Leite derramado

Leite derramado Chico Buarque

Resenhas - Leite derramado

felipe.gugel 29/01/2023

A escrita de Chico Buarque nessa obra é genial. Ela retrata bem a confusão de fatos e o sentimento de um idoso no fim da vida, muitas vezes até infantil. Assim, a forma do livro está entrelaçada aos seus efeitos no leitor com maestria.
felipe.gugel 30/01/2023minha estante
E claro, o livro demonstra a decadência da aristocracia. "Tu sabe com quem você está falando?" Demonstra como o personagem usava o sobrenome para sentir-se superior. E, ao passar do tempo, percebemos como o seu nome foi perdendo importância na proporção que a sociedade evoluía democraticamente.

abibliotecadamica 15/01/2023

Meu romance favorito de Chico.
"Se soubesse como gosto das suas cheganças, você chegaria correndo todo dia".
Ah, Chico

Gabriela 10/01/2023

Ai, Chico...
Como eu sou apaixonada por essa cabecinha. Chico é o rei do eu lírico: pode ser mulher, velho fascista, burguês safado, criança ferida e quem quiser. É sempre alguém crível, complexo, indivisível. E como eu AMO quando ele escancara a fétida elite carioca! Literatura com ritmo e com acre senso de humor. Queria mais.

Dourado 03/01/2023

deliciosa sobremesa buarqueana.
Uma saborosa leitura cheia de resgates do passado com detalhes das toneladas de experiências de um centenário orgulhoso de sua família e confusamente apaixonado pelo passado.

joaoggur 30/12/2022

Momentos se tornando memórias.
Tenho uma boa relação com os livros de Chico Buarque. Além de ser grande fã de sua carreira musical, também o admiro como escritor. Esse foi um dos trabalhos que menos me agradou.

Eulálio é um centenário que, em seu leito de morte, se recorda (ou pelo menos tenta lembrar, dado a sua memória falha) de grandes momentos em sua vida, tais quais sua relação com a esposa (Matilde) até o nascimento de seus descendentes.

Chico conseguiu perfeitamente dar uma personalidade a Eulálio. O personagem não é nada superficial ou robótico e sim muito verossímil a um homem nascido no início do século passado. Mas, talvez, o grande problema da leitura está nessa ponto: como a maioria das pessoas nascidas no início do século XX, Eulálio transmite falas e atos racistas, machistas e até antissemitas. A questão não é nem diretamente essa e sim o fato que, em decorrência disso, não conseguimos nos simpatizar por ele, o que faz a leitura ser monótona, cansativa e pouco interessante.

Não é o melhor trabalho de Chico Buarque, mas até que vale a leitura. Não recomendo para quem está saindo de ressaca literária.

Ayumi.kimura 20/12/2022

Genial
Curti demais esse livro, cheio de nostalgias, saudades e uma viagem entre o real e o imaginário e com boa dose de humor, paixão, obsessão e cheio de memória cheio de saudades de situações nunca vividas.

Ellen Rayane 31/10/2022

Esse livro é sobre nostalgia de um tempo que já passou, o narrador é um senhor de 100 anos que mistura suas lembranças e fica remoendo seus tempos de ouro...
Cansativo por ser repetitivo, mas acho que esse era o intuito por ser um livro de lembranças.

Everton Vidal 26/10/2022

Você já deve ter lido que Leite Derramado é mais do que um livro, é o Chico Buarque escritor sendo tão genial quanto o compositor. Foi lançado cinco anos depois de Budapeste, e representa um salto em relação a ele, no mínimo em termos clareza e leveza.
É a história contada pelo centenário Eulálio Montenegro d'Assumpção, que acamado pela idade vai divagando sobre os acontecimentos de sua vida e de seus ancestrais, tecendo uma trama fascinante que alcança mais de dois séculos de história do Brasil.
O livro tem um agradável senso de humor que, aliado à forma particular do Chico de se comunicar, inclusive com outros autores (tem muito de Machado nele, por exemplo) faz desse um romance hipnótico, gostoso de ler, e que abrange de tudo, de sensualidade a ternura, do riso ao trágico, um raio-x da solidão, que definitivamente consagrou o autor como um dos escritores mais importantes da língua portuguesa.

carbononh 19/10/2022

cada lembrança já é um arremedo de lembrança anterior
Leite Derramado é um livro fenomenal, que nos apresenta, aos poucos e de forma despretensiosa, a história do Brasil. Eulário, já aos 100 anos, nos conta a história de toda a sua família, desde seu tataravô ao seu tataraneto, ou ao menos o que acredita lembrar destes. A narração acomete figuras ilustres da história, que, em algum momento ou outro, teceram alguma relação com a família Assumpção, como a rainha Elizabeth e Getúlio Vargas.

Obviamente, como é de se esperar, alguns episódios e personagens aparecem e somem mais que outros, uma vez que o Chico é muito verossímil na narração feita por uma pessoa idosa. Não é à toa que os relatos sobre Matilde, sua esposa, e o ciúme inexplicável que Eulálio sente é um dos pontos centrais da trama. "Mas se com a idade a gente dá para repetir certas histórias, não é por demência senil, é porque certas histórias não param de acontecer em nós até o fim da vida".

A escrita de Buarque é, sem exageros, genial. E utilizando de toda sua genialidade, Chico consegue escrachar ainda o nepotismo, o racismo e diversos problemas na estrutura política brasileira ao longo da história. Por se tratar de memórias e não haver uma ordem cronológica explícita dos fatos, talvez seja um pouco confuso para alguns leitores de início. Mas acredito que vale a pena se esforçar e continuar a leitura. Recomendo demais este livro!!!!!

10/10

Iago 16/08/2022

Decadência e orgulho.
Um personagem idoso relembra sua vida enquanto definha em seu leito de morte. Algo que poderia carecer de originalidade, mas a forma que Chico Buarque nos oferece essa narrativa, direta dos lábios e de uma memória moribundos, sentimos mais pelos sofrimentos de nosso narrador. De uma família tradicionalíssima, segundo ele mesmo, se vê diante da ruína de sua família e de seu nome, o qual não mais abre portas. Tocante.

beatrizmoritz 27/07/2022

é muito doido pensar que é exatamente assim que a cabeça de uma pessoa idosa funciona. para alguns a leitura pode parecer confusa, no início também me senti assim. talvez realmente tenha sido a intenção do Chico, e por isso a cada capítulo eu era mais e mais cativada pela narração de Eulálio e me via completamente absorta. o livro é cheio de preconceitos esculachados mas que, para uma pessoa com a idade e origem do personagem, apesar de incômodos, são compreensíveis. amei muito essa experiência, muito fora da minha zona de conforto.
aos que já viram e gostaram do filme The Father, protagonizado por Anthony Hopkins, recomendo essa leitura.
Fer Kaczynski 09/08/2022minha estante
Também gostei da leitura, penso exatamente como vc, e obrigada pela dica de filme, quero assistir!

Cris @cristinadaitx 10/07/2022

Meu primeiro contato com a escrita do autor, a qual traz um personagem que revive as memórias de sua vida enquanto está no hospital vivendo seus últimos dias de vida. A sensibilidade da escrita me surpreendeu e, com certeza, vou querer conhecer mais de sua escrita.

Gabriel.Tadeu 10/06/2022

Me lembrou cem anos de solidão
Em um monólogo cabisbaixo, Chico Buarque conta a história de Eulálio, que nos seus mais de 100 anos viveu diversos momentos da história do Brasil.

Mari Lopes 07/06/2022

Sensível e íntimo
Estou apaixonada pela escrita do Chico Buarque! Que livro poético e sensível. Aqui, vamos conhecer a história da família Assumpção - e não Assunção - pela única voz do Eulálio, um ancião que tem por volta de 100 anos de idade. Eulálio se perde em suas memórias indo e voltando no passado, na medida em que voltamos à sua realidade, um senhor que vive em um hospital. Acompanhamos a história de uma família tradicional, sua influência e seu poder, mas que decai conforme passam-se as gerações. Leite Derramado é uma narrativa íntima, um retratado da sociedade brasileira dos séculos XIX e XX, com críticas sociais e morais implícita e explicitamente. Uma leitura leve e aconchegante.