Planejamento de bibliotecas e serviços de informação

Planejamento de bibliotecas e serviços de informação Maria Christina Barbosa de Almeida

Resenhas - Planejamento de bibliotecas e serviços de informação

Daiany.Cordeiro 14/03/2024

Para concurso
Li esse livro porque está na biografia sugerida do edital de um concurso que me inscrevi.

O livro fala com clareza sobre o planejamento do projeto de reforma ou construção de uma biblioteca.

Ensina como fazer uma avaliação da situação atual da biblioteca: usuários, funcionários, móveis, acervos, ambiente e todo o funcionamento da biblioteca. Depois da avaliação, ensina a fazer um diagnóstico para só então propor um projeto adequado.

Parece bonito na teoria, mas não passa de uma ilusão pensar que isso possa funcionar em uma biblioteca de escola pública. Mas em escolas privadas ou universidades com certeza funcionaria.

Caroline Vital 06/03/2023

Excelente livro. O planejamento muito aplicado a bibliotecas e tratado de forma muito prática, com exemplos e linguagem simples.

Nayonara 22/04/2021

Um bom livro, aborda o tema de forma objetiva e bem definida, muito fácil de entender

Cris 17/07/2012

Bom para concurso
O livro aborda todas as possibilidades quando se pensa em planejar uma obra numa biblioteca ou adaptação de espaço. Também foca bastante no planejamento dos serviços e adequação da equipe. No entanto, acho que poucas bibliotecas brasileiras conseguirão planejar dessa forma. Na maioria das vezes, elas possuem apenas um bibliotecário e um estagiário (quando muito!). De qualquer forma, o livro é bem abrangente e focado.