O país das mulheres

O país das mulheres Gioconda Belli

Resenhas - O País das Mulheres

Luiza 25/02/2024

Esse livro foi uma surpresa extremamente positiva. Iniciei a leitura por causa de uma possibilidade de pesquisa, já com medo de uma provável densidade e vagareza no texto (a lá carlos fuentes), mas me deparei com uma leitura fluida e divertida! O texto não é tão profundo, mas trás discussões importantes. Foi uma ótima introdução a Gioconda

Leituras Da Mih 21/02/2024

"... para que a sociedade reconheça as mulheres e as mulheres, sobretudo, reconheçam a si mesmas..."

Kath 17/01/2024

Leitura cativante!
Esse livro estava há muito tempo parado na minha estante esperando para ser lido e ainda bem que decidi ler durante as férias pois fiquei vidrada.
Viviana é uma personagem incrível ? na verdade, todas as mulheres do PEE são.
Finalizei a leitura com o coração quentinho, cheio de ESPERANÇA pois as ideias de governo são realmente incríveis.
É o primeiro livro de Gioconda que leio e estou ansiosa pelos próximos que lerei.

Mama 10/07/2023

Livro maravilhoso!!!!!!
Gioconda Belli nunca decepciona! Incrível como virei fã dela desde o primeiro livro que li. Pensar em um país governado por mulheres foi extraordinário. Seria um sonho ver a narrativa do livro se tornar realidade. Todo mundo deveria ler!

Gabi Sagaz 16/02/2023

Genial
Como ninguém tinha pensado nessa história ainda? Muito boa a ideia, a escrita a criatividade. Nada excepcional mas com uma escrita fluida.

Cristian Monteiro 28/01/2023

Muito interessante o que a autora propõe e dá margem para o livro seguir por vários estilos, desde a distopia, o fantástico até o investigativo, e no fim, ela se sai extremamente melhor quando não se leva tão a sério.

Dida 02/04/2022

Comecei a ler esse livro com expectativas muito baixas, pela resenha que está na contracapa. Achava que era um livro cheio de clichés, com propósito de agradar a uma militância liberal... felizmente me enganei. O livro traz em sua história uma proposta de governo sem precedentes: não só por ser gerido por mulheres, mas por abranger TODAS as mulheres do país em cargos públicos, tirando os homens destes cargos e os mandando e treinando para o trabalho doméstico/familiar.
Tudo o que o PEE propõe é genial e inovador, e o que mais impressiona é a inclusão das mães como agentes de extrema importância social.
A reação dos homens a qualquer mudança ou punição que o PEE impõe é algo muito fácil de visualizar na realidade, pois apesar do livro ser fictício, infelizmente a realidade retratada nele é tangível e acontece no mundo inteiro.
É uma leitura que, apesar de não se aprofundar tanto em alguns personagens, sem dúvida eu recomendaria a todas as mulheres.

Malu 02/01/2022

O País das Mulheres
?Mas é preciso ver quanto é possível aprender com o passado. Somos tão bons para esquecer as lições q ele contém, tão hábeis em fazer desaparecer nossos erros, acreditar q jamais os cometemos para assim voltar vez ou outra a cometê-los.?Pág. 219.
Assim finalizo com uma parte do finalzinho deste livro tão utópico e maravilhoso!?
Recomendo!

Vitor 27/12/2021

O livro tem um humor bastante peculiar, da para perceber por conta de algumas situações muito absurdas que acontecem. Mas isso não quer dizer que o livro não deva ser levado a sério, a autora aborda questões políticas de uma maneira muito interessante, fazendo-nos refletir sobre a participação feminina na política.

Cássia 20/11/2021

Igualdade
Esse livro sem dúvida alguma é uma obra de arte! E falo com convicção, só não irá apreciar este livro quem não gosta ou não acredita que o mundo seria melhor se houvesse igualdade de gênero. A narrativa pode se tornar um pouco cansativa as vezes, mas tudo tem um significado por trás, de modo que no final tudo se encaixa perfeitamente. Leiam!!!

KarlaTavares 30/10/2021

A potência feminina
Adorei essa história de Viviana e todas do Partido da Esquerda Erótica. Em algumas passagens muito se assemelha ao nosso atual governo, que foi a força motriz para Viviana querer mudar o rumo político do seu país.

A mulher pode ser tudo que ela quiser, vivemos anos sendo tolidas, freadas e caladas. Mas acredito que, cada vez mais, teremos vozes. Por mais mulheres nos espaços políticos.

Indico esse livro para todes!

Julia Oneda 26/10/2021

Com uma pitada generosa de ironia, a história de O País das Mulheres se desenrola a partir da criação do PEE (Partido da Esquerda Erótica), do qual é composto somente por mulheres e chega à presidência no país. Gioconda aborda de uma forma super divertida (e muitas vezes engraçada) assuntos importantes do nosso cotidiano e ideias sexistas. Imagina se todos os cargos públicos fossem composto somente por mulheres? Desde à política, até à segurança e saúde. O que aconteceria se a partir de amanhã os homens fossem os únicos responsáveis pelas tarefas domésticas? Apesar da pegada engraçada do enredo, o livro traz críticas fortes ao machismo, ao desprezo do mercado de trabalho por mulheres com filhos, à obrigação imposta as mulheres com os serviços domésticos, a subestimação da capacidade feminina para atividades de força e intelectual, dentre muitos temas importantes de serem discutidos. Recomendadíssimo à todos!