O país das mulheres

O país das mulheres Gioconda Belli

Resenhas - O País das Mulheres

Mariana.Missiaggia 23/04/2021

amei amei amei amei
o que pra alguns poderia ser considerado uma sociedade radical, para mim foi uma utopia de caráter matriarcal. somente mais uma prova que colocar o poder na mão das mulheres significa uma perspectiva mais humanitária do mundo e uma administração de qualidade superior.

André 31/10/2020

Um belíssimo livro, que fala de uma interessante forma de governo, centrada no poder das mulheres. Mais do que uma boa história, o enredo traz questões que nos fazem refletir sobre como o machismo se faz presente tanto em questões públicas ou privadas.

Mona 31/08/2020

Uma pegada diferente
O País das Mulheres tem uma pegada diferente sobre o feminismo, que me intrigou um pouco. A princípio eu fiquei meio receosa com o uso do corpo como instrumento a favor do próprio feminismo. Ainda não sei muito bem o que pensar dessa parte. Acredito que uma segunda leitura me ajudará.
Mas ele também traz questionamentos importantes. Vale a pena ler.

Malu 02/01/2022

O País das Mulheres
?Mas é preciso ver quanto é possível aprender com o passado. Somos tão bons para esquecer as lições q ele contém, tão hábeis em fazer desaparecer nossos erros, acreditar q jamais os cometemos para assim voltar vez ou outra a cometê-los.?Pág. 219.
Assim finalizo com uma parte do finalzinho deste livro tão utópico e maravilhoso!?
Recomendo!

Dida 02/04/2022

Comecei a ler esse livro com expectativas muito baixas, pela resenha que está na contracapa. Achava que era um livro cheio de clichés, com propósito de agradar a uma militância liberal... felizmente me enganei. O livro traz em sua história uma proposta de governo sem precedentes: não só por ser gerido por mulheres, mas por abranger TODAS as mulheres do país em cargos públicos, tirando os homens destes cargos e os mandando e treinando para o trabalho doméstico/familiar.
Tudo o que o PEE propõe é genial e inovador, e o que mais impressiona é a inclusão das mães como agentes de extrema importância social.
A reação dos homens a qualquer mudança ou punição que o PEE impõe é algo muito fácil de visualizar na realidade, pois apesar do livro ser fictício, infelizmente a realidade retratada nele é tangível e acontece no mundo inteiro.
É uma leitura que, apesar de não se aprofundar tanto em alguns personagens, sem dúvida eu recomendaria a todas as mulheres.

Lu Borgese 28/06/2021

O País das Mulheres
Neste livro incrível, vamos conhecer o fictício país latino-americano de Fáguas, onde inúmeras injustiças acontecem. Assim, cansada de presenciar as barbaridades que acomete a nação, Viviana Sánson, juntamente com suas melhores amigas, decide criar o PEE (Partido da Esquerda Erótica) e entrar de vez para disputa da presidência.

Viviana é apresentadora de TV e jornalista. Após denunciar e divulgar diversos escândalos, acaba ganhando o apoio e o carinho do público, o que contribui fortemente para o tão sonhado cargo de presidente do país.

O interessante é que o plano de governo dela, não se baseia somente no feminismo, pelo contrário, faz questão de exaltar as mulheres e suas características, começando pela bandeira do partido que são pezinhos com as unhas pintadas de vermelho. Logo, elas acabam transformando todas as críticas e preconceitos relacionados ao sexo feminino em qualidades, fazendo com que isso apenas a fortaleçam ainda mais.

Outra jogada do partido é a exclusão dos homens do mercado de trabalho, pois com o governo de Viviana no poder, apenas as mulheres trabalharão fora. Os homens ficarão incumbidos de cuidar dos deveres de casa, para que as mulheres possam exercer suas atribuições em paz.

A inversão de papeis gera uma revolta tão grande, que Viviana acaba sofrendo um atentado e fica gravemente ferida, ficando em coma por alguns meses. A partir daqui o livro irá se desenrolar por uma perspectiva diferente, a presidente se verá em uma sala onde encontrará diversos pertences que um dia foram perdidos e então embarcará em lembranças que a fará retornar a momentos inesquecíveis.

O livro apesar de ser considerado uma verdadeira utopia, não deixa de nos fazer sonhar com uma sociedade justa e igualitária. E ainda que, algumas das ideias do partido sejam um tanto quanto radicais, a maioria são boas e facilmente serviriam de pano de fundo para ideias revolucionárias. Experiência única e maravilhosa, Gioconda Belli com sua escrita cativante nos leva a imaginar um mundo onde as mulheres realmente são levadas a sério, apenas leiam esse livro e se deliciem com essa obra prima genial.

"Passamos muito tempo nos arrependendo de ser mulheres – dizia – e tratando de demonstrar que não somos, como se ser mulher não fosse nossa principal força, mas agora chega. Vamos pegar cada estereótipo feminino e leva-lo até as últimas consequências."

@paginasdelivrosesonhos

Joice 17/09/2021

A leitura SEMPRE é valida!
Como seria um país governado somente por mulheres? Presidenta, ministras e todos os cargos do alto poder ocupados somente por mulheres? Fáguas, passa por essa revolução. As amigas Viviana, Martina, Eva Salvatierra, Ifigênia, Juana de Arco e Rebeca, decidem montar o Partido da Esquerda Erótica (PEE) e concorrer a presidência. As propagandas políticas são as mais inteligentes possíveis, e com isso acabam ganhando o voto da maioria e exercendo o poder. A primeira atitude é mandar todos os homens para casa e as mulheres para trabalhar! Ou seja, inverter os papéis. E isso com certeza gera uma enorme polêmica. O objetivo disso tudo é mostrar que um país governado e controlado somente por mulheres tem a capacidade de dar certo igual ou melhor de quando são comandados pelos homens. Um governo super feminista! Infelizmente, aquela que poderia ter sido uma excelente oportunidade para refletir os papéis sociais e a posição da mulher do novo milênio, acaba em superficialidade: todos os problemas resolvem-se por encanto, toda a oposição desaparece como num conto de fadas. A própria ideia de que, prendendo o bandido, o final sempre é feliz, é em si uma traição ao próprio ideal feminista pregado pelo romance. Pois nesse caso o ?bandido? é uma ideologia arcaica arraigada nas nossas mentalidades. E porque não existe nada mais machista e antirrevolucionário que contos de fadas e seus finais felizes. Não é um mau livro: pelo contrário, é de linguagem simples e divertida, a leitura é muito boa mesmo, agradável e bem interessante. Eis aí o problema: Transformar uma ideia tão original num romance ?agradável, interessante e divertido?. Enfim.. sempre vale a leitura

rafinha 10/09/2021

Achei um livro com uma premissa muito interessante, a forma que é apresentado os projetos do partido e como a trama se desenvolve é muito legal, é um livro que prende a atenção

Mirtes.Tatiane 05/02/2021

Viviana acorda em um galpão onde estão guardados diversos objetos que perdeu no decorrer da sua vida. Cada objeto lhe traz uma lembrança que nos apresenta aspectos importantes da sua vida e da sua ascensão à presidência de Fáguas.

Nat 17/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Criei muitas expectativas nesse livro, que atingiu as todas elas. Viviana vive em Fáguas, cria um partido feminino, ganha a eleição e deixa todos os homens em casa, para poder consertar o país. Um tempo depois, ela sofre um atentado e fica em coma. A história é essa, e você sabe disso desde o início – que é o atentado. Durante o coma, é contato como as mulheres chegaram até ali. É interessante, mas como gosto de um bom romance policial, estava esperando mais destaque para a investigação sobre a tentativa de assassinato da presidenta. Isso é resolvido bem no final, assim como o destino de Viviana também. Pode não ser meu livro favorito da vida, mas vale a leitura.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Luana 29/04/2020

somente leia.
Esse livro é simplesmente M A R A V I L H O S O. Podemos pensar diversos aspectos sobre o que é ser mulher e esteriótipos muito arraigados. É possível entender de duas formas e você terá que ter um bom repertório para percebe-lo. Boa sorte. Ele é delicioso de se ler e ao mesmo tempo te causa muita raiva, te deixa enjoada. Entretanto há outras partes que te dá esperança.
Palavra que pode definir: incomodação

Vitor 27/12/2021

O livro tem um humor bastante peculiar, da para perceber por conta de algumas situações muito absurdas que acontecem. Mas isso não quer dizer que o livro não deva ser levado a sério, a autora aborda questões políticas de uma maneira muito interessante, fazendo-nos refletir sobre a participação feminina na política.

Luiza 25/02/2024

Esse livro foi uma surpresa extremamente positiva. Iniciei a leitura por causa de uma possibilidade de pesquisa, já com medo de uma provável densidade e vagareza no texto (a lá carlos fuentes), mas me deparei com uma leitura fluida e divertida! O texto não é tão profundo, mas trás discussões importantes. Foi uma ótima introdução a Gioconda