Leite derramado

Leite derramado Chico Buarque

Resenhas - Leite derramado

Alexandre de Oliveira 10/01/2024

Elite caída
O livro é narrado pelo personagem principal, Eulálio Montenegro d?Assumpção, um velho centenário que desfia a sua história de vida, a história da sua família e do Brasil. Conta, num fluxo verbal de consciência, as suas memórias falhas, que ora se contradizem e se complementam. No núcleo do livro, sua história de ?amor? com Matilde, uma não-branca com quem se casou após a morte do pai, a contragosto da família elitista. Um mistério cerca sua história com ela: o sumiço não explicado no livro, cuja solução fora dispensada pelo Eulálio.

Tassia.Thariny 08/01/2024

Bom, porém cansativo!
Achei um pouco confuso, pois, vai e volta a narrativa entre passado/presente/futuro, o que acaba ficando cansativo.

Eliane406 01/01/2024

A expressão subjetiva
A expressão é popular e antiga, vinda de camponeses, não adianta chorar sobre aquilo que é irremediável. E o passado é aquela velha roupa que já não serve mais.
As lembranças serão eternas e particulares.
Ao chegar ao crepúsculo da vida, a memória se torna um lugar onde o coração fica armazenado, tentar reviver histórias e momentos e manter vivo aquilo que se nos torna únicos. Foi assim que Buarque com seu dom da escrita, trouxe em poucas páginas a narrativa em primeira pessoa de um homem centenário que viveu toda a mudança de seu país, absorto nas lembranças de um amor inesquecível e uma dor que jamais foi concluída.

?"[...] E a partir de então liguei uma coisa com a outra, a respiração de Matilde chamava as ondas, qie lhe respondiam com seu espraiar. Passar uma noite sem Matilde me parecia tão improvável quanto cessarem todas as ondas sem mais nem menos."

Robremir 15/12/2023

Um romance sobre a decadência
Comprei este livro em um sebo faz alguns anos e ontem resolvi tirá-lo da estante. Na primeira página, um recado manuscrito da ex-leitora do livro para o Chico: horrível, pare de escrever e volte a compor. Eu ri e com este espírito me diverti horrores com a leitura. É um livro sobre decadência, alguém outrora muito rico que foi tendo que se adaptar a coisas cada vez mais baratas. Mas é um livro também sobre sanidade, sobre velhice, sobre o que nos faz vivos. Eulálio não é das pessoas mais simpáticas, é racista, covarde, mimado, mas é um reflexo da época em que viveu. Gostei muito.
Vou escrever um recadinho debaixo do anterior. Continue escrevendo, Chico. Mas se quiser componha também.

Filipe 06/12/2023

Com uma narrativa intensa e, ao mesmo tempo, delicada, Chico Buarque nos presenteia com esta que é uma obra-prima da literatura brasileira. Há aqui um claro retrato de uma das mais comuns leituras da sociedade brasileira, algo que explora a psique de um tradicional ?cidadão de bem?.

Por quase 200 páginas, mergulhamos nos delírios saudosistas de uma figura decadente que clama as glórias e derrotas do passado de uma maneira imponente. Não temos aqui um narrador-personagem simples, embora a leitura o seja. Temos aqui uma figura complexa, que fala mais do que acredita dizer.

Chico é certamente o meu autor nacional favorito, com um talento que emociona.

Amanda 08/11/2023

Genial
No começo do livro, lembrei muito de uma canção do Chico, chamada "O velho Francisco", em que o personagem é um idoso acamado, hospitalizado, contando suas histórias de sucesso na juventude. O livro é genial. Consegue retratar toda a falência moral das elites brasileiras, junto de sua falência também material. Os descendentes de escravistas e barões jazem em camas de memórias de um passado de ricos sobrenomes, que nada mais significam. A história é contada de maneira genial, desordenada como as memórias confusas do velho centenário. Todas as dores, ilusões e hipocrisias são descritas de forma a princípio confusa, fora de ordem, repetidamente... Mas tudo vai se esclarecendo na mente do leitor. Vale a leitura!

jbswiftela 10/10/2023

Leite derramado
Bom, essa foi a minha segunda leitura do chico buarque, estava muiito ansiosa por mais. como posso dizer que foi exatamente como eu tinha imaginado?. a história desse livro é muito ampla e reflexiva, mas o que mais me surpreendeu foi a escrita do autor. vou ler mais dele com certeza

MBressan 05/10/2023

A memória é uma vasta ferida
Primeiro livro de Chico que li e a conclusão continua sendo a mesma em relação às suas músicas: gênio.
Chico Buarque tem a perspicácia de entrelaçar o público e o privado; o íntimo e o social; a história pessoal e a história do Brasil.
Eulálio, um senhor centenário, é capaz de nos mostrar a realidade do envelhecer, e nos traz a reflexão: não importa quem você tenha sido, o corpo envelhece e sofre das mesmas mazelas que qualquer outro.
A confusão das memórias do personagem acabam gerando confusão em nós mesmos ao longo da leitura, afinal, sou eu ou o próprio Eulálio que está se confundindo?
Cheguei a pensar: e se toda essa história sobre família importante, Rainha Elizabeth, senador, abolição, for apenas uma distorção gerada pela demência? Pois bem, a história do Brasil, às vezes, é realmente tão absurda que soaria melhor se fosse apenas uma ideia fantasiosa (e de mau gosto).
Como ignorar, ainda, a sensação a la "Capitu" quando se trata de Matilde: traiu ou não traiu?
Por todo o livro, somos tomados por um conjunto de sentimentos entre a repugnância pelo passado e a empatia pelo presente de Eulálio (e da sociedade).

"bem antes da doença e da velhice, talvez minha vida já fosse um pouco assim, uma dorzinha chata a me espetar o tempo todo, e de repente uma lambada atroz."

"memória é deveras um pandemônio, mas está tudo lá dentro, depois de fuçar um pouco o dono é capaz de encontrar todas as coisas"

"seria até cômico, eu aqui, todo cagado nas fraldas, dizer a vocês que tive berço"

"os baques me seriam muito dolorosos se eu já não estivesse caído"

"as pessoas não se dão o trabalho de escutar um velho, e é por isso que há tantos velhos embatucados por aí, o olhar perdido, numa espécie de país estrangeiro"

"são tantas as minhas lembranças, e lembranças de lembranças de lembranças, que já não sei em qual camada da memória eu estava agora."

alex santos 23/09/2023

Memória decadente
A confissão desconexa da vida centenária e da linhagem familiar de um paciente moribundo em um hospital. A decadência social e econômica da família mostrada em idas e vindas de uma memória tão confusa cronologicamente quanto precisa em detalhes que vão se encaixando a cada capítulo.
É preciso estar atento para entender Chico.

Alex 17/09/2023

Tenha empatia, mas nem tanto.
Para melhor entendimento vamos separar esta crítica em dois pontos: História e Ritmo de Leitura.

?História:

Acompanhar os delírios e as divagações de um senhor de quase cem anos gera para você certa empatia em alguns momentos do livro, empatia essa que não demora a acabar na página seguinte. O pensamento vindo da época colonial se faz presente no livro desde a primeira página até a última, então não fique surpreso ao ler um trecho relativamente fofo e no seguinte mudar para alguma coisa absurda.
Tenho a impressão que esta história se a semelhança muito a ouvir o lamentos de algum idoso que fora "abandonado" pela família, no início gera um sentimento de pena mas ao final a única coisa que sentimos é certa indiferença e nojo por alguns momentos.

? Ritmo de Leitura:

Já adianto que o livro é inteiramente narrado em primeira pessoa e não há nenhum diálogo. É apenas texto corrido sem nenhuma pausa, quase como o livro Pessoas Normais, isso não me foi um problema tendo em vista que em geral os capítulos são curtos. A ordem cronológica não é perfeita e alguns pontos o leitor tem que prestar atenção ao que lê pois pode se perder em meio às informações dadas pela metade, isso não é um ponto ruim já que é a proposta do livro e algumas explicações o autor deixou implícito, já que tudo referente a um acontecimento vemos pela visão do narrador então não temos outros pontos de vista sobre os fatos.

Marina516 26/08/2023

Ainda bem que existe o último capítulo.
Gostei bastante do livro, da decadência da família Assumpção. Mas, com esse narrador (que em português eu esqueço o nome, unreliable narrator) é muito mais desafiador entender a história. Muitas vezes o livro me lembrou a memórias póstumas, máquina de fazer espanhóis e cem anos de solidão. Um livro muito bom pra falar do desapego não intencional da memória. A escrita do Chico é excelente, me fazendo ir do nojo a paixão completa em diferentes momentos das 200 páginas

Juh 23/08/2023

"Se soubesses como gosto de suas cheganças, você chegaria correndo todo dia."

Eu adoro livros que falam sobre memórias. Eu adoro livros que são construídos por meio de flashbacks. É sempre uma oportunidade de perceber o quanto a nossa memória trabalha de forma criativa de modo a preencher as lacunas que a passagem do tempo pode abrir. Ver a memória de Eulálio funcionar sempre de forma cíclica é interessante e nos leva a perceber o quanto o nosso cérebro e a nossa memória são criativos. Para além do processo de Formação de Brasil, Leite Derramado é sobre a (re)construção da própria trajetória com todas as suas desventuras amorosas. Eulálio é, acima de tudo, um apaixonado, um apaixonado que não soube amar. Matilde é uma injustiçada, que não pôde ficar. A escrita de Chico é simples, fácil, fluida e de leitura rápida. Deleitem-se! ??

adaniborges 27/07/2023

O romance de Chico trata da decadência do personagem carioca Eulálio, fazendo referência à elite do Rio de Janeiro. As histórias de sua vida, narradas por ele mesmo, conversam com vários períodos históricos do Brasil.

A obra é uma costura de memórias, suposições e devaneios de um personagem centenário, que se encontra internado em um hospital. Tudo o que ele nos conta não é integralmente confiável, dado que, por vezes, o narrador se embaraça na velhice de suas memórias, e delira, achando que irá se casar com uma das enfermeiras. Desse modo, há uma marca volúvel nesse narrador instável, o que aproxima a obra de Chico aos traços machadianos.

A interação com pessoas e com eventos no hospital coloca o personagem de frente com questões de seu passado, e é daí que começa o encadeamento de episódios confusos.

Muitos desses episódios são recontados, porém com algumas intercorrências. A respeito disso, Denise D'Aurea Tardeli (2009) diz que "a cada vez que é recontado um momento é reconstruída simbolicamente, a representação que confortavelmente se espera, mesmo que algumas vezes o fato fuja da objetividade e a narrativa não seja fiel à realidade. É como um gerenciamento de fatos de acordo com uma perspectiva de compreensão do mundo que se deseja comunicar e reconhecer, ou seja, a identidade narrativa é constitutiva na formação pessoal. As histórias dão sentido ao presente e nos tornam capazes de vê-lo como parte de um conjunto de relações envolvendo um passado construído, mas sem significado fixo e que pode a cada novo relato variar o contexto que serve de meta para o futuro".

Luc1l 10/07/2023

Nunca havia lido nada do Chico e comecei esse sem informação alguma, mas como chegou em mim comecei a ler na maciota e é uma narrativa bem humorada, muito irônica e elegante, contando a saga da família Assumpção desde a chegada da corte portuguesa no Brasil sob a perspectiva de um centenário que está num leito de hospital.
E agora vou atrás de ler os novos livros do Chico!

Luisa616 01/07/2023

Resenha ?Leite Derramado?, Chico Buarque
Eulálio de Assumpção com ?p? tem uma doença senil e está em uma cama de hospital, onde tem lembranças e devaneios. Ele confunde o espaço/tempo dos acontecimentos e isso, muitas vezes, faz a gente duvidar do que é real ou não durante a leitura. No meio de muitas confusões mentais e repetições, ele narra as lembranças que tem da vida e da família.
?? O livro é narrado em primeira pessoa por Eulálio.
? Curiosidade: todos os homens da família também se chamam Eulálio, porém quando ele tem uma filha mulher e a tradição parece ser rompida, ele dá o nome a ela de Maria Eulália.