A Arma Escarlate

A Arma Escarlate Renata Ventura

Resenhas - A Arma Escarlate

Carina64 10/07/2020

Isso não é uma fanfic
Bem-vindos a Escola de Magia e Bruxaria do Korkovado!

Nascido e criado no morro Santa Marta, nessa história acompanhamos Hugo, dono de uma personalidade forte moldada pelos anos cercado por um cenário de violência, crimes e tráfico, aos treze anos através de um pombo, Hugo se descobre um bruxo. No entanto quando sua realidade como um quase iniciante no mundo da criminalidade se mistura com o mundo mágico e sua família é posta em risco, um grande mal do mundo não bruxo se infiltrará no mundo bruxo e só Hugo e seu discernimento do bem e do mal poderão frear que tragédias maiores aconteçam.

Inspirado em Harry Potter, os brasileiros finalmente ganham sangue mágico em um livro e de uma forma muito bem representada, e apesar da história se passar no RJ todas as partes do Brasil tem seu espaço nesse universo. Com seu pé atrás para tudo e todos e sempre querendo levar a melhor, Hugo adquire um tom de anti-herói e pode ser um protagonista difícil de se afeiçoar e compreender, mas é impossível terminar a leitura sem querer pôr um certo personagem num potinho.

Porém, algumas coisas me fizeram tirar uma estrela desse livro: muitas vezes foi difícil associar as ações do nosso protagonista com sua respectiva idade (mas, sempre procurava lembrar da sua realidade de vida e como um amadurecimento precoce se fez necessário), outro motivo foi a forma como crianças recém introduzidas na escola já possuíam um grande domínio das técnicas, feitiços e encantamentos desse mundo. E, por fim, o final..um desfecho que pra mim não fez jus ao baita problema que permeou todo a narrativa e pôde ser rapidamente solucionado em algumas páginas.

Mesmo diante das ressalvas foi um ótimo livro, que me deixou com uma saudade imensa de morar no Rio novamente...Que venham as continuações!
Leo | @chacomresenha 14/07/2020minha estante
Definição de fanfic é uma ficção criada por fans. Então sim, é uma fanfic.

Carina64 14/07/2020minha estante
Sim, eu entendo o que é uma fanfic, e talvez não tenha me expressado tão bem. Mas, não quis diminuir esse estilo de escrita. É só que, enquanto eu lia, eu parei de enxergá-la como tendo inspiração em HP, pq várias coisas da história são super originais

Leonardo.Vasconcelos 26/06/2020

Harry Potter brasileiro?
FanFic? Não!
Harry Potter brasileiro? Talvez.

O livro A arma escarlate escrito por Retena Ventura traz o que promete. A partir e um questionamento de como seria uma escola de bruxaria no Brasil a autora escreve este livro. O livro não deve ser tratado como um universo paralelo de Harry Potter, apenas está em um outro país.

As comparações entre as sagas são inevitáveis, mas a A arma escarlate tem identidade própria. A autora usa de nossa cultura (capoeira, folclore, ...) para “bruxarizar-lá” de modo que se cria um laço de intimidade entre o livro e leitor.

Mas eae, qual a história do livro? Vamos lá então ...

Hugo um garoto que mora no Dona Marta, garoto esquentado e com muita vontade de estudar. Todavia sua escola (melhor, sua antiga escola) não colaborava, sempre havendo professores ausentes. Essa frustação o empurra para o tráfico, nesta pequena passagem no tráfico ele recebe o convite para estudar bruxaria, o morro é invadido pela polícia e ele é ameaço de morte pelo tráfico.

Virando a página da sua antiga vida ele vai estudar bruxaria no Korkovado. Parece ser simples, apenas uma escola. Mas para Hugo que não viveu no Dona Marta mas sobreviveu a ele não é tão simples. Hugo esperava que a escola fosse como Hogwarts, mas é Brasil! A decepção, raiva e o medo conduz essa história de adaptação do nosso querido e chato Hugo.
Leitura e . 26/06/2020minha estante
Oii... Bom diaa..Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Lê Garcia IG:@letras_e_linhas 26/06/2020minha estante
Gostei do seu ponto de vista. Tenho ele no Kindle e ainda não li, agora fiquei com vontade rs.

Claudinei Menez 15/01/2021minha estante
Vc tocou meu coração de tão linda foi essa resenha, mas:
"traumas de infância da autora para que ela queira criar esses personagens com papéis tão centrais no livro"
Será mesmo que a Renata deve algum trauma pra escrever tão mal assim? Essa eu quero ver!

@biblioteca.da.alma 16/06/2020

Harry Potter carioca
Eu que nunca fui fã de livros de fantasia, muito menos de Harry Potter, me vi interessada nesse livro. Posso dizer que ele é uma espécie de HP brasileiro, mais especificamente carioca, embora aborde diversas regiões do Brasil. É um livro que vai além da imaginação, ele aborda assuntos reais e importantes de se debater, como as dificuldades de pessoas pobres nas favelas, o tráfico de drogas, a destruição de pessoas com o uso de drogas, etc. Ele me surpreendeu bastante. Fiquei completamente imersa nessa obra. Quanto aos personagens, ele são bem desenvolvidos, tanto que você se sente envolvido, como se os conhecesse bem. Enfim, é um livro magnífico (tem mais 3 que são continuações dele, que pretendo ler e trazer depois a minha opinião).

Júlia Martins 14/06/2020

A magia no Brasil
Pra quem é fã de Harry Potter e tem a curiosidade de como seria um mundo mágico em terras brasileiras, A Arma Escarlate é a história que faltava. Renata explora um mundo mágico e, de certa forma ligado do mundo de HP, mas colocando em cena também o contexto da realidade do Brasil. Questões sociais, políticas e principalmente a cultura indígena que é tão pouco explorada. Tudo isso unido a personagens que te conquistam, com histórias reais, e que acertam e erram, às vezes erram feio, como todos nós. É uma história incrível que merece ser lida e valoriza bastante a nossa cultura.

Anderson_Candido 11/06/2020

Mais do que um Harry Potter no Brasil, porém...
Vendem a arma escarlate como um Harry Potter no Brasil, mas ele certamente é muito mais do que isso. A escola, os locais, as lendas, os personagens, tudo nos faz sorrir com a regionalização, com a identificação que temos ao passar das páginas. É um livro bem escrito, apesar de eu sentir falta em um nível maior de detalhes nas descrições, muitas vezes fiquei perdido na imaginação, com pouco material para tal; mas de nenhuma forma isso diminui a escrita da autora, que é muito boa.
Infelizmente, o personagem principal, me causou muita frustração durante toda a leitura do livro, me tirando muitas vezes o prazer de lê-lo. Era, para mim, simplesmente um absurdo o personagem principal ser daquela maneira. Ao finalizar o livro, entretanto, eu o vi com outros olhos. Isso demonstra a qualidade da autora ao criar seus personagens. Eles estão vivos. Suas personalidades são fortes e presentes, com a exceção daqueles que não fazem parte do núcleo principal, claro, mas mesmo assim, são personagens vivos e reais. Você irá amá-los, odiá-los, se emocionar com eles, se decepcionar... vai depender de como é o leitor. No meu caso eu não suportava o Hugo e gostava bastante da Gislene, concordando com ela muitas das vezes. Certamente terá algum personagem ali que você irá se identificar.

Resumindo! Eu recomendo a leitura do livro. Devemos apoiar nossos escritores de fantasia brasileiros. Mas não só apenas por isso, mas também porquê o livro é realmente bom! Eu só tirei alguns pontos por questões pessoais de gosto, nada mais.

11/06/2020

site: https://instagram.com/igliterary_?igshid=192181cweukt3

Maria 09/06/2020

Resenha: A arma escarlate - Renata Ventura
Essa é a história de um garoto, de 13 anos, nascido e criado no Dona Marta, Rio de Janeiro que descobre ser Bruxo. Alguns dizem ser como um Harry Potter no Brasil, mas é MUUUUITO diferente, porque é BRASILEIRÍSSIMO, e do meio pro fim com mais intenssidade.
Primeira coisa que tenho a dizer: É muito bom ler algo que foi escrito em sua língua.
Segunda coisa: Esse livro tem referências brasileiras que só um brasileiro criado conhece.

Vamos aos meus personagens maravilhosos:
Primeiro eu me apaixonei pelo Eimi. ? Ele é muito fofo, fala pelo cotovelos e tem um sotaque Mineiro que é um charme.

"Rapaí! Bão que achei ocê! Tava com medo que não fosse encontrá ninguém conhecido pra prozeá..."

Depois do Eimi eu me apaixonei por outro mineiro, Índio, ele é mais calado, sério e meio rabugento, mas achei ele o melhor dos Pixeis. Contudo, não se engane, nem de longe eles são o nosso protagonista aqui, na verdade o nosso protagonista é um idiota de tão real, cheio de erros e acertos ele está longe de ser o herói da vez. Isso foi tão contraditório na minha cabeça que ainda não gosto dele, mesmo depois de 42 capítulos.

Apesar dos pesares, não tem como não amar esse livro, ainda mais quando Renata Ventura deixou meu coração quentinho; Isso porque, ela tem a história na palma da mão, no começo do livro ela abre um leque tão grande de mistérios que você nem consegue contar e aí ela finaliza o livro com todas as respostas. Esse foi uma das coisas que mais gostei no livro ?.

_______________________

Eu recomendo muito o livro, é uma riqueza de Brasil e incentiva a literatura brasileira e novos autores.

"Esta, em especial, é feita da madeira da Ibirapiranga. Também conhecida como Pau-Brasil. É a única varinha, na história, confeccionada por um não bruxo."

Att,
Vitória Saraiva.

Alex 06/06/2020

Estou completamente apaixonado
O que me levou a ler esta obra maravilhosa?
? Ser sobre bruxos (eu amo de toda forma possível o universo bruxo);
? Ser escrito por uma brasileira (uma baita escritora por sinal)

Eu criei bastante expectativa antes de começar a ler, mas, cara, eu superei essas expectativas chegando a me sentir maravilhado com tudo.

A autora diz de imediato na nota que se inspirou no Harry Potter, que é uma coisa inevitável não relacionar, aí eu esperava que ela fosse se prender mais nesse mundo da J.K, só que não foi isso! A Renata criou o seu mundo, criou seus personagens com características bastante fortes, e o que mais me cativou na leitura foi a forte relação do nosso mundo brasileiro (colocando a realidade do que se passa em favelas, tráfico de drogas e a influência das nossas próprias lendas).

Ótimo livro, e provavelmente a saga irá se tornar a minha preferida.

Marcia 27/05/2020

Começo lembrando que não gosto de histórias que poderiam ser reais. Por isso, escolho fantasia como gênero de leitura, por isso o texto me decepcionou, mas pra quem gosta de ficções quase reais é um bom livro. A autora tem bom fluxo de escrita, teve jogada de gênio em mostrar a magia da nossa cultura, mas, para meu gosto, mostrou drama demais pra uma história de fantasia, muitos problemas reais narrados exatamente como são de verdade. Faltou algo que nos transporta-se pra um mundo de fantasia. Personagens nada cativantes, muito pelo contrário, o protagonista é um garoto explosivo com síndrome de vítima irritante, a galera "legal" não passa de um bando de rebelde que se aproveita da causa pra agir com desrespeito, irresponsabilidade e vandalismos. E o único personagem direito a história é tão perfeitinho que parece mais a personificação de Jesus Cristo. Além de achar desnecessário a semelhança com HP, quase parei a leitura pela impressão fortíssima de estar lendo uma Fanfic. Não gostei do excesso de críticas sociais, poderia ter elencado umas 2 ou 3 para explorar e deixar as outras para os livros seguintes. Não gostei do exagero da revolta contra as influências europeias Enfim, eu não vi motivos para continuar a leitura da série, mas indicaria como um ótimo livro pra amigos que gostam do gênero.

Nay 25/05/2020

Amigos leitores e fãs de Harry Potter, atenção!
Concluí recentemente a leitura do livro A Arma Escarlate (que li pois estava free na Amazon) e tive que vir aqui gritar que é um livro que deve ser lido!

No resumão, é uma versão brasileira de HP. O protagonista é de uma favela do Rio, convidado para uma escola de Magia aqui do Brasil.

"Era um sonho de consumo seu, que agora se realizava. Todos os barracos pareciam luzes de Natal lá do alto. Nada de pobreza, nada de violência."

Iniciei a leitura pensando "pqp, que plágio!", mas a construção de referências que situaram a história no mesmo universo de HP direcionou a minha percepção para ver o livro como uma fanfic, depois uma ótima fanfic (e não gosto de fanfic) e depois um ótimo livro.

Houveram alguns detalhes que deixaram a leitura desgostosa, como:

- momentos de extrema infantilidade presente no personagem principal e em alguns diálogos esporádicos (justificado pela idade dos personagens)
- a escolha de termos como "Abra-te Sésamo" e "Saravá", atalhos para os feitiços ensinados na escola apresentando-se como feitiços válidos no mundo bruxo (a trama justifica que algumas magias são tão comuns que acabam se tornando popularmente conhecidas, mas não me convenceu).

Algumas vezes Hugo é tão maduro para a idade dele (super apropriado pela história de vida) mas outras vezes é a pessoa mais ridiculamente imatura que eu já tive o desprazer de encontrar em uma leitura... momentos que me fizeram ter vontade de abandonar o livro.

Esses pequenos detalhes deixados à parte, Renata Ventura escreve muito bem e sabe nos prender a sua história. O livro já tem sequências que estão na minha lista de leitura.

Indico! Espero que leiam e espero que gostem!
“O que estou querendo dizer, Hugo, é que amigos se ajudam. E isso não é caridade. Não é manipulação. É simplesmente a definição do que é ser amigo."

site: https://www.facebook.com/fnayanderson/posts/2896594623786459

Joao 23/05/2020

Finalmente uma representaçao do brasil que seja a cara do brasileiro! Com direito a nossa cultura, nossos folclores e até pautas importantes .. Sem falar na riqueza do nosso mundo magico e um protagonista a cara do brasileiro, dificil de lidar , mas que nunca desiste!!!

Thainá Kramer 19/05/2020

NÃO É UMA CÓPIA
Impossível não comparar com Harry Potter, eu sei, mas supera isso e leia até o capítulo 10. Se quando chegar lá não quiser continuar eu te apoio completamente, mas dê uma chance, acho que vc vai se surpreender. O personagem principal é um dos mais chatos que já conheci, mas a história vale cada palavra. Realmente interessante e com "ensinamentos" incríveis.

Bia Alper 13/05/2020

Bruxos do Brasil
Acho que eu nunca sofri tanto pra terminar um livro. E eu gosto de deixar isso registrado.

A Arma Escarlate é o nosso reconto de um universo onde bruxos existem e uma escolas de bruxaria no Brasil também existem. Com toda certeza a parte que eu mais gosto nesse livro é como ele questiona muitas coisas pertinentes na nossa realidade, num universo fantástico onde nós conseguimos enxergar nossos livros de fantasia. A discussão de meritocracia nesse livro é tão profunda, a maneira como ela desenvolve os personagens baseadas em suas experiências de vida foi uma viagem tão interessante.

Eu AMO o Hugo Escarlate. Mesmo ele sendo horrível, irresponsável e eu passar boa parte do livro gritando que alguém precisava ajudar esse menino, eu amei a viagem. Eu torço pelo Hugo demais, tem mais 3 livros para terminar essa jornada, mas diferente desse, eu quero ler nos livros físicos.

Alexandra 06/05/2020

Diferente de tudo
Muitos dizem que é a HOGWARTS brasileira, pode ter sido baseada, mas Renata Ventura soube adaptar de modo deslumbrante pra realidade brasileira que em certo ponto caminha lindamente em suas próprias pernas.
E diferente da maioria das histórias o maior vilão da história é o próprio protagonista, e que criação de personagem!!
Mas nos pontos de crescimento o protagonista nao perde sua essência, mostrando que a autora tem completa segurança na escrita!
Marie67 06/05/2020minha estante
Eu li a sinopse e achei muito interessante! Vale a pena então?

Alexandra 24/05/2020minha estante
Vale muuuito Marie!! Principalmente pelo protagonista que é difere te de tudo que já vi e super congruente com a realidade que ele cresceu!!

Marie67 24/05/2020minha estante
Já fiquei empolgada!!