públicos, tirando os homens destes cargos e os mandando e treinando para o trabalho doméstico/familiar.
Tudo o que o PEE propõe é genial e inovador, e o que mais impressiona é a inclusão das mães como agentes de extrema importância social.
A reação dos homens a qualquer mudança ou punição que o PEE impõe é algo muito fácil de visualizar na realidade, pois apesar do livro ser fictício, infelizmente a realidade retratada nele é tangível e acontece no mundo inteiro.
É uma leitura que, apesar de não se aprofundar tanto em alguns personagens, sem dúvida eu recomendaria a todas as mulheres.

Malu 02/01/2022

O País das Mulheres
?Mas é preciso ver quanto é possível aprender com o passado. Somos tão bons para esquecer as lições q ele contém, tão hábeis em fazer desaparecer nossos erros, acreditar q jamais os cometemos para assim voltar vez ou outra a cometê-los.?Pág. 219.
Assim finalizo com uma parte do finalzinho deste livro tão utópico e maravilhoso!?
Recomendo!

Vitor 27/12/2021

O livro tem um humor bastante peculiar, da para perceber por conta de algumas situações muito absurdas que acontecem. Mas isso não quer dizer que o livro não deva ser levado a sério, a autora aborda questões políticas de uma maneira muito interessante, fazendo-nos refletir sobre a participação feminina na política.

Cássia 20/11/2021

Igualdade
Esse livro sem dúvida alguma é uma obra de arte! E falo com convicção, só não irá apreciar este livro quem não gosta ou não acredita que o mundo seria melhor se houvesse igualdade de gênero. A narrativa pode se tornar um pouco cansativa as vezes, mas tudo tem um significado por trás, de modo que no final tudo se encaixa perfeitamente. Leiam!!!

Karla 30/10/2021

A potência feminina
Adorei essa história de Viviana e todas do Partido da Esquerda Erótica. Em algumas passagens muito se assemelha ao nosso atual governo, que foi a força motriz para Viviana querer mudar o rumo político do seu país.

A mulher pode ser tudo que ela quiser, vivemos anos sendo tolidas, freadas e caladas. Mas acredito que, cada vez mais, teremos vozes. Por mais mulheres nos espaços políticos.

Indico esse livro para todes!

Julia Oneda 26/10/2021

Com uma pitada generosa de ironia, a história de O País das Mulheres se desenrola a partir da criação do PEE (Partido da Esquerda Erótica), do qual é composto somente por mulheres e chega à presidência no país. Gioconda aborda de uma forma super divertida (e muitas vezes engraçada) assuntos importantes do nosso cotidiano e ideias sexistas. Imagina se todos os cargos públicos fossem composto somente por mulheres? Desde à política, até à segurança e saúde. O que aconteceria se a partir de amanhã os homens fossem os únicos responsáveis pelas tarefas domésticas? Apesar da pegada engraçada do enredo, o livro traz críticas fortes ao machismo, ao desprezo do mercado de trabalho por mulheres com filhos, à obrigação imposta as mulheres com os serviços domésticos, a subestimação da capacidade feminina para atividades de força e intelectual, dentre muitos temas importantes de serem discutidos. Recomendadíssimo à todos!

Joice 17/09/2021

A leitura SEMPRE é valida!
Como seria um país governado somente por mulheres? Presidenta, ministras e todos os cargos do alto poder ocupados somente por mulheres? Fáguas, passa por essa revolução. As amigas Viviana, Martina, Eva Salvatierra, Ifigênia, Juana de Arco e Rebeca, decidem montar o Partido da Esquerda Erótica (PEE) e concorrer a presidência. As propagandas políticas são as mais inteligentes possíveis, e com isso acabam ganhando o voto da maioria e exercendo o poder. A primeira atitude é mandar todos os homens para casa e as mulheres para trabalhar! Ou seja, inverter os papéis. E isso com certeza gera uma enorme polêmica. O objetivo disso tudo é mostrar que um país governado e controlado somente por mulheres tem a capacidade de dar certo igual ou melhor de quando são comandados pelos homens. Um governo super feminista! Infelizmente, aquela que poderia ter sido uma excelente oportunidade para refletir os papéis sociais e a posição da mulher do novo milênio, acaba em superficialidade: todos os problemas resolvem-se por encanto, toda a oposição desaparece como num conto de fadas. A própria ideia de que, prendendo o bandido, o final sempre é feliz, é em si uma traição ao próprio ideal feminista pregado pelo romance. Pois nesse caso o ?bandido? é uma ideologia arcaica arraigada nas nossas mentalidades. E porque não existe nada mais machista e antirrevolucionário que contos de fadas e seus finais felizes. Não é um mau livro: pelo contrário, é de linguagem simples e divertida, a leitura é muito boa mesmo, agradável e bem interessante. Eis aí o problema: Transformar uma ideia tão original num romance ?agradável, interessante e divertido?. Enfim.. sempre vale a leitura