O Preço De Uma Lição

Gutti Mendonça

Resenhas - O Preço de Uma Lição

ricardo_22 23/01/2012

Resenha para o blog OverShock
O Preço de Uma Lição, Federico Devito e Gutti Mendonça, 1ª Edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2011, 366 páginas

Muito conhecidos na internet, os autores Federico Devito e Gutti Mendonça se uniram para colocar em uma única obra as situações vividas por adolescentes no dia-a-dia. Assim surgiu O Preço de Uma Lição, último lançamento da editora Novo Conceito em 2011, lançado pelo selo Jovem.
Narrado pelo personagem principal, a história começa com uma situação normal, que acaba unindo quatro crianças com algumas características em comum. Os anos se passam e nosso personagem principal começa a enfrentar os problemas que estão na vida de qualquer garoto. Ele se apaixona, outras garotas se apaixonam por ele, enfrenta os vestibulares, a busca do primeiro emprego, mas no fim nenhum relacionamento acaba dando resultado, pelos mais diversos motivos. Até que, já aos 20 anos, ele conhece Juliana, uma garota cinco anos mais nova e que mora em outra cidade.
Aos poucos, o personagem (que não recebe um nome) se aproxima de Juliana, até que começam a namorar. Aquele relacionamento que tinha tudo para dar errado, devido as circunstâncias, acaba se concretizando, porém as dificuldades que o personagem enfrenta continuam aparecendo, e assim o livro tem sequência, até que o preço que ele pagou pela lição mais importante de sua vida seja revelado.
“Quanto mais valiosa a lição, mais alto o preço. Qual o preço de uma lição? Às vezes, se paga o preço mais alto, como eu, que paguei o que tinha de mais valiosa. (pág. 366)”.
Como a maioria dos livros que retratam a vida dos jovens, O Preço de Uma Lição tem uma história interessante, porém muito clichê. Ela narra, do inicio ao fim, os conflitos que o personagem enfrenta, dando destaque aos momentos mais importantes, sobretudo após ele iniciar seu relacionamento com Juliana. Bem descrito, e com muitas citações atuais, o livro mostra que nós, homens, também podemos amar, sofrer, ser feliz e aprender com nossos relacionamentos.
O personagem principal precisa mostrar para diversas pessoas, que seu sentimento por Juliana é real, e que ele é diferente do que todos pensam. A insistência da maioria dos personagens em desacreditar no seu amor, é algo que chega a ser irritante, não que isso estrague o livro, apenas mostra que somos capazes de amar e assim, o objetivo do livro é concluído.
“Eu juro que eu não desisti, mas simplesmente consigo enxergar que não existe mais nada que eu possa fazer, se houvesse eu realmente faria. Então eu aceitei, foi a única opção que me restou, é melhor para mim, para ela e para todo mundo. Tenho que aceitar que acabou (pág. 300)”.
Em determinados momentos a história até flui com rapidez, e isso é devido também a boa escrita dos autores, no entanto não há nenhum momento que o livro nos prenda a ele, e quando isso pode estar se encaminhando a acontecer, surge alguma situação em que tudo fica claro e volta a ser cansativo.
Além dos personagens principais, todos os demais têm significativa importância no decorrer da história, principalmente o Quarteto 21 formado pelo personagem principal, e seus amigos Paulinho, Manu e Cláudia. Seja por algum desabafo, por alguma briga ou até mesmo por algum conselho. O narrador-personagem soube escolher os momentos certos de sua vida para escrever a estória, e por incrível que pareça, uma estória que não tem um fim concreto e que muitas perguntas ficam sem respostas. Uma continuação não é impossível e sim, mais do que necessária.

Mais em: http://overshock.blogspot.com/2012/01/resenha-66-o-preco-de-uma-licao.html

Luana Rodrigues 29/06/2012

O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que — ao contrário do que dizem algumas garotas — os meninos são, sim, capazes de amar.

Os meninos é claro que sabem amar, mas como isso é mais difícil pra eles do que pra nós (mulheres) eles ficam bobos, e passam por coisas inimaginaveis.

Quando recebi o livro estava com espectativas mil em relação a ele, pois ele parecia muito fofo. Mas confesso que o tamanho me assustou, pois não sabia como os autores iriam desenrolar a história.

O livro começa com um menino que não tem nome (sim, isso mesmo ele não tem - na verdade tem mas, ninguém disse) e seus amigos o quarteto 21, então ele começa a contar suas histórias amorosas até chegar em Juliana, onde encontrou seu amor verdadeiro e não quiz saber de mais ninguém.

E também, é aí que eu fiquei com raiva.

Comecei a ler o livro nas férias bem animada, como já disse, com espectativa a mil, mas depois que cheguei, nem na metade, e percebi que a leitura não fluia eu parei de ler ele e comecei a passar outros na frente.

Talvez a culpa de eu não ter gostado tanto do livro, seja por causa do personagem sem nome ou talvez até por causa da Juliana, afinal ao longo de todo o livro sempre achei que ela não merecia nem um pouco o menino, afinal ele era muito melhor que ela. Que era uma chata... Ou eu também não estivesse mais na fase de ler livros assim, afinal minha prima leu e simplesmente amou.

Mas talvez, o outro motivo seja que em vários momentos os autores simplesmente colocarão informações desnecessárias. Concordo que no final tem sentido o livro e todo o seu conteúdo mas, mesmo assim acho que por ele ser um livro para todos lerem deveria ser mais enxugado.

A personagem principal é fofo e carismático, como muitas vezes alguns personagens disseram ele consegue cativar as pessoas muito facilmente. O que me fez gostar muito dele.

Esse é um livro pra quem é novo (afinal que já está um pouco mais maduro talvez não goste) e é fã também dos autores.

Resenha no blog> http://partesdeumdiario.blogspot.com.br/2012/06/o-preco-de-uma-licao-gutti-mendonca-e.html#more

ElisaMarianaUF 21/05/2012

Os meninos são, sim, capazes de amar.

”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”

Patty 12/02/2012

[Resenha] O preço de uma lição - Federico Devito e Gutti Mendonça
O livro conta a estória de um menino desde quando era criança, como ele fez seus melhores amigos, as primeiras meninas que se envolveu e o seu primeiro amor, Juliana. E as complicações de seu primeiro relacionamento duradouro, Juliana começa a colocar os estudos em primeiro lugar e ainda para piorar sua familia se decide mudar de cidade, por falta de atenção ele começa a arranjar intrigas.

Certo dia Juliana se cansa de tantas briguinhas por nada e resolve terminar, o menino é realmente apaixonado por ela e só quando tuca acaba ele se toca que estava reclamando de barriga cheia. Será que ele irá tentar voltar com ela? Só lendo o livro para saber!

A estória é narrada em primeira pessoa pelo menino e é um livro bem gostoso de ler até por que o jeito como eles escreveram, o tempo do livro passava bem rápido e não se tornou uma leitura parada.

Os personagens têm características reais e é fáceis associar com algum amigo seu ou parente. Eu achei Juliana muito indecisa sobre tudo, ela não mostra muito a opinião dela e fica difícil saber se você gosta da personagem ou não. E o menino que narra eu fiquei com um pouco de raiva dele, apesar da admiração que eu tenho pelo personagem acho que eu não tentaria correr atrás e nem pensaria em reatar com Juliana se eu estivesse no lugar dele.

Fala sério quem não quer um namorado desse? A menina mora em Mongi das Cruzes e ele em São Paulo, ele vai todo final de semana incluindo feriados para ver ela, além disso, as surpresas que ele fazia para ela e os depoimentos. *----*
Uma coisa que eu não gostei na estória, é que meio que acabou sem um final, eu fiquei tipo “ãn? O que aconteceu depois?”. Deu a entender que poderia ter uma continuação. Mas vale a pena ler o livro para quem gosta de romances.

Thaís 25/01/2012

O Preço de Uma Lição - Às vezes amar muito não basta
Os meninos são, sim, capazes de amar. "Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram." Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

Gente, a primeira vez que vi a sinopse com essa frase: "Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.", fiquei doida pra ler o livro, foi então que eu resolvi comprar. Simplesmente devorei o livro em 2 dias.
Escrito por: Federico Devito e Gutti Mendonça.
A história é narrada pelo personagem principal: o "pegador" e ao mesmo tempo "babaca". A amizade do quarteto 21 começou quando eram crianças e durou por muito tempo. Eles cresceram juntos e sempre amigos. O personagem principal (que não tem nome) vai conhecendo o mundo do amor aos poucos. Mas na verdade ele era um babaca que sacaneava com as garotas. Até que um dia ele conhece Juliana e se apaixona. Ele tem 20 anos e Juliana 15 e além dessa diferença de idade, eles moram em cidades diferentes. Todos acham que o romance vai dar errado. Depois que deu certo, nós (leitores) nos envolvemos tanto na história que torcemos para dar tudo certo com eles, e é o que acontece, o namoro deles deu certo - até certo momento. O garoto nunca traiu Juliana, apesar de várias oportunidades, mas passa a querer fazer ciúmes na garora e começa a brigar por coisas fúteis. Quando ele e Juliana terminam, ele percebe que o preço que pagou por esse aprendizado foi muito caro.
"Quanto mais valiosa a lição, mais alto o preço. Qual o preço de uma lição? Às vezes, se paga o preço mais alto, como eu, que paguei o que tinha de mais valiosa. (pág. 366)".
Esse livro mostra que todos são capazes de amar, até as pessoas mais frias. "O que acontece é que, na verdade, cada vez você vai ficando mais forte, mas tudo tem o seu preço, quanto mais forte fica, mais frio você é, mais frieza transmite pra quem está à sua volta. As pessoas, na verdade, não estão procurando por frio, sabia? Elas querem é um aconchego quente e confortável, e nçao um cubo de gelo duro. (pág. 239)"
Após terminar o namoro, o personagem quer mostrar a todos (inclusive sua ex "namorada") que seu amor por Juliana é maior do que qualquer coisa no mundo e que ele seria capaz de enfrentar tudo para reconquistá-la e então resolve preparar uma surpresa. Alguns personagens, simplesmente preferem não acreditar nesse amor. Várias vezes durante o livro o personagem acaba se contradizendo. "Você pode perfeitamente ser altruísta e ter amor-próprio. Acontece que às vezes ser altruísta é abrir mão do amor´próprio e outras vezes para ter amor-próprio temos que ceder um pouco de nós, sendo altruístas. Nem sempre que se cede, se perde. (pág. 305). Quando ele precisa de ajuda, os amigos do quarteto 21, (que ele também conseguiu afastar), estão ao lado dele.
É uma história muito legal. Com esse livro aprendi que tem como manter quem a gente ama sempre por perto, basta se esforçar. Mas algumas respostas ficam em abertas. A história pede e precisa de uma continuação. Estou na torcida para ser lançado "O Preço de Uma Lição II".

"Conquistas nos acrescentam, mas é com as derrotas que a gente aprende mais."

Outras resenhas em: devoramoslivros.blogspot.com

Loops 14/01/2012

Mais Açúcar que Água
Admito, peguei esse livro para ler na livraria e gostei do primeiro capítulo. Quis comprar pelo começo, achei que seria fascinante. Só depois me arrependi. A narrativa é fácil de ler, mas o personagem principal é extremamente meloso, chegando a ficar insuportável. A trama, a principio, parece boa, mas o desenvolvimento não foi dos melhores; a história trata-se praticamente do namoro de Juliana com o personagem principal e todas as indas e vindas entre São Paulo e Mogi. Depois que o namoro termina, o cara fica ainda mais chato, só reclamando e falando de como era ruim viver sem a menina. Irritante também é o fato de todas as meninas do cosmo estarem loucamente apaixonadas por ele, coitado. O final até explica porque o livro é tão meloso, mas não é o suficiente para compensar toda a dor de cabeça durante a leitura. Acho que o que me irritou mesmo foi a trama, porque a escrita do autor é boa e gostosa de ler. Só recomendo para pessoas muito românticas mesmo; é açúcar demais pra quem é diabético.

Literatura 27/10/2012

Quandos eles amam
Para quem está na dietinha básica, cuidado. O livro é açúcar do começo ao fim. Quase tive uma overdose de tanto mel. Deixo claro que o problema aqui não é o livro e, sim a leitora: EU! O livro tem uma linguagem e uma história jovem, mas o fato é que não me senti atraída pela história. Contudo não me impede de recomendá-lo.

A capa do livro é linda, na verdade o livro é bem trabalhado. A diagramação foi perfeita. O titulo ficou bem forte: O preço de uma lição. Vi algumas questões pertinentes e que fazem bastante sentido. Ora, tem que acabar com essa história de que os homens são todos insensíveis, incapazes de amar, todo homem é safado etc.; as mulheres se fazem de vitimas e coitadas, incapazes de lutar contra a crueldade da falta de amor dos homens. EITA COISA MAIS CHATA!

O personagem central dessa história é um apaixonado. Mas antes de se apaixonar por Juliana, ele era normal, tipo namorava todas. E é com Juliana que ele vai aprender quanto custa uma relação madura. O cara é um verdadeiro Mané. Infantil. Sem noção. Tem a vida fácil demais. Juliana apesar de ter quinze anos se mostra mais inteligente.

O livro causou certo enjoou de tão meloso. A última vez que vi algo assim foi em A Moreninha. Achei o título original e algumas passagens, poucas passagens, do livro também. O fato de ser um rapaz falando de seus devaneios amorosos foi legal. É uma extensão de Malhação. Lembrei-me de quando tinha quinze anos e achava que o amor resolvia tudo numa relação. Hoje, casada e com vinte e sete anos, sei que é bem diferente. Mas não vou estragar a surpresa de vocês...

Veja resenha completa no Literatura:

Brenda 10/01/2012

Resenha o preço de uma lição - Blog

maadelima 26/12/2011

Comente >>> http://gossinp.blogspot.com/2011/12/resenha-o-preco-de-uma-licao-federico.html

Fabiane Ribeiro 28/02/2012

Resenha - O preço de uma lição
Um livro de leitura simples, linguagem jovem e repleto de diálogos. Ele é narrado por um protagonista sem nome, que conta suas aventuras na fase de adolescência e início da vida adulta.
Somos apresentados ao seu grupo de amigos que, em breve, partem para o exterior, deixando-o “sozinho” no Brasil. Então, vamos acompanhando as passagens de sua vida, com ênfase em seus relacionamentos e envolvimentos amorosos, típicos de um jovem rapaz. Entretanto, as coisas mudam quando nosso narrador conhece Juliana, e, com ela, o amor.
Após dois anos de relacionamento, eles separam-se, mas o amor deixa marcas que o protagonista não consegue apagar.
O preço que ele teve que pagar com certeza foi perder seu grande amor, mas o final do livro é repleto de esperanças e recomeços. O título não poderia ter sido mais bem escolhido, a história nos leva a ver que o narrador realmente cresceu, evoluiu como homem e pessoa, embora tenha pagado caro por esse aprendizado.
Alguns problemas de narrativa e uma falta de aprofundamento de alguns temas, além da descrição exagerada de outros, tornando o livro desnecessariamente extenso, são alguns problemas encontrados. Entretanto, ele não deixa de ser uma leitura recomendada para quem gosta de ler sobre relacionamentos e livros voltados para o público jovem.

Trecho: “Talvez, naquele dia, eu tenha cometido um de meus maiores erros. Senti que nos amávamos mais do que tudo, o que me fez pensar que nosso relacionamento estava acima do bem e do mal, que suportaria qualquer coisa, não importando o que qualquer um dos dois fizesse. Acreditei que tinha um relacionamento à prova de tudo” (Pág. 161)

Informações:
Título: O preço de uma lição
Subtítulo: Às vezes, amar muito não basta
Autores: Federico Devito e Gutti Mendonça
Gênero: Romance
Editora no Brasil: Novo Conceito
Páginas: 368

Adri 21/04/2012

O Preço de uma Lição - Federico Devito e Gutti Mendonça
O Preço de uma Lição conta a história da vida de um garoto sem nome, dos seus relacionamentos amorosos mal sucedidos e traumáticos, de seu crescimento profissional, de seu relacionamento com sua família e seus amigos mas, principalmente, de seu amor incondicional (e as vezes exagerado) por uma garota, Juliana.

Bom, a história teria tudo para ser ótima: um garoto, depois de muitas decepções, se apaixona por uma garota 5 anos mais nova que ele (ele tem 20 anos, e ela 15) e que, ainda por cima, mora em outra cidade. Os obstáculos para eles ficarem juntos são enormes, mas o amor que eles têm um pelo outro é forte, e eles vão superando as dificuldades.

A história gira toda em torno disso, mostra com detalhes (MUITOS detalhes) tudo o que ele passa para ficar com a Juliana e tal. O final não era como eu imaginava, mas acabou ficando legalzinho.

Motivo para ter levado só 1 estrelas: O exagero de detalhes acabou deixando o livro bem cansativo (eu demorei mais de um mês para acabar ele, e foi preciso muita força de vontade pra isso acontecer). Eu acho que se o livro tivesse metade do tamanho teria sido bem melhor. Mas enfim, eu não posso dizer que eu não gostei dele, porque se você ignorar toda a enrolação, a história é legal. Bom, eu recomendo que vocês leiam para tirarem suas próprias conclusões.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2012/03/resenha-o-preco-de-uma-licao-federico.html

Mila F. @delivroemlivro_ 09/02/2012

Tudo tem Seu preço
O Preço de Uma Lição, Federico Devito; Gutti Mendonça, São Paulo: Novo Conceito, 2011, 366 pág.

“O Preço de Uma Lição” foi escrito pelos jovens Federico Devito e Gutti Mendonça e publicado pela Editora Novo Conceito Jovem. O livro vem a contar a história de um personagem cujo nome não sabemos (pois os autores não o nomeiam) e tudo o que este jovem passa em busca de compreender e entender o amor, o preço que esse garoto paga para aprender uma das maiores lições da vida.
O livro é todo narrado em primeira pessoa numa linguagem bem coloquial, o que facilita muito a leitura. Durante a narrativa o personagem vai apresentando alguns amigos, alguns rolos que ele teve e apresenta em especial o quarteto 21 que é formado por ele, Paulinho, Cláudia e Manu que são amigos de infância. O quarteto é uma graça.
Entretanto o foco do livro está no relacionamento do personagem com Juliana, um relacionamento que acontece mesmo com tantos pontos desfavoráveis: diferenças de idades, cidades diferentes. Mas dizem que ninguém escolhe quem amar, apenas ama. Então nosso querido personagem vai se entregar a esse amor e descobrir que amar também tem um preço e que a cada dia da existência de uma pessoa há sempre uma lição a ser aprendida, basta que todos tenham a sensibilidade de perceber essa lição: “Às vezes, a gente tem que abrir mão de certas coisas para ter outras.” (p. 335).
Particularmente “O Preço de Uma Lição” não se tornou um dos meus livros favoritos, porque a história apesar de ser bem real, e poderia ser a história de qualquer pessoa comum, e até mesmo o leitor pode realmente se identificar com algumas partes da história ela não chega, de fato, a ser envolvente. É uma história simples e apesar de boa o leitor não fica com aquela curiosidade de saber o que vai acontecer no final.
Outro ponto é a forma como o livro termina, é quase como se os autores, Devito e Mendonça, quisessem deixar o fim em aberto para que eles possam continuar a história em outro livro, na perspectiva de Juliana (é uma hipótese) ou fazer com que o leitor imagine o próprio fim.
Alguns dos pontos que mais gostei no livro foi: o humor (tem partes bem engraçadas), os integrantes do quarteto 21, o fato dos autores terem frisado a importância da amizade e o apoio da família na vida de qualquer pessoa. Também gostei muito dos autores mostrarem a perspectiva de um homem em relação ao amor, pois muitas vezes a sociedade prega a imagem de que homens não sofrem, e nesse livro a gente percebe que não é bem assim. Também gostei do personagem principal não ter nome, achei criativo e possibilita o leitor se colocar no lugar desse personagem.
Enfim, creio que esse livro é mais indicado para adolescentes, porque como disse: trata de conflitos comuns para a juventude: amor, lição de vida, entender a si mesmo. Também pelo fato de que, um leitor mais proficiente, isto é, aquele que tem já uma boa bagagem de literatura não se agradaria muito desse livro, a história estaria longe de chamar atenção. Então, é isso, adolescentes não percam a oportunidade de conhecerem e descobrirem “O Preço de Uma Lição”. Boa Leitura a todos!

Camila Márcia

Arca de Tinta. 14/12/2011

O Preço de uma lição
Você acredita que os garotos são capazes de amar? É pra provar que sim que este livro foi escrito. Não nos é informado o nome do personagem principal durante a narrativa inteira, portanto vou chama-lo de Gutti por acreditar que ele se parece muito com um dos autores do livro, e a trama é toda narrada por ele mesmo. Uma história cheia de altos e baixos que veio pra mostrar que garotos também tem sentimentos.
Gutti é um cara bem apessoado e cheio de sonhos, que nunca deixa de batalhar pelo que quer. Entre vários relacionamentos conturbados, que mais adiante ele não considerará como verdadeiro, vai nos contanto sua vida em família, a forma como é adorado pelos amigos e principalmente pelas amigas. Um cara descontraído que de repente se vê apaixonado a primeira vista. Sem saber como se comportar diante da garota dos seus sonhos, mais uma vez ele não deixa a desejar e corre atrás do que quer. Mas infelizmente Ás vezes, amar muito não basta. Gutti nos conta de uma forma descontraída e bastante divertida o início, o meio e o fim de seu relacionamento com Juliana, uma garota cinco anos mais novas que ainda frequenta o colégio. Uma história como qualquer outra, cheia de planos e sonhos. Resta agora saber qual vai ser o fim deste desta linda história de amor.