Justiça

Justiça Michael Sandel

Resenhas - Justiça

Laís 27/09/2021

Difícil resenhar esse livro mas eu aprendi demais com ele e já quero ler TODOS do autor.
A escrita dele é ótima e fez eu questionar várias opiniões minhas.

jdelisiario 11/09/2021

Instigante
Mais um livro que me tirou totalmente do meu lugar comum de leitura.

Ele realmente aborda temas que nos faz questionar o quão justo ou injusto uma situação pode ser. Nos faz pensar se determinadas situações devem ser observadas pela ótica da justiça ou moral.

Traz comparações que simplesmente podemos ver acontecer ao nosso lado ou até mesmo conosco e isso faz tudo ser tão louco e ao mesmo tempo tão verdadeiro que depois de pensar, você não será a mesma pessoa...

Um tema complexo, o início do livro não é trivial. A leitura não flui 100% no princípio, mas vale a pena.

Se tiver a oportunidade, leia!

#leituraTerapia

Maria 07/09/2021

Uma introdução ao estudo do Direito e da justiça
Este livro não só é recomendável para quem deseja atuar na área, mas também, a qualquer público que precisa compreender e questionar o que é certo.
O autor/professor aborda diversas situações e nos faz a seguinte pergunta: "O que você escolheria?" , logo em seguida é exposta a opinião da maioria de seus alunos e o que a ciência social falaria a respeito.
Dessa forma, há uma enorme importância em compreendermos a justiça incluindo todos os seus aspectos culturais, sociais e pessoais.
O livro é um pequeno curso introdutório, mas que não faz jus a complexibilidade de seu conteúdo!

Heitor.Mattos 31/08/2021

Imperdível!
Livro que nos faz questionar nosso senso ético e moral. O autor coloca situações chaves onde quase todas as pessoas têm uma resposta convicta, ele então apresenta meios de resolver a situação e o leitor começa a se questionar se oque ele pensa realmente é certo ou não. Um exemplo é o dilema do Trem desgovernado.

Recomendo a todos que querem se questionar quanto ao 'correto'

Alice Braga 29/08/2021

Livro muito interessante sobre o que é justiça. Com vários exemplos que nos ajudam a pensar fora da caixinha, gostei muito da leitura.

Karlinha 29/07/2021

Livro difícil e estimulante
?Fique por dentro do que há de mais moderno e provocativo no mais concorrido curso da Universidade de Harvard. O curso ?Justice?, de Michael J. Sandel, é um dos mais populares e influentes de Harvard. Quase mil alunos aglomeram-se no anfiteatro do campus da universidade para ouvir Sandel relacionar grandes problemas da filosofia a prosaicos assuntos do cotidiano.? (Resenha da Amazon)
O autor nos trás vários pontos de vista sobre o mesmo assunto (sendo sempre o tema central a JUSTIÇA) e no desenrolar do tema abordado é impossível o leitor não ter como certa a postura A ou B, mas o grande plot da questão pra mim é que mesmo quando achei qual posição seria a correta ele nos expõe tão bem todas as vertentes que acaba me mostrando que eu não estava tão certa quando achei que estava.
Ele também nos trás estudos baseado em grandes nomes como Locke, Kant e Aristóteles entre tantos outros e isso deixou a experiência tão rica, poder conhecer um pouquinho mais o que esses grandes nomes da história tem a nos dizer. Eu amei que, apesar de muitas vezes ele tratar de assuntos e teorias muito complicadas de serem entendidas, ele nos trás MUITOS exemplos e histórias que se encaixam e ajudam muito ao entendimento de pessoas que, assim como eu, não estão tão familiarizadas com esse tipo de leitura.
Foi um leitura difícil e lenta e com certeza não consegui absorver tudo que ela tem a oferecer, mas o pouco que absorvi me encantou e me estimulou a buscar mais livros assim.

Dan 28/07/2021

Debates relevantes para expandir a mente.
O escritor traz reflexões sobre temas como o que é justo ou injusto, moral ou imoral, entre outros. Com exemplos reais, trazidos pelo autor, os debates ficam ainda mais interessantes.
Uma boa leitura para refletirmos sobre assuntos que, às vezes, não analisamos corretamente para damos uma opinião.

Rafaelmmt 28/07/2021

Excelente livro! Conteúdo incrível exposto de forma fácil e agradável.
Recomendo acompanhar também a versão gravada do curso que tem disponível no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=kBdfcR-8hEY&list=PL30C13C91CFFEFEA6&ab_channel=HarvardUniversity)

Laura 27/07/2021

espetacular
Excelente leitura aos que buscam aprofundar mais sobre justiça: seus conceitos, entendimentos e vida prática. Livro denso e reflexivo. Recomendo

André Cermaria 22/07/2021

Justiça: o que é fazer a coisa certa
Conheci o autor por meio de suas aulas ministradas em Harvard, e por sua metodologia e didática resolvi ler o livro.
O livro é bem reflexivo e explicativo, de forma que o autor busca mostrar a justiça por meio de três teorias: a do utilitarismo, que significa maximizar a utilidade e o bem-estar (a máxima felicidade para o maior número de pessoas); a segunda que diz que justiça significa respeitar a liberdade de escolha; e a terceira que diz que justiça envolve o cultivo da virtude e a preocupação com o bem comum.
Dessa forma, o autor demonstra os meios pelos quais a justiça e pensada, sempre comparando com os ideais da moralidade.
Bom livro! Recomendo.

Rbraga 19/07/2021

????????????????????????????????????????????????????
comprido 02/11/2021minha estante
??????????????????????????????????????????

Luan 06/07/2021

Sem duvidas esse é um ótimo livro.
Eu o li no 2º período de faculdade, mais precisamente na matéria de Direito, Moral e Justiça, indicado pela professora Mayra, que me encantou profundamente com este livro.
Sandel é incrível, inteligente e eu quero ser seu filho. KKKKKKK.
Gostei tanto dessa obra que adquiri as outras 3 restantes do autor.
O livro aborda diversos temas importantíssimos para a sociedade. Temas que possuem divergência de opiniões, mas que nos fazem refletir e pensar com a mente do outro.
POR QUE EU ESTOU CERTO E ELE NÃO ? ESSE PENSAMENO TAMBÉM FAZ SENTIDO !!
Fiquei assim por quase toda a obra.
Parabens !!!

Mateus 29/06/2021

A Simplicidade na Complexidade
Um livro excelente para quem gosta de criticar, ter outra perspectiva e repensar muitas das noções de justiça, moral, ética, e todas essas coisas gostosinhas, seguras e intocáveis que colocamos em um pedestal.

Iza Santos 27/06/2021

Leitura muito interessante
Com muitos conceitos que nos fazem refletir
Gostei da experiência com esse autor

Thiago 21/06/2021

Questionamentos sobre o conteúdo cívico do termo "Justiça"
O autor é professor do curso "Justice", da Universal de Harvard, e este livro apresenta a exposição do conteúdo do curso, conhecido como o mais (ou um dos mais) disputado (s) daquela instituição.

O livro trata do conteúdo da palavra "Justiça", num contexto social, cultural, para que possamos ter a noção do que é correto fazer, como cidadão. A exposição do conteúdo é bastante didática e até bem humorada em alguns pontos. O autor faz uso de situações polêmicas, como barriga de aluguel, cotas raciais, casamento entre pessoas do mesmo sexo, alistamento militar, para ilustrar suas exposições. O desenvolvimento do raciocínio é ainda enriquecido com a apresentação das principais doutrinas que formam, segundo o autor, o conteúdo da noção de liberdade, moral e justiça.

O Liberalismo, o Utilitarismo de John Raws, a Teoria de Moral de Kant, e até mesmo a filosofia clássica de Aristóteles são trazidos para o questionamento.

Livro recomendado para quem estuda Ciências sociais, como direito, sociologia, ciência política. E também para quem deseja reforçar e ampliar sua visão social do que seja certo e justo. Às vezes o livro fica um pouco cansativo. Mas vale o esforço.

E, para quem tiver com o inglês em dia, pode fazer o curso online, gratuitamente, e receber um certificado de Harvard, para enriquecer o currículo.