O Preço De Uma Lição

O Preço De Uma Lição Federico Devito
Gutti Mendonça

Resenhas - O Preço de Uma Lição

laispicco 15/03/2012

Leia se gostar de romances contemporâneos .
Quando soube do lançamento do livro,a principio não vi uma razão pra comprar,tudo bem que eu conheço a uns dois anos o trabalho do Frederico Devito,por que o mesmo,foi blogueiro da Capricho,enfim . Decidi comprar o livro e sinceramente criei uma grande expectativa com esse livro,afinal sempre tive uma ótima impressão sobre o Federico,até por que ele sempre indicava livros no blog . Então,logo eu comprei e comecei a ler . No começo eu não entendi nada,mas durante o livro a história finalmente foi se desenrolando .
E pra simplificar a vida de vocês O Preço De Uma Lição nada mais é que a história de um garoto que é extremamente romântico e faz mil coisas por causa de uma menina,e ao longo da história amadurece e revê conceitos . Juro,nunca vi menino mais romântico que o personagem, você passa a história toda sem saber o nome do protagonista . E eu não acredito que isso seja bom .
O livro trás uma visão extremamente romântica,o garoto é o cara mais lindo do colégio,sempre arrasou corações e até uma determinada parte da sua vida,ele se achava a melhor pessoa do mundo por pegar várias meninas,e ele adorava isso . Até que depois de várias,uma consegue mudar sua visão sobre o amor,e sobre as garotas . No começo os amigos o zoam demais por isso e por todo esse romantismo . E sinceramente,o personagem poderia ser um menino do Tumblr perfeitamente .
Durante a história,acontece uma série de encontros,desencontros e alguns conflitos dentro do romance principal .
Eu a principio esperava muito mais do livro,e não esperava um romance aos olhos de um garoto,ao ver o titulo eu acreditava em algo mais dramático ou algo do gênero . Eu gostei bastante do livro,mas acredito que dá pra ser feito uma série de melhorias,mas vamos considerar que esse é o primeiro livro do Federico e do Gutti então calma .
Uma coisa que eu achei bem interessante é que alguns personagens do livro,segundo os proprios autores possam ser reais,sim,só foram modificados .
A informação que esse livro será uma série me animou bastante,mas espero que o segundo livro seja melhor e mais claro em relação aos personagens e a história em geral .
Eu indico O Preço De Uma Lição pra adolescentes entre 13 e 15 anos por ser uma história mais romântica,e eu acredito que a intenção dos autores foi exatamente essa.. atingir um publico mais jovem .
Eu gostei do livro,mas acredito que podia ser melhorado,eu esperava mais.. porem foi contra minhas expectativas .
Pra quem gosta de romances melodramáticos é uma boa alternativa . E é isso ai .

Vivi 20/05/2012

Desabafo!
Há muito, muito tempo mesmo, um livro não consegue me aborrecer tanto como esse, não gosto de publicar resenhas negativas no blog, então vou apenas registrar minha decepção aqui.

Infelizmente não recomendo a compra desse livro.

Sem mais.

Bjokas!!!

Beatriz Gosmin 17/01/2012

Resenha por Beatriz Gosmin (www.livroseatitudes.blogspot.com)
..................................................
- Tem vários motivos para você não ficar com ela.
- Enquanto existir um motivo para ficar com ela, prefiro apostar nesse motivo.

Até agora não sei dizer se gostei ou não do livro. Fico no meio termo mesmo.

O personagem principal que narra o livro não possui um nome, mas isso não interfere em nada. Desde pequeno ele tem um quê com o número 21: seu aniversário é dia 21 e dos seus 3 melhores amigos de infância também, a Manuela, a Cláudia e o Paulinho.

No livro ele narra a história dos seus relacionamentos, de como amadureceu e viu seus amigos do quarteto 21 o deixarem para irem morar no exterior, e (o melhor de tudo) de como conheceu Juliana quando tinha 20 anos e ela apenas 15. Desde a festa onde a conhecera, ele havia se apaixonado. Só que ficar com ela seria um sacrifício: ela morava em Mogi enquanto ele morava em São Paulo. Sem falar que a diferença de idade entre os dois poderia ser um problema na hora de pedi-la em namoro para seus pais.

Mas ele estava muito apaixonado. Sabia que a amava e ela ainda fazia aniversário no dia 21. Passou por cima de tudo e conseguiu namorá-la, até comprou um carro para poder ir com mais facilidade para Mogi nos fins de semana.
Sabia também que jamais tinha sentido aquilo por nenhuma das suas ex, e tentava a todo custo levar aquele namoro pra frente. Driblava os telefonemas apaixonados das suas ex, resistia à pressão dos amigos para sair com outras garotas em festas, era realmente um namorado fiel.

- Como você vai fazer comigo quando quiser terminar? – perguntou.
- Vou te pedir em casamento, aí quando você aceitar, vai terminar nosso namoro e começar o noivado – disse romântico, e Juliana apoiou a cabeça em meu peito.

Tudo estava às mil maravilhas, até que começou a época dos vestibulares. Em dois anos, nunca tivera uma briga com ela. Ela não sentia ciúmes e era super compreensiva. Ele, por ser imbecil, eu diria, meio que começou achar um motivo para brigar. Não totalmente intencional, mas mesmo assim sem ter motivos. E como estavam em momentos de estudos pesados, ele usou esse motivo dizendo que ela não dava atenção para ele, que não gostava dele mais. Terminaram. Sim, por um dos motivos mais bobos do mundo.

É claro que ele ficou super mal. Depois de falar muitas coisas e se arrepender, era tarde. Ela já não atendia suas ligações e ele estava sofrendo muito. Perceber a burrada que tinha feito não mudaria em nada, e ficar ouvindo “Eu sabia que vocês não iriam dar certo” de todas as pessoas ao seu redor também não.

O pior de tudo foi saber que ela iria se mudar para Curitiba, o que acabava quase 100% com as chances de reconciliação. Ele, que sempre conseguiu tudo o que quis, sempre teve forçar para lutar pelo que queria, estava perdido. Mas havia mudado. Tinha aprendido a lição a um preço muito caro: perder Juliana.

Depois de ficar 5 quilos mais magro, ir super mal no vestibular, ele recebe uma proposta de emprego muito boa, onde seria chefe em sua área e ganharia um salário muito bom. Mas, a empresa se localizava em Curitiba, e ele teria de se mudar para lá.
Mesmo com todas as pessoas dizendo que ele só estava fazendo aqui pela Juliana, ele negava e falava que era somente pelo emprego, que não iria ir atrás dela. Já não queria nada com ela.

Mas será mesmo que no fundo no fundo, ele já não tinha esperanças ou vontade de procurá-la novamente?

Bom, como disse no começo não sei se gostei ou não do livro. Gostei pelo fato da história ser bem teen, o que faz a gente se identificar com o personagem e as coisas que ele vive.
Mas não gostei porque achei a história maçante, como se batesse muitas vezes na mesma tecla. Um assunto se iniciava e por mais insignificante que fosse era estendido por umas 100 páginas. Enjoava.

Também achei o personagem muito chato no começo, principalmente quando ele conheceu a Juliana: na festa ele tinha levado sua ficante Beatriz (minha chará!), mas depois que viu Juliana passou a ignorá-la. Fazia piadinhas com Juliana, cócegas no Joelho dela, ensinou ela jogar truco e até buscou coisa para ela comer. Isso na frente da Beatriz e fingindo que ela era invisível. É claro que senti vontade de voar no pescoço dele. Coitada da menina!

Ele me fez mudar de opinião várias vezes no decorrer da história, no começo eu não queria que ele ficasse com a Juliana nunquinha (peguei raiva por causa do que ele fez com a Beatriz), mas depois que ele começou a namorá-la, fiquei torcendo para eles ficarem juntos para sempre. E, depois que se separaram, eu novamente torci para que ele não voltasse com ela jamais. (sou má? RS).
Não gostei do final, mas acho que foi o melhor que poderia ter acontecido.

Beijos, Bia.

Marina 12/07/2013

Artificial
Bom, é um livro que chama atenção pelo fato do garoto fazer exatamente de tudo pela sua amada Juliana. Mas a primeira coisa que eu diria se me perguntassem o que eu achei do livro, com certeza seria artificial, romântico, com humor, mas artificial. O rapaz se apaixona pela Juliana (jura?), porque ela é linda demais. Sabemos que pessoas lindas costumam chamar nossa atenção de uma forma diferente, mas sabemos também que nos apaixonamos pelo que ela é, pelo que ela mostra ser, pelo que ela pode nos oferecer durante uma futura relação. E convenhamos, se apaixonar pela extrema beleza é algo bem material, né? Sem falar que o personagem principal do livro se mostra na maioria das vezes um narcisista.

Nii. 13/01/2012

E... No geral eu... não Gostei tanto do livro. A narração é boa e você tem vontade de ler o livro. Sabe a aflição pra descobrir o que tem nas próximas páginas? Esse livro tem bastante. Eu levei o livro comigo na urgência de não perder muito tempo e sempre que eu pudesse ler mais uma página, mas em alguns momentos eu me desencantava com a leitura por senti um excesso de ‘love is in the air’ danado. O clima ‘cute’ não é ruim, mas o excesso né!? É Boring às vezes. Entende?

Acredito que para quem está apaixonada isso não vai ser um problema. Aqueles que estão na adolescência vão gostar também, porque o livro foca nessa fase, mesmo que o protagonista que narra a história- que até agora eu não sei qual é o nome – tenha 24 anos. Na verdade, o livro é uma narração de toda a vida amorosa do garoto em questão.

O excesso que me refiro é com relação justamente a essa ‘vida amorosa’. O livro é completamente focado nisso, tudo bem que no fim o autor explica esse foco, mas ainda assim muita coisa poderia ter sido cortada. Vários diálogos longos e desnecessários me deixavam exausta. E, com sinceridade, o final deixou um pouco a desejar. Mesmo fechando bem a narrativa acredito que os autores poderiam ter dado ao leitor um pouco mais do ‘depois’.

Não posso deixar um comentário pertinente passar e vai principalmente para os que já leram... Minha gente o garoto (é um dos autores,será?) tem um imã para garotas psicopatas! Viram isso? As ‘Marcelas’ então...Nossa, isso me assustou! Garotas intensas até demais! Fiquei morrendo de medo!

A intenção de ‘O preço de uma lição’, o mote do livro foi legal que eu até sentir vontade de usar o colar! Haha. No fim ‘O preço de uma lição’ foi uma grata surpresa e um bom passatempo e melhorando em alguns pontos os autores vão com certeza nos brindar (clima ‘fim de ano’ ainda) com boas histórias pela frente.

Laura Nepomuceno 30/12/2012

O Preço de Uma Lição
Surpreendeu-me. Sim, esse livro me surpreendeu, e de uma boa maneira! Mas vou logo avisando, homens, não cometam esse erro! Leiam e aprendam a não fazer o mesmo que o personagem, que por sinal não tem nome, o que realmente foi uma jogada de mestre, porque ele pode ser o João da escola, o Pedro da padaria, afinal eu nunca poderia saber o que se passa na cabeça de um homem, não é? Bem, mas vamos lá pessoal masculino, se vocês estão felizes não, em hipótese alguma, façam o que o personagem fez! Pra que brigar? E depois se arrepender! Claro que vocês podem cometer erros! Todos cometem, mas, como eu disse anteriormente, leiam o livro e vejam o que o senhor anônimo fez! Não mesmo se é isso que passa na cabeça de vocês, mas gostei de saber, porque vocês são tão contraditórios quanto nós, mulheres, as vezes somos! Queremos algo, mas fazemos o contrário, por conta de... Sei lá o que!?
O livro me prendeu bastante, demorei apenas dois dias para lê-lo e realmente não me decepcionei! Por que eu não esperava nada dele. Em alguns momentos tive que ler um diálogo do novo por que não conseguia entender quem dizia o que! O único ponto chato do livro pra mim foi esse. Acho que, quem tiver um coração de manteiga feito eu, irá gostar do "final", entre aspas assim que vocês lerem entenderão o porquê. Boa leitura.
Joy 06/02/2013minha estante
Concordo com você... apesar de ficar na curiosidade do que aconteceria dali pra frente :/

Layza 13/04/2018

Que luta pra acabar
Livro mega confuso, romance chatíssimo, que relacionamento irritante, esparava que Juliana não voltasse com ele, cara chato.
Livro enorme, não tinha necessidade, parece que foi só pra encher linguiça mesmo.

Ane Carol 19/01/2012

O preço de uma lição
Quando nos deparamos com o titulo do livro logo vem à idéia de algo de auto-ajuda e a capa logo de cara nos traz a impressão de algo jovem, divertido, e por fim a sinopse traz algo instigador, mas nada conclusivo. Um mix de fatores que desperta nosso interesse.

Quando recebi este livro tinha algumas expectativas com a história. Pois é interessante ver um romance jovem onde o personagem principal seja um garoto, e não uma garota, conhecer um pouco o que se passa dentro da cabeça e principalmente dentro do coração deles.
A história se inicia de uma maneira um pouco confusa contando como o protagonista conheceu seus melhores amigos, confesso que tive que ler mais de uma vez para conseguir entender o nome dos personagens e a quem pertencia quando detalhe. O protagonista é o único personagem que não nos é revelado o nome, então vamos chamá-lo de Garoto sem nome.

O Garoto sem nome é o típico sonho de consumo de muitas meninas: um cara bonito, divertido, amigo, companheiro, romântico, fiel, determinado, não bebe e nem fuma, bom aluno, dedicado entre outras coisas. Teve alguns relacionamentos um tanto quando inusitados até o momento em que conhece Juliana e toda sua concepção sobre amor muda. No momento ele que ele a viu foi amor a primeira vista e a partir deste momento ele faz de tudo para conquistá-la e torná-la sua namorada. Depois de algumas tentativas o Garoto sem nome apesar das dificuldades enfrentadas ( diferença de idades ele com 20 e ela com 15, cidades diferentes) ele consegue conquistar Juliana e iniciam um namoro.
Somos introduzidos na rotina do casal, seus altos e baixos, as mudanças e escolhas de cada um, até o momento que o namoro é posto a prova, e não termina da melhor maneira. Após o termino da relação cada um segue seu caminho e o Garoto sem nome aprende a importância do amor, confiança e amizade e descobre que tudo tem seu preço e o quanto é preciso pagar ter-se o que se deseja.

O livro tem capítulos longos e em alguns momentos a leitura se torna cansativa e um pouco confusa. Há momentos que temos muitos detalhes descrito enquanto em outros tudo fica meio vago. A leitura começa a se tornar mais dinâmica já chegando aos últimos capítulos o que deixa a gente com aquele sensação de agora que a coisa tava ficando boa acaba. Bom o livro não atendeu minhas expectativa, esperava um algo mais que não vi. O final deixou uma brecha para uma possível continuação quem sabe os detalhes e repostas que ficaram faltando neste livro foram propositais e tudo será explicado em um segundo volume, que tudo indica a continuação é praticamente certa. Li em alguns lugares que história não é toda ficção, muitas coisas aconteceram na vida real dos autores Federico Devito e Gutti Mendonça.

maadelima 26/12/2011

Comente >>> http://gossinp.blogspot.com/2011/12/resenha-o-preco-de-uma-licao-federico.html

ricardo_22 23/01/2012

Resenha para o blog OverShock
O Preço de Uma Lição, Federico Devito e Gutti Mendonça, 1ª Edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2011, 366 páginas

Muito conhecidos na internet, os autores Federico Devito e Gutti Mendonça se uniram para colocar em uma única obra as situações vividas por adolescentes no dia-a-dia. Assim surgiu O Preço de Uma Lição, último lançamento da editora Novo Conceito em 2011, lançado pelo selo Jovem.
Narrado pelo personagem principal, a história começa com uma situação normal, que acaba unindo quatro crianças com algumas características em comum. Os anos se passam e nosso personagem principal começa a enfrentar os problemas que estão na vida de qualquer garoto. Ele se apaixona, outras garotas se apaixonam por ele, enfrenta os vestibulares, a busca do primeiro emprego, mas no fim nenhum relacionamento acaba dando resultado, pelos mais diversos motivos. Até que, já aos 20 anos, ele conhece Juliana, uma garota cinco anos mais nova e que mora em outra cidade.
Aos poucos, o personagem (que não recebe um nome) se aproxima de Juliana, até que começam a namorar. Aquele relacionamento que tinha tudo para dar errado, devido as circunstâncias, acaba se concretizando, porém as dificuldades que o personagem enfrenta continuam aparecendo, e assim o livro tem sequência, até que o preço que ele pagou pela lição mais importante de sua vida seja revelado.
“Quanto mais valiosa a lição, mais alto o preço. Qual o preço de uma lição? Às vezes, se paga o preço mais alto, como eu, que paguei o que tinha de mais valiosa. (pág. 366)”.
Como a maioria dos livros que retratam a vida dos jovens, O Preço de Uma Lição tem uma história interessante, porém muito clichê. Ela narra, do inicio ao fim, os conflitos que o personagem enfrenta, dando destaque aos momentos mais importantes, sobretudo após ele iniciar seu relacionamento com Juliana. Bem descrito, e com muitas citações atuais, o livro mostra que nós, homens, também podemos amar, sofrer, ser feliz e aprender com nossos relacionamentos.
O personagem principal precisa mostrar para diversas pessoas, que seu sentimento por Juliana é real, e que ele é diferente do que todos pensam. A insistência da maioria dos personagens em desacreditar no seu amor, é algo que chega a ser irritante, não que isso estrague o livro, apenas mostra que somos capazes de amar e assim, o objetivo do livro é concluído.
“Eu juro que eu não desisti, mas simplesmente consigo enxergar que não existe mais nada que eu possa fazer, se houvesse eu realmente faria. Então eu aceitei, foi a única opção que me restou, é melhor para mim, para ela e para todo mundo. Tenho que aceitar que acabou (pág. 300)”.
Em determinados momentos a história até flui com rapidez, e isso é devido também a boa escrita dos autores, no entanto não há nenhum momento que o livro nos prenda a ele, e quando isso pode estar se encaminhando a acontecer, surge alguma situação em que tudo fica claro e volta a ser cansativo.
Além dos personagens principais, todos os demais têm significativa importância no decorrer da história, principalmente o Quarteto 21 formado pelo personagem principal, e seus amigos Paulinho, Manu e Cláudia. Seja por algum desabafo, por alguma briga ou até mesmo por algum conselho. O narrador-personagem soube escolher os momentos certos de sua vida para escrever a estória, e por incrível que pareça, uma estória que não tem um fim concreto e que muitas perguntas ficam sem respostas. Uma continuação não é impossível e sim, mais do que necessária.

Mais em: http://overshock.blogspot.com/2012/01/resenha-66-o-preco-de-uma-licao.html

Brenda 10/01/2012

Resenha o preço de uma lição - Blog

Carol 22/02/2012

Resenha publicada em www.openpage.com.br
O preço de uma lição traz a história de um garoto de 20 anos que se apaixona pela primeira vez. Antes de chegar no romance principal, o garoto nos conta sobre seus relacionamentos anteriores, que não chegaram a ser namoros de verdade.

A história começa de um modo muito interessante, mostrando como surge a amizade especial do Quarteto 21, enquanto o protagonista ainda é uma criança. A característica particular do grupo é que, todos eles, o garoto e os outros três amigos – Paulinho, Cláudia e Manuela –, fazem aniversário no dia 21. Mas, infelizmente, logo nos primeiros capítulos, os três amigos do protagonista, graças a boa posição financeira, se mudam para o exterior.

Ainda morando em São Paulo, o garoto, que curiosamente não tem seu nome citado durante a história, decide sair com outros amigos e acaba conhecendo Juliana na casa de uma amiga. Superinteressado, ele começa a manter contato com ela por meio de mensagens e os dois acabam namorando depois de um tempo.

Achei muito interessante o fato de que o personagem é caracterizado como um perfeito humano. Mesmo sendo bonito, é egoísta e metido a conquistador, mas também se mostra fiel e romântico quando está com Juliana.

Contudo, como O preço de uma lição não tem muitas descrições de cenário e sensações, focando-se mais nos sentimentos - tem várias frases ótimas -, ele não é um livro que te transporta para um universo diferente, mas procede mais como uma conversa, como se o protagonista estivesse nos contando a sua história. Esse estilo de narrativa, até as vezes meio corrido, usado pelos autores é explicado no final do livro e a ideia é muito interessante!

Como a narrativa é rápida, a leitura não é cansativa, embora tenha algumas partes arrastadas, como por exemplo alguns diálogos meio infantis. Como Juliana é bem mais nova que o garoto, isso é até compreensível. Para aqueles que, assim como eu, gostam de dar aquele INCEPTION no livro, a narrativa se torna um ponto negativo e não é tão interessante. Não é muito meu tipo de livro.

Hiper-romântico a história está recheada de diálogos e declarações, então se você não estiver numa maré romântica e se irritar com coisas meio piegas, passe longe! Mas se você curte e se interessa por esse tipo de história, vá em frente :)

Loops 14/01/2012

Mais Açúcar que Água
Admito, peguei esse livro para ler na livraria e gostei do primeiro capítulo. Quis comprar pelo começo, achei que seria fascinante. Só depois me arrependi. A narrativa é fácil de ler, mas o personagem principal é extremamente meloso, chegando a ficar insuportável. A trama, a principio, parece boa, mas o desenvolvimento não foi dos melhores; a história trata-se praticamente do namoro de Juliana com o personagem principal e todas as indas e vindas entre São Paulo e Mogi. Depois que o namoro termina, o cara fica ainda mais chato, só reclamando e falando de como era ruim viver sem a menina. Irritante também é o fato de todas as meninas do cosmo estarem loucamente apaixonadas por ele, coitado. O final até explica porque o livro é tão meloso, mas não é o suficiente para compensar toda a dor de cabeça durante a leitura. Acho que o que me irritou mesmo foi a trama, porque a escrita do autor é boa e gostosa de ler. Só recomendo para pessoas muito românticas mesmo; é açúcar demais pra quem é diabético.

Thaís 25/01/2012

O Preço de Uma Lição - Às vezes amar muito não basta
Os meninos são, sim, capazes de amar. "Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram." Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

Gente, a primeira vez que vi a sinopse com essa frase: "Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.", fiquei doida pra ler o livro, foi então que eu resolvi comprar. Simplesmente devorei o livro em 2 dias.
Escrito por: Federico Devito e Gutti Mendonça.
A história é narrada pelo personagem principal: o "pegador" e ao mesmo tempo "babaca". A amizade do quarteto 21 começou quando eram crianças e durou por muito tempo. Eles cresceram juntos e sempre amigos. O personagem principal (que não tem nome) vai conhecendo o mundo do amor aos poucos. Mas na verdade ele era um babaca que sacaneava com as garotas. Até que um dia ele conhece Juliana e se apaixona. Ele tem 20 anos e Juliana 15 e além dessa diferença de idade, eles moram em cidades diferentes. Todos acham que o romance vai dar errado. Depois que deu certo, nós (leitores) nos envolvemos tanto na história que torcemos para dar tudo certo com eles, e é o que acontece, o namoro deles deu certo - até certo momento. O garoto nunca traiu Juliana, apesar de várias oportunidades, mas passa a querer fazer ciúmes na garora e começa a brigar por coisas fúteis. Quando ele e Juliana terminam, ele percebe que o preço que pagou por esse aprendizado foi muito caro.
"Quanto mais valiosa a lição, mais alto o preço. Qual o preço de uma lição? Às vezes, se paga o preço mais alto, como eu, que paguei o que tinha de mais valiosa. (pág. 366)".
Esse livro mostra que todos são capazes de amar, até as pessoas mais frias. "O que acontece é que, na verdade, cada vez você vai ficando mais forte, mas tudo tem o seu preço, quanto mais forte fica, mais frio você é, mais frieza transmite pra quem está à sua volta. As pessoas, na verdade, não estão procurando por frio, sabia? Elas querem é um aconchego quente e confortável, e nçao um cubo de gelo duro. (pág. 239)"
Após terminar o namoro, o personagem quer mostrar a todos (inclusive sua ex "namorada") que seu amor por Juliana é maior do que qualquer coisa no mundo e que ele seria capaz de enfrentar tudo para reconquistá-la e então resolve preparar uma surpresa. Alguns personagens, simplesmente preferem não acreditar nesse amor. Várias vezes durante o livro o personagem acaba se contradizendo. "Você pode perfeitamente ser altruísta e ter amor-próprio. Acontece que às vezes ser altruísta é abrir mão do amor´próprio e outras vezes para ter amor-próprio temos que ceder um pouco de nós, sendo altruístas. Nem sempre que se cede, se perde. (pág. 305). Quando ele precisa de ajuda, os amigos do quarteto 21, (que ele também conseguiu afastar), estão ao lado dele.
É uma história muito legal. Com esse livro aprendi que tem como manter quem a gente ama sempre por perto, basta se esforçar. Mas algumas respostas ficam em abertas. A história pede e precisa de uma continuação. Estou na torcida para ser lançado "O Preço de Uma Lição II".

"Conquistas nos acrescentam, mas é com as derrotas que a gente aprende mais."

Outras resenhas em: devoramoslivros.blogspot.com

Isabella1634 22/04/2024

Eu odiei...
Esse livro me deixou profundamente irritada com as noções masculinas de amor, e para além disso me fez emocionalmente mal perceber tudo isso do ponto de vista de um jovem imaturo e irresponsável muitas vezes.
Por mais que a história seja real eu achei que acaba por idealizar demais um relacionamento que não foi tão bom assim e só me trouxe irritações
Confesso que cogitei abandonar, e me arrependo de não o ter feito, já que o livro só fica interessante no final, além do excesso desnecessário de personagens e repetições exageradas.