PEQUENOS CONTOS PARA SENTIR MEDO

PEQUENOS CONTOS PARA SENTIR MEDO Christine Palluy

Resenhas - PEQUENOS CONTOS PARA SENTIR MEDO

Raposinha 20/01/2022

Na verdade não dá medo
Li este livro no primeiro ano, e as histórias não são assim... o livro não apresenta os finais reais! Amo sentir o gostinho de medo de uma historia de terror, mas realmente essa não deu nem um pouco de medo. O afilhado da morte, por exemplo, tem o mesmo final de gato de botas! Esperava mais ao ler esse livro

Marquesca 23/11/2015

Um pouco de medo é sempre bom e despertar a curiosidade
Estou vivendo um momento de leitura infantil, afinal quem não cresceu ouvindo histórias, como Os três porquinhos, a chapeuzinho vermelho, João e o pé de feijão, João e Maria, Pinóquio, O mágico de Oz, A bela adormecida, Cinderela, O sítio do Picapau Amarelo, entre tantas outras.
Esse livros reuni contos, das mais diversas regiões do mundo, como Senegal, Rússia, China, França, Japão, Noruega, Espanha, Alemanha, Irlanda e Cabília. Cada história contém elementos para provocar medo no leitor, como bruxas, ogros, monstros, fantasmas e gigantes.

ACERVO: BIBLIOTECA SIDÓNIO MURALHA 11/11/2015

tombo e catalogação
2660 e C3p2c32

Palazo 23/11/2011

Quem não cresceu ouvindo histórias? Os três porquinhos, a chapeuzinho vermelho, João e o pé de feijão, João e Maria, Pinóquio, O mágico de Oz, A bela adormecida, Cinderela, O sítio do Picapau Amarelo, entre tantas outras.

Histórias que colorem o imaginário infantil, despertam a curiosidade, encantam e assustam. Exatamente, alguns contos têm a capacidade de gerar medo ao falar da morte, monstros, gnomos, trolls, gigantes, ogros, bruxas, dragões e o próprio diabo.

Alguns desses contos, das mais diversas regiões do mundo, foram reunidos por Christine Palluy no livro “Pequenos contos para sentir medo”, publicado pela Companhia das Letras, com tradução de Heloisa Jahn e ilustrações dos franceses Sandrine Revel, Nicolas Barberon e Antoine Guilloppé.

Os contos reunidos por Christine pertencem a diversos países do mundo, como Senegal, Rússia, China, França, Japão, China, Noruega, Espanha, Alemanha, Irlanda e Cabília.

Cada história contém elementos para provocar medo no leitor, como bruxas, ogros, monstros, fantasmas e gigantes. Mas esses contos nem são tão assustadores assim, o que de fato impressiona são as mensagens transmitidas ao final de cada história que trás sempre um pequeno poema, como se fosse uma lição de moral a ser aprendida.

Assim nos encantamos com a sapiência da cigarra ao desbancar as três feras no conto senegalês, com a astúcia do gigante Irlandês ao enganar o gigante da outra margem do rio, do homem que vence o medo e encara o fantasma que assola uma fazenda, do inteligente guerreiro japonês que enfrenta o dragão de oito cabeças e da menina que preserva os amigos e foge da brava bruxa russa.

Algumas histórias em particular eu ouvi durante a minha infância, e talvez muitos outros leitores também tiveram a oportunidade de conhecer. Como a garota que transformava palha em ouro com a ajuda do diabo, e que quase perde sua filha em troca de fios de ouro. E do garoto, afilhado da Dona Morte, e que precisa enganá-la por amor a uma jovem garota.

As ilustrações que acompanham cada história são coloridas e dão mais vida aos fatos, enfocando os principais elementos de cada conto e instigando a imaginação do leitor.

Seja pelas cores e ilustrações instigantes, pelas histórias cheias de moral ou mesmo pela curiosidade por contos de diferentes países, o livro de Christine Palluy deixa uma marca de encantamento. Esta magia aparece principalmente se os contos forem lidos em voz alta, dando a devida entonação aos momentos de suspense, e graciosidade aos poemas ao final de cada história.

Pequenos contos para sentir medo
Autora: Christine Palluy
Tradução: Heloisa Jahn
Ilustrações: Sandrine Revel, Nicolas Barberon e Antoine Guilloppé.
48 páginas
Preço Sugerido: R$ 48,00